quinta-feira, 18 de julho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Unifesp oferece pós-graduação em ciência e tecnologia da sustentabilidade


Link to PlanetaUniversitário.com

Reitores pro tempore assumem quatro novas universidades

Posted: 18 Jul 2013 02:52 AM PDT

As quatro novas universidades federais criadas este ano – do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Cariri (UFCA), no Ceará, do Sul da Bahia (Ufesba) e Oeste da Bahia (Ufob) – já têm seus primeiros dirigentes. Na tarde desta quarta-feira, 17, o ministro empossou os quatros reitores pro tempore para as instituições. Mercadante ressaltou a importância da educação de nível superior para a redução das desigualdades regionais.

Pesquisadores brasileiros e portugueses discutem conservação e restauro

Posted: 18 Jul 2013 02:49 AM PDT

O valor da Conservação no século 21; a formação do conservador-restaurador; e as relações das políticas públicas na preservação do patrimônio cultural são alguns dos temas que integram a programação 2º Encontro Luso-brasileiro de conservação e restauro, que será realizado na Universidade Federal de São João del-Rei, de 1 a 4 de agosto. O evento é promovido por instituições brasileiras e portuguesas, entre as quais o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da Escola de Belas-Artes da UFMG.

Unifesp oferece pós-graduação em ciência e tecnologia da sustentabilidade

Posted: 18 Jul 2013 02:47 AM PDT

unifesp-logoA Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com inscrições abertas até 31 de julho de 2013 para a sexta turma do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPG-CTS). Segundo a coordenação do curso, o PPG-CTS, em nível de mestrado, segue uma tendência mundial de cursos interdisciplinares, tendo como objetivo o estudo formal da sustentabilidade com fundamentação científica e tecnológica para um desenvolvimento sustentável.

Pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos

Posted: 18 Jul 2013 02:45 AM PDT

O Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), apoiado pela FAPESP por meio do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), tem uma vaga de Bolsa de Pós-doutorado. O selecionado trabalhará no laboratório coordenado pelo professor Luiz Carlos Dias no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de síntese orgânica e química medicinal, com particular ênfase no planejamento e síntese de candidatos a fármacos para a terapia da doença de Chagas.

Adaptation Futures 2014

Posted: 18 Jul 2013 02:43 AM PDT

Estão abertas as inscrições para a conferência Adaptation Futures 2014, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de maio de 2014, em Fortaleza, no Ceará. O encontro é promovido pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Programa de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Impactos e Adaptações às Mudanças Climáticas (Provia, na sigla em inglês), ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e reunirá profissionais de vários países para discutir assuntos relacionados às adaptações às mudanças climáticas.

UNIPAZ realiza palestra de Liderança Integral e os Mitos da Motivação

Posted: 17 Jul 2013 10:56 AM PDT

A Universidade da Paz (UNIPAZ - RJ) promove, no dia 30 de julho, às 19h, a palestra "Liderança Integral e os Mitos da Motivação", na sede da instituição no Rio (Rua Paulino Fernandes, 3, Botafogo, RJ). O evento é gratuito e tem como objetivo apresentar a lacuna atual na formação de novos líderes. Mais informações estão disponíveis no site www.unipazrj.org.br ou pelos telefones (21) 2266-4585 / 3222. O conceito de inteligência evoluiu de forma rápida nas últimas décadas.

Campus São Gonçalo da Uerj recebe simpósio sobre as metrópoles brasileiras

Posted: 17 Jul 2013 07:40 AM PDT

sao-pauloA Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj) vai sediar o IV Seminário Metrópole: governo, sociedade e território - Metrópoles dos Invisíveis e Ação Social: tempo, espaço e movimento. A proposta é trazer, diante de um debate analítico, teórico e metodológico, a possibilidade de se inventar caminhos que valorizem formas criativas e insurgentes da produção social nas e/ou das metrópoles brasileiras.

UMC abre inscrições sem limites para o FIES

Posted: 17 Jul 2013 07:37 AM PDT

Estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2013 na Universidade de Mogi das Cruzes. O programa oferece financiamento de até 100% para cursos de graduação, com avaliação positiva do MEC, de ambos os campi da Universidade. A maior novidade é que, a partir de agora, a oferta da UMC é ilimitada - ou seja, o crédito é liberado para todos os alunos solicitantes que atendam aos critérios estipulados pelo Ministério da Educação (MEC).

Educação integral - Cidade cearense surpreende com altos índices obtidos no Ideb

Posted: 17 Jul 2013 07:35 AM PDT

Com 97% das crianças alfabetizadas aos 7 anos de idade, a rede municipal de educação pública de Sobral, Ceará, aparece com destaque no mapa do índice desenvolvimento da educação básica (Ideb). A cada edição, o município registra avanços — em 2005, chegou a 4 pontos; em 2007, a 4,9; em 2009, a 6,6; em 2011, a 7,3. Ao obter tal pontuação, ultrapassou a meta final prevista somente para 2021, de 6,1 pontos.

Fies - Número de contratos passa de 327 mil no primeiro semestre

Posted: 17 Jul 2013 07:31 AM PDT

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) formalizou mais de 327,8 mil contratos no primeiro semestre deste ano, quase 88% do total registrado em todo o ano anterior (375,7 mil). De 2010 até junho último, foram firmados 933,9 mil contratos. Em 2013, o estado com o maior número de contratos firmados foi São Paulo (104,5 mil), seguido de Minas Gerais (37,3 mil), Bahia (21,5 mil) e Rio de Janeiro (20,6 mil). Do total de 933,9 mil contratos formalizados entre 2010 e junho deste ano, o curso mais procurado é o de direito (92,5 mil), seguido de administração (50,4 mil), enfermagem (43 mil) e engenharia civil (41,2 mil).

Programa seleciona 26 bolsistas de doutorado na Alemanha em todas as áreas do conhecimento

Posted: 17 Jul 2013 06:52 AM PDT

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 17, o resultado do edital nº 6/2013, que trata da seleção de bolsistas para realização de estudos na Alemanha, nas modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado, por meio do Programa Conjunto de Bolsas de Estudos Capes/CNPq/DAAD. Foram selecionados 26 bolsistas com objetivo de formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento.

Com a EaD de qualidade e gratuita, UFSCar oferece oportunidades de formação superior a pessoas de diferentes origens e classes sociais

Posted: 17 Jul 2013 06:45 AM PDT

ufscar logoDesde 2007, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD), dentro do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo Governo Federal em 2006 como parte importante do esforço de democratização do acesso à Educação Superior, por meio da expansão e interiorização da oferta de oportunidades nesse nível de ensino.

Cursos 100% online aumentam oportunidades de acesso ao Ensino Superior em Niterói

Posted: 17 Jul 2013 06:37 AM PDT

elearningA partir deste semestre, moradores de Niterói e região terão uma nova oportunidade de acesso ao Ensino Superior. Com o mesmo conteúdo dos cursos presenciais, a Anhanguera Unipli está oferecendo cursos de graduação EAD no modelo online, no qual os alunos só precisam ir à unidade duas vezes por semestre para fazer provas. Os primeiros cursos ofertados neste modelo são: Administração, Ciências Contábeis, Letras, Serviço Social, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Recursos Humanos, Marketing, RH, logística e gestão pública.

Escritor português faz palestra na UFPR sobre memórias literárias do século XX

Posted: 17 Jul 2013 06:08 AM PDT

O Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal do Paraná promove neste sábado, dia 20, palestra com o escritor português Amadeu Lopes Sabino. Autor de diversas obras de ficção, Sabino vai falar sobre "Memórias literárias de dois séculos", às 10 horas, no anfiteatro 400, Edifício D. Pedro I (Rua General Carneiro, 460), 4º andar, na Reitoria. A discussão partirá das questões sobre início e fim, no aspecto cultural, do século XX. Este, começado em 1914 e terminado em 1990, de acordo com a periodização de Hobsbawm.

SiSU 2013/2 - Instituições começam a chamar integrantes da lista de espera

Posted: 17 Jul 2013 06:05 AM PDT

A partir desta quarta-feira, 17, as instituições públicas de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a convocar candidatos integrantes da lista de espera para ocupar as vagas remanescentes. A partir de agora, é de responsabilidade do estudante o acompanhamento das convocações diretamente com as instituições. Participaram da lista os estudantes não convocados nas duas chamadas previstas pelo sistema. O estudante só pôde integrá-la pela primeira opção de curso, declarada no momento da inscrição. O prazo de adesão expirou no dia 12 último.

Programa de geração de renda tem inscrições abertas em Guarulhos

Posted: 17 Jul 2013 05:57 AM PDT

O Programa Social Engraxate Cidadão, coordenado pela Universidade Guarulhos (UnG), está com inscrições abertas para novos integrantes. Criada em 2011, a iniciativa visa possibilitar a geração de renda e a profissionalização de jovens e adultos que estão fora do mercado de trabalho. Os inscritos que forem selecionados passarão por um curso de qualificação, que entre outros temas abordará conceitos de marketing pessoal, finanças, cidadania e técnicas de engraxataria.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: