terça-feira, 12 de março de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Ministro defende adoção de política de cotas por universidades paulistas


Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Unisul, Esmesc e AMC firmam convênio para criação de cursos

Posted: 12 Mar 2013 01:27 AM PDT

Unisul, Esmesc e AMC firmam convênio para criação de cursos. O termo de cooperação técnico-científica e educacional tem como objetivo oferecer cursos em nível de pós-graduação. Para este ano, está previsto o lançamento do curso de especialização denominado Adolescente em Conflito com a Lei: Políticas Públicas e Práticas Profissionais, conforme projeto pedagógico elaborado em conjunto por ambas as instituições.

ULBRA realiza Congresso Internacional de Matemática

Posted: 12 Mar 2013 01:26 AM PDT

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas está organizando, em parceria com o curso de licenciatura em Matemática, o 6º Congresso Internacional de Ensino em Matemática, que acontece em outubro deste ano na Universidade. A professora coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald, informa que as inscrições para apresentação de trabalhos podem ser realizadas de 15.03 a 15.05.

Mais Educação - Escolas pré-selecionadas devem fazer a adesão até 31 de março

Posted: 12 Mar 2013 01:19 AM PDT

Mais EducaçãoAs 34 mil escolas públicas pré-selecionadas para participar este ano do programa Mais Educação poderão aderir até 31 de março. A meta do Ministério da Educação é que a ampliação da jornada diária escolar para sete horas seja uma realidade em 45 mil escolas até o final de 2013. As escolas que integram o Mais Educação têm a maioria dos alunos atendida pelo programa Bolsa-Família e baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Ministro defende adoção de política de cotas por universidades paulistas

Posted: 12 Mar 2013 01:16 AM PDT

A adoção das cotas nas universidades estaduais "é uma oportunidade única para o país", argumentou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a audiência pública Educação no Brasil e Acesso à Universidade, que se realiza nesta segunda-feira, 11, na Assembleia Legislativa da capital paulista. Ele defendeu a adoção das cotas pelas universidades estaduais de São Paulo.

14º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO)

Posted: 12 Mar 2013 01:14 AM PDT

A Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO) promove entre 9 e 11 de maio em Ribeirão Preto o 14º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico. Voltado a médicos ortopedistas e traumatologistas, residentes e estudantes, o evento tem como enfoque principal a atualização no trauma ortopédico, com destaque para os seguintes temas: artroplastia primária no trauma, fraturas articulares complexas, complicações da osteossíntese e avanços na regeneração óssea (células-tronco/fatores de crescimento).

Poli/USP abre concurso para professor de Sistemas Digitais

Posted: 12 Mar 2013 01:12 AM PDT

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está com inscrições abertas, até 2 de abril, para o concurso para preencher o cargo de professor doutor em Sistemas Digitais, no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. O salário é de R$ 8.715,12, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa.

Empresa de São Carlos figura entre as 50 mais inovadoras do mundo

Posted: 12 Mar 2013 01:08 AM PDT

A empresa de automação agrícola Enalta, com sede em São Carlos, foi incluída no ranking anual da revista norte-americana Fast Company das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Ela é a única brasileira na lista. A empresa teve apoio da FAPESP no âmbito do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Universidades da França e da China querem atrair mais alunos da UnB

Posted: 12 Mar 2013 01:06 AM PDT

O interesse das universidades estrangeiras pelo Brasil é crescente. Nos últimos dias, duas comitivas de instituições científicas, uma da França e outra da China, estiveram na UnB para aprofundar parcerias e colaborações mútuas. O objetivo principal é o mesmo: atrair mais alunos brasileiros. Nesta segunda, 11 de março, o reitor Ivan Camargo recebeu uma equipe da Université Blaise Pascal, da França.

'Pai' da física atômica moderna torna-se professor honorário da Universidade de São Paulo

Posted: 12 Mar 2013 01:02 AM PDT

Boa parte dos cientistas dedicados a desvendar os mistérios dos átomos e da mecânica quântica – aquela das partículas subatômicas – cultiva certa obsessão por alcançar temperaturas extremamente baixas, cada vez mais próximas do chamado "zero absoluto" (0 K na escala Kelvin ou -273,15°C na escala Celsius). Em entrevista à Agência FAPESP, o vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2001, Eric Cornell, explicou por quê: "Você pode pensar na temperatura como barulho, falando metaforicamente. Quanto mais baixa ela estiver, mais quieto será. E se estiver suficientemente silencioso, você conseguirá ouvir a natureza murmurando seus segredos."

IFGe está com inscrições abertas para cursos a distância

Posted: 11 Mar 2013 01:52 PM PDT

elearningO Instituto de Formação e Gestão Educacional IFGe, um projeto do Grupo IADE, em parceria com a Universidade Santa Cecília, de Santos (SP), está com inscrições abertas para os cursos a distância de pós-graduação em Educação e Administração e MBA. Interessados podem se inscrever até o dia 19 de março através do site IFGe – www.ifge.com.br. São ofertados 11 cursos em Educação, direcionados para a prática docente.

Faculdade Impacta inova no conceito de educação à distância

Posted: 11 Mar 2013 01:51 PM PDT

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 20% da carga horária dos cursos pode ser ministrada online, desde que as avaliações sejam presenciais. A medida foi tomada para estimular o surgimento de programas de ensino a distância no Brasil. Para apoiar a portaria e levar um ensino de qualidade aos alunos, a Faculdade Impacta, referência em cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de TI, Gestão, Design e Mercado Digital, desenvolveu uma ferramenta que tem a missão de buscar, difundir e democratizar o conhecimento.

Brasil e Áustria assinam acordo na área de educação e ciência

Posted: 11 Mar 2013 11:41 AM PDT

Foi assinado nesta segunda-feira, 11, em Brasília, o Acordo-Quadro de Cooperação nos Domínios da Educação e da Educação Superior entre Brasil e Áustria. O acordo intensifica a interação entre os dois países nas áreas de educação e ciência. Estiveram presentes o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, e o ministro federal da Ciência e Pesquisa da Áustria, Karlheinz Töchterle, além de representantes brasileiros e austríacos das agências de fomento a pesquisa e de universidades.

Reitores brasileiros participam de reunião especial da Andifes na UFRPE

Posted: 11 Mar 2013 11:25 AM PDT

Em referência às comemorações do centenário dos primeiros cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promove reunião ordinária especial nas dependências da UFRPE nestas terça e quarta-feiras (12 e 13/03). Esta é a primeira vez em que o encontro dos reitores ocorre fora da sede da associação, em Brasília.

Fuvest divulga lista da 5ª chamada do vestibular 2013

Posted: 11 Mar 2013 11:09 AM PDT

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje a lista de convocados para a 5ª chamada do Vestibular 2013. A lista pode ser acessada neste link (pdf). Os 501 candidatos convocados deverão fazer matrícula presencial no dia 12 de março. No dia 14, às 14 horas, a Fuvest informará as vagas não preenchidas, as restrições para Reescolha de Opção de Curso e a lista dos candidatos habilitados a participar da 2a. Etapa de Reescolha. Mais informações: site www.fuvest.br.

Feevale promove II Congresso de Marketing

Posted: 11 Mar 2013 10:55 AM PDT

Entre os dias 16 e 18 de abril, a Universidade Feevale realizará o II Congresso de Marketing Feevale, voltado aos acadêmicos, graduados, profissionais, professores e à comunidade com interesse na área. O credenciamento acontecerá na Rua Coberta e as palestras no Salão de Atos, ambas no Campus II da Instituição (ERS-239, nº 2755, Novo Hamburgo). O evento será das 17h30min às 22h e discutirá assuntos relevantes para práticas gerenciais, novas tendências de mercado e aspectos tecnológicos voltados ao marketing.

UFSC - Abertas até 13 de março inscrições para 42 vagas de professor substituto

Posted: 11 Mar 2013 10:51 AM PDT

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerando a Portaria Normativa nº 40/GR/2013, de 08/02/2013, torna pública a abertura de inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da Lei n° 8.745/1993.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: