sexta-feira, 15 de março de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Lula surge na TV como candidato a governador


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 14 Mar 2013 06:02 PM PDT


O papa que não foi

Posted: 14 Mar 2013 05:52 PM PDT

"Deixando fatores religiosos de lado, cabe reparar que a escolha de Jorge Mario Bergoglio terá imensas consequências políticas para brasileiros e argentinos.

Paulo Moreira Leite, ISTOÉ / Blog

No Brasil, a escolha privou os adversários de Dilma Rousseff de um aliado seguro, que seria representado pelo cardeal Odilo Scherer.

A possível escolha de dom Odilo foi acompanhada com uma esperança inusitada por parte dos meios de comunicação, engrossando um coral de cálculos em voz baixa elaborados por políticos de oposição e personalidades próximas.

A ideia era que um papa brasileiro, como dom Odilo, poderia ser um ótimo contraponto na campanha de 2014 – quando o país deve assistir a um novo esforço dos adversários do governo para silenciar Lula, personalidade que possui uma estatura que nenhum rival conseguiu alcançar até o momento, pelo menos. 
Mais informações »

ONU aponta 'ascensão do Sul' em desenvolvimento humano e destaca o Brasil

Posted: 14 Mar 2013 05:42 PM PDT


"Relatório ressalta crescimento econômico acompanhado de desenvolvimento social nos países do Sul e cobra mudanças nas instituições de governança global. O Brasil, ocupando o 85º lugar no ranking, é tido como referência, mas governo contesta e exige a utilização de dados atualizados. "O Brasil subiria 20 posições no IDH," diz o ministro Mercadante.

Vinicius Mansur, Carta Maior

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2013, lançado nesta quinta-feira (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU), dá ênfase à "notável transformação de um elevado número de países em desenvolvimento em grandes economias" e ao "impacto significativo no progresso do desenvolvimento humano" produzido nestes países.
Mais informações »

UNE na luta pela regulação da mídia

Posted: 14 Mar 2013 05:27 PM PDT


Altamiro Borges, Blog do Miro

"A combativa União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria com outras entidades e movimentos sociais, intensificará a luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. Essa foi uma das principais deliberações aprovadas por mais de 500 lideranças juvenis que participaram no último final de semana do 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais, o Coneg da UNE, um dos mais importantes fóruns de discussão do movimento estudantil brasileiro.
Pela resolução aprovada, a UNE vai mobilizar toda sua rede de diretórios e centros acadêmicos, além dos DCEs, para que já neste primeiro semestre sejam coletadas nas universidades de todo o país assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular em defesa da liberdade de expressão e contra os monopólios midiáticos. O projeto está em fase de elaboração e consultas no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e deverá ir às ruas a partir de maio próximo.

Mais informações »

Lula surge na TV como candidato a governador

Posted: 14 Mar 2013 04:40 PM PDT


"Está na hora de a gente ser o partido a fazer mais por todo o Estado de São Paulo", diz ex-presidente, com todas as letras, nas inserções comerciais do PT em rede estadual de TV; ele é a estrela; propaganda começa a entrar no ar agora; intenção, segundo fala, é trazer conquistas para Estado comandado por tucanos há 18 anos; projeções de que Lula vai disputar Palácio do Bandeirantes ganham consistência; tucano Geraldo Alckmin, que tem direito à reeleição, reúne prefeitos à sua volta, libera R$ 2,6 bilhões e se protege; diz que não vai entrar tão cedo "no ringue da eleição"; "Ele (Lula) não contará com a nossa participação nisso"; a verdade é que soou o gongo; a luta já começou; assista

Brasil 247 / SP247

Depois de lançar a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, o ex-presidente Lula dirige suas baterias para São Paulo. Ele virou protagonista das inserções do PT paulista na TV, onde aparece dizendo que é chegada a hora de o partido governar o Estado de São Paulo. "Temos sido o partido que fez mais pelo Brasil. Tá na hora agora da gente ser também o partido a fazer mais por todo o Estado de São Paulo", diz o ex-presidente (assista abaixo).

No vídeo de 30 segundos, Lula faz menção ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. "A coisa que mais me apaixonava no governo era que quanto mais a gente fazia mais eu via novas coisas para fazer e conseguia realizar. A Dilma me contou que sente o mesmo. Sei que o Fernando Haddad vai sentir isso cada vez mais forte. É por isso que o projeto do PT não se esgota e se renova cada vez mais", diz o ex-presidente."
Matéria Completa, ::AQUI::

Brasil é um dos que mais reduziram déficit de IDH

Posted: 14 Mar 2013 03:48 PM PDT


Luciano Nascimento, Agência Brasil

"Com um crescimento de 24% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde 1990, o Brasil está entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no índice que mede o desenvolvimento humano de cada país. Os dados estão no relatório de Desenvolvimento Humano 2013, lançado hoje (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e levam em conta dados do ano de 2012.

O Brasil manteve a mesma colocação em 2011, ficando em 85º lugar, entre os 187 países avaliados. A posição coloca o Brasil entre os países com desenvolvimento humano elevado, com IDH de 0,730. Noruega, Austrália e Estados Unidos são os primeiros colocados. Na outra ponta aparecem, a República Democrática do Congo, destruída por conflitos internos, e o Níger, como os países com menor pontuação no IDH. O ranking avalia o desenvolvimento humano dos países em 3 dimensões: vida longa e saudável, acesso à educação e padrão decente de vida.
O relatório destaca a ascensão dos países do Sul, com destaque para Brasil, Chile, Índia e China. De acordo com o estudo, estes países estão "remodelando a dinâmica mundial no contexto amplo do desenvolvimento humano".

"O relatório mostra que alguns países adotaram modelos de desenvolvimento com maior destaque para a participação do Estado e políticas de transferência de renda que tiveram um resultado histórico", disse o representando do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, que classificou o Brasil como um dos protagonistas dessa mudança."

Charge do Bessinha

Posted: 14 Mar 2013 08:36 AM PDT


Último presidente da ditadura militar argentina é condenado à prisão perpétua

Posted: 14 Mar 2013 08:35 AM PDT


Agência Lusa / Abr

"A Justiça argentina condenou hoje (12) à prisão perpétua Reynaldo Bignone, o último presidente da ditadura militar (1976-1983), por crimes contra a humanidade cometidos no centro clandestino Campo de Mayo.

No processo, foram ainda condenados à prisão perpétua os ex-militares Omar Riveros, Luis Sadi, Eduardo Oscar Corrado e Carlos Tomás Macedra.

De acordo com fontes judiciais citadas pela agência de notícias EFE, o tribunal pronunciou-se sobre as violações de direitos humanos que ocorreram sob a jurisdição da guarnição militar de Campo de Mayo, entre 1976 e 1983.
Mais informações »

Sem PSD, Haddad vence primeiro teste na Câmara

Posted: 14 Mar 2013 08:23 AM PDT



"Sem o apoio do PSD, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad conseguiu a sua primeira vitória na Câmara dos Vereadores. Eles aprovaram em primeiro turno nesta quarta-feira 13 o projeto que permite o reembolso do valor pago pela inspeção veicular no município.

O projeto recebeu 33 votos a favor, 13 contra, e quatro abstenções. Ele ainda precisa ser votado mais uma vez pelos vereadores antes de ir à sanção do prefeito. A bancada do PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, se omitiu na votação, com quatro abstenções, três ausências e só um voto favorável ao projeto.

Para o líder do PT, vereador Alfredinho, o contribuinte paulistano já é onerado demais. "Nós já pagamos IPVA, licenciamento e ainda temos essa taxa para pagar", afirmou. Para Patrícia Bezerra (PSDB), o dinheiro do reembolso poderia ser melhor utilizado se aplicado em outras áreas, como habitação, por exemplo.

Tema ausente do projeto, também é cogitado pelo governo o rompimento do contrato com a Controlar, empresa que realiza a inspeção atualmente. Em audiência pública realizada nesta terça-feira 12, o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Luis Fernando Massonetto, disse que estuda um modelo no qual vários prestadores de serviço sejam credenciados para fazer o trabalho."

Manifestações de apoio e repúdio ao novo papa dividem argentinos

Posted: 14 Mar 2013 07:56 AM PDT


Logo após o anúncio, fiéis católicos se reuniram nas escadarias da Catedral de Buenos Aires

Correio do Brasil / BBC Brasil
 
"Buzinaços foram ouvidos nas ruas de Buenos Aires logo após o anúncio da escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, como novo papa. Mas as comemorações logo deram lugar às manifestações de apoio ou repúdio ao novo pontífice. Logo após o anúncio, fiéis católicos se reuniram nas escadarias da Catedral de Buenos Aires, no centro da cidade. Com bandeiras azuis e brancas, as cores da Argentina, gritavam: "O papa é argentino" e "Salve Bergoglio".

A catedral fica a poucos passos da sede da Presidência da República, a Casa Rosada, e em frente à Praça de Maio, símbolo dos protestos em defesa dos direitos humanos e contra os crimes da ditadura, com a qual o agora papa Francisco foi acusado de colaboração por um jornalista local. Nas ruas, a euforia durou poucos minutos. O clima ainda era de surpresa e, ao mesmo tempo, de orgulho com o nome de um papa argentino. "Temos rainha (princesa Máxima, mulher do príncipe herdeiro da Holanda), temos Messi e agora o papa", disse a comerciante Maribel Cortinez, de 36 anos.

- Ele nos acolheu, nos abraçou e se emocionou com cada um de nós quando perdemos nossos filhos naquela tragédia de Cromañon – disse, na quarta-feira, o pai de uma das vítimas do incêndio em uma discoteca que deixou dezenas de mortos em 2004, em Buenos Aires. Nas principais emissoras de rádio e de televisão do país, como os canais TN e C5N, comentaristas destacavam a "austeridade" de Bergoglio, que costumava viajar de metrô e de trem na capital argentina, e suas homilias criticando a exclusão social e a corrupção nos governos. "Um povo que não cuida de suas crianças e de seus idosos é um povo em decadência", disse ele em uma missa.

Casamento gay

Suas declarações polêmicas incluíram a condenação publica ao então projeto do casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado em 2010 no país, transformando a Argentina no primeiro país da região a adotar a medida. "Não sejamos ingênuos, não se trata de simples luta política, mas a pretensão destrutiva ao plano de Deus, o de um homem e uma mulher crescerem e se multiplicarem", afirmou."
Matéria Completa, ::AQUI::

Base aliada reage a críticas de 'vozes do além' contra Petrobras

Posted: 14 Mar 2013 06:52 AM PDT


"Para senador Inácio Arruda (PCdoB), única crise da estatal ocorreu durante tentativa de privatização por FHC; líder do PT lamenta que 'vozes do além' tentem desestabilizar empresa


A reação de políticos do PT e dos partidos da base aliada às críticas formuladas pelo PSDB contra a queda no desempenho econômico-financeiro da Petrobras em 2012 veio com força hoje (13), um dia depois do debate promovido pelos tucanos no Congresso. 

Para o senador Inácio Arruda (PCdoB), desde que foi criada, em 1953, o único momento em que a empresa viveu uma crise foi durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando passou por um processo de abertura de capital e esteve no projeto de privatizações no mesmo momento em que se quebrou o monopólio da estatal na exploração de petróleo.

"A Petrobras está completando 60 anos desde sua homologação e o maior risco que teve foi nos governos neoliberais", disse o senador. Segundo ele, as críticas sobre aparelhamento e má gestão têm mais objetivos políticos e eleitorais do que preocupação genuína com a saúde econômica da estatal. "Os diretores da empresa são funcionários de carreira e têm feito uma gestão responsável. A Petrobras não é a única empresa do setor que teve quedas nos últimos anos por conta da crise internacional. Outras grandes empresas tiveram quedas maiores."

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou ontem um requerimento convocando a presidenta da Petrotras, Maria das Graças Foster, a prestar informações no Congresso sobre o desempenho econômico-financeiro da estatal em 2012, quando teve queda no lucro em relação aos três anos anteriores, e sobre a construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. Esta refinaria é um projeto da Petrobras e a Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), a estatal venezuelana de petróleo."
Matéria Completa, ::AQUI::

Varejo inicia o ano com retomada do crescimento do volume de vendas

Posted: 14 Mar 2013 06:38 AM PDT


Vinícius Lisboa, Agência Brasil

"O volume de vendas do comércio varejista retomou o crescimento em janeiro, com um aumento de 0,6% em relação ao último mês de 2012, informou hoje (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal do varejo também variou positivamente, pelo oitavo mês seguido, com alta de 1,3%.

Na comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 5,9% no volume de vendas, enquanto a receita nominal cresceu 12,4%. Com a alta obtida em janeiro, as variações acumuladas ao longo de 12 meses chegam a 8,3% e 12,3%, respectivamente.

Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: