sexta-feira, 15 de março de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Brasil seleciona alunos para Olimpíada Internacional de Astronomia


Planeta Universitário (nesta mensagem: 12 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Fies - Programa de financiamento já atendeu 760 mil estudantes

Posted: 15 Mar 2013 01:21 AM PDT

Os contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) com o Banco do Brasil já alcançaram R$ 11 bilhões e beneficiaram 310 mil estudantes desde 2010. O anúncio foi feito em cerimônia na sede do banco, em Brasília, nesta quinta-feira, 14, e teve a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas.

Brasil seleciona alunos para Olimpíada Internacional de Astronomia

Posted: 15 Mar 2013 12:56 AM PDT

Cento e noventa e cinco estudantes de diversas regiões do país participarão do exame, no dia 16 de março, para saber quem representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). A primeira fase de provas foi feita pela internet; o exame de agora é presencial e definitivo. A IOAA ocorrerá na cidade de Vólos, na Grécia, e a OLAA, em Cochabamba, na Bolívia.

Universidade de Edimburgo abre escritório de representação no Brasil

Posted: 15 Mar 2013 12:55 AM PDT

Com o objetivo de fomentar a colaboração com cientistas de toda a América Latina, a Universidade de Edimburgo (Escócia) inaugurou em março um escritório de representação no Brasil. Para celebrar a abertura da nova base latino-americana, sediada no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, a instituição organizou o simpósio "Brazil and Latin America in a Fast Changing World – Society, Enviroment and Technology for de 21st Century" nesta segunda-feira (11/03).

Museu Nacional apresenta em coletiva o maior pterossauro da América do Sul

Posted: 15 Mar 2013 12:50 AM PDT

Angaturama limaiNa próxima quarta-feira, 20 de março, às 9h, no auditório da biblioteca do Museu Nacional/UFRJ (Quinta da Boa Vista, s/nº, São Cristóvão), será apresentado numa coletiva de imprensa fósseis e uma réplica do maior pteurossauro já encontrado na América do Sul.

Grafeno: elemento do século XXI

Posted: 15 Mar 2013 12:45 AM PDT

Computadores, celulares, equipamentos de aviônica – a eletrônica para a aviação –, ou sistemas de controle no painel de automóveis, todos eles têm algo em comum: o uso do silício em seus componentes eletrônicos. Mas a escala cada vez mais reduzida desses sistemas está sinalizando para os limites no uso do silício. E um dos mais fortes candidatos a essa substituição é o grafeno, que tem como uma de suas grandes vantagens a possibilidade de ser empregado em escala nano.

Concursos para docentes da UFF: inscrições começam nesta sexta-feira, 15 de março

Posted: 15 Mar 2013 12:41 AM PDT

A partir das 12h do dia 15 de março estarão abertas as inscrições para concursos de docentes da Universidade Federal Fluminense. Professores podem concorrer a vagas em 42 áreas de diversas unidades e polos da UFF. As inscrições vão até às 24h do dia 11 de abril e serão submetidas a julgamento. Caso a inscrição seja indeferida, o candidato pode recorrer enviando recurso ao seu departamento de ensino até o dia 16 de abril. As informações estão disponíveis no edital de número 20/2013 do "Diário Oficial da União".

USP recebe ex-presidente chileno para a instalação da Cátedra José Bonifácio

Posted: 15 Mar 2013 12:39 AM PDT

Ricardo LagosA partir  do dia 18 de março, terão início as atividades da Cátedra José Bonifácio, uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba), que terá como primeiro titular o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos. Na própria segunda-feira, Lagos se reunirá com o grupo de trabalho do Ciba para o planejamento das atividades da semana.

6ª Jornada de Uro-oncologia

Posted: 15 Mar 2013 12:32 AM PDT

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) promovem nos dias 16 e 17 de agosto a 6ª Jornada de Uro-oncologia em Ribeirão Preto. Voltada a oncologistas, urologistas, profissionais da área de radioterapia, residentes e estudantes, a jornada abordará os avanços com relação à cirurgia minimamente invasiva para o câncer urológico e os avanços do tratamento medicamentoso na uro-oncologia.

Desenvolvimento humano - Ministros discordam de relatório das Nações Unidas sobre educação

Posted: 14 Mar 2013 01:41 PM PDT

Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comentaram nesta quinta-feira, 14, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo eles, do ponto de vista qualitativo o documento é elogioso aos avanços brasileiros; no entanto, serão necessários ajustes nos indicadores de educação.

Engenharia de Produção da ULBRA Canoas recebe nota 4 do MEC

Posted: 14 Mar 2013 01:35 PM PDT

ulbra-logoO curso de Engenharia de Produção da ULBRA Canoas recebeu nesta quarta-feira, 14.03, nota 4 na avaliação de reconhecimento de curso feita pelo Ministério da Educação (MEC). O desempenho das instituições de nível superior é avaliado pelo Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). O indicador mede a qualidade do ensino oferecido pelos cursos em uma escala que vai de um a cinco.

UPF prepara XX Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO)

Posted: 14 Mar 2013 01:14 PM PDT

O Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) será palco, no período de 4 a 7 de novembro de 2013, do XX Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO), fórum que congrega pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo de aves silvestres. Nesse ano, o tema geral da CBO será "A conservação das aves em ambientes modificados: um desafio sem fronteiras", e possui como objetivos debater a problemática dessas espécies em ambientes alterados pelas atividades humanas,

Santander Universidades lança Prêmio para estudantes da Amazônia

Posted: 14 Mar 2013 12:32 PM PDT

O Santander Universidades lança um concurso inédito e específico para os estudantes de graduação e pós-graduação das universidades federais da Região Norte participantes do Programa Amazônia 2020. O Prêmio Empreendedorismo Sustentável vai reconhecer os melhores projetos empreendedores que tratem de preservação do meio ambiente, economia reversa e extrativismo. Os candidatos têm até o dia 30 de abril de 2013 para inscrever seus projetos no site do Santander Universidades.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: