terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fwd: Planeta Universitário: Reitor da Federal Rural da Amazônia (UFRA) é reconduzido


Link to PlanetaUniversitário.com

Simpósio na UFMG homenageia o químico Alfred Werner

Posted: 06 Aug 2013 03:15 AM PDT

Alfred WernerQuímica de coordenação: o legado de Alfred Werner é o tema do 2º Simpósio Temático do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG, que será realizado de 26 a 28 de agosto, no auditório II do Departamento de Química. Alfred Werner foi o primeiro químico inorgânico a receber, em 1913, o Prêmio Nobel de Química e será o homenageado do evento.

Sobrevivência de ecossistemas de Bertioga exige atenção

Posted: 06 Aug 2013 02:47 AM PDT

As bacias dos rios Itaguaré e Guaratuba, localizadas no interior do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (município da região metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo), guardam um importante patrimônio natural brasileiro, com grande geodiversidade e biodiversidade. Elas abrigam diversos tipos de formações geológicas e diferentes ecossistemas de planície costeira e vegetação de restinga. Se as intervenções provocadas pelo homem seguirem em curso na região, no entanto, o local poderá ser afetado de maneira irreversível.

Faculdade de Tecnologia da Unicamp busca professor titular

Posted: 06 Aug 2013 02:45 AM PDT

A Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Limeira, abre inscrições – até 28 de outubro – para concurso que visa preencher uma vaga de professor titular de Ciência da Computação. O docente admitido será contratado para trabalhar em regime de turno parcial (RTP), com remuneração inicial de R$ 2.366,71. Porém, a preferência é para o regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), que oferece salário inicial de R$ 13.653,62. Aos aposentados na carreira docente, a admissão só poderá ocorrer em regime de turno parcial (RTP).

Encontros debatem 50 anos de Comunicação no Brasil

Posted: 06 Aug 2013 02:44 AM PDT

A FAPESP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realizará, a partir de 9 de agosto, o ciclo de conferências "50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo", uma série de encontros para discutir alguns dos principais aspectos da Comunicação no Brasil nas últimas cinco décadas. Ao todo, serão oito encontros semanais, sempre às sextas-feiras, com o objetivo de resgatar a história, as ideias e os autores que ajudaram a delinear a área da Comunicação como um campo de conhecimento específico.

FAPESP e North Carolina State University lançam chamada de propostas

Posted: 06 Aug 2013 02:41 AM PDT

A FAPESP e a North Carolina State University (NC State), nos Estados Unidos, lançaram chamada de propostas para o intercâmbio de pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos, seguindo as regras da Chamada e do Acordo de Cooperação estabelecidos pelas instituições.A chamada está aberta a pesquisadores responsáveis ou pesquisadores principais de projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP, de acordo com as cláusulas de elegibilidade da chamada.

Reitor da Federal Rural da Amazônia (UFRA) é reconduzido

Posted: 05 Aug 2013 05:05 PM PDT

O reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Sueo Numazawa, foi reconduzido ao cargo para o quadriênio 2013-2017, em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 5, em Brasília. Participaram da solenidade o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, e o secretário de Educação Superior, Paulo Speller. A expansão universitária promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Governo Federal teve grande impacto na UFRA.

Hospital Universitário Pedro Ernesto realizará o 51º Congresso Científico

Posted: 05 Aug 2013 12:36 PM PDT

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), instituição sempre voltada para formação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais na áreas da Educação e Saúde, promoverá no período de 19 a 23 de agosto seu já tradicional Congresso Científico, que englobará conferências, mesas redondas e cursos pré-congresso. Haverá também espaço para apresentação de pôsteres e temas livres. Os interessados poderão realizar as inscrições dos trabalhos científicos até o próximo dia 9 de agosto, no site do hospital.

UFRPE convoca candidatos da Lista de Espera Sisu para preenchimento de vagas em 2013.2

Posted: 05 Aug 2013 12:33 PM PDT

ufrpe-logoA UFRPE realiza processo seletivo para ocupação das vagas remanescentes nos diversos cursos de graduação, da Sede e das Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST), para o segundo semestre de 2013. As vagas serão preenchidas por meio da Lista de Espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), e os convocados de cada chamada complementar devem se matricular em dias específicos.

Tecnologias educacionais - MEC seleciona técnicas de ensino de inglês e espanhol

Posted: 05 Aug 2013 11:56 AM PDT

O Ministério da Educação recebe, até 3 de setembro, inscrições de projetos de tecnologias de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, para uso de professores e estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas. As tecnologias deverão contemplar as quatro habilidades básicas – ler, escrever, falar e escutar –, conforme o edital do Ministério da Educação. De acordo com Jaqueline Moll, diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB), as tecnologias selecionadas estarão disponíveis para as escolas e redes públicas em 2014.

Educação profissional - Seleção unificada abre inscrições nesta terça para 239,7 mil vagas

Posted: 05 Aug 2013 10:49 AM PDT

À zero hora desta terça-feira, 6 de agosto, estarão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. A oferta é de 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. O candidato deve fazer a inscrição até a próxima segunda-feira, 12. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A abertura das inscrições do Sisutec foi anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, 5, em Brasília.

Morre professor Fernando Flávio Marques de Almeida, expoente da geologia brasileira

Posted: 05 Aug 2013 10:20 AM PDT

fernando flavioO Instituto de Geociências (IGc) da USP informa o falecimento do professor Fernando Flávio Marques de Almeida, ocorrido na tarde do dia 2 de agosto. O professor nasceu em 18 de fevereiro de 1916, no Rio de Janeiro, mas realizou seus estudos em São Paulo. Em 1938, graduou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica (Poli), unidade na qual permaneceu durante 35 anos. Até 1969, esteve em regime de tempo parcial, o que lhe permitiu ingressar e atuar em outros órgãos.

UFPR realiza Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Posted: 05 Aug 2013 07:34 AM PDT

Em 2013, o evento discute os marcos regulatórios da comunicação na América Latina e tem o objetivo de propiciar um espaço de diálogos sobre a ampliação da participação social - dos cidadãos comuns, nos meios de comunicação. O Mídia Cidadã conta com apresentação de trabalhos científicos, palestras com convidados internacionais (Argentina, Uruguai e Venezuela) e debates com profissionais, professores, ativistas e estudantes da área da comunicação, educação e política. A programação da conferência conta ainda com a "V Mostra Nacional de Vídeo Cidadão", além de sete oficinas.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: