sexta-feira, 26 de julho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Brasileiros ganham 3 medalhas em Olimpíada Internacional de Biologia


Link to PlanetaUniversitário.com

FAPESP lança chamada de propostas em TIC

Posted: 26 Jul 2013 03:11 AM PDT

A FAPESP e outras fundações de amparo à pesquisa no Brasil, o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), por meio do Institut des Sciences de l'Information et de leur Interactions (INS2i), na França, lançam chamada de propostas de pesquisa. A chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC), a serem executadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros (equipe principal), com colaboração eventual de outras equipes brasileiras (equipes orbitais), e uma equipe de pesquisadores franceses do INRIA ou do INS2i-CNRS.

16ª Jornada de Patologia do A.C. Camargo Cancer Center

Posted: 26 Jul 2013 03:00 AM PDT

Patologistas do Brasil, dos Estados Unidos, da Espanha, da Alemanha e do Uruguai vão se reunir em São Paulo, entre 7 e 10 de agosto, na 16ª Jornada de Patologia do A.C. Camargo Cancer Center. Entre os destaques do evento estão as apresentações sobre as abordagens moleculares feitas a partir da análise das células tumorais circulantes (CTCs, na sigla em inglês) no sangue, em um procedimento chamado de "biópsia líquida". Estudos sobre as CTCs e o seu papel no desenvolvimento de metástases serão abordados pelas patologistas Shyamala Maheswaran, da Harvard University, e Tanja Natascha Fehm, da University of Heidelberg.

Pesquisa busca aperfeiçoar moléculas com ação antitumoral

Posted: 26 Jul 2013 02:54 AM PDT

Inspirados em compostos naturais com ação antitumoral já descrita na literatura científica, cientistas do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp) sintetizaram em laboratório cerca de 150 moléculas que estão sendo testadas em linhagens celulares de câncer e em modelos animais. O objetivo dos pesquisadores é desvendar o mecanismo de ação das moléculas, selecionar as mais promissoras e descobrir que tipo de modificação poderia ser feita em sua estrutura para aumentar o efeito medicinal e minimizar possível toxicidade.

Brasileiros ganham 3 medalhas em Olimpíada Internacional de Biologia

Posted: 26 Jul 2013 02:51 AM PDT

A equipe brasileira que participou da 24ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês) voltou para casa com três medalhas. O estudante Mateus Lavor Lira, do Ceará, ganhou medalha de prata; Tayná Milfont Sá, também do Ceará, e Eric Yoshido, de São Paulo, receberam bronze no evento, que reuniu 242 participantes na cidade de Berna, na Suíça. "Ficamos na frente da Argentina, do México e da Costa Rica", disse Rubens Oda, líder do grupo e coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), ressaltando que esse foi o melhor desempenho já alcançado pelo Brasil.

Ministérios promovem diálogos para aprimorar a formação médica

Posted: 26 Jul 2013 02:45 AM PDT

O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde receberam, nesta quinta-feira, 25, em conjunto, a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e o grupo de trabalho designado pela Comissão de Especialistas em Ensino Médico do MEC. Essa reunião, considerada positiva pelo Governo Federal, é parte de uma série de diálogos sobre o Programa Mais Médicos para o Brasil, com universidades, escolas médicas, Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho Nacional de Saúde (CNS), entidades de profissionais de saúde e gestores estaduais e municipais de saúde.

Alunos da Unicesumar apresentam inovações na Feira Metalmecânica

Posted: 25 Jul 2013 01:08 PM PDT

cesumar-logoEstudantes da Unicesumar dos cursos de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) e Engenharia Elétrica participam da Feira de Inovação Tecnológica (Feitec), que acontece paralelamente à Feira Metalmecânica, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.  Eles apresentam dez produtos inovadores, que foram desenvolvidos nos laboratórios da instituição e trazem soluções para diversas áreas como o campo e a indústria.

Feevale - Aula magna do curso de História será sobre Egiptomania

Posted: 25 Jul 2013 11:54 AM PDT

egizianiA aula magna do curso de História da Universidade Feevale, que acontece no dia 27 de agosto, às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo), será sobre Egiptomania: reflexões interdisciplinares sobre um fenômeno atemporal de ciência e imaginação. A atividade é gratuita e aberta a professores, alunos e comunidade, não sendo necessário realizar inscrição para participar.

Insper recebe inscrições para as turmas de setembro da pós-graduação em Finanças

Posted: 25 Jul 2013 11:48 AM PDT

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para as turmas de setembro do curso de Pós-graduação lato sensu em Finanças. O Certificate in Financial Management (CFM) tem como objetivo capacitar os alunos a identificar problemas e propor soluções organizacionais empregando visão financeira. Além de acelerar a carreira do profissional por meio do desenvolvimento de competências na área de Gestão Financeira, o programa visa o aprimoramento do senso crítico em análises financeiras e garante o preparo necessário para propor soluções a problemas financeiros organizacionais.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: