quinta-feira, 25 de julho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Medicina - Ministérios farão proposta de residência obrigatória no SUS


Link to PlanetaUniversitário.com

Pós na Unicamp em Arquitetura, Tecnologia e Cidade

Posted: 25 Jul 2013 02:46 AM PDT

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com as inscrições abertas, até dia 15 de agosto, para o processo seletivo 2014 do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade. Com o objetivo de formar pesquisadores e professores para atuação especializada, o curso busca o relacionamento entre as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Artes para promover o aperfeiçoamento das técnicas de interesse à Arquitetura e Urbanismo.

Processos de criação urbana no Brasil Colonial

Posted: 25 Jul 2013 02:44 AM PDT

Um documento escrito na capitania de São Paulo no início da década de 1770, época em que a Coroa Portuguesa propunha uma ampla reorganização de todo o território a sudoeste da Colônia, recomendava agir com "método e arte". A recomendação, título de obra lançada por Maria Fernanda Derntl, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, remete à tentativa da metrópole de organizar modos de conduzir a expansão urbana, enquanto experiências e circunstâncias locais exigiam constantes arranjos e adaptações.

Pesquisa de qualidade, não de quantidade

Posted: 25 Jul 2013 02:42 AM PDT

Depois de crescer em quantidade, a ciência brasileira enfrenta o desafio de melhorar a qualidade e aumentar seus impactos científico, social e econômico. Para isso, são necessárias, entre outras medidas, mudanças nos critérios de avaliação de pesquisadores e de instituições adotados pelas agências de fomento à pesquisa do país. A análise foi feita por integrantes de uma mesa-redonda sobre "Impacto e avaliação da pesquisa", realizada na terça-feira (23/07), durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE).

Organização afiliada a Harvard apoia bolsistas brasileiros

Posted: 25 Jul 2013 02:38 AM PDT

A organização sem fins lucrativos Academic and Professional Programs for the Americas (Laspau), afiliada à Harvard University e responsável pela administração de bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos para o Programa Ciência sem Fronteiras, oferece também serviços aos pesquisadores bolsistas. Entre os serviços, há, por exemplo, revisão de documentos e currículos, recomendações sobre as universidades norte-americanas, monitoramento do progresso acadêmico dos bolsistas e supervisão durante o processo de imigração do bolsista.

Medicina - Ministérios farão proposta de residência obrigatória no SUS

Posted: 24 Jul 2013 01:34 PM PDT

Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, informaram, na manhã desta quarta-feira, 24, que as pastas apresentarão proposta ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para que estudantes de medicina, ao término do sexto ano de curso, façam dois anos de residência obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com eles, essa medida promoveria a universalização da residência médica. "Os dois anos de residência obrigatória resolveriam questões como a falta de médicos no SUS e dariam a oportunidade de residência a todos os estudantes", disse Mercadante.

Inscrições para o cursinho UECEVest vão até 01 de agosto

Posted: 24 Jul 2013 12:51 PM PDT

uece logoOs estudantes que quiserem se preparar para o próximo vestibular, o cursinho UECEVest da Universidade Estadual do Ceará (UECE) está com inscrições abertas até o próximo dia 01 de agosto. Além de preparar o estudante para o próximo vestibular, oferece outras atividades, como por exemplo, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os interessados podem dirigir-se à coordenação do cursinho, no Campus do Itaperi, no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Instituto Mauá de Tecnologia sedia a 2.ª edição do evento TEDxMauá em seu Campus de São Caetano do Sul

Posted: 24 Jul 2013 11:23 AM PDT

imt-logoO TEDxMauá, evento criado pela organização sem fins lucrativos TED devotada a "Ideias Que Merecem Ser Espalhadas", acontecerá dia 10 de agosto, pela segunda vez, no Instituto Mauá de Tecnologia, Campus de São Caetano do Sul, com o tema "Ações para um Mundo Melhor". As palestras abordarão assuntos relacionados a ações inovadoras que possam contribuir com a forma de pensar e agir com foco em mais qualidade de vida.

50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo

Posted: 24 Jul 2013 05:15 AM PDT

A FAPESP e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) promoverão, nos meses de agosto, setembro e outubro, o Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo. O objetivo do evento é analisar as influências e a evolução da promoção do conhecimento sobre a comunicação no país. A trajetória histórica apresentada ao longo do ciclo terá como base a análise de obras de autores paulistas que contribuíram para o entendimento das Ciências da Comunicação.

Processo para bloqueio de dor inflamatória

Posted: 24 Jul 2013 05:08 AM PDT

Uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) pode ajudar na elaboração de medicamentos para o controle de dores inflamatórias, como as que acompanham a artrite reumatoide. Segundo a FMRP-USP, os cientistas descobriram que uma proteína, a fractalcina, está envolvida na indução das dores crônicas de origem inflamatória. O estudo sugere que o bloqueio periférico dos receptores dessa proteína é o alvo potencial para o controle desses tipos de dores.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: