sexta-feira, 3 de maio de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Unicamp lança ferramenta educacional na internet




Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 03 May 2013 12:33 AM PDT
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou uma nova ferramenta educacional, o portal e-Unicamp, que já está operando experimentalmente. O novo portal foi criado pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação. A proposta é estimular o uso de tecnologias na área de educação e incentivar o relacionamento entre docentes, alunos e a comunidade em geral.
Posted: 03 May 2013 12:32 AM PDT
O 5º Simpósio Internacional em Neuromodulação será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, de 16 a 18 de setembro de 2013. O encontro oferecerá aos participantes informações a respeito de inovações em pesquisas sobre técnicas de estimulação cerebral no Brasil e exterior. Felipe Fregni e Seung-schik Yoo, da Harvard Medical School, Dylan Edwards, da Universidade de Comell, Hugo Theoret, Universidade de Montreal, Jeff Daskalakis, Universidade de Toronto, e Michael Nitsche, Universidade de Gottingen, são alguns dos palestrantes confirmados.
Posted: 02 May 2013 11:29 PM PDT
Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) pode auxiliar a indústria cimenteira a atingir dois objetivos: dobrar a produção de cimento para atender a demanda mundial e diminuir a pegada de carbono, uma vez que o setor é um dos que mais emitem dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Posted: 02 May 2013 11:28 PM PDT
canada bandieraRepresentantes das 14 principais universidades de pesquisa canadenses visitaram nesta quinta-feira (02/05) a sede da FAPESP, em São Paulo, para conhecer o sistema de financiamento da Fundação, apresentar o panorama da pesquisa científica no Canadá e promover oportunidades de colaboração entre os dois países.
Posted: 02 May 2013 11:25 PM PDT
Um fim de semana para fazer a diferença em alguns dos principais desafios na atualidade. Esse foi o tempo que o pesquisador Antonio Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais, levou para formatar seu projeto de fossa biodegradável e inscrevê-lo no programa Grand Challenges Explorations (GCE), da Fundação Bill & Melinda Gates. Ávila recebeu US$ 100 mil para aprimorar sua ideia, com a chance de concorrer a um aporte adicional de US$ 1 milhão. Em um video disponível na internet, Ávila explica mais sobre o programa e como se inscrever.
Posted: 02 May 2013 11:22 PM PDT
Ao dar continuidade a seu cronograma, a FAPERJ lança, nesta quinta-feira, 2 de maio, mais quatro programas: o inédito Apoio ao desenvolvimento de tecnologias assistivas – 2013; e as sétimas edições dos editais de Apoio à infraestrutura de biotérios em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2013; Apoio às Universidades Estaduais – Uerj, Uenf e Uezo – 2013; e Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2013.
Posted: 02 May 2013 11:16 PM PDT
"Os desafios da Petrobras e do setor de petróleo e a parceria com a universidade" é o tema da aula inaugural que a Presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, vai proferir no dia 3 de maio, sexta-feira, no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária. A conferência, que faz parte da programação comemorativa dos 50 anos da Coppe, terá início às 9 horas.
Posted: 02 May 2013 12:49 PM PDT
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) abre nesta sexta-feira, dia 3 de maio, o período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2013. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho no site www.unisc.br ou diretamente nos protocolos da Universidade em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Capão da Canoa e Montenegro. A prova única será realizada no campus de Santa Cruz do Sul, no dia 22 de junho, um sábado, às 14 horas.
Posted: 02 May 2013 12:46 PM PDT
A Universidade Guarulhos (UnG) segue com as inscrições abertas para a seleção de profissionais interessados em ministrar cursos de férias no mês de julho. Jornalistas, administradores, boleiras, marceneiros, especialistas em tecnologia, guias turísticos, entre outros profissionais podem submeter propostas de cursos para análise da Instituição. O único pré-requisito é ter domínio técnico do assunto que será abordado.
Posted: 02 May 2013 12:45 PM PDT
Incentivar a formação de arqueólogos no Brasil e apoiar a atividade na graduação. Com esses objetivos, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE) realiza a II Semana de Oficinas em Arqueologia, de 6 a 10 de maio, das 13h30 às 22h, na Reserva Técnica do Museu, no campus Juvevê. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (03). As oficinas são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Posted: 02 May 2013 10:32 AM PDT
Em pronunciamento feito em cadeia nacional de rádio e TV na quarta-feira, 1º de maio, a presidenta da República, Dilma Rousseff, voltou a defender a destinação de todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal exclusivamente à educação. "Um governo só pode cumprir bem o seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente", disse.
Posted: 02 May 2013 07:49 AM PDT
Um ensaio clínico em psicoterapia produzido no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi premiado no Students Conference Awards, da Society for Psychotherapy Research (SPR), premiação internacional que ocorrerá em Brisbane, na Austrália. Coordenado pela psicóloga e doutoranda da UCPel, Giovanna da Silva, com a participação das psicólogas Jaciana Araujo, Luana Barbosa, Thaíse Mondin e professores Luciano Souza,
Posted: 02 May 2013 07:46 AM PDT
black-holeO Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra "A origem e evolução dos buracos negros", dia 17 de maio, às 14h30, no Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP), avenida bandeirantes, 3900. O palestrante será o professor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP) que realizará uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.
Posted: 02 May 2013 06:49 AM PDT
toeflAlunos beneficiados pelo Prouni, Fies, Proed ou Credpuc que queiram participar do Programa Ciência sem Fronteiras podem se inscrever para a concessão de vouchers para a realização gratuita do exame TOEFL. O procedimento pode ser feito até o dia 17 de maio na Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica da PUCRS, sala 116 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Outras informações no site www.pucrs.br/pma ou pelo telefone (51) 3320-3656.
Posted: 02 May 2013 05:45 AM PDT
O aniversário de 49 anos da Universidade Regional de Blumenau (FURB), celebrado nesta quinta-feira (2/5), vai simbolizar o início das comemorações e preparativos para o cinquentenário da instituição. O plano é realizar, até maio de 2014, uma série de eventos culturais e científicos para marcar a data. A partir das 19h, o Auditório da Biblioteca Universitária (Câmpus 1) terá apresentação da FURB Jazz Band, lançamento de livro da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e apresentação da marca dos 50 anos da FURB. As informações estão no FURB Notícias em www.furb.br/noticias.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 





Nenhum comentário: