sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)


Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Evolução química das galáxias é alvo de estudo

Posted: 22 Feb 2013 02:13 AM PST

AndromedaAlém de hidrogênio e hélio, no Universo há um conjunto de outros elementos químicos, como oxigênio, carbono, ferro e lítio, chamados genericamente de "metais" pelos astrofísicos. Ao estudar o tipo e a quantidade (metalicidade) desses elementos presentes no gás que envolve as galáxias, por exemplo, é possível estimar a evolução delas.

UFLA é a 1ª universidade brasileira em ranking internacional de sustentabilidade

Posted: 22 Feb 2013 02:00 AM PST

ufla logoA Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparece como a primeira universidade brasileira no ranking Green Metric 2012, elaborado pela Universitas Indonesia (UI). O resultado considera os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental nos câmpus de 215 universidades participantes, de 49 países.

Pasta de dente com menos flúor pode ser mais eficaz contra cárie, mostra pesquisa da FOB

Posted: 22 Feb 2013 01:56 AM PST

Na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, pesquisa da dentista Cristiane Baldini de Almeida Cardoso comprova que um dentifrício (pasta de dente) de baixa concentração de flúor (F), com 550 partes por milhão (ppm) da substância, pode ser tão eficaz contra a cárie quanto um dentifrício convencional, que contém 1.100 partes por milhão (ppm) de flúor. A consistência líquida permite a aplicação de uma gota, reduzindo a sua quantidade na escova dental, e o pH ácido permite uma maior incorporação do flúor na placa bacteriana, favorecendo seu efeito anticárie.

4º Congresso Brasileiro de Genética Forense

Posted: 22 Feb 2013 01:53 AM PST

A melhoria dos serviços de ciência forense no século XXI e a coleta de amostras para identificação humana são alguns dos temas que serão discutidos no 4º Congresso Brasileiro de Genética Forense, que ocorre entre 7 e 10 de maio no Memorial da América Latina, em São Paulo. O prazo para a inscrição para o evento com resumo termina no dia 28 de fevereiro.

Instituto Butantan estuda tratamento contra picada de abelhas

Posted: 22 Feb 2013 01:52 AM PST

Experimentos realizados no Instituto Butantan, em parceria com cientistas do exterior, possibilitaram o desenvolvimento de uma formulação capaz de eliminar mais rapidamente os efeitos causados por picadas de abelhas em pessoas alérgicas ao veneno. Os pesquisadores desenvolveram lipossomas, elaborados a partir de lipídeos naturais, que podem acelerar o tratamento porque concentram o veneno em seu interior, diminuindo a dose necessária para se atingir o mesmo objetivo. Neste caso o objetivo é diminuir ou eliminar a sensibilidade ao veneno em pessoas alérgicas. É um tratamento chamado de Imunoterapia.

Biblioteca Brasiliana disponibiliza obra de Joaquim Manuel de Macedo na internet

Posted: 21 Feb 2013 02:35 PM PST

Joaquim Manuel de Macedo, romancista brasileiro do século 19 e autor de "A moreninha", teve uma coleção de obras disponibilizadas na internet pela Biblioteca Brasiliana da USP. Para acessar a lista disponível, clique aqui. Em acompanhamento aos textos, foi publicada uma apresentação de autoria de João Marcos Cardoso, curador da Biblioteca Mindlin, sobre a vida e o trabalho de Macedo, considerado um dos pioneiros do gênero de romance no país. Mais informações: (11) 3091-1154, email brasiliana@usp.br

IBMR abre 20 cursos de pós-graduação em abril

Posted: 21 Feb 2013 12:57 PM PST

Terão início em abril as aulas dos 20 novos cursos de pós-graduação que o IBMR, integrante da rede internacional de universidades Laureate, oferece nas áreas de Negócios, Saúde e Hospitalidade. Além de cursos já tradicionalmente oferecidos pela instituição, como o de Psicomotricidade, o IBMR lança programas inéditos no mercado de ensino, como os cursos de Anatomia Imaginológica, Gastronomia Brasileira e Nutrição Materno Infantil.

Insper recebe inscrições para turmas de pós-graduação em Direito Societário

Posted: 21 Feb 2013 12:40 PM PST

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para as próximas turmas do curso de Pós-graduação lato sensu em Direito Societário. O programa tem como objetivo capacitar o aluno a atuar com destreza no mercado atual, que exige das sociedades empresariais e limitadas posturas e procedimentos adequados a para a manutenção de sua competitividade.

BSP promove debate sobre gestão de carreira na era digital

Posted: 21 Feb 2013 12:37 PM PST

bsp-logoA BSP - Business School São Paulo, integrante da rede internacional de universidades Laureate, promove no dia 4 de março (segunda-feira), às 19 horas, a palestra "Gestão da Carreira Profissional na Era Digital", que abordará as transformações geradas pela disseminação das tecnologias digitais e seus impactos na sociedade e nas profissões, discutindo ameaças e oportunidades para a gestão estratégica da carreira.

Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2013

Posted: 21 Feb 2013 12:35 PM PST

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de aprovados em terceira chamada do Vestibular Unicamp 2013, em sua página eletrônica www.comvest.unicamp.br. A lista tem 415 nomes. Todos os convocados devem fazer a matrícula dia 27 de fevereiro, nos respectivos campi, das 9 horas às 12 horas: na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba. Na Faculdade de Tecnologia, em Limeira.

UFOPA lança edital de mestrado em Biociências

Posted: 21 Feb 2013 09:57 AM PST

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA divulgou nesta terça-feira, dia 20, o edital de seleção para o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Biociências (PPG BIOCI). As inscrições podem ser feitas no período de 20 a 21 de março de 2013, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Biociências, situada no Campus de Oriximiná da UFOPA (Rodovia PA-254, nº 257, bairro Santíssimo, Oriximiná, PA) e também no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), no Campus Tapajós, em Santarém.

FURG - Orientações sobre a 1ª Convocação da Lista de Espera SISU 1/2013

Posted: 21 Feb 2013 09:55 AM PST

furg logoA Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande – Prograd/FURG comunica que a convocação de candidatos inscritos na Lista de Espera SISU 1/2013 será divulgada até o dia 22 de fevereiro (sexta-feira), nos sites www.furg.br e www.sisu.furg.br, juntamente com a Lista Geral de Classificados na Lista de Espera.

IEA-RP debate o PIMESP

Posted: 21 Feb 2013 06:04 AM PST

iea uspO Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), promoverá debate sobre o "Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP)" dia 13 de março, às 14h30, no Espaço de eventos da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Acervo do Portal de Periódicos ultrapassa 33.000 títulos

Posted: 21 Feb 2013 06:02 AM PST

O conteúdo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com os editores internacionais contabiliza mais de 33.000 títulos. São coleções que contemplam as diversas áreas do conhecimento para atender os usuários das mais de 400 instituições de ensino e pesquisa, tanto públicas quanto privadas, participantes do Portal de Periódicos.

Direito São Bernardo encerra nesta sexta feira inscrições para Pós-Graduação 2013

Posted: 21 Feb 2013 05:57 AM PST

As inscrições para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito São Bernardo do Campo estão com as inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro, com diversos temas dentro da área do Direito, para início das aulas em março. Os cursos oferecidos são: Direito e Relações do Trabalho, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Previdenciário, Direito do Consumidor, Direito Municipal e Políticas Públicas, Direito e Operações Imobiliárias, Crime e Processo Penal, Direito Ambiental.

Curso de Psicologia do UCL passa a integrar o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

Posted: 21 Feb 2013 05:55 AM PST

O curso de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL) passou a integrar o LINEU (Laboratórios Integrados de Neuropsicologia), que faz parte do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O UCL é a única instituição de ensino superior particular a integrar o LINEU, ao lado das universidades federais do Rio de Janeiro, da Bahia, de São Paulo e de Minas Gerais.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: