quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Documentos do SNI mostram como a ditadura militar vigiava funcionários da Petrobras



BRASIL! BRASIL!


Posted: 21 Feb 2013 04:28 AM PST

Luciano Nascimento, Agência Brasil

"A Comissão Nacional da Verdade (CNV) recebeu da Petrobras mais de 400 rolos de microfilmes, além de microfichas e documentos textuais. De acordo com a CNV, o material produzido por uma divisão do Serviço Nacional de Informações (SNI), que funcionava dentro da empresa, ajudará a entender como o regime militar monitorava os trabalhadores da empresa.

O acervo reúne informações que abrangem o período de 1964 a 1985. A CNV determinou o recolhimento dos documentos. Parte do material foi transportada para o Arquivo Nacional onde se concentra toda a documentação recebida pela comissão. De acordo com a CNV, em um primeiro lote de documentos, composto por 53 rolos de microfilme, encontram-se fichas de controle de investigação político-social produzidas pela extinta Divisão de Informações do SNI, conhecida como ASI/Petrobras.

Ainda segundo a CNV, a atividade da ASI/Petrobras se concentrava no monitoramento das atividades e movimentações de funcionários da estatal. Aparentemente essas informações eram usadas para impedir promoções de trabalhadores considerados subversivos.

Uma equipe da CNV vai analisar o restante do acervo: mais 373 rolos de microfilmes, uma quantidade de microfichas ainda não quantificada e grande documentação textual em papel."
Posted: 20 Feb 2013 05:02 PM PST

A blogueira recebe presente sob o olhar de
Jair Bolsonaro em sua passagem pela Câmara
dos Deputados. Foto: Agência Brasil

CartaCapital

"Vítima da intolerância de grupos que, em sua visita ao Brasil, a acusam de "se vender" aos Estados Unidos, a blogueira cubana Yoani Sánchez se transformou nesta quarta-feira 20 em troféu para a oposição. Convidada pelo PSDB para falar no Congresso, ela foi recepcionada pelo senador Aécio Neves, virtual candidato tucano à Presidência em 2014, e posou para fotos ao lado de políticos que, por aqui, não são reconhecidos exatamente pela defesa de direitos humanos ou da liberdade de expressão que a ativista diz sentir falta em seu país.

Um deles foi Jair Bolsonaro (PP-RJ), ex-militar homofóbico que já defendeu a tortura, a censura, a pena de morte e o fuzilamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 20 Feb 2013 04:43 PM PST

Paulo Moreira Leite, concede entrevista
coletiva a blogueiros, sobre seu livro
"A outra história do Mensalão"

 "O julgamento do mensalão "transcende. Implica em dar um golpe em um movimento histórico do povo brasileiro, que produziu líderes, que produziu expressões", defendeu o jornalista Paulo Moreira Leite ao falar sobre a Ação Penal 470, apelidada pela imprensa de "Mensalão", na noite desta quarta-feira (19), em São Paulo.

Vanessa Silva, Portal Vermelho

Durante o lançamento do seu livro "A outra história do Mensalão – As contradições de um julgamento político", o jornalista, que foi diretor da Época e redator-chefe da Veja versou sobre as incômodas verdades do processo, a necessidade de democratizar a mídia, e suas motivações pessoais para a prática do jornalismo.

O lançamento foi realizado com uma coletiva de imprensa para blogueiros, promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em parceria com a TV dos Trabalhadores (TVT) e a Editora Geração, com transmissão ao vivo pela internet. Geração Editorial também publicou o best-seller "A Privataria Tucana".

Condenações sem provas

Eu resolvi fazer o livro depois que vi que terminou o julgamento e havia uma insatisfação muito grande com a falta de informações. Vi que na medida em que eu fazia os artigos no site da Época, eu tinha uma resposta muito grande. Descobri as verdades incômodas deste julgamento quando fiz um trabalho sério como repórter, falei com pessoas, que tinham investigado a denúncia do Ministério Público e da própria Polícia Federal. Então percebi que o que foi apresentado não é o que foi concluído tecnicamente.

O caso básico é o dos empréstimos do Banco Rural ao PT. A denúncia é que eram uma fraude, que não existiam. Esta questão é base para condenar gente do banco rural e também o José Genuíno. Para a minha surpresa, a Polícia Federal viu que os empréstimos foram assinados, caíram na conta e depois foi usado para saldar dívidas reais do PT. A justiça condicionou como esses empréstimos seriam pagos e eles finalmente foram pagos. Os empréstimos são reais, não são fraudulentos."
Entrevista Completa, ::AQUI::

Posted: 20 Feb 2013 04:07 PM PST

"No ato comemorativo dos dez anos de governo do PT, sociólogo falará sobre livro que traz artigos de intelectuais e balanço inédito feito pelo ex-presidente Lula sobre o período


Um dos que usarão a palavra hoje (20) em São Paulo no ato comemorativo de dez anos de governo do PT no Brasil, o sociólogo e professor Emir Sader pretende aproveitar a oportunidade para estimular um processo de reflexão nacional sobre os avanços, problemas e futuros desafios do projeto de governo democrático e popular iniciado com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República em 2003.
Mais informações »
Posted: 20 Feb 2013 03:59 PM PST

"Legenda celebra, em grande estilo, seu primeiro decênio no poder; Lula começa a exaltar os feitos dos seus dois governos e dos dois primeiros anos de Dilma; "nosso programa foi cumprido à risca"; Fernando Haddad disse que, depois de Lula, o povo brasileiro passou a ter vez e a ter voz; Rui Falcão defende o "alargamento da expressão e de liberdade nos meios de comunicação"; assista ao vivo


Aos gritos de "ole, ole, olá, Lula, Lula", o ex-presidente Lula foi saudado antes de falar na festa de dez anos do PT. O ex-presidente começou saudando a presidente Dilma Rousseff e a "presidente de sua casa", Marisa Letícia. "É um dia de muita importância para a história de nosso partido, para a história dos partidos populares e para a história do nosso país", afirmou. "Em dez anos, a gente pode dar sinais extraordinários de que a palavra impossível é apenas para os fracos, é apenas aqueles que não têm perseverança".
Mais informações »
Posted: 20 Feb 2013 08:12 AM PST

Posted: 20 Feb 2013 08:10 AM PST

"Uma cobertura ao vivo no campus da Universidade Federal de Pernambuco poderia render ótimas histórias. Cerca de quatro mil jovens estavam lá para o encontro do Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE. Mas presentes estavam só as tevês públicas. As emissoras privada não se interessam por esses jovens.

Laurindo Lalo Leal Filho, Revista do Brasi / Carta Maior

Cerca de quatro mil jovens circulam pelo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na manhã de um belo sábado de verão. Festival de risos, músicas, mochilas e colchonetes.

Estão ali para participar do 14º Coneb, o Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional de Estudantes (UNE). Havia gente que levou dois ou três dias para chegar ao Recife, como os que saíram do interior do Amapá, usando barcos e ônibus como meios de transporte.
Mais informações »
Posted: 20 Feb 2013 07:55 AM PST

Redação, Comunique-se

"Em seu blog no Advivo, o jornalista Luis Nassif informou nesta terça-feira, 19, que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) garantiu seu direito de resposta a uma coluna escrita por Diogo Mainardi e publicada na revista Veja. Em julgamento de apelação da Editora Abril, três desembargadores votaram de forma unânime a decisão favorável ao blogueiro.

Nassif agradeceu ao escritório Leonardi & Advogados e afirmou que a sentença favorável "não apagará os dissabores" pelos quais passou, além do "sofrimento" contra a sua família. "Vítima do que sempre denunciei, senti na pele o que sentiram milhares de pessoas, cuja reputação virou joguete nas mãos de uma mídia que há muito perdeu todos os filtros", ressaltou.

O caso
Desde 2008, o jornalista contesta na justiça o texto de Diogo Mainardi, intitulado "
Nassif, o banana", publicado em 16 de julho daquele ano na Veja. Na época, o então colunista da revista da Abril afirmou que Nassif atacava o governo de Geraldo Alckmin por supostos interesses profissionais e que por isso foi demitido da Folha. 

Em maio de 2012, o juiz Gustavo Dall'olio, da Vara Cível de São Paulo, já tinha considerado que o blogueiro sofreu ataques do ex-colunista da Veja, em decisão em primeira instância. Após julgamento de apelação da Editora Abril, realizada nesta terça, 19, três desembargadores decidiram de forma unânime pelo direito de resposta. Ainda cabe recurso."
Posted: 20 Feb 2013 07:37 AM PST

"Para presidente nacional do PSDB, partido se afastou da realidade do país e precisa se renovar


O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), abriu na noite de ontem (18) um ciclo de encontros do diretório paulista para preparar seu congresso estadual em São Paulo, no dia 28. Guerra deu uma palestra intitulada "PSDB: Novos Rumos", na qual analisou a trajetória do partido, criticou a postura da legenda nas últimas campanhas presidenciais e ressaltou a necessidade de união e renovação da sigla. O ex-candidato à presidência da República José Serra não apareceu. O presidente do diretório estadual paulista, deputado estadual Pedro Tobias, e o vice-presidente no estado, Vanderlei Macris, ladearam Guerra na mesa. Depois do evento, ele se reuniria com o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Em rápida entrevista a jornalistas após a palestra, o presidente do PSDB reafirmou seu apoio a Aécio Neves e defendeu que a pré-candidatura à presidência seja lançada "com antecedência para que a gente tenha tempo de construir alianças, de fazer o candidato conhecer o Brasil e o Brasil conhecer o candidato. Que o senador Aécio Neves tenha uma presença mais nacional no PSDB". 

De acordo com ele, o partido deve realizar prévias ainda em 2013. "Não podemos ter campanha a presidente sem prévias. Mesmo na hipótese de um candidato único. Devemos ter prévias no final do ano." O ex-governador de Minas deve presidir o partido após a convenção nacional, que ocorrerá em 25 de maio, e já aparece como candidato "natural" para 2014, mas José Serra deve entrar na disputa interna."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 20 Feb 2013 07:12 AM PST
Coletivo Ciberativista Anonymous
 

Procure o evento da sua cidade confirme sua participação:
Posted: 20 Feb 2013 05:57 AM PST

Kelly Oliveira, Agência Brasil

"A atividade econômica brasileira cresceu 1,64% no ano passado. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (20) pela instituição.

No último mês do ano, a economia estava em ritmo de crescimento menor do que em novembro. De acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período), em dezembro, na comparação com o mês anterior, a atividade econômica cresceu 0,26%. Em novembro, a expansão, segundo os dados revisados, ficou em 0,57%. Na comparação entre dezembro de 2012 e o mesmo mês do ano anterior, o crescimento ficou em 1,19%, de acordo com o índice sem ajustes para o período, considerado o mais adequado para esse tipo de comparação.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: