quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)


Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Atividade para a Terceira Idade no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Posted: 21 Feb 2013 03:43 AM PST

anzianiO MAE realiza desde 2005 Oficinas sobre "Arqueologia e Memória" para o público da Terceira Idade que fazem parte do Programa "Universidade Aberta à Terceira Idade" da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Os objetivos destas Oficinas são, principalmente, os seguintes:

Feac/UPF inscreve para seis cursos de especialização e MBAs

Posted: 21 Feb 2013 03:40 AM PST

upf logoA Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) inscreve para seis especializações e MBAs até 11 de março. Os cursos foram elaborados de forma a atender demandas do mercado e preparar profissionais para enfrentarem os novos desafios com sucesso. As aulas iniciam no mês de abril. Confira detalhes:

FAPESP e ANR lançam chamada em Mudanças Ambientais e Sociedade

Posted: 21 Feb 2013 02:13 AM PST

A Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançou nesta terça-feira, 19 de fevereiro, chamada de propostas para selecionar e apoiar novos projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. O Programa SOC&ENV visa ao intercâmbio de pesquisa entre cientistas de França e de outros países.

Evento em São Carlos reúne cinco vencedores do Prêmio Nobel

Posted: 21 Feb 2013 02:04 AM PST

daniel kleppnerO Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) de São Carlos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela FAPESP, está prestes a realizar algo inédito no país: reunir, no interior de São Paulo, durante uma semana inteira, cinco cientistas vencedores do Prêmio Nobel.

Brasil desenvolve modelo de mudanças climáticas globais

Posted: 21 Feb 2013 01:59 AM PST

climaNo mundo hoje, há poucos países que lideram os avanços científicos em modelagem climática. A maioria deles – como os Estados Unidos, por exemplo – está no Hemisfério Norte. A Austrália era o único país no Hemisfério Sul que possuía essa capacidade. Após desenvolver por 30 anos modelos climáticos próprios, porém, o país abandonou seus esforços na área e optou por importar e ajudar a aprimorar um modelo do Hadley Centre for Climate Prediction and Research , da Grã-Bretanha.

Next Frontiers to Cure Cancer – Integrating Science and Patient Care

Posted: 21 Feb 2013 01:57 AM PST

Os mecanismos por trás dos tumores mais comuns entre a população brasileira serão os alvos do evento científico promovido entre 13 e 15 de junho pelo Hospital A.C.Camargo, em São Paulo, para marcar os seus 60 anos. Grandes nomes da oncologia mundial vão participar de debates sobre cirurgia, diagnóstico por imagem e molecular, tratamento e formas de rastreamento para os cânceres de mama, pulmão, colo do útero, ovário, estômago, esôfago, intestino, cabeça e pescoço, pulmão, próstata, blioblastomas e melanoma.

Laboratório da Poli-USP participa de projetos do MIT em inovação social

Posted: 21 Feb 2013 01:54 AM PST

O Laboratório de Sustentabilidade do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu em janeiro um grupo de alunos do MIT D-Lab, programa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) voltado a fomentar o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e soluções para atenderem à demanda de comunidades de baixa renda dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.

FAPESP assina acordo de cooperação científica com a Universidade Brown

Posted: 21 Feb 2013 01:52 AM PST

A FAPESP e a Universidade Brown, dos Estados Unidos, assinaram nesta terça-feira (19/02) um acordo de cooperação em pesquisa que abrangerá diversas áreas do conhecimento, com ênfase em saúde e mudanças climáticas. O documento foi assinado pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo vice-presidente para assuntos internacionais da Universidade Brown, Matthew Gutmann, e tem o objetivo de facilitar a interação entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da instituição americana.

Science as an open enterprise: open data for open science

Posted: 21 Feb 2013 01:51 AM PST

O editor-chefe da revista Nature , Philip Campbell, participa no dia 28 de fevereiro da conferência Science as an open enterprise: open data for open science, na sede da FAPESP, em São Paulo, quando falará sobre a importância de se escrever bem um artigo científico para tornar a ciência mais acessível. A conferência, que será proferida em inglês, ocorrerá entre 13h30 e 16 horas.

Debate no IEA apresenta proposta de criação de uma Rainforest Business School

Posted: 21 Feb 2013 01:48 AM PST

O Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas realiza, no dia 21 de fevereiro, das 10 às 16 horas, na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, uma mesa-redonda sobre proposta de criação de uma primeira Rainforest Business School em nível mundial.

Melhor romance em língua portuguesa receberá R$ 150 mil no Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura

Posted: 20 Feb 2013 10:40 AM PST

Uma das mais prestigiadas distinções da cena literária brasileira, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura inscreve para a oitava edição até o dia 17 de junho. O concurso é destinado ao melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2011 e 31 de maio de 2013. O vencedor do prêmio de R$ 150 mil será anunciado no dia 27 de agosto, na abertura da 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Anhanguera UNIBAN lança pós-graduação em história e cultura africana

Posted: 20 Feb 2013 10:29 AM PST

Discutir e analisar a África no atual contexto global. Este é o principal objetivo do curso de pós-graduação "História, Cultura Africana e Afrobrasileira", que a Anhanguera UNIBAN lança neste ano. Único neste formato em todo o Estado de São Paulo, o curso foi criado em virtude da nova lei de ensino da História da África (Lei 10.639/11.645, de 2003), que obriga escolas públicas e particulares da educação básica a ensinarem aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras.

Mestrado em Design na Univille

Posted: 20 Feb 2013 10:27 AM PST

univille-logoA Univille está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro para o mestrado profissional em design em Joinville (SC), reconhecido pela Capes, com área de concentração em sustentabilidade. O curso é destinado a designers e a profissionais que atuem em pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos ou serviços. Mais informações pelo site www.univille.br ou pelo telefone (47) 3461 9115.

Fisioterapia apresenta bons resultados no tratamento de artrose na Universidade Ibirapuera

Posted: 20 Feb 2013 10:25 AM PST

fisioterapiaAtividades simples, como caminhar, ou levantar do sofá podem se tornar difíceis para quem sofre de artrose, doença que causa a degeneração das articulações. As causas estão ligadas ao excesso de peso, envelhecimento e a movimentos repetitivos ou incorretos. O problema compromete a função de membros como joelhos, coluna e ombros. Uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostra que só 40% dos diagnosticados com artrose estão em tratamento nos país.

UFRB abre seleção para professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras

Posted: 20 Feb 2013 06:22 AM PST

ufrb logoA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público que estão abertas as inscrições da seleção para professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. De acordo com o Edital Nº 01/2013, é oferecida uma vaga para cada área do conhecimento, a saber: História Contemporânea, Sonorização e Teoria da História/Estágio.

Curso de Teatro da PUCPR é reconhecido pelo MEC com nota máxima

Posted: 20 Feb 2013 06:09 AM PST

O Curso de Bacharelado em Teatro da PUCPR, avaliado pelo MEC com nota máxima 5, acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria número 305 de 27 de dezembro de 2012. O documento foi publicado no Diário Oficial no dia 31 de dezembro de 2012. "Trata-se de uma grande conquista, pois a primeira turma, que se formou no início de fevereiro, graduou-se já com o Diploma devidamente reconhecido", afirma Laércio Ruffa, coordenador da Graduação.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: