terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 14 notícias)


Planeta Universitário (nesta mensagem: 14 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

From the Complex Etiology of Diseases to Translational Strategies

Posted: 19 Feb 2013 01:59 AM PST

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) promove nos dias 14 e 15 de março a conferência From the Complex Etiology of Diseases to Translational Strategies. Segundo a organização, as principais conclusões decorrentes do evento servirão para o planejamento das diretrizes de pesquisas futuras para a USP.

Companheiros artificiais não substituem os reais

Posted: 19 Feb 2013 01:50 AM PST

"De que falamos quando falamos sobre robôs?", pergunta Sherry Turkle, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), parafraseando o célebre conto What we talk about when we talk about love, de Raymond Carver (1938-1988), sobre os altos, baixos, as sutilezas e incertezas dos relacionamentos amorosos. Turkle é professora de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia e dirige um programa no MIT que pesquisa as relações do ser humano com a tecnologia.

Descoberta abre caminho para tratamento de raquitismo hereditário

Posted: 19 Feb 2013 01:48 AM PST

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em colaboração com a Universidade McGill, no Canadá, deve abrir caminho para o tratamento da forma mais comum de raquitismo hereditário – a hipofosfatemia ligada ao cromossomo X (XLH na sigla em inglês). A doença genética causa a perda descontrolada de fosfato pela urina, o que leva a problemas na mineralização dos ossos, osteomalacia (amolecimento dos ossos), deformação do esqueleto e pode resultar em baixa estatura, abscessos dentários espontâneos, fraqueza e dores musculares.

Concurso seleciona estudantes brasileiros para curso de verão em Israel

Posted: 19 Feb 2013 01:47 AM PST

O grupo Amigos do Instituto Weizmann no Brasil abriu inscrições a fim de selecionar cinco estudantes brasileiros para participar do International Summer Science Institute, do Instituto Weizmann de Ciências, em Rehovot, em Israel. O curso ocorrerá de 1º a 31 de julho e reunirá cerca de 70 estudantes que concluíram recentemente o ensino médio, provenientes de diversas partes do mundo.

Chamada FAPESP-SABESP tem inscrições até 17 de maio

Posted: 19 Feb 2013 01:45 AM PST

A FAPESP e a SABESP lançaram a segunda chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. As propostas podem ser apresentadas até o dia 17 de maio. O objetivo da chamada é selecionar e apoiar projetos de pesquisa em parceria com instituições paulistas que forneçam resultados consistentes para desafios tecnológicos que atualmente impedem ou dificultam a modernização tecnológica no setor de saneamento.

Vestibular Unicamp 2013: COMVEST divulga lista de aprovados em segunda chamada

Posted: 18 Feb 2013 03:19 PM PST

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de aprovados em segunda chamada do Vestibular Unicamp 2013, em sua página eletrônica www.comvest.unicamp.br. A lista tem 990 nomes. Todos os convocados devem fazer a matrícula dia 21 de fevereiro, nos respectivos campi, das 9 horas às 12 horas: na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba. Na Faculdade de Tecnologia, em Limeira.

UNEB divulga resultado do Vestibular 2013

Posted: 18 Feb 2013 03:17 PM PST

uneb logoA UNEB divulgou hoje (18) à noite o resultado do Vestibular 2013. Cerca de 4,3 mil candidatos foram classificados para 126 cursos presenciais distribuídos nos 24 campi da universidade, na capital e interior do estado. A matrícula dos aprovados em primeira chamada será realizada entre os dias 25 e 27, no departamento/campus do curso escolhido, no período das 8h30 às 12h ou das 13h30 às 19h.

UCL é a 1ª instituição de ensino superior do país a oferecer aula de arbitragem de vôlei chancelada pela CBV

Posted: 18 Feb 2013 12:37 PM PST

O Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), passa a oferecer na grade curricular do curso de Educação Física a formação teórica em arbitragem de voleibol de quadra. Com professores treinados pela CBV e conteúdo desenvolvido pela Universidade Coorporativa do Voleibol (UCV), a Celso Lisboa se torna a primeira instituição de ensino do Brasil a oferecer, na grade curricular, o curso chancelado pela CBV.

Curso de Pedagogia a distância da UFSCar é considerado de excelência pelo Ministério da Educação

Posted: 18 Feb 2013 12:34 PM PST

O curso de graduação em Pedagogia oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na modalidade a distância foi considerado de excelência pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o próprio MEC, foram incluídos nessa categoria os cursos que obtiveram nota máxima (5) nos índices de Conceito Preliminar do Curso (CPC), baseado na avaliação de documentos, e no Conceito de Curso (CC), definido após avaliação in loco do curso por uma comissão do Ministério.

Unoeste - Medicina aborda saúde das populações negra e indígena

Posted: 18 Feb 2013 11:55 AM PST

A partir dos determinantes sociais de saúde e com uma reflexão sobre a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2012, o curso de Medicina da Unoeste acrescenta no Plano Pedagógico conteúdo voltado à saúde da população negra e indígena de Presidente Prudente. O assunto "Relações étnico-raciais – saúde da mulher negra e indígena" será trabalhado pela professora doutora em Letras, Édima de Souza Mattos, junto aos acadêmicos do 1º ao 5º termos que integram o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp).

Programa de parceria com a Noruega tem inscrições até o dia 26 de fevereiro

Posted: 18 Feb 2013 10:59 AM PST

O programa Capes/SIU, parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o Norwegian Center for International Cooperation in Education (SIU) está com inscrições abertas até o dia 26 de fevereiro. A iniciativa selecionará até cinco projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a Noruega, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, fomentar a mobilidade acadêmica e incentivar o intercâmbio de metodologias didáticas em todas as áreas do conhecimento.

SiSU 2013 - Instituições começam a chamar integrantes da lista de espera

Posted: 18 Feb 2013 10:24 AM PST

A partir desta segunda-feira, 18, as instituições públicas de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a convocar candidatos integrantes da lista de espera para ocupar as vagas remanescentes. A partir de agora, é de responsabilidade do estudante o acompanhamento das convocações diretamente com as instituições.

PUCRS - MBA em Gestão de Projetos e em Gestão Empresarial

Posted: 18 Feb 2013 09:57 AM PST

A PUCRS, em parceria com a HSM Educação, está recebendo inscrições para os cursos de MBA em Gestão de Projetos e em Gestão Empresarial. Os encontros serão quinzenais e começam no mês de maio. As aulas de Gestão de Projetos buscam fornecer uma visão ampla de gerenciamento de projetos, por meio de conteúdos de qualidade em sintonia com os principais institutos que regulamentam a área.

Novo portal do UNISAL traz blog como nova ferramenta de relacionamento entre alunos e a instituição

Posted: 18 Feb 2013 09:56 AM PST

O ano letivo de 2013 começa com novidades aos alunos, ao público externo, a todo o corpo acadêmico e administrativo do UNISAL. O novo portal será lançado em 19 de fevereiro, todo remodelado e com a missão de aproximar o aluno ao mundo acadêmico, incentivando sua participação e interação no site, além de favorecer a navegabilidade das páginas, disponibilizando com clareza as notícias da instituição, facilitando também o acesso das informações das Unidades do UNISAL em Americana (campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora),
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: