terça-feira, 28 de agosto de 2012

Via Email: Planeta Universitário (neste mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (neste mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 28 Aug 2012 03:41 AM PDT
Flavia e Peter HiggsFlavia de Almeida Dias, estudante de doutorado do Instituto de Física Teórica da Unesp e pesquisadora no Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE), ganhou o prêmio de melhor trabalho em Física Experimental de Altas Energias apresentado na 69th Scottish Universities Summer School in Physics, na Escócia.


Posted: 28 Aug 2012 12:40 AM PDT
unib-logoA Universidade Ibirapuera – UNIB abre inscrições para Vestibular Primeiro Semestre de 2013 para provas tradicionais e agendadas de seus 22 cursos de graduação tradicional e tecnológica nas áreas de Educação, Saúde, Negócios e Tecnologia. As provas tradicionais acontecem aos sábados, às 14h. As agendadas podem ser feitas às terças e quintas-feiras.


Posted: 28 Aug 2012 12:31 AM PDT
ufpa-logoEm 2012, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), a mais antiga da região norte, completa 110 anos e para celebrar este marco o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) realiza no período de 29 a 31 de agosto, no Auditório Prof. José Vicente Miranda Filho, a abertura das comemorações alusivas aos 110 Anos da Faculdade de Direito no Pará.


Posted: 28 Aug 2012 12:27 AM PDT
Com o objetivo de aproveitar o gosto natural dos jovens pelas competições e estimular um aprendizado menos burocrático, a Univates promove a 15ª edição da Olimpíada Matemática, que recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 3. A prova está programada para o dia 19 de setembro, das 14h às 17h. Podem participar alunos de 4ª a 8ª séries (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e de 1ª a 4ª série do Ensino Médio de escolas da região, desde que estejam cadastradas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática 2012.


Posted: 28 Aug 2012 12:26 AM PDT
O sistema de cotas da Universidade Federal do Pará passará a contemplar, a partir do Processo Seletivo 2013, as comunidades quilombolas, com acréscimo de duas vagas para cada curso de graduação. A decisão foi aprovada nesta segunda-feira (27), em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA), o qual também mantém a reserva de, no mínimo, 50% das vagas aos estudantes egressos da escola pública, além das cotas para negros, a criação de vagas para pessoas com deficiência e para povos indígenas.


Posted: 28 Aug 2012 12:22 AM PDT
Fernando LandgrafFernando José Gomes Landgraf, engenheiro metalurgista e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é o novo presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Landgraf assimiu o cargo nesta segunda-feira (27/08), sucedendo João Fernando Gomes de Oliveira, engenheiro mecânico e professor da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), que estava à frente do instituto desde janeiro de 2008.


Posted: 28 Aug 2012 12:19 AM PDT
Uma aula aberta da disciplina História dos Museus e da Museologia está agendada para 30 de agosto, às 14 horas. A aula será ministrada pela professora Maria Margaret Lopes, diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), sediado no Rio de Janeiro. E deverá ocorrer no Auditório do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP).


Posted: 28 Aug 2012 12:11 AM PDT
A Unesp está com inscrições abertas para o concurso que selecionará um profissional para uma vaga de professor assistente, com titulação mínima de doutor, na área de Geologia e Paleontologia, no conjunto de disciplinas "Geologia", "Evolução do Atlântico Sul" e "Paleo-Oceanografia", da Câmpus do Litoral Paulista, em São Vicente, SP.


Posted: 28 Aug 2012 12:08 AM PDT
Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP) resultou na descrição de nove espécies novas de briozoários do gênero Bugula no litoral brasileiro. Os briozoários são animais invertebrados majoritariamente marinhos que vivem em colônias, presos ao substrato. O estudo que descreve as espécies – encontradas nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – foi publicado na revista PLoS One.


Posted: 28 Aug 2012 12:06 AM PDT
premio viva leituraA Fundação Biblioteca Nacional lançou a sétima edição do Prêmio Vivaleitura. Em 2012, a iniciativa oferecerá R$ 540 mil em dinheiro a instituições comprometidas com o fomento à mediação da leitura em todo o território nacional e a valorização do hábito de ler na conquista da cidadania plena. O prêmio tem inscrições abertas até 1º de novembro. O Vivaleitura é dividido em três categorias.


Posted: 28 Aug 2012 12:01 AM PDT
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Universitário Aberje/PUA, realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a Agência de Comunicações ECA Jr, da Escola de Comunbcações e Artes (ECA) da USP. Trata-se de uma competição nacional onde os estudantes de graduação, inscritos em equipes, terão que encontrar soluções para uma situação-problema da área de comunicação de uma grande empresa.


Posted: 28 Aug 2012 12:00 AM PDT
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP abriu no dia 22 de agosto seu primeiro curso a distância, que inicia-se oficialmente em setembro, sendo concluído em agosto de 2013. O Curso de Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde – SUS é fruto de um parceria entre a FSP e o Hospital Sírio-Libanês, no contexto de um convênio com o Ministério da Saúde e coparticipação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)


Posted: 27 Aug 2012 08:50 AM PDT
Valdeci Pereira Mariano de Souza, professor do Departamento de Física do Instituto de Geociências Exatas (IGCE) da Unesp, Câmpus de Rio Claro, publicou artigo "Multiferroicity in an organic charge-transfer salt that is suggestive of electric-dipole-driven magnetism", na conceituada revista Nature Materials. Mariano de Souza explica que o estudo das propriedades elétricas, magnéticas e termodinâmicas de sistemas eletrônicos fortemente correlacionados constitui atualmente um dos tópicos de maior interesse dentro da Física da Matéria Condensada.


Posted: 27 Aug 2012 08:34 AM PDT
human-rightsSerá realizada nesta terça-feira (28/08), às 17 horas, a cerimônia de lançamento do Observatório de Direitos Humanos, núcleo da Universidade Federal do Paraná com apoio do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Sediado no Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, o núcleo terá como objetivo relacionar situações envolvendo violação de Direitos Humanos sob os mais diversos aspectos, iniciando a pesquisa com o período da ditadura militar no país.


Posted: 27 Aug 2012 07:40 AM PDT
Já pensou em testar seus conhecimentos e saber se realmente está preparado para o vestibular? A partir desta segunda-feira, 27 de agosto, a PUCRS recebe inscrições para o seu Vestibular Simulado, que ocorrerá no dia 27 de setembro, às 18h30min, durante a Feira das Profissões 2012. Além de possibilitar a vivência prática de uma prova, o Simulado garante aos participantes o desconto de 50% na taxa de inscrição do Vestibular de Verão 2013, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro.


Posted: 27 Aug 2012 07:09 AM PDT
canevacci massimo"Aprender a descongelar-se" foi uma das mensagens que o pesquisador e antropólogo Massimo Canevacci deixou aos alunos e professores dos cursos de Pós-graduação em Ciências Sociais, Comunicação Social e Geografia, que participaram, na sexta-feira, 24, da aula inaugural com o tema Metrópole Comunicacional: polifonias dissonantes, fetichismos visuais, sujeitos oblíquos.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: