sexta-feira, 4 de maio de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 04 May 2012 03:15 AM PDT
faperj logoAo divulgar, nesta quinta-feira, 3 de maio, o resultado de mais cinco editais, a Fundação anuncia seu apoio a 262 novos projetos, contemplados nos programas Apoio ao Estudo de Doenças Negligenciadas e Reemergentes – 2012; Apoio à Pesquisa Clínica em Hospitais Universitários - 2012; Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional - 2012;


Posted: 04 May 2012 02:57 AM PDT
A Universidade de Brasília receberá oito bolsas para estudantes de graduação e pesquisadores através do Programa Bolsas Ibero-americanas Santander Universidades e as inscrições vão até 13 de maio. Saiba mais aqui. A oferta é para intercâmbio no Uruguai durante o 2º semestre desse ano. Assim, como na edição de 2011, o banco reservou cinco oportunidades para alunos de graduação, no valor de R$ 3 mil, e três bolsas direcionadas para docentes e cientistas, que somam R$ 5 mil. Os estudantes que comprovarem baixa renda terão prioridade.


Posted: 04 May 2012 02:56 AM PDT
O novo navio oceanográfico brasileiro, Alpha Crucis, já está em águas brasileiras. A embarcação, que partiu de Seattle (Estados Unidos) no dia 30 de março, tem chegada prevista para a próxima semana no porto de Santos (SP). Comprado pela FAPESP para a Universidade de São Paulo (USP), que também ficará responsável pela manutenção e gestão da embarcação, o navio irá substituir o Professor W. Besnard, utilizado entre 1967 e 2008, quando sofreu um incêndio e ficou sem condições operacionais de pesquisa.


Posted: 04 May 2012 02:54 AM PDT
A FAPESP e a University of Southern California (USC) lançaram chamada de propostas para apoiar projetos que envolvam o intercâmbio de pesquisadores de acordo com o acordo de cooperação mantido pelas instituições. A chamada está aberta a pesquisadores vinculados à University of Southern California e, pelo lado da FAPESP, ligados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo que sejam pesquisadores principais de Auxílios à Pesquisa Regular ou Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid).


Posted: 04 May 2012 02:51 AM PDT
mediciA Unesp de Rio Claro recebe até o dia 31 de maio inscrições para uma bolsa de pós-doutorado em engenharia sanitária. A oportunidade é oferecida por meio de uma parceria entre a Unesp, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o UCL (University College of London).


Posted: 04 May 2012 02:48 AM PDT
unesp-logoA Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e a Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançarão, no dia 9 de maio, 44 novos livros virtuais gratuitos integrantes do selo Cultura Acadêmica e da Coleção Propg Digital, que oferece obras inéditas para download. A coleção teve sua primeira fase em 2010, quando foram lançadas 44 obras. Em 2011, foram publicados mais 50 novos títulos. A meta do projeto é publicar mil títulos até 2020.


Posted: 04 May 2012 02:46 AM PDT
Um consórcio de instituições iniciou o Projeto Genoma Onça-Pintada, que visa ao sequenciamento completo do material genético da espécie Panthera onca, incluindo caracterização integrada de diversos tipos de informação molecular. O consórcio é integrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais,


Posted: 04 May 2012 02:45 AM PDT
A Universidade de Brasília recebeu nesta quinta-feira, 3 de maio, o relatório de avaliação do Ministério da Educação (MEC) sobre dois cursos de graduação: Geologia com nota 5 e Ciência Política com nota 3. O curso de Geologia recebeu a qualificação máxima que qualquer curso pode obter dentro do Conceito Preliminar de Curso do MEC – que soma avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), da própria universidade e verificação in loco, para os casos em que os cursos nunca tenham sido avaliados ou tenham rendimento abaixo de 3.


Posted: 03 May 2012 02:57 PM PDT
O ministro Aloizio Mercadante comemorou, nesta quinta-feira, 3, o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu, por sete votos a um, pela constitucionalidade do Programa Universidade para Todos (ProUni). "A decisão do Supremo é muito importante porque confirma a condução da política de inclusão social no ensino superior", declarou. O ministro lembrou ainda a decisão da última semana que considerou constitucional a adoção de cotas para estudantes negros em universidades públicas. "Ao analisar a política de cotas e o Prouni, o Supremo consolida juridicamente as políticas do Ministério da Educação", afirmou.


Posted: 03 May 2012 02:25 PM PDT
Explorar a relação entre duas áreas científicas inovadoras no Brasil é a proposta do 1º Seminário de Turismo e Paleontologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O evento promovido pelo Grupo PET/Turismo da FURG, Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello e Ecomuseu da praia do Hermenegildo será realizado no Auditório do Curso de Turismo Binacional da FURG em Santa Vitória do Palmar (Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 – Antiga escola Agrícola) no dia 17 de maio. A abertura do evento está prevista para às 14h.


Posted: 03 May 2012 01:33 PM PDT
cosmeticsO curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética da Unifran foi avaliado pela comissão do MEC (Ministério da Educação), e com grande êxito obteve a média 5, ou seja, o valor máximo na escala de 1 a 5. Especialistas de diferentes Estados puderam constatar in loco a qualidade do curso oferecido, tendo avaliado mais de 35 indicadores, distribuídos nas dimensões: corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico.


Posted: 03 May 2012 12:57 PM PDT
Discutir políticas públicas voltadas para a inclusão das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino, aprendizagem e formação de professores de matemática através de pesquisas e ações educacionais. Este é o objetivo do 1º Fórum de Educação Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), que acontece na ULBRA Canoas nesta sexta e sábado (04 e 05.05).


Posted: 03 May 2012 12:54 PM PDT
O professor Geraldo Chavarria, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF), é um dos autores do livro Advances in Selected Plant Physiology Aspects, que será publicado na Itália e na Croácia. Juntamente com o pesquisador Henrique Pessoa dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho, Chavarria escreveu o capítulo Plant Water Relations: Absorption, Transport and Control Mechanisms.


Posted: 03 May 2012 12:52 PM PDT
Conceito, é o nome do novo colégio da Fundação Unisul, que foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (3/5). O chefe de gabinete da reitoria, professor William Máximo, e a diretora do campus Tubarão da Unisul, professora Milene Pacheco Kindermann, visitaram as salas de aula, uma a uma, para apresentar aos alunos a camiseta promocional com a logomarca do colégio Conceito.


Posted: 03 May 2012 11:23 AM PDT
A Universidade de São Paulo começa a implantar, a partir desta quarta-feira (2), o Projeto USP Digital. O objetivo é buscar a eficiência das rotinas administrativas por meio da digitalização dos processos, diminuindo a circulação de papéis. O primeiro passo da iniciativa que começa a entrar em vigor hoje é a senha única para os sistemas corporativos da universidade, que serão acessados pelo site https://uspdigital.usp.br.


Posted: 03 May 2012 11:14 AM PDT
John ElliottO professor doutor John Elliott, da Universidade de East Anglia, na cidade britânica de Norwich, no Reino Unido, virá pela primeira vez ao Brasil para ministrar palestras em três universidades: na UCP, na Puc-Rio e na Unicamp. Seu primeiro encontro será no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, na próxima quarta-feira (9/05).


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: