segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Vídeo: militantes do Levante Popular da Juventude escracharam a sede das organizações Globo, na cidade do Rio de Janeiro


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 01 Sep 2013 05:11 PM PDT


Partido da Imprensa assume que é Golpista, mas não diz por que

Posted: 01 Sep 2013 05:10 PM PDT


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
 
"Desde que o deputado federal pelo PT de Pernambuco Fernando Ferro cunhou a sigla PIG (Partido da Imprensa Golpista) e o jornalista Paulo Henrique Amorim a popularizou – atraindo, assim, o ódio de barões da mídia que, por isso, até hoje tentam destruí-lo -, os veículos que deram causa a esse epíteto aposto ao seu caráter político-partidário, rejeitam-no.

A oposição que Globo, Folha de São Paulo, Estadão e Editora Abril (as cabeças da hidra midiática) sempre fizeram à sigla PIG, porém, nunca se soube se deriva de rejeição à premissa sobre seu caráter partidário ou sobre seu caráter golpista, mas agora se sabe: o PIG não quer ser chamado de PIG por achar – ou por querer vender – que se regenerou e não é mais golpista.

É isso o que se depreende do rumoroso editorial do jornal O Globo que confessa que, sim, "A verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura".
O editorial, aliás, principia tocando na causa do recente surto de honestidade do império empresarial da família Marinho ao reconhecer que errou ao apoiar o golpe militar de 1964 e, ao longo das duas décadas seguintes, a ditadura que aquele golpe gerou. Já no primeiro parágrafo (abaixo), mostra que os protestos de que a Globo tem sido alvo guardam relação com esse surto."
Artigo Completo, ::AQUI::

Vídeo: militantes do Levante Popular da Juventude escracharam a sede das organizações Globo, na cidade do Rio de Janeiro

Posted: 01 Sep 2013 05:02 PM PDT

Não há inocentes na imprensa

Posted: 01 Sep 2013 04:37 PM PDT


Luciano Martins Costa, Observatório daImprensa

"A leitura de jornais já foi no Brasil, em tempos não muito distantes, uma das mais gratificantes atividades para os espíritos curiosos. Abrir um diário era como escancarar uma janela para o mundo. Apesar de encontrar interpretações da realidade com as quais eventualmente não concordasse, o leitor ou leitora tinha a convicção de que, mesmo as parcialidades que lhe impunha a imprensa, buscavam sua legitimação num esforço de objetividade. Assim, o conservadorismo do Estado de S. Paulo e a ligeireza do Globo podiam ser comparados à afoiteza impertinente da Folha de S. Paulo e à austera obsessão do Jornal do Brasil pela acuidade, e podia-se perceber o valor simbólico de seus conteúdos.

Uma das razões para essa percepção era a presença, nas redações, de profissionais qualificados com o que existe de essencial no jornalismo: a humilde curiosidade pelo que há de vir.
Mais informações »

Como interpretar a confissão da Globo?

Posted: 01 Sep 2013 04:09 PM PDT


O JN é filho do golpe

"Admitir que foi errado apoiar o golpe foi provavelmente uma ação de marketing — destinada ao fracasso.


Se a Globo confessar todos os pecados, o confessionário ficará ocupado por muitos anos.

Mas é de uma confissão específica que vamos tratar: o apoio ao golpe de 1964. A confissão, expressa numa nota publicada ontem, teve ampla repercussão, como era de esperar.

A questão mais intrigante, para mim, é: o que a Globo pretendeu com isso? A única hipótese lógica que encontro é que ela quis fazer uma ação de marketing que limpe uma marca – ela própria – que, como os protestos de agora mais uma vez mostraram, sofre uma colossal rejeição dos brasileiros.
São remotas, remotíssimas na verdade, as chances de que isso melhore o drama da má reputação da Globo.
Mais informações »

"Ombud" da Folha diz "ai, ai, ai" para mentira do jornal

Posted: 01 Sep 2013 09:05 AM PDT



Fernando Brito, Tijolaço 

"A jornalista Suzana Singer, ombudswoman da Folha, critica neste domingo a matéria de pura propaganda do jornal ao anunciar em manchete, sexta-feira,  que "Prefeitos demitirão médicos locais para receber os de Dilma".

Ela reconhece que "embora uma das regras básicas da Folha seja sempre ouvir o outro lado, o Ministério da Saúde não foi procurado e que se a reportagem tivesse ouvido antes o Ministério da Saúde, o jornal teria registrado que há um cadastro on-line que permite ao governo "monitorar mudanças de equipe e punir os municípios que fizerem trocas".

Mais, D. Suzana: teria sabido que o convênio que as prefeituras assinaram proíbe clara e expressamente que isso aconteça, sob pena de anulação.

Ela diz que a chefia justificou-se por não ouvir o Ministério porque o "outro lado" seriam os prefeitos. Os médicos são "da Dilma" para a manchete, mas para a apuração do jornal são "do prefeito do interior".
Artigo Completo, ::AQUI::

Globo: o odor da saturação

Posted: 01 Sep 2013 07:58 AM PDT


Saul Leblon, Carta Maior

Não se sabe ainda se há relação de causalidade entre uma coisa e outra.

"O fato é que manifestantes do Levante Popular guarneceram a sede da Globo em SP, neste sábado (31), com fezes. A retribuição, em espécie, dizem os integrantes do protesto, remete ao conteúdo despejado diuturnamente pela emissora nos corações e mentes da cidadania brasileira.

Apenas algumas horas depois, uma nota postada no site do jornal 'O Globo' manifestava o arrependimento da corporação pelo editorial de 2 de abril de 1964, de apoio ao golpe que derrubou Jango e instalou, por 21 anos, uma ditadura militar no país (Leia os dois textos ao final desta nota).

Se a matéria-prima do protesto motivou a purgação é imponderável.

Mas por certo a recíproca é verdadeira.

O fecalismo voador de que foi alvo o edifício-sede das Organizações Globo na capital paulista é decorrência da ação coesa, contínua, não raro beligerante, que o maior grupo de mídia do país tem dispensado contra ideais e forças progressistas do país.

A nota deste sábado é histórica.
Mais informações »

Serra deve anunciar entrada no PPS até quinta

Posted: 01 Sep 2013 06:30 AM PDT


"Essa é a expectativa do presidente nacional da legenda, Roberto Freire, que pretende fazer o anúncio numa reunião do partido em Vitória (ES)


Até a próxima quinta-feira, José Serra deverá ter feito as malas do PSDB, para concorrer à presidência pelo PPS. É o que informa Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense:

Serra e o PPS
O deputado Roberto Freire (SP) convocou a executiva do PPS para uma reunião na próxima quinta-feira em Vitória, cujo prefeito, Luciano Rezende, é uma estrela em ascensão na legenda. Espera que até lá o ex-governador José Serra deixe o PSDB e anuncie seu ingresso no partido para ser candidato a presidente da República."
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: