quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: A filantropia farisaica do Criança Esperança


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 04 Sep 2013 05:49 PM PDT


O "arrependimento" global

Posted: 04 Sep 2013 05:46 PM PDT


Eliakim Araujo, Direto da Redação

"Tenho dito aqui, com frequência, que o império global está  reescrevendo a história recente do Brasil sob sua ótica, objetivando, evidentemente,  tentar limpar sua barra perante a opinião pública. A última dos Marinho é esse falso arrependimento pelo editorial  que antecedeu o golpe de abril de 64 e seu "equivocado apoio à ditadura militar".

Os vários projetos de "memória" criados pelas várias mídias que compõem o conglomerado Globo, ao lado de mostrar o lado colorido dos acontecimentos, têm na realidade o objetivo de transformar em verdades absolutas os muitos pecados cometidos, especialmente no que se refere à alienação da opinião pública. 

Projetos de memória, para ter algum valor histórico, precisam buscar o contraditório, se não vira samba de uma nota só ou do pensamento único. O império do Jardim Botânico consegue fazer a cabeça dos noveleiros, mas não das camadas mais politizadas da população.  Os manifestantes deixaram isso muito claro no mês de junho passado quando incluíram em seus protestos o velho refrão (tem mais de 20 anos, é do tempo do Brizola)   "o povo não é bobo...."  e outros mais recentes surgidos da criatividade do brasileiro. As gerações mudam, mas o papel do grupo Globo durante o período de escuridão que o país viveu não é esquecido."
Artigo Completo, ::AQUI::

O Cairo, Damasco, e a hipocrisia Norte-americana

Posted: 04 Sep 2013 05:41 PM PDT


Mauro Santayana, Blog: MauroSantayana

"John Kerry anunciou esta semana, na Casa Branca, que os Estados Unidos têm "provas irrefutáveis" do uso de armas químicas pelo Governo Sírio. Traços de gás Sarin teriam sido encontrados no sangue e nos cabelos de voluntários que participaram do resgate de civis atingidos logo após um suposto ataque do governo contra rebeldes no dia 21 de um agosto.

Já vimos esse filme.  O uso de armas de destruição em massa pelo governo de Saddam Hussein também foi apresentado de forma inconteste e irrefutável pelo governo norte-americano.

Em nome dessa "certeza", o Iraque foi bombardeado e invadido, suas defesas foram destruídas por corajosos jogadores de vídeo-game instalados a bordo de aviões e porta-aviões, sem um único combate corpo a corpo, e morreram milhares de crianças e civis iraquianos.
Mais informações »

O editorial de O Globo e a caixa preta da relação da mídia com a ditadura

Posted: 04 Sep 2013 05:26 PM PDT

"A participação da mídia brasileira no golpe de 64 e na ditadura é um episódio que ainda está para ser plenamente contado. Muitos dos compromissos que levaram uma parte importante da imprensa brasileira a se aliar com setores golpistas e autoritários permanecem presentes e se manifestam em outros debates da vida nacional.

Marco Aurélio Weissheimer, Carta Maior

O jornal O Globo publicou editorial, dia 31 de agosto, admitindo que "o apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro", ou um "equívoco" como também diz o texto. A decisão de tornar pública essa avaliação, diz ainda o editorial. "vem de discussões internas de anos, em que as Organizações Globo concluíram que, à luz da história, o apoio se constituiu um equívoco".

Quase 50 anos depois do golpe civil-militar que derrubou o governo constitucional de João Goulart, as organizações Globo vêm a público falar desse "equívoco", lembrando que outros grandes jornais do país também aderiram ao movimento golpista (cita o Estado de São Paulo, a Folha de São Paulo, o Jornal do Brasil e o Correio do Brasil, "apenas para citar alguns") e admitindo que as vozes recentes das ruas afirmando que "a Globo apoiou a ditadura" são inquestionáveis.

Mas o que poderia parecer uma autocrítica acaba descambando ao longo do texto do editorial para um exercício cínico de justificação da decisão tomada em 1964 e de ocultamento dos benefícios que a empresa teve por seu apoio aos golpistas. O texto cita um editorial assinado por Roberto Marinho em 1984, que "ressaltava a atitude de Geisel em 13 de outubro de 1978, que extinguiu todos os atos institucionais, o principal deles o AI5, reestabeleceu o habeas corpus e a magistratura (...)".
Mais informações »

A filantropia farisaica do Criança Esperança

Posted: 04 Sep 2013 05:20 PM PDT


Os apresentadores da edição de 2013 do programa


"O texto abaixo é republicado porque a nova edição do Criança Esperança torna oportuno que se rediscuta o tema.

Imposto é um dos temas mais quentes do mundo moderno, e o Diário tem coberto o assunto intensamente.

Nos Estados Unidos, por exemplo. Barack Obama usou isso como uma arma para atacar seu adversário republicano Mitt Romney. Romney é um homem rico, mas tem pagado bem menos imposto, proporcionalmente, do que um assalariado comum.

Obama o desafiou a publicar o quanto ele pagou nos últimos cinco anos. Se ele fizesse isso, Obama jurou que não tocava mais no assunto. Romney não fez, e se estrepou nas eleições.

No mundo, agora. Um levantamento de um instituto independente chamado TJN mostrou, em 2012, que mais de 30 trilhões de dólares estão escondidos em paraísos fiscais, longe de tributação. Se aquela cifra descomunal fosse declarada, ela geraria impostos de mais de 3 trilhões, considerada uma taxa (modesta) de 10%.
Mais informações »

Prefeito tucano: "Mais Médicos é de tirar chapéu"

Posted: 04 Sep 2013 04:49 PM PDT


"O Mais Médicos é de tirar o chapéu, independente de política partidária", declarou ao 247 o prefeito de Camaragibe (PE), Jorge Alexandre, que integra os quadros do PSDB; município com 143 mil habitantes, sendo 70% considerados de baixa renda, foi destaque em matéria do jornal Folha de S.Paulo sobre desistência de médicos no programa; em Camaragibe, apenas um dos quatro médicos entregou o cargo e cidade espera receber outros dois profissionais; "O programa é bom, vem para ajudar a população carente, ajudar quem realmente precisa de atendimento à saúde e não tem", avalia o prefeito


"O Mais Médicos é de tirar o chapéu, independente de politica partidária". A afirmação é do prefeito de Camaragibe (PE), Jorge Alexandre, que integra os quadros do PSDB, maior partido de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. Camaragibe, município com 143 mil habitantes e localizado na Região Metropolitana do Recife, foi destaque em uma matéria do jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira 4 sobre a desistência de alguns profissionais em continuar no programa.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 04 Sep 2013 09:32 AM PDT


Jânio de Freitas: que o Brasil não se curve, como fazia antes

Posted: 04 Sep 2013 09:31 AM PDT


"Do mestre em dignidade jornalística Jânio de Freitas, ontem, na Folha de S. Paulo, sobre a reação brasileira às denúncias de espionagem norte-americana sobre a Presidenta Dilma Roussef.

Fernando Brito, Tijolaço

A força dos interesses

Por Jânio de Freitas

Na estreita margem de reação ao seu alcance, a mais (ou única) eficaz resposta do governo brasileiro ao dos Estados Unidos é pôr em suspenso a visita da presidente Dilma Rousseff a Barack Obama, marcada para o próximo mês. E confirmá-la ou sustá-la a depender do que o governo americano faça com a exigência de explicação escrita que lhe fez ontem o governo brasileiro, sobre a violação das comunicações oficiais e pessoais até da presidente brasileira.

Assuntos importantes podem haver, mas não assuntos graves para negociações de Dilma e Obama. A visita foi prevista, portanto, sobretudo como um gesto amistoso. Mas ser amistoso em retribuição a atos inamistosos é, no mínimo, subserviência. O que não parece próprio de Dilma Rousseff e, de uns poucos anos para cá, deixou de ser a atitude brasileira com os Estados Unidos.
Mais informações »

Aumenta demanda por cartões de crédito, aponta Serasa Experian

Posted: 04 Sep 2013 09:07 AM PDT

Flávia Albuquerque, Agência Brasil

"Um estudo feito pela Serasa Experian mostrou que adultos com idade média de 30 anos e renda mensal média de R$ 1.428 correspondem a 16% das pessoas que impulsionaram o aumento da demanda por cartões de crédito no país em 2013. No ano passado, esse percentual correspondia a 12%. O estudo apresentado hoje (4) no Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, na capital paulista, avaliou os perfis dos solicitantes de cartões de crédito.

De acordo com os dados, o grupo que ocupa a primeira posição (26%) são adultos entre 20 e 30 anos com baixa renda e empregos que exijam pouca qualificação ou mesmo informais. Os números também revelam um crescimento de adesões e participações da classe E, que passaram de 6,2%, em 2009, para 16,8% em 2013. A pesquisa analisou informações de 1 milhão de cadastros de Pessoa Física (CPFs) e comparou os primeiros trimestres dos anos 2009 até 2013.

Os números obtidos mostram que a inadimplência nos primeiros quatro meses após a aquisição do cartão de crédito caiu 14% este ano e o número de inadimplentes ficou em 3,8%. Segundo o estudo, em 2011, 3,2% dos novos consumidores ficaram inadimplentes e em 2012, 4,4%.

O estudo revelou ainda que entre os solicitantes de cartões de crédito, 78% procuram mais de uma instituição, o que pode levar o consumidor sem planejamento financeiro ao superendividamento e inadimplência futuros. "Estes cidadãos começam a lidar com crédito justamente numa modalidade em que os juros são altos. Assim, o risco de terem uma primeira experiência frustrante de crédito não é desprezível", analisou o presidente da Serasa, Ricardo Loureiro."

FHC tenta enquadrar Serra

Posted: 04 Sep 2013 08:48 AM PDT


Altamiro Borges, Blog do Miro

"Pelo jeito, o PSDB já desistiu de contar com o apoio do paulista José Serra ao mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. Nesta semana, o ex-presidente FHC, "guru" da sigla em crise, deu um pito no ex-governador de São Paulo, numa última tentativa de enquadrá-lo. Em entrevista à rádio JC News, de Pernambuco, ele afirmou que a ambição de José Serra é inviável dentro ou fora do PSDB e cobrou "realismo" do eterno candidato - que já foi derrotado em duas eleições presidenciais.    

"O Serra tinha que ficar dentro PSDB, leal, tratando de ver qual é a chance que o partido tem. Se o candidato for o senador Aécio, apoiando o senador Aécio. Se fizer uma aliança com Eduardo [Campos], apoiando a dupla", cobrou FHC. Para ele, "José Serra tem que ter o realismo de ver qual a oportunidade que ele tem, e não só no PSDB, mas fora. Sair do PSDB é uma perda para o PSDB e também para ele. E não vejo que haja, com realismo, espaço político em outro partido que permita uma candidatura presidencial".

Segundo matéria da Folha tucana, o PSDB se reúne nesta quinta-feira (4) para "discutir cenários a partir da migração de Serra". O mais provável é que o ex-governador paulista anuncie em breve a sua saída da legenda que ajudou a fundar e o ingresso no PPS, do servil Roberto Freire. Há ainda a hipótese de que ele fique no ninho tucano, mas que boicote a campanha de Aécio Neves - como já fez contra Geraldo Alckmin quando este foi candidato à prefeitura da capital paulista. Os próximos dias prometem fortes emoções na principal legenda da oposição de direita no país."

Ato contra propinoduto pede punição a corruptos

Posted: 04 Sep 2013 08:40 AM PDT



"Com placas contra Geraldo Alckmin e ex-governadores tucanos de São Paulo, movimentos sociais, organizações da juventude, trabalhadores e usuários do transporte público pedem punição contra os empresários e políticos envolvidos no esquema de cartel e propina no Metrô e trens no Estado; passeata começou às 10h na Marginal Tietê e seguiu em direção às empresas Siemens e Alstom, na Lapa, envolvidas nas denúncias; "Queremos que se apurem os indícios de irregularidades que ligam transnacionais a políticos", diz ativista; PM estima 500 pessoas nas ruas, organizadores divulgam três mil

Brasil 247 / Agência Brasil

Revoltados com as denúncias de corrupção em obras do Metrô e trens nos governos do PSDB em São Paulo, manifestantes iniciaram uma passeata por volta de 10h nesta quarta-feira 3, na Marginal Tietê, interditando duas pistas no sentido Ayrton Senna, altura da Ponte Atílio Fontana. O protesto segue agora em direção às unidades das empresas Siemens e Alstom, no bairro da Lapa, na zona oeste. As duas companhias estão envolvidas no esquema de cartel e propina.
Mais informações »

A guerra que pode matar uma nação

Posted: 04 Sep 2013 07:43 AM PDT


Saul Leblon, Carta Maior / Blog das Frases

"Variáveis macroeconômicas são ingredientes à espera de um projeto de Nação.

Quem decide a receita do desenvolvimento e da sociedade é a luta política.

Uma arma crucial do embate é a formação das expectativas.

No Brasil hoje, são elas que podem mover ou travar a engrenagem decisiva do investimento na esfera industrial e na infraestrutura.

Num caso, o país retoma o crescimento ancorado em bases consistentes.

No outro, o pessimismo estreita o horizonte do futuro e afoga a Nação na liquidez rentista. A espiral descendente do emprego e do consumo cuida do resto, conflagrando a inquietação social.

É a disjuntiva dos dias que correm.
Mais informações »

Clube militar critica "covardia" do Globo

Posted: 04 Sep 2013 06:07 AM PDT


"Clube rebate editorial do "O Globo", no qual o jornal tenta justificar apoio dado ao golpe militar de 1964; "pressionado pelo poder político e econômico do governo, sob a constante ameaça do "controle social da mídia" – no jargão politicamente correto que encobre as diversas tentativas petistas de censurar a imprensa – o periódico sucumbiu e renega, hoje, o que defendeu ardorosamente ontem. Alega, assim, que sua posição naqueles dias difíceis foi resultado de um equívoco da redação, talvez desorientada pela rapidez dos acontecimentos e pela variedade de versões que corriam sobre a situação do país"


O Clube Militar publicou em seu site nesta terça-feira (3) uma posição crítica ao editorial do jornal O Globo que reconheceu como "equívoco" o apoio ao golpe militar de 1964. Intitulado "Equívoco, uma ova", o texto do clube diz que o jornal adota uma "mudança de posição drástica" e pratica uma dupla mentira ao se desculpar pelo apoio. " Trata-se de revisionismo, adesismo e covardia do último grande jornal carioca", critica.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: