quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fwd: Planeta Universitário: Pesquisa aponta que brasileiros estão bebendo com mais frequência


Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Pesquisa aponta que brasileiros estão bebendo com mais frequência

Posted: 11 Apr 2013 12:57 AM PDT

alcolistaMetade da população brasileira é abstêmia. Na outra metade consumidora de álcool, no entanto, aumentou 20% o número de pessoas que bebe de forma frequente (uma vez por semana ou mais) nos últimos seis anos. Se considerada apenas a população feminina, mais suscetível aos efeitos nocivos do álcool, o aumento foi de 34,5%.

Pós‐doutoramento no Instituto de Psicologia da USP

Posted: 11 Apr 2013 12:46 AM PDT

O Laboratório de Psicofisiologia Sensorial do Instituto de Psicologia (www.ip.usp.br) da Universidade de São Paulo oferece vaga de pós‐doutor para estudar comunicação celular no sistema nervoso central por meio de técnicas eletrofisiológicas. O foco de pesquisa é a comunicação sináptica entre fotorreceptores e células bipolares retinianas em diferentes estados de adaptação.

Conae - Encontro aprova documento que orientará eventos preparatórios

Posted: 10 Apr 2013 11:44 PM PDT

A plenária do Fórum Nacional de Educação (FNE) reuniu-se nesta quarta-feira, 10, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, para discutir a organização da Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro aprovou a publicação do documento Cenário da Educação Nacional, que servirá de apoio aos debates em todas as conferências preparatórias, municipais e intermunicipais.

Brasileiros buscam mais pós-gradução nos EUA

Posted: 10 Apr 2013 11:41 PM PDT

A procura por cursos de pós-graduação nos Estados Unidos por estudantes de outros países aumentou apenas 1% em 2013. Nos anos anteriores, o crescimento foi muito superior: 9% em 2012 e 11% em 2011. De acordo com o Council of Graduate Schools (CGS), o principal motivo da queda foi o menor número de submissões de propostas por parte de estudantes chineses. Apesar disso, o relatório destaca o aumento na procura por parte de estudantes de dois países: Brasil e Índia.

8º Encontro de Engenharia de Materiais do Mackenzie

Posted: 10 Apr 2013 11:38 PM PDT

A Universidade Presbiteriana Mackenzie realizará, de 23 a 26 de abril de 2013, seu 8º Encontro de Engenharia de Materiais, que terá como tema central "Materiais e aplicações do futuro: nanotecnologia e grafeno". O evento do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem o objetivo de trazer para a graduação o cotidiano da ciência e a prática industrial por meio da apresentação de trabalhos de pesquisa e palestras de convidados da academia e da indústria.

Laser World of Photonics

Posted: 10 Apr 2013 11:36 PM PDT

laserA 40ª edição da Laser World of Photonics, tradicional congresso e feira para componentes, sistemas e utilização da tecnologia óptica, será realizada em Munique, Alemanha, de 13 a 16 de maio de 2013. No congresso serão discutidos temas como "Laser e Optoeletrônica", "Biofotônica e Técnica Médica", "Informação e Comunicação Óptica", "Óptica/Tecnologia de Fabricação de Óptica" e "Sensores de Medição e Ensaio/Sistemas Ópticos de Medição".

Deputados fazem lançamento da Conferência Nacional da Educação

Posted: 10 Apr 2013 11:34 PM PDT

O lançamento da Conferência Nacional da Educação (Conae) 2014 foi realizado nesta quarta-feira, 10, para parlamentares da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou do ato simbólico. Ele leu a declaração solene dando início oficial aos trabalhos. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) coordenou o ato de lançamento na Câmara da segunda edição da Conae.

Bolsistas da Capes apresentam trabalhos em conferência em Oxford

Posted: 10 Apr 2013 11:31 PM PDT

Acontece, no dia 1º de junho, a 2ª Oxbridge Conference: Brazil, Research and Development, organizada por pós-graduandos da Universidade de Oxford e Universidade de Cambridge e que conta com a participação de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), incluindo bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. O evento acontece no Hughes Hall da Universidade de Cambridge.

Projeto de universidade do Pará passa na Câmara e vai ao Senado

Posted: 10 Apr 2013 12:12 PM PDT

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, o parecer sobre o projeto de lei 2.206/11, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), um desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA). A nova instituição terá sede em Marabá. O projeto segue para apreciação do Senado Federal. A Unifesspa será uma das quatro novas universidades federais implantadas no âmbito da expansão universitária.

Educação superior - Instituições terão estímulo para elevar a qualidade do ensino

Posted: 10 Apr 2013 12:00 PM PDT

studentsO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira, 10, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que há hoje grande concentração na nota 3 nos índices de avaliação das instituições de educação superior do país. Os indicadores usados, o índice geral de cursos (IGC) e o conceito preliminar de curso (CPC) variam numa escala de 1 a 5. "É uma zona de conforto", salientou Mercadante.

Ministro volta a pedir voto pela vinculação dos royalties

Posted: 10 Apr 2013 11:58 AM PDT

Em audiência pública nesta quarta-feira, 10, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reiterou o apelo aos deputados no sentido de votar pela vinculação integral dos royalties do petróleo à educação. "Independentemente de como vai ser a repartição entre estados produtores e não produtores, todos os recursos dos royalties devem ir para a educação", afirmou. "É evidente que há outras áreas prioritárias, mas não podemos colocar os recursos dos royalties no custeio da máquina pública".

Palestra no IEA-RP abordará o efeito Raman em nanoestruturas

Posted: 10 Apr 2013 11:52 AM PDT

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto, (IEA-RP) promoverá a palestra "O Efeito Raman em nanoestruturas", dia 16 de abril, às 14h30, no auditório do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP), Avenida Bandeirantes, 3900. Nesta palestra o professor Carlos Trallero, Diretor do Centro Latino-Americano de Física (CLAF), apresentará seus estudos utilizando o Efeito Raman ou "Espalhamento Raman", fenômeno da dispersão de luz inelástica e de radiação ultravioleta verificada pelo método físico de determinação da estrutura molecular de um composto, denominado espetroscopia.

Ensino médio - Parceria pretende atrair 970 mil adolescentes de volta à escola

Posted: 10 Apr 2013 10:12 AM PDT

O Ministério da Educação está em processo de pactuação com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) para reformular o ensino médio brasileiro. Hoje, 86% da oferta de ensino médio cabe às redes estaduais de ensino. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a meta da parceria é atrair cerca de 970 mil jovens de 15 a 17 anos de idade que estão fora da escola.

UFRPE e Embrapa celebram Dia Nacional da Conservação do Solo com seminário

Posted: 10 Apr 2013 09:34 AM PDT

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. Pela relevância do tema, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Departamento de Agronomia e do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam o Seminário: Manejo conservacionista do solo em bacias hidrográficas no contexto das mudanças climáticas. O evento ocorre no dia 16 de abril, das 8h às 16h, no Salão Nobre da UFRPE.

Enem é forma democrática de acesso à educação superior

Posted: 10 Apr 2013 09:33 AM PDT

enem"Não há acesso democrático no Brasil sem o Enem", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira, 10, em audiência pública na Câmara dos Deputados. "Vamos aprimorar o exame porque ele dá acesso ao Programa Universidade para Todos [ProUni] e ao Sistema de Seleção Unificada [Sisu]."

Universidade de São Paulo (USP) cria programa inédito de internacionalização

Posted: 10 Apr 2013 09:28 AM PDT

Esse fortalecimento se dará por meio de qua­tro vertentes principais. A primeira delas diz res­peito à promoção, implementação e consolidação de parcerias com Instituições de Ensino Superior e setores empresariais e organizações governa­mentais e não-governamentais. A segunda está voltada ao apoio, incremento, agilização e expan­são de iniciativas em curso ou em implantação na Universidade. A terceira compreende a implanta­ção e o gerenciamento de quatro Núcleos Interna­cionais da USP, em São Paulo, Boston, Londres e Singapura.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: