terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 11 Dec 2012 01:10 AM PST
fernando henrique cardosoNa abertura do evento "Fronteras de la Ciencia – Brasil y Espanha en los 50 años de la FAPESP", nesta segunda-feira (10/12), foi anunciada a abertura da primeira chamada de propostas a se realizar no âmbito do acordo de cooperação científica da FAPESP com a Universidade de Salamanca (Usal).
Posted: 11 Dec 2012 01:03 AM PST
O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo realizará cerimônia de inauguração do novo Laboratório de Microssonda Eletrônica no dia 14 de dezembro, das 11h às 12h. O laboratório conta com equipamentos adquiridos com apoio da FAPESP por meio do Programa Equipamentos Multiusuários. Interessados em participar da cerimônia devem confirmar presença pelo e-mail eventosigc@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-3958.
Posted: 10 Dec 2012 12:18 PM PST
O programa Ciência sem Fronteiras do Ministério da Educação vai ampliar a oferta de bolsas para brasileiros interessados em estudar na França. Agora, serão aceitos alunos de pós-graduação, além daqueles de graduação. Parceiros de longa data, os dois países assinam em Paris nesta terça-feira, 11, às 15h30, de Brasília (18h30 na capital francesa), memorando de entendimento entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da República da França.
Posted: 10 Dec 2012 12:15 PM PST
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia divulgou nesta sexta-feira (07) o Edital nº 32/2012 referente ao Processo Seletivo - PROSEL para provimento de vagas nos cursos de graduação com ingresso no 1º semestre de 2013. São ofertadas 1.310 vagas distribuídas em 25 cursos nas áreas de Artes, Humanidade e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Saúde e Formação de Professores.
Posted: 10 Dec 2012 08:38 AM PST
O Departamento de Computação (DComp) do campus Sorocaba da UFSCar recebe Richard Stallman, um dos idealizadores do software livre, para uma palestra com o tema "Free Software and your freedom" (Software livre e a sua liberdade). Ele vai abordar a questão da inclusão digital, além de seus programas e projetos. Richard Stallman é um programador norte-americano, nascido em Nova Iorque, formado na Universidade de Harvard.
Posted: 10 Dec 2012 08:09 AM PST
Vinte e cinco cursos e habilitações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obtiveram os mais altos conceitos (4 e 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado da prova aplicada em 2011 a 31 cursos da UFJF foi divulgado nesta quinta-feira, 6, pelo Ministério da Educação. A comparação com resultados anteriores não pode ser feita por todos os cursos.
Posted: 10 Dec 2012 08:06 AM PST
Foi divulgado nesta segunda-feira, 10, o resultado preliminar do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). Foram selecionados 25 bolsistas, estudantes de pós-graduação e professores, que atuarão na melhoria do ensino de português no país do sudeste asiático. Os bolsistas irão atuar na elaboração e revisão de materiais didáticos, acompanhar professores timorenses na implementação de propostas, desenvolver cursos de português como segunda língua, oferecer cursos de língua portuguesa, entre outras atividades.
Posted: 10 Dec 2012 07:02 AM PST
ufrb logoOs indicadores de qualidade da educação superior 2011 divulgados pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (06) confirmaram o destaque da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no cenário nacional. A UFRB manteve a nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), sendo cinco a nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior. O resultado mereceu a comemoração do reitor, Paulo Gabriel Nacif.
Posted: 10 Dec 2012 06:43 AM PST
A Fundação Universitária para o Vestibular, a Fuvest, divulgou nesta segunda-feira, 10 de dezembro, o número mínimo de pontos, por carreira, necessário para o acesso à segunda fase do vestibular 2013. É a chamada nota de corte da prova de 1ª fase. A nota de corte mais alta segue sendo a do curso de Medicina, com 73 acertos necessários para a promoção à segunda fase.
Posted: 10 Dec 2012 05:58 AM PST
Hoje é o último dia do vestibular 2013 da Universidade Federal do Paraná. Encerrando a segunda fase do processo seletivo, serão realizadas as provas específicas de 34 cursos. Estarão concorrendo 10.087 candidatos. Para outros 4.639 estudantes, a seleção terminou ontem, pois concorrem a cursos que não exigem provas específicas. As provas serão realizadas em locais já divulgados no ensalamento dos alunos.
Posted: 10 Dec 2012 05:10 AM PST
Tradicional parceiro comercial e acadêmico do Brasil, a Holanda está cada vez mais empenhada em estimular a cooperação científica entre os dois países. Nesse âmbito, a Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic), através do Nuffic Neso Brazil, escritório que representa o ensino superior holandês no Brasil, organizou nos mês de novembro a visita da missão de educação superior holandesa às cidades de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Composta por representantes de nível executivo de 15 universidades da Holanda, o evento reforça a importância do intercâmbio educacional e científica entre as duas nações.
Posted: 10 Dec 2012 05:02 AM PST
Os publicitários e empresários Roberto Justus e Walter Longo, do Grupo Newcomm, são os convidados especiais do talk show que o Ibmec/RJ realizará no próximo dia 11, às 18h30, na Barra da Tijuca, com o tema "Comunicação Estratégica e Liderança". Acompanhados do diretor do Ibmec/RJ, Fernando Schuler, do diretor de Negócios do Grupo Ibmec, José Luiz Trinta, e do coordenador do MBA em Comunicação Estratégica, Eduardo Halpern, Justus e Longo discutirão as novas perspectivas para o mercado de Comunicação no Rio de Janeiro.
Posted: 10 Dec 2012 04:37 AM PST
Amanhã, dia 11 de dezembro, e quarta-feira, dia 12 de dezembro, ocorre na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a II Semana Acadêmico-Científica do Curso de Licenciatura em Educação Especial com o tema "Praticas pedagógicas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais", destinado a professores e gestores, alunos dos cursos de Licenciatura, pais e profissionais da área.
Posted: 10 Dec 2012 04:36 AM PST
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo manteve sua excelente pontuação no IGC (Índice Geral de Cursos), segundo dados divulgados nesta última quinta-feira (06/12) pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A FDSBC conquistou consecutivamente sua nota 4 (em índice que vai de 1 a 5) pelo curso de direito através do  IGC 2012 que avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários.
Posted: 10 Dec 2012 04:35 AM PST
feevale logoO Ministério da Educação – MEC divulgou o resultado do desempenho das Instituições de Ensino Superior no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2011. No Índice Geral de Cursos - IGC, a Universidade Feevale passou da faixa 3 para a faixa 4, que era a posição que a Instituição já ocupava quando centro universitário. Cinco cursos da Feevale, também, estão entre os melhor posicionados do país no Conceito Preliminar de Curso – CPC.
Posted: 10 Dec 2012 04:33 AM PST
Estão abertas as inscrições para o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), que a PUC Minas sediará entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico (avenida Dom José Gaspar, 500). A temática central é Novos Tempos, Novos Sentidos. Os interessados já podem se inscrever pelo site www.cmuc.pucminas.br. São esperados estudantes, professores e funcionários de universidades católicas de todos os continentes.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: