segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 10 Dec 2012 05:05 AM PST

"Em viagem à França, o Brasil pode trazer muito mais do que um contrato de compra de caças. Numa comparação entre os dois socialistas, imprensa francesa pede que seu presidente se espelhe em Dilma. Enquanto ele combate a crise com aumentos de impostos, ela promove desonerações fiscais; reportagem de Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris


Roberta Namour, Brasil 247

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cumpre hoje agenda na França para participar do seminário Fórum pelo Progresso Social - O Crescimento como Saída para a Crise, promovido pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean-Jaurès (Leia aqui). Muito além da promessa de fechar o contrato de compra bilionária de 36 caças franceses para a Força Aérea Brasileira, Dilma poderá reforçar seu papel de líder internacional diante do presidente François Hollande, que ainda não encontrou um rumo desde que tomou posse.

Hollande assumiu a França num contexto de saturação da direita e estouro de uma forte crise econômica. Foi considerado a maior promessa contra a austeridade fiscal de Angela Merkel e o símbolo de uma revolução no bloco.

No entanto, poucos meses depois, a esperança se frustrou e Hollande tem se mostrado apagado.

Na contramão, Dilma Rousseff, que não é europeia, trouxe para si a responsabilidade da oposição.

Em julho deste ano, o jornal "Les Echos" fez uma comparação interessante do modo de governar desses dois socialistas. Quem seria o mais radical?"
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 09 Dec 2012 03:57 PM PST

Posted: 09 Dec 2012 03:56 PM PST



"Atacar o ministro da Fazenda já é quase um esporte nacional. Mas os números mostram que o ciclo conduzido pelo genovês Guido Mantega na economia brasileira é o mais bem-sucedido de todos os tempos. Com ele, o Brasil cresceu a uma média superior a 4% ao ano, acumulou reservas, reduziu a dívida pública e manteve a inflação controlada. Será que deveríamos ter saudades dos tempos de Delfim Netto, Maílson da Nóbrega, Pedro Malan ou mesmo Antonio Palocci?

Brasil 247

Em abril de 2006, o genovês Guido Mantega assumiu a economia brasileira numa situação delicadíssima. Envolvido do escândalo do caso Francenildo, Antonio Palocci saía do governo e comentava-se, nos meios políticos, que a economia brasileira afundaria. O ex-ministro Delfim Netto dizia que Palocci era o "pau do circo". Sem ele, cairia a lona.

Mantega, embora tivesse sido consultor econômico do PT e do presidente Lula por duas décadas, era visto com desconfiança pelo mercado financeiro e pelo setor industrial. Naquele mês de abril de 2006, a taxa de desemprego era de 10,4% e o presidente Lula ainda não havia entregue seu prometido "espetáculo do crescimento".

Seja por sorte, competência ou uma mistura dos dois fatores, o fato concreto é que os seis anos e meio em que a economia esteve sob a guarda de Mantega foram o período de maior prosperidade de toda a história brasileira. Com ele, a economia cresceu a uma média de 4,2% – menos do que os 7,5% do "milagre" de Delfim Netto, mas com vários diferenciais positivos."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 09 Dec 2012 03:41 PM PST

Carolina Gonçalves, Agência Brasil


"Policiais federais pediram na manhã de hoje (9), na capital federal, mudanças nos processos de investigações criminais e o fim do inquérito policial. Para simbolizar a reivindicação, eles usaram um balão inflável no formato de um elefante branco, de quase 3 metros de altura, onde está escrita a expressão "inquérito policial".

"No mundo todo, somos o único país que trata a questão criminal com esse instrumento. Será que somos os únicos certos ou será que estamos ultrapassados? Isso tem que acabar. Polícia tem que investigar, relatar e passar os fatos para o Ministério Público. Polícia não tem que julgar", defendeu o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sinpol/DF), Jonas Leal.
Mais informações »
Posted: 09 Dec 2012 03:22 PM PST



Altamiro Borges, Blog do Miro

"Ameaçado de morte por ruralistas, o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos, foi forçado nesta semana a deixar a casa em que residia na cidade de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá (MT). Um dos maiores representantes da Teologia da Libertação e um ativo defensor das comunidades indígenas, ele passou a sofrer ameaças diretas após a decisão da Justiça da retirada dos grileiros das terras dos índios Xavantes, que deve começar a ser efetuada a partir desta segunda-feira, dia 10.

Escoltado pela Polícia Federal

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), um grupo de jagunços anunciou abertamente que Dom Casaldáliga "era o problema" da tensa região e que "faria uma visita para ele". A própria Polícia Federal recomendou a imediata retirada do religioso da cidade devido à vulnerabilidade da humilde residência em que ele vivia há muitos anos. A PF alegou temer por sua segurança, já que a casa nem sequer possui muros e o bispo emérito com a sua saúde debilitada, em decorrência de sofrer do "mal de Parkinson".

Segundo revelou hoje o G1, "Casaldáliga e mais um padre deixaram São Félix do Araguaia na madrugada da última sexta-feira (7), por volta das 5h, escoltados por um policial federal. O agente fez a segurança dos religiosos até o aeroporto da cidade. Em um voo fretado, eles seguiram até Brasília. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, os dois religiosos foram recebidos por outra equipe da PF que não informou ao G1 se os religiosos permaneceram na capital federal ou se seguiram para outra localidade".

Mais informações »
Posted: 09 Dec 2012 02:58 PM PST



Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"Perto de completar a primeira metade de seu governo, analistas começam a se perguntar: qual a marca destes primeiros dois anos do mandato de Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República?

Levada ao Palácio do Planalto com o discurso da continuidade, na esteira da alta popularidade com que o ex-presidente Lula chegou ao final do seu governo, Dilma herdou boa parte da equipe ministerial e dos principais projetos lançados na administração anterior, da qual ela própria foi uma figura chave.

Mais do que os números da economia, que podem servir para qualquer balanço positivo ou negativo, Dilma marca sua presença no governo pela imagem de governante austera, implacável com os malfeitos e os desmazelos dos seus auxiliares, zelosa na tarefa de cuidar dos interesses do país.
Mais informações »
Posted: 09 Dec 2012 02:00 PM PST



"Segundo o pensador Leonardo Boff, Veja e seu blogueiro albergado não gostam do Brasil e dos brasileiros; ele diz ainda que Reinaldo Azevedo, que chamou o arquiteto Oscar Niemeyer de "metade gênio e metade idiota", é um "consumado idiota"; leia seu artigo


"O pensador Leonardo Boff respondeu, num artigo, às críticas do blogueiro de Veja Reinaldo Azevedo contra Oscar Niemeyer. Para Reinaldo, que publicou três textos sobre o assunto em seu blog, o brilhante arquiteto brasileiro era "metade gênio e metade idiota". Em seu último post, o colunista menciona que Niemeyer foi a capa da última edição da revista, "com todas as honras".

De acordo com o filósofo, Reinaldo se assemelha a um escaravelho, popularmente chamado de besouro rola-bosta, "que vive dos excrementos de animais herbívoros, fazendo rolinhos deles com os quais, em sua toca, se alimenta". Boff diz que "algo semelhante fez o blog de Azevedo na VEJA online: foi buscar excrementos de 60 e 70 anos atrás" para atacar o artista brasileiro.
Mais informações »

Posted: 09 Dec 2012 01:47 PM PST

Portal Terra


"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima quinta-feira o XXIV Prêmio Internacional Catalunha das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat (governo dessa região do nordeste espanhol), informaram neste domingo fontes do Executivo catalão.

O prêmio foi concedido em abril como reconhecimento pela política de crescimento econômico de seu governo que colocou o Brasil à frente da globalização, alargando a classe média e favorecendo uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades.

O júri, que premia personalidades cuja trajetória contribuiu para promover os valores culturais, científicos e humanos no mundo todo, levou em conta os esforços de Lula para enfrentar "com imaginação e coragem a pobreza e a desigualdade", política que levou à criação de uma importante classe média no Brasil.

O Prêmio Internacional Catalunha é de 80 mil euros (cerca de R$ 215 mil), além da escultura "La clau y la lletra" (A chave e a letra), de Antoni Tàpies, um artista catalão que morreu no início do ano. Lula sucede, na relação de premiados, o escritor japonês Haruki Murakami, ganhador da edição de 2011."
Posted: 09 Dec 2012 06:25 AM PST

Posted: 09 Dec 2012 06:21 AM PST

"Com o favor de Deus, como nas ocasiões anteriores, sairemos vitoriosos e marcharemos adiante", declarou neste sábado (8) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, depois de informar que será submetido a uma nova cirurgia. Os últimos exames detectaram a presença de células malignas na mesma região do corpo em que foi diagnosticado um tumor em 2011.



O chefe de Estado, acompanhado pelo vice-presidente Nicolás Maduro e alguns ministros, informou no Palácio Miraflores que partirá para Cuba nesta segunda-feira (10) para ser submetido a um novo tratamento cirúrgico, e expressou que como sempre continua aferrado a Cristo para superar esta nova etapa que a vida lhe apresentou.

Durante seu pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão, o presidente da Venezuela sublinhou que a Revolução Bolivariana não depende de um só homem, já que é um coletivo, e que o povo venezuelano a assumiu como tal.

Mais informações »
Posted: 09 Dec 2012 06:10 AM PST



Correio do Brasil / BBC Brasil

"Os salários no Brasil cresceram no ano passado mais do que o dobro da média mundial, de acordo com um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicado nesta sexta-feira.

Os salários dos brasileiros tiveram um aumento médio real (descontada a inflação) de 2,7% em 2011, enquanto globalmente o crescimento foi de apenas 1,2%, segundo a organização.

Se a China for retirada dos cálculos, os salários médios reais cresceram apenas 0,2% mundialmente, afirma o relatório. A organização ressaltou que os dados oficiais sobre os salários na China em 2011 ainda não estão disponíveis e que os cálculos foram feitos com base na taxa de crescimento médio salarial anual na China, que tem sido de 12% nos últimos anos.
Em 2010, os salários reais no Brasil – que registraram aumento de 3,8% – já haviam crescido bem mais do que a média mundial, de 2,1%. Segundo a OIT, os salários globais têm aumentado nos últimos quatro anos (no período de 2008 a 2011) a um ritmo bem mais fraco do registrado antes da crise iniciada em 2008.

Em 2007, o crescimento mundial dos salários havia sido de 3% (no Brasil ele foi de 3,2%).

Mais informações »

Posted: 09 Dec 2012 05:20 AM PST

"Enquanto no Brasil é pecado o Estado meter-se em outras áreas que não sejam segurança, saúde e educação, países admirados por muitos como paradigmas de capitalismo avançado e do livre-mercado, asseguram a propriedade do Estado em áreas estratégicas da economia - e nem por isso o mundo vem abaixo.


Mauro Santayana, Carta Capital

 Com a intenção de "normalizar e simplificar a governança estratégica" do gigantesco grupo de armamentos EADS, "assegurando, ao mesmo tempo, que a Alemanha, a França e a Espanha, protejam os seus legítimos interesses estratégicos", os governos dos três países acabam de fechar acordo para manter 24% das ações nas mãos dos estados francês e alemão e 4% sob propriedade do estado espanhol. Mantêm, assim, o domínio do grupo, que controla, direta e indiretamente várias empresas prestadora de serviços na área de defesa, no Brasil, como é o caso da Cassidian.

Enquanto no Brasil é pecado o Estado meter-se em outras áreas que não sejam segurança, saúde e educação, países admirados por muitos como paradigmas de capitalismo avançado e do livre-mercado, asseguram a propriedade do Estado em áreas estratégicas da economia - e nem por isso o mundo vem abaixo.

Mais informações »
Posted: 09 Dec 2012 05:15 AM PST

Renata Giraldi, Agência Brasil


"A presidenta Dilma Rousseff viaja daqui a pouco, às 10h, para Paris, capital francesa, onde ficará até quarta-feira (12), depois segue para Moscou, na Rússia. Em Paris, Dilma deverá concentrar sua atenção em três temas: medidas para conter os impactos da crise econômica internacional, que atinge principalmente os países da zona do euro (17 nações que adotam a moeda única), questões relacionadas à defesa, pois os franceses negociam a venda de aviões caças para o Brasil, e ciência, tecnologia e inovação.

Dilma deve se reunir amanhã (10) com o presidente da França, François Hollande. Ambos conversaram há seis meses, na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro. Para negociadores franceses e brasileiros, um dos temas tratados será a venda de 36 caças franceses para o Brasil.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: