sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)




Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 30 Nov 2012 12:22 AM PST
unaerp logoO secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Anibal, estará na Unaerp Campus Guarujá nesta sexta-feira (30), durante o Seminário "Desafio São Paulo na demanda do Pré-Sal". O evento é aberto ao público, com entrada franca, e acontecerá das 9 às 13h, no Auditório da Universidade (Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada).


Posted: 30 Nov 2012 12:18 AM PST
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) recebe até o dia 7 de dezembro inscrições para alunos de Mestrado e Doutorado. As aulas serão iniciadas no primeiro período letivo de 2013. Os interessados podem efetuar a inscrição como aluno regular para os cursos stricto sensu na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli ou por correspondência.


Posted: 30 Nov 2012 12:15 AM PST
A FAPERJ acaba de dar mais um passo no sentido de aproximar suas ações de fomento à pesquisa das demandas do setor produtivo fluminense. Na tarde desta quinta-feira, 29 de novembro, em cerimônia realizada na sede do Instituto D'or de Ensino e Pesquisa (Idor), em Botafogo, Zona Sul do Rio, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Fundação e o Idor – instituição voltada para a pós-graduação na área médica, mantida pela Rede D'Or de hospitais.


Posted: 30 Nov 2012 12:13 AM PST
Em vista, principalmente, dos grandes eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro receberá nos próximos anos, pesquisadores e gestores públicos têm demonstrado preocupação com o possível aumento do crescimento não planejado de áreas de grande concentração urbana do município. A Zona Oeste, por exemplo, se encontra em plena expansão comercial e populacional, tanto por causa da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 quanto pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),


Posted: 30 Nov 2012 12:07 AM PST
Pela quinta vez na Alemanha desde 2008, a mostra Brazilian Nature – Mystery and Destiny será aberta ao público no próximo dia 4 de dezembro, às 18h, na Biblioteca da Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, em Eichstätt, no estado da Baviera. Resultado de uma parceria entre a FAPESP e o Museu Botânico de Berlim, a exposição mostra o trabalho de documentação feito por Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), reunido na obra Flora brasiliensis, que 171 anos depois da publicação de seu primeiro volume permanece como o mais completo levantamento da flora brasileira.


Posted: 30 Nov 2012 12:04 AM PST
Um grupo internacional de pesquisadores, que inclui cinco brasileiros, desenvolveu um fio dezenas de vezes mais forte do que o músculo humano. Os resultados do trabalho com nanotubos de carbono embebidos em parafina, além de vídeos de demonstração do material, foram publicados pela revista Science. Similar a um fio de lã, o material é formado por fibras compostas por feixes de nanotubos de carbono – estruturas cilíndricas ocas, como canudos, constituídas por átomos de carbono ocupando vértices de hexágonos, que são leves, condutoras e dezenas de vezes mais resistentes do que o aço.


Posted: 30 Nov 2012 12:01 AM PST
O evento "Search for new drug targets using molecular and cell biology approaches" será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro no Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. O evento terá a participação de pesquisadores do Brasil e de diversos outros países, como Enzo Agostinelli (Universidade de "La Sapienza", Itália), Paul Michels (universidades de Edimburgo, Escócia, e Católica de Louvain, Bélgica) e Carlos Henrique Serezani (Universidade de Indiana, Estados Unidos).


Posted: 29 Nov 2012 11:59 PM PST
O ministro da Educação Aloizio Mercadante disse nesta quinta-feira, 29 de novembro, que o governo prepara uma bolsa a ser paga aos estudantes que ingressarem nas universidades públicas pelo sistema de cotas sociais e que tenham renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. A Lei de Cotas Sociais (12.711/2012) reserva 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas.


Posted: 29 Nov 2012 12:50 PM PST
aloizio mercadanteO projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência para os próximos dez anos, foi tema de debate na manhã desta quinta-feira, 29, em audiência pública conjunta nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. O texto aguarda apreciação naquela casa, após ser aprovado na Câmara dos Deputados. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve presente.


Posted: 29 Nov 2012 12:48 PM PST
Os valores de investimento total em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), passaram de 5,8% para 6,1%, de 2010 para 2011. Já o investimento direto em educação em relação ao PIB avançou de 5,1% para 5,3% no mesmo período. Os investimentos diretos são recursos das três esferas do governo utilizados para bens, serviços e investimentos, incluindo construção e manutenção dos estabelecimentos de ensino, remuneração dos profissionais, recursos para assistência estudantil, alimentação, transporte, material didático, formação de professores.


Posted: 29 Nov 2012 12:23 PM PST
Neurociência será o tema do próximo evento do programa Conferências USP, que será realizado nos próximos dias 7 e 8 de dezembro. O evento está sendo promovido pela USP, em parceria com a Universidade de Toronto. No dia 7, às 9h30, a palestra de abertura da conferência ficará por conta do coordenador do Centro de Memória e do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ivan Izquierdo, que falará sobre a neurobiologia da memória.


Posted: 29 Nov 2012 11:58 AM PST
O trabalho intitulado Análise Microanatômica Estereológica do Músculo Tireoaritenóideo Humano, de autoria do professor Deivis de Campos, do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, e do estudante de Ciências Biológicas e técnico do Laboratório de Histologia e Patologia, Joel Henrique Ellwanger, conquistou o primeiro lugar na 14a edição do Prêmio Professor Garcia do Prado de Anatomia Humana, promovido pela Faculdade de Biociências da PUC-RS. O evento ocorreu no dia 23 de novembro, em Porto Alegre.


Posted: 29 Nov 2012 11:55 AM PST
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a relação candidatos/vaga no concurso 2013. Na classificação geral (70% das vagas) concorrem também todos os participantes do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, conforme Resolução Normativa nº 26/CUn/2012.


Posted: 29 Nov 2012 09:14 AM PST
Representantes da Universidade de León (Espanha) estiram em visita à Unisul – campus Grande Florianópolis – durantes esta semana. Eles vieram conhecer a estrutura da Universidade e também estreitar os laços acadêmicos para futuros acordos de cooperação como o programa Ciência sem Fronteiras, do governo brasileiro. Estiveram na Unisul José Carlos Pena Álvarez, da reitoria da Universidade de León, e Maria Victoria Seco, vice-reitora do campus de León.


Posted: 29 Nov 2012 09:13 AM PST
A marca PUC Minas é a mais prestigiada do Estado no segmento educação superior, de acordo com a terceira edição de ranking promovido pelo jornal Estado de Minas e divulgado nesta quinta-feira, 29 de novembro. Este segmento foi, pela primeira vez, incluído na pesquisa. Entre segmentos diferentes, a marca PUC Minas figura ainda entre as dez mais prestigiadas do Estado. Também é a única instituição de ensino superior entre 45 marcas mais prestigiadas em Minas Gerais.


Posted: 29 Nov 2012 05:32 AM PST
Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural promovido pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) que irá premiar as três melhores respostas para a pergunta "Qual o seu motivo para fazer uma Pós?" Os autores das respostas vencedoras ganharão bolsas para um dos cursos de especialização do Unileste, sendo uma integral e duas parciais de 50% e 25%, respectivamente. Podem participar os estudantes matriculados nos cursos de graduação do Centro Universitário.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: