quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (neste mensagem: 12 notícias)



Planeta Universitário (neste mensagem: 12 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 10 Oct 2012 12:34 AM PDT
A Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) oferece o Curso de Pesquisa Clínica e Neurociências. Os objetivos do curso são: fornecer conceitos básicos sobre neurociências e doenças cerebrovasculares, com foco em neuroplasticidade e reabilitação; estimular discussão/abordagem crítica de trabalhos científicos e ideias de projetos de pesquisa na área de doenças cerebrovasculares; e estimular integração entre neurociências e pesquisa clínica.


Posted: 10 Oct 2012 12:32 AM PDT
O reitor José Geraldo da Sousa Junior assinou nesta terça-feira, 9, um convênio de cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o Waterford Institute of Technology, representado pelo oficial de Projetos Internacionais Don O'Neill. O documento faz parte de uma série de acordos assinados entre instituições do Brasil e da Irlanda e está relacionado ao programa Ciência sem Fronteiras, que incentiva brasileiros a realizarem intercâmbio acadêmico no exterior.


Posted: 10 Oct 2012 12:30 AM PDT
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os resultados da primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil, que visa levantar dados sobre as oportunidades on-line e o uso seguro da internet. A pesquisa é resultado de um acordo entre o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) e a London School of Economics (LSE) para trazer para o Brasil a metodologia utilizada na pesquisa EU Kids Online, conduzida em 25 países da Europa em 2010.


Posted: 10 Oct 2012 12:28 AM PDT
enemO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informa que os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 começarão a ser distribuídos a partir desta quarta-feira, 10, inicialmente na região Norte. Até o dia 25 de outubro, todos os cartões deverão estar distribuídos no país. Os estudantes que, porventura, não receberem o cartão de inscrição pelos Correios, poderão ter acesso à versão virtual no site do Inep.


Posted: 09 Oct 2012 03:36 PM PDT
A região Norte será a primeira a receber os cartões de confirmação do Enem, que começarão a ser distribuídos pelos correios amanhã, 10 de outubro. A partir do dia 15 os participantes poderão acessar o cartão de confirmação na página do Inep. O cartão contém: número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico solicitados; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).


Posted: 09 Oct 2012 03:33 PM PDT
A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, a partir do dia nove, a 32ª Semana da Matemática e Física. O evento, tradicional na Instituição, tem por objetivo mostrar aos alunos e convidados aplicações práticas de conhecimentos da área. Serão realizadas três palestras na Semana. A primeira acontece no dia 9, com o tema Petróleo e gás. A segunda – Contemplando a matemática – ocorre no dia 10. A última, intitulada Algumas aplicações das equações diferenciais, está programada para o dia 11. Todas acontecem às 19h, no auditório do Departamento de Matemática e Física, e são abertas ao público.


Posted: 09 Oct 2012 03:32 PM PDT
Pesquisadores do Centro de Memória da PUCRS, sob a coordenação do neurocientista Iván Izquierdo, descobriram que a acetilcolina (ACh) cerebral, neurotransmissor que age diretamente no sistema nervoso central, tem papel específico em alguns aspectos da memória, como na perda da orientação espacial, muito comum na velhice e em pessoas que sofrem da doença de Alzheimer. Um artigo sobre o tema foi publicado segunda-feira, 8 de outubro, na PNAS, o periódico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.


Posted: 09 Oct 2012 03:31 PM PDT
A Unoeste traz mais uma novidade para as comunidades acadêmica e externa. Agora, quem utiliza internet em dispositivos móveis pode obter informações da universidade com mais facilidade. É que a Coordenadoria de Web desenvolveu um aplicativo com algumas das principais ferramentas já disponibilizadas no site da instituição. Quem está de fora também pode aderir à proposta para receber notícias da universidade.


Posted: 09 Oct 2012 03:26 PM PDT
A Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande Sul (Fadergs) está com inscrições abertas para duas pós-graduações na área de Ciências da Saúde, que serão ofertadas no segundo semestre de 2012. Os programas apresentam um diferencial para as demandas do mercado de trabalho, pois também estão ligados às áreas do Direito e comportamental. Além disso, a instituição, que integra a rede internacional de universidades Laureate, possibilita que os inscritos realizem módulos internacionais em instituições na China, Chile e Espanha.


Posted: 09 Oct 2012 03:23 PM PDT
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sedia a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco na próxima segunda-feira (15/10). A inauguração da Semana, marcada por atividades em todo o Estado, será às 16h no Campo de Futebol da Universidade, que comemora, este ano, um século de história. O evento é gratuito e voltado a pessoas de todas as idades, com destaque para crianças e jovens, que terão contato com ciência e tecnologia em com o despertar para a atitude científica, a criatividade a inovação.


Posted: 09 Oct 2012 03:20 PM PDT
uniso logoEstão abertas as inscrições para o processo seletivo 2013 da Universidade de Sorocaba (Uniso), que está oferecendo 75 cursos, entre os quais, 24 novos. As inscrições prosseguem até 17 de outubro pela internet ou na Cidade Universitária e câmpus Trujillo. As provas serão realizadas nos dias 20 ou 21 de outubro de 2012, das 9h30 às 13h, conforme opção do candidato.


Posted: 09 Oct 2012 03:17 PM PDT
irlanda bandieraA Irlanda é a mais nova parceira do programa Ciência sem Fronteiras. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 9, acordos de cooperação internacional com o presidente da República daquele país, Michael Higgins. A previsão para os próximos anos é de concessão de 2 mil bolsas de estudos a alunos brasileiros de graduação em instituições irlandesas. "O Brasil tem todo interesse em se aproximar de um país como a Irlanda, que é referência em educação", declarou o ministro Mercadante.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: