quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 09 Oct 2012 05:56 PM PDT
"Eric Hobsbawm: um dos maiores intelectuais do século XX


Na última segunda-feira, dia 1 de outubro, faleceu o historiador inglês Eric Hobsbawm. Intelectual marxista, foi responsável por vasta obra a respeito da formação do capitalismo, do nascimento da classe operária, das culturas do mundo contemporâneo, bem como das perspectivas para o pensamento de esquerda no século XXI. Hobsbawm, com uma obra dotada de rigor, criatividade e profundo conhecimento empírico dos temas que tratava, formou gerações de intelectuais.

Ao lado de E. P. Thompson e Christopher Hill liderou a geração de historiadores marxistas ingleses que superaram o doutrinarismo e a ortodoxia dominantes quando do apogeu do stalinismo. Deu voz aos homens e mulheres que sequer sabiam escrever. Que sequer imaginavam que, em suas greves, motins ou mesmo festas que organizavam, estavam a fazer História. Entendeu assim, o cotidiano e as estratégias de vida daqueles milhares que viveram as agruras do desenvolvimento capitalista.

Mas Hobsbawm não foi apenas um "acadêmico", no sentido de reduzir sua ação aos limites da sala de aula ou da pesquisa documental. Fiel à tradição do "intelectual" como divulgador de opiniões, desde Émile Zola, Hobsbawm defendeu teses, assinou manifestos e escolheu um lado. Empenhou-se desta forma por um mundo que considerava mais justo, mais democrático e mais humano. Claro está que, autor de obra tão diversa, nem sempre se concordará com suas afirmações, suas teses ou perspectivas de futuro. Esse é o desiderato de todo homem formulador de ideias. Como disse Hegel, a importância de um homem deve ser medida pela importância por ele adquirida no tempo em que viveu. E não há duvidas que, eivado de contradições, Hobsbawm é um dos homens mais importantes do século XX."
Nota de Repudio Completa, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 05:39 PM PDT


Quem viajou a São Paulo não saiu com garantia de envolvimento direto do ex-presidente, mas levou uma foto para usar na campanha
"Presidente do diretório petista no Paraná pede que Lula se engaje pessoalmente na campanha em Curitiba por Gustavo Fruet, antigo desafeto


Gisele Brito, Rede Brasil Atual

Candidatos que disputam o segundo turno das eleições municipais pelo PT e os respectivos apoiadores viajaram hoje (9) a São Paulo para garimpar um espacinho na agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas três semanas que os separam da nova ida às urnas. "Todo mundo que vem até aqui quer o Lula na campanha. A angústia aí é essa: que ele pelo menos grave uma mensagem", sintetizou o candidato à prefeitura de Osasco, Jorge Lapas, após reunião na sede do Diretório Nacional do PT, na região central da capital paulista. No caso de Lapas, a "angústia" pode se encerrar caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme a decisão de cassar o adversário, Celso Giglio (PSDB). 

No geral, as notícias não foram exatamente animadoras para quem veio à cidade: a princípio, o ex-presidente vai se envolver pessoalmente nas campanhas de Salvador e de São Paulo. Coincidência ou não, o candidato na capital baiana, Nelson Pelegrino, não compareceu ao encontro, e o postulante à prefeitura paulista, Fernando Haddad, chegou mais tarde e saiu mais cedo. Para os demais, Lula poderá gravar inserções na propaganda na TV e no rádio. Mas resta uma esperança: o ex-presidente encarregou o presidente nacional petista, Rui Falcão, de destacar prioridades que, de acordo com as possibilidades, serão encaixadas na agenda. Quem participou da reunião saiu ao menos com uma foto para utilizar nesta segunda fase da disputa eleitoral."
Foto: Ricardo Stuckert. Instituto Lula
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 04:13 PM PDT
Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho


"Animada com os bons resultados conquistados pelo PT nas Eleições de domingo, contrariando as previsões negativas das pesquisas e dos "analistas" da grande imprensa, a presidente Dilma Rousseff já está se movimentando para apoiar com força o partido no segundo turno.

O primeiro passo é trazer para a campanha decisiva outro vencedor das Eleições municipais, o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente do PSB, partido que mais cresceu em número de votos e prefeituras.

É com esse objetivo que está sendo organizado um grande ato de apoio à candidatura de Fernando Haddad em São Paulo, já para a próxima semana, em que a presidente Dilma estará presente no palanque ao lado de Lula e Campos.

O encontro deverá servir também para reaproximar os dois velhos amigos, já que o ex-presidente Lula e Eduardo Campos se afastaram no primeiro turno em razão das disputas entre PT e PSB em várias capitais importantes.

No próprio domingo das Eleições, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador mineiro Aécio Neves, provável candidato do PSDB em 2014, tomaram a iniciativa de estabelecer pontes com o PSB. Ambos fizeram muitos elogios ao governador pernambucano, fiel aliado de Dilma e de Lula, mas os resultados das urnas certamente não vão ajudar os tucanos a sair do isolamento.

Um levantamento que circula no Palácio do Planalto, mas ficou perdido nas páginas dos jornais, mostra com números a lenta e constante decadência do maior partido da oposição, inclusive nos seus principais redutos, São Paulo e Minas Gerais."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 10:00 AM PDT



Posted: 09 Oct 2012 09:52 AM PDT



Redação, PortalIMPRENSA

"Uma análise do Ad Age Data Center apontou que, nos últimos 12 meses, os jornais nos EUA demitiram em média 1.400 funcionários por mês, enquanto a internet, no mesmo período, contratou 400 por mês, informou o portal Canal Tech.

De acordo com a pesquisa, uma entre cada seis pessoas da indústria da comunicação no país trabalha em mídias digitais. Houve um aumento de 54% de empregos voltados a negócios da Internet em relação ao número de vagas antes da recessão de 2008.

No entanto, a média de emprego global dos EUA está 18% abaixo de onde estava antes da recessão de 2007-2009."


Posted: 09 Oct 2012 09:41 AM PDT
"Um dia depois de conseguir uma vaga no segundo turno na eleição em João Pessoa, senador tucano é condenado por irregularidades atribuídas à sua gestão na capital paraibana


Mario Coelho, Congresso em Foco

Um dia depois de conseguir uma vaga no segundo turno para disputar a prefeitura de João Pessoa (PB), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) foi condenado por improbidade administrativa pela juíza substituta Cristiane Mendonça Lage, da 3ª Vara Federal da capital. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal, junto com ex-secretários municipais, de irregularidades em contratos de obras de esgoto na cidade. Cabe recurso da decisão.

A decisão foi dada na noite de ontem (8). A íntegra está disponível para consulta no site da Justiça Federal na Paraíba. O processo decidido ontem é um dos 52, entre ativos e já extintos, que constam Lucena como parte. A grande maioria como acusado. Além do tucano, acabaram condenados o ex-secretário de Planejamento e Coordenação Everaldo Sarmento Giovani Gondim Petrucci, ex-sócio da Sanccol, empresa responsável pela obra, e a construtora Noberto Odebrecht.

De acordo com a acusação, Lucena, que foi prefeito da cidade entre 1997 e 2004, firmou um contrato com o Ministério da Saúde para construção do sistema de esgoto sanitário em um bairro da capital paraibana. Segundo a denúncia, em vez de fazer uma licitação, o tucano ordenou o repasse de um contrato já assinado com a Odebrecht para a Sanccol. Dois meses depois houve a assinatura de um termo aditivo, deixando os valores da obra em R$ 2,9 milhões."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 08:54 AM PDT
Estelita Hass Carazzai, Folha de S. Paulo


"O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), rechaça a ideia de que foi o maior prejudicado com a derrota de seu candidato, Luciano Ducci (PSB), na eleição em Curitiba.

Ducci ficou em terceiro lugar, com 26% dos votos, e deixou de ir ao segundo turno, que será disputado entre Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT).

"Os adversários tentam jogar [a derrota] no meu colo", disse ele, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (8). "Mas não é o fim do mundo."

Com o terceiro lugar de Ducci, que era o atual prefeito de Curitiba, Richa perde poder no maior colégio eleitoral do Estado, o que, para analistas, compromete sua reeleição em 2014."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 08:42 AM PDT
Altamiro Borges, Blog do Miro


"O Estadão Dados, da famiglia Mesquita, e o Ibope realizaram um estudo sobre o "mapa do voto" no primeiro turno das eleições para a prefeitura de São Paulo. O resultado é elucidativo. Comprova que o tucano José Serra é o candidato dos ricaços, das elites que residem nas áreas nobres da capital, e que o petista Fernando Haddad obteve sua melhor votação nos bairros mais carentes da periferia, onde moram os trabalhadores desta injusta capital. É lógico que o Estadão preferiu apresentar estes dados de forma maquiada, disfarçada.

A pesquisa dividiu a cidade entre as "zonas eleitorais antipetistas" e as "zonas eleitorais petistas" – sem explicar a razão destas opções partidárias. Para o jornalão, a divisão de classes não existe – é invenção dos comunistas e esquerdistas. Não há choque entre patrões e trabalhadores e nem conflito de interesses entre elites e setores mais carentes da população. Deixando de lado esta querela teórica, a pesquisa conclui que "Serra ganhou em todas as zonas eleitorais antipetistas e Haddad ganhou em todas as zonas eleitorais petistas".
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 08:34 AM PDT
Posted: 09 Oct 2012 07:20 AM PDT
Vitor Abdala, Agência Brasil


"A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre julho e agosto deste ano. Segundo resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados hoje (9), Goiás foi o estado com maior crescimento (10,3%). O aumento compensou parte da queda de 13,3% do mês anterior.

Outros cinco estados melhoraram a produção industrial acima da média nacional de 1,5%: Amazonas (7,6%), Rio Grande do Sul (4,8%), Minas Gerais (3,3%), Paraná (3%) e São Paulo (2.7%). Três estados tiveram crescimento abaixo da média: Rio de Janeiro (0,6%), Santa Catarina (0,5%) e Bahia (0,1%).

Os quatro estados sofreram queda na produção entre julho e agosto: Espírito Santo (-2,4%), Ceará (-1,5%), Pará (-0,7%) e Pernambuco (-0,7%). No acumulado do ano, houve queda em nove locais e aumento em cinco. O destaque negativo foi o Amazonas (-7,2%) e o positivo, Goiás (5,3%)."


Posted: 09 Oct 2012 07:00 AM PDT


Omissão no estabelecimento de metas
para a educação, faz Kassab comprometer
políticas públicas para o setor
"Integrante da Comissão Executiva do plano afirma que sem meta para investimentos na área o documento perde força



Sarah Fernandes, Rede Brasil Atual

A prefeitura de São Paulo retirou a meta sobre investimento do projeto de lei do Plano Municipal de Educação (PL 415/2012) que estava designada na versão preliminar do documento. Para Denise Carreira, integrante da Comissão Executiva do plano, sem referência aos valores que devem ser investidos na área nos próximos 10 anos, o documento perde força e dificulta o cumprimento das outras metas. 

O documento redigido em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação, aprovado pela comissão, previa aumento do investimento na área, dos atuais 25% dos impostos municipais – previstos na Constituição Federal – para 31%. Depois disso, o plano seguiu para o departamento jurídico da prefeitura e para o gabinete do prefeito e voltou a tramitar entre as secretarias de Educação e de Governo. Na semana passada, o documento foi entregue à Câmara Municipal, porém, sem a meta de investimento.

"Esse documento contém alterações fundamentais e a principal delas é que a meta de financiamento desapareceu. O plano fica muito fragilizado porque o orçamento não está precisado em metas", afirmou Denise. "O grande risco dos planos de educação é exatamente quando eles não trazem o orçamento, porque isso esvazia a chance de serem plenamente implementados." Ela não soube precisar em que etapa da tramitação a meta foi retirada.

A única menção ao orçamento no documento é feita no artigo 5º, que determina: "no quarto ano de vigência desta lei, deverá ser avaliada a meta de ampliação progressiva do investimento público em educação". Para Denise, a proposta é absurda, uma vez que as outras metas, de ampliação do acesso e melhoria da qualidade do ensino, exigem mais investimento."
Foto: CC/Alexandre Vieira
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 09 Oct 2012 06:47 AM PDT
"A despeito do julgamento da Ação Penal 470 e dos prognósticos negativos de vários analistas, o PT se fortaleceu. E Lula foi ao Facebook agradecer



Com 17,2 milhões de votos absolutos e 624 prefeitos eleitos, o Partido dos Trabalhadores se fortaleceu na disputa municipal de 2012 e ainda tem chance de conquistar o pote de ouro, que é a prefeitura de São Paulo. O resultado foi ainda mais expressivo, numa eleição que coincidiu com o julgamento do mensalão. Diante do resultado, Lula foi ao Facebook e agradeceu. Leia sua carta:

Minhas amigas e meus amigos,

Os resultados desse primeiro turno me dão muitos motivos para comemorar. Muito me alegro com os resultados dos nossos candidatos pelo Brasil. O PT elegeu 624 prefeituras e foi para o segundo turno em mais 22 cidades. Esse é o melhor resultado da história do PT e mostra a força da nossa militância, dos nossos projetos e da nossa vontade de continuar melhorando a vida do povo brasileiro. É o trabalho de cada um de nós que torna nosso sonho possível.

Tivemos também um bom resultado aqui em São Paulo. Não foi fácil, mas o povo paulistano acreditou na mudança, no novo, na vontade de transformar São Paulo em uma cidade mais humana e mais justa com todos os seus habitantes. Agora temos motivação de sobra para trabalhar ainda mais e garantir nossa vitória no segundo turno.

O PT e sua militância mostraram que estão mais fortes do que nunca, mas não esqueçam, o trabalho não acabou. Onde já vencemos é hora de fazer um plano consistente de trabalho para realizarmos um governo que melhore a vida das pessoas. E onde ainda temos 2º turno, vamos continuar trabalhando para garantir a eleição de nossos candidatos!"


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: