BRASIL! BRASIL!
|
- Ibope: Fortaleza, Cuiabá, Goiânia, Salvador, Rio Branco
- Charge do Bessinha
- Pelegrino tem 43% dos votos válidos e ACM Neto, 37%, diz Ibope em Salvador
- Eleição em Belo Horizonte é "termômetro" de disputa presidencial, para especialista
- Haddad, Serra e Russomanno têm 26% dos votos válidos, diz Ibope
- Aflição tucana em Belô: Lacerda 50%, Patrus 43%, outros 6%. Segundo Turno?
- Haddad: é tudo ou nada
- Urnas dirão que o povo desconfia do julgamento do mensalão
- Nasce um presidenciável: o caçador de petralhas
- Campanha de Serra distribui panfleto apócrifo que ataca PT
- RJ: filho de Cesar Maia, Rodrigo Maia é campeão em rejeição
- Dúvidas para 2014
- Malafaia ataca Haddad para defender Serra. Edir Macedo ataca Haddad pra defender Russomanno...
Posted: 06 Oct 2012 05:56 PM PDT
Fortaleza
"A chance de um segundo turno em Fortaleza (CE) parece estar cada vez mais forte. Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado. Elmano lidera a preferência do eleitorado com 26% dos votos, enquanto Roberto Cláudio segue encostado no petista com 22%.
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, Moroni Torgan (DEM) e Heitor Férrer (PDT) aparecem com 17% e 14%, respectivamente. Em quinto lugar está o candidato do Psol, Renato Roseno, com 10% das intenções, seguido por Inácio Arruda (PCdoB) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 2%. Os votos brancos ou nulos e os indecisos totalizaram 7% do eleitorado pesquisado. Já Francisco Gonzaga (PSTU), professor Valdeci (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram."
Terra
--------------------------------
Cuiabá
"O Ibope divulgou, neste sábado (6), a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Cuiabá após a definição dos candidatos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América.
Segundo o Ibope, "Lúdio pode disputar o segundo turno com Mauro Mendes, mas o crescimento do petista na reta final pode lhe dar a vitória no primeiro turno".
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
Lúdio (PT) - 48% dos votos válidos Mauro Mendes (PSB) - 40% Guilherme Maluf (PSDB) - 5% Procurador Mauro (PSOL) - 4% Carlos Brito (PSD) - 3% Adolfo Grassi (PPL) - 0%"
O Globo
----------------------------------
Goiânia
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado aponta o candidato Paulo Garcia (PT) com 54% das intenções de voto para a prefeitura de Goiânia. Jovair Arantes (PTB) alcançou 17% dos votos e Elias Junior (PMN) soma 11%. Isaura Lemos (PCdoB) e Simeyzon (PSC) têm 7% cada. O candidato Pantaleão (Psol) soma 3% e José Netho (PPL) tem 1% dos votos. Os dados consideram apenas os votos válidos.
O levantamento foi encomendado pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo. A pesquisa, que ouviu 602 eleitores, foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TRE sob o número GO-00743/2012.
Um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto para vencer no primeiro turno. Para fazer o cálculo dos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição."
Terra
----------------------------------------
Salvador
"Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado aponta a liderança de Nelson Pelegrino (PT) na disputa pela prefeitura de Salvador com 34% das intenções de voto. Ele ultrapassou seu principal adversário, ACM Neto (DEM), que liderou a maior parte da corrida eleitoral, e agora tem 29%. O terceiro colocado é Mário Kertész (PMDB), que alcançou 7%, seguido de bispo Márcio Marinho, com 5%. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Hamilton Assis (Psol) tiveram 3% e 2%, respectivamente. Brancos e nulos somam 11% e indecisos chegaram a 9%.
O Ibope realizou cinco pesquisas ao longo da corrida eleitoral em Salvador. Neste caminho, Pelegrino foi o candidato que demonstrou maior evolução. Ele começou o pleito com 13% no dia 3 de agosto e avançou 21 pontos ao longo da campanha, segundo o instituto. O maior prejudicado foi ACM Neto, que saiu de 40% para os atuais 29%.
A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de outubro, tendo consultado 805 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é 00487-2012."
O Globo
----------------------------------
Rio Branco
"A última pesquisa Ibope/Rede Amazônica sobre a intenção de votos do eleitorado de Rio Branco (AC) antes da eleição, divulgada na noite desta sexta-feira, aponta a disparada do candidato do PT, Marcus Alexandre, e o declínio das intenções de voto em Tião Bocalom (PSDB). Este é o primeiro deslocamento após as pesquisas anteriores apontarem empate técnico entre os dois principais adversários. Marcus Alexandre tem hoje 47% contra 32% de Tião Bocalom.
Na última pesquisa do instituto, divulgada em 26 de setembro, o petista tinha 43%, contra 39% do tucano. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estavam tecnicamente empatados. Em agosto, o Ibope apontava o empate de Alexandre com Bocalom; 38% a 37%. Conforme o instituto aponta, o candidato do PT teve significativo crescimento."
Terra
| ||
Posted: 06 Oct 2012 05:34 PM PDT
| ||
Posted: 06 Oct 2012 04:52 PM PDT
"Levantamento foi realizado entre os dias 4 e 6 de outubro.
Pesquisa ouviu 805 pessoas em Salvador.
Do G1
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:Pelegrino (PT) - 43% das intenções de voto ACM Neto (DEM) - 37% Mário Kertész (PMDB) - 9% Márcio Marinho (PRB) - 6% Da Luz (PRTB) - 3% Hamilton Assis (PSOL) - 2% Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro de 2012. Foram entrevistados 805 eleitores na cidade de Salvador. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número BA-00487/2012." | ||
Posted: 06 Oct 2012 04:31 PM PDT
Pedro Peduzzi, Agência Brasil
"Sem dúvida, o que está acontecendo aqui em Belo Horizonte já é um termômetro das eleições majoritárias", disse Reis à Agência Brasil. "Ainda é difícil mensurar o peso desta influência, mas é notório que há atores que são claramente candidatos virtuais, como o senador Aécio Neves, por enquanto o candidato mais óbvio, e a presidenta Dilma Rousseff. Isso mostra a importância das eleições municipais para o cenário nacional. Certamente a eleição presidencial também está sendo jogada na municipal", disse o cientista político.
A presidenta Dilma Rousseff teve uma participação ativa na campanha do petista Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma participou de seu programa eleitoral e, na última quarta-feira, do último comício realizado pelo petista. Já o senador Aécio Neves apoiou de perto o candidato do PSB à prefeitura da capital mineira Marcio Lacerda.
A avaliação do cientista político não é totalmente corroborada por parte dos sete candidatos que concorrem à prefeitura no pleito de domingo (7). "Dizer que estas eleições estão nacionalizadas é um exagero. Claro que causará reflexos na carreira política dos candidatos e na vida dos partidos. Mas é uma eleição municipal. Por isso não vamos discuti-la no âmbito nacional", disse o candidato do PSB, Márcio Lacerda."
Matéria Completa, ::Aqui::
| ||
Posted: 06 Oct 2012 04:15 PM PDT
Folha de S. Paulo
Na pesquisa divulgada no dia 2 de outubro, Russomanno tinha 34% dos votos válidos, Serra, 24% e Haddad, 22%.
No levantamento de hoje, Gabriel Chalita tem 13% dos votos válidos, de acordo com o instituto.
Soninha Francine (PPS) conta com 5% e Carlos Giannazi (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) contam com 1%.
Anaí Caproni (PCO), Ana Luiza (PSTU), Eymael (PSDC) e Miguel (PPL) não pontuaram. A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de outubro. Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento, que foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", foi registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-01824/2012. SEGUNDO TURNO O Ibope também simulou o segundo turno com os quatro primeiros colocados na pesquisa. Russomanno vence Haddad (38% e 33%), Serra (43% e 32%) e Chalita (41% e 30%). Já Haddad vence nos cenários sem Russomanno --40% a 33% contra Serra e 37% a 29% contra Chalita. Em uma disputa Chalita contra Serra, o pemedebista venceria por 36% a 32%. O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Serra foi o mais citado, com índice de rejeição de 39%. Na sequência, aparecem Haddad (22%), Russomanno (22%), Soninha (14%), Fidelix (14%), Paulinho da Força (13%), Chalita (11%), Miguel (10%), Ana Luiza (9%), Anaí Caproni (9%), Eymael (9%) e Carlos Giannazi (7%). | ||
Posted: 06 Oct 2012 04:02 PM PDT
Portal Terra
'Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado pela Globonews, ainda não é possível afirmar que a eleição em Belo Horizonte (MG) será decidida no primeiro turno. No levantamento, Marcio Lacerda (PSB) está com 50% dos votos válidos, seguido por Patrus Ananias (PT), com 43%; Maria da Consolação (Psol), com 3%; e Vanessa Portugal (PSTU), com 2%. Alfredo
Um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto para vencer no primeiro turno. Para fazer o cálculo dos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
O Datafolha entrevistou 1.726 eleitores na cidade de Belo Horizonte entre os dias 5 e 6 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrada no TRE-MG sob o número 01178/2012. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos."
| ||
Posted: 06 Oct 2012 03:53 PM PDT
"A pesquisa Datafolha tem um dado interessante: em todas as simulações de segundo turno, Fernando Haddad, do PT, venceria seus adversários; contra Celso Russomano, do PRB, placar seria 40% a 39%; contra o tucano José Serra, 45% a 37%; instituto também mostra que ele tem a menor rejeição entre os três, mas o desafio é passar para o segundo turno
Fernando Haddad, candidato do PT à prefeitura de São Paulo, é o nome com a menor rejeição entre os três principais postulantes ao cargo e também aquele que venceria seus dois oponentes – José Serra, do PSDB, e Celso Russomano, do PRB – nas simulações de segundo turno. Portanto, na fotografia atual, Haddad é hoje quase prefeito de São Paulo. Quase porque, na mesma radiografia, ele ainda fica de fora do segundo turno (leia mais aqui), ligeiramente atrás de Serra e Russomano.
Portanto, o domingo será o dia do "tudo ou nada" para Fernando Haddad. Se passar para o segundo turno, ele já largaria na frente de qualquer adversário. Serra, ao contrário, aparece atrás de Russomano nas simulações de segundo turno, perdendo de 45% a 39%. De acordo com Mario Paulino, diretor do Datafolha, o resultado de amanhã é imprevisível, diante da tendência de queda acentuada de Russomano. "É raro um candidato perder intenções de voto espontâneas como o que ocorreu com Russomanno nas últimas semanas. Isso pode indicar a continuidade dessa tendência no dia da eleição", afirmou o diretor do instituto.
O curioso é que Serra aparece em primeiro lugar no Datafolha, embora tenha a maior rejeição (42%), com uma taxa bem superior à de Russomano (30%) e de Haddad (25%). Isso certamente dificultaria sua vitória num segundo turno, contra qualquer adversário. Apesar da pesquisa, Haddad demonstrou confiança. "Amanhã vamos vencer", disse ele. Mas ainda falta um obstáculo a ser superado, no dia decisivo."
| ||
Posted: 06 Oct 2012 03:29 PM PDT
Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
"Foram no mínimo exageradas as notícias sobre a "morte" política do PT que decorreria do golpe jurídico-midiático que o partido está sofrendo no âmbito do julgamento do mensalão. Segundo a Folha de São Paulo deste sábado (6 de outubro de 2012), o PT é o partido que mais tem chances de vitória nas 85 maiores cidades brasileiras.
Segundo matéria publicada por esse jornal, pesquisas eleitorais realizadas nos 85 maiores municípios do país mostram o PT com chances de vitória em 33 cidades. O PSDB aparece em segundo lugar, com chances em 30 cidades, e o PMDB aparece em terceiro, com chances em 22.
Depois de a mídia tucana passar a campanha eleitoral inteirinha dizendo que o PT sofreria forte baque eleitoral por conta do julgamento do mensalão, a Folha, na matéria em questão, admite que, "No caso de os prognósticos atuais se confirmarem nas urnas, não ficará comprovada a tese de que o PT estaria sendo expelido dos grandes centros urbanos".
A tese em questão, diga-se, foi alardeada principalmente por esse jornal durante toda a campanha do primeiro turno. Você que se informa sobre política, portanto, deve estar surpreso com o que acaba de ler.
Outra notícia surpreendente, dada pelo mesmo jornal que durante os últimos meses anunciou tantas vezes que o PT seria trucidado eleitoralmente pelo julgamento do mensalão – com direito a torcida explícita do procurador-geral da República –, é sobre uma cidade emblemática: São José dos Campos. Lá, após 16 anos, o PSDB deve ser desalojado pelo PT."
Artigo Completo, ::AQUI::
| ||
Posted: 06 Oct 2012 03:24 PM PDT
"Joaquim Barbosa chegou lá. Veja, que lidera a oposição no Brasil, acaba de lançá-lo à presidência da República com sua capa sobre "o menino pobre que mudou o Brasil", numa operação editorial semelhante à do "caçador de marajás". Transformado em herói como o "vingador" que levou o PT à prisão, aplaudido em bares como o Bracarense e chamado de "nosso Batman" nas redes sociais, o ministro do Supremo Tribunal Federal é a alternativa que resta à oposição para tirar o PT do poder. Ele conseguirá?
Brasil 247
Joaquim Barbosa para presidente! É o berro que salta da capa da revista Veja desta semana, sobre "o menino pobre" que relatou a Ação Penal 470 e será lembrado como o responsável por colocar o PT na cadeia. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, José Genoino, ex-presidente do PT, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, estão prestes a ser condenados. Nas próximas sessões do Supremo Tribunal Federal, o "vingador" Joaquim Barbosa defenderá que os três sejam presos ao fim do processso. Também nesta semana, ele pode se tornar presidente da corte, caso prevaleça a tradição da casa, que prevê a entrega do comando ao ministro mais antigo, que ainda não tenha sido presidente.
Chamado de "nosso Batman" nas redes sociais, Joaquim Barbosa é o herói quase perfeito. Talvez, o único capaz de rivalizar com o ex-presidente Lula no que diz respeito às possibilidades de mistificação. Barbosa tem origem tão ou mais humilde do que a do ex-presidente, mas ascendeu graças ao estudo. Graduou-se, fez doutorado fora do País e está prestes a assumir um dos três poderes da República. Um símbolo, portanto, da chamada "meritocracia", uma palavra tão em voga ultimamente."
Matéria Completa, ::AQUI::
| ||
Posted: 06 Oct 2012 09:32 AM PDT
Vagner Magalhães, Portal Terra
"Nas vésperas da eleição, a campanha do candidato à prefeitura José Serra (PSDB) tem utilizado de folhetos apócrifos para atacar o PT do adversário Fernando Haddad. A folha do tamanho A6 traz de um lado a mensagem: "Faça sua parte e diga não ao Mensalão". Do outro: "Diga não ao Mensalão. Não vote no PT nessa eleição". O julgamento do Mensalão tem sido um das principais armas de Serra contra Haddad. Um cabo eleitoral com o colete da campanha tucana foi flagrado, neste sábado, distribuindo o folheto em um semáforo na esquina da avenida Aricanduva com a Itaquera, na zona leste de São Paulo. O folheto tem circulação de 1 milhão de exemplares e a informação de que foi produzido pelo Diretório Estadual, sem especificar, porém, de qual partido. Há ainda dois CNPJs, um da gráfica e outro ligado ao PSDB. Durante visita em uma feira livre em Arthur Alvim, próximo do cruzamento onde era distribuído o panfleto, Fernando Haddad criticou a ação e o candidato do PSDB: "O estilo do PSDB é esse, desde o começo eu dizia, fui alertado pela presidente Dilma para me preparar para o pior em relação ao PSDB e ao Serra. É o estilo de campanha e da personalidade dele. Ele trata os adversários como inimigos, nunca fiz isso e nunca fará", afirmou o petista neste sábado.
Procurada pelo Terra, a campanha de José Serra ainda não se pronunciou sobre o assunto."
Foto: Bruno Santos/Terra
| ||
Posted: 06 Oct 2012 08:07 AM PDT
"Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, Rodrigo Maia (DEM) amarga a pior rejeição entre os candidatos à prefeitura do Rio. Nem o apoio do pai, que governou a cidade por três vezes, nem da vice, Clarissa Garotinho, filha de Antony Garotinho, foram suficientes para fazer o deputado decolar.
A união dos dois clãs da política carioca acabou tendo um efeito reverso: Maia, que começou com 8% das intenções de voto, periga figurar atrás até da candidata verde, Aspásia Camargo, e aparece hoje empatado com ela em quarto lugar com 2%, segundo dados da última pesquisa do Instituto Datafolha.
No entanto, o único número crescente de Maia é o de rejeição que passou de 31% na primeira pesquisa, realizada entre 19 e 20 de julho, para 41% na última avaliação. O democrata também é o único que consegue cair em todas as faixas pesquisadas ¿ tanto no corte por idade, quanto por renda e escolaridade. Entre os fatores que justificam esses números estão o baixo carisma de Maia, que se descreve como uma pessoa tímida, e a união de duas das famílias mais polêmicas da política do Rio de Janeiro na sua chapa."
Foto: Divulgação
Matéria Completa, ::AQUI::
| ||
Posted: 06 Oct 2012 07:57 AM PDT
"Dilma ou Lula? Aécio, Geraldo ou Eduardo Campos? Itaquerão ou Brasília? O jogo agora é outro
Leonardo Attuch, Brasil 247
As eleições municipais ainda não acabaram, muitas capitais terão segundo turno, mas agora o jogo é outro. Tanto na política como na economia. E o fato é que 2014 chegou bem mais cedo. Seja na antecipação dos cenários para a disputa presidencial, seja na urgência para os preparativos da Copa do Mundo.
Na política, Belo Horizonte assistiu a uma possível prévia da corrida presidencial, com o confronto entre Dilma Rousseff e o senador mineiro Aécio Neves. Mas nada assegura, a este momento, que os dois serão os nomes na urna eletrônica daqui a dois anos. A primeira dúvida reside no próprio PT. Nas últimas semanas, o ex-presidente Lula tem sido sistematicamente agredido. O julgamento da Ação Penal 470, para efeito externo, marca seu governo com a mácula da corrupção e da compra de apoio parlamentar. Ocorre que, acima de um julgamento, existe a vontade popular. E há quem diga que Lula não esteja disposto a permitir que o Supremo Tribunal Federal escreva o último capítulo da sua biografia. Paradoxalmente, os que o agridem podem estar empurrando o ex-presidente para uma volta antecipada à arena política."
Artigo Completo, ::AQUI::
| ||
Posted: 06 Oct 2012 07:34 AM PDT
|
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil! To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Francisco Almeida / (91)81003406
Nenhum comentário:
Postar um comentário