quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: "A imprensa precisa evoluir", desafia Lula


BRASIL! BRASIL!


"A imprensa precisa evoluir", desafia Lula

Posted: 16 Oct 2013 04:41 PM PDT

Podemos ter duas mulheres no 2º turno pela primeira vez

Posted: 16 Oct 2013 04:09 PM PDT


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"A cada nova pesquisa, desde o ano passado, duas candidatas consolidam suas posições: a presidente Dilma Rousseff na liderança e a ex-ministra Marina Silva vindo em segundo lugar, ambas bem à frente dos demais concorrentes.

Se as pesquisas estiverem certas, a pouco menos de um ano da eleição, e se houver segundo turno, o que hoje é improvável, o Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a ter duas mulheres disputando diretamente a Presidência da República.

A nova pesquisa Vox Populi divulgada pela TV Record na noite desta terça-feira mostra que Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno, em qualquer cenário, contra quaisquer candidatos.
Mais informações »

Geração de empregos em setembro tem melhor resultado desde abril

Posted: 16 Oct 2013 04:03 PM PDT


Carolina Sarres, Agência Brasil
 
"A geração de empregos em setembro teve o melhor resultado desde abril deste ano, com a criação de mais de 211 mil postos de trabalho formal.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo do mês passado foi também o melhor para o período dos últimos três anos. A mão de obra adicional no mês passado foi o resultado de aproximadamente 1,8 milhão de admissões e 1,6 milhão de demissões.
Setembro foi o segundo mês consecutivo de crescimento. Em julho havia sido registrado o pior resultado para o mês desde 2003, com 61,6 mil novas vagas. Desde maio, o Caged vinha constatando ritmo mais lento da geração de postos no mercado de trabalho.
Mais informações »

A lei do cão impera em São Paulo

Posted: 16 Oct 2013 08:57 AM PDT

Luis Nassif, GGN

"Em setembro de 2012, a PM executou oito pessoas. Declaração do governador Geraldo Alckmin: "Quem não reagiu está vivo".

O governador anda com escolta. PMs da ativa e aposentados, agentes penitenciários, funcionários de presídios, não. Quando Alckmin liberou geral, todos – de integrantes do PCC a oficiais da PM, de inocentes de periferia a agentes penitenciários – viram-se na linha de fogo.

Repetiram-se as loucuras de 2006. Primeiro, o PCC invadiu a cidade, com atentados múltiplos. Depois, o então Secretário de Segurança Saulo de Castro Abreu negociou uma trégua com a quadrilha. No dia seguinte à trégua, a PM iniciou a maior chacina da história de São Paulo, mais de 500 pessoas assassinadas em uma semana, a grande maioria executada com tiros nas costas e na cabeça, grande maioria jovens da periferia sem antecedentes criminais.

Esse crime nunca foi apurado. É uma mancha que paira sobre São Paulo e deixou frutos pesados, que estão sendo colhidos agora.

Diz-se que a falta de punição à tortura do regime militar deixou de herança a violência como rotina institucional. Os assassinatos de maio de 2006 deixaram por herança uma Polícia Militar sem controle."
Artigo Completo, ::AQUI::

Decisão sobre fim do voto secreto é adiada mais uma vez

Posted: 16 Oct 2013 07:50 AM PDT

Carolina Gonçalves, Agência Brasil

"A decisão sobre o fim do voto secreto em todas as deliberações do Congresso Nacional foi mais uma vez adiada. A matéria, que já tinha sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, foi ao plenário da casa, onde recebeu emendas, e voltou hoje (16) para a comissão. O relator do debate, senador Sérgio Sousa, reiterou sua posição favorável ao voto aberto em qualquer decisão. Mas o próprio parlamentar já tinha mudado o relatório em outras situações.

Sérgio Sousa pediu a rejeição de todas as emendas e voltou a destacar que as justificativas que mantinham o voto em segredo no Parlamento não cabem mais nos dias atuais. Em casos como as decisões do Legislativo em relação aos vetos presidenciais e a aprovação de indicações de autoridades, o argumento era evitar pressões externas de outros poderes sobre a decisão de deputados e senadores."
Matéria Completa, ::AQUI::

Charge do Bessinha

Posted: 16 Oct 2013 06:57 AM PDT


Lula: "mídia tenta desacreditar a política"

Posted: 16 Oct 2013 06:55 AM PDT


"Em Buenos Aires, onde participou, ontem à noite, do Primeiro Fórum de Responsabilidade Social da Argentina, ex-presidente incentivou os jovens a entrarem na política e voltou a bater duro contra a imprensa: "alguns canais de televisão, alguns comentaristas tentam desacreditar a política, mas fora da política não há saída. Vira qualquer coisa, menos democracia"; segundo o petista, homenageado pela nona vez pelos argentinos, "em alguns países da América Latina, a imprensa muitas vezes age como se fosse um partido político, só não tem coragem de dizer que é"


Com novas críticas à imprensa, o ex-presidente Lula fez um apelo em Buenos Aires, na noite desta terça-feira 15, para que os jovens entrem na política. Fora dela, disse ele, "não há saída". O petista participou do Primeiro Fórum de Responsabilidade Social da Argentina, quando foi homenageado com o 9º título de Doutor Honoris Causa. Lula foi palestrante do evento junto com o ex-presidente espanhol Felipe González e os economistas Amartya Sen, da Índia, e Bernardo Kliksberg, da Argentina.
Mais informações »

Médicos furiosos com Dilma podem afundar o PSDB e o DEM

Posted: 16 Oct 2013 06:21 AM PDT


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"Em maio deste ano, o Brasil recebeu um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS): o país tem apenas 17,6 médicos para cada 10 mil pessoas – ou 1,76 médico para cada mil habitantes – e esse número, segundo a organização, é metade do encontrado em países europeus. No Maranhão, por exemplo, teríamos índice comparável aos de Iraque ou Índia.

O número da OMS parece superestimado quando se sabe que o número de médicos em atividade no Brasil chegou a 388.015 em outubro de 2012, segundo registros do Conselho Federal de Medicina (CFM). Contudo, grande parte dos médicos com registro que permite atuarem na profissão, não a exercem.

As estimativas não-oficiais do número de médicos no país giram em torno de 300 mil profissionais atuando regularmente. Pelo critério da OMS, pois, teríamos um número ainda pior: 14,9 médicos por cada 10 mil brasileiros, ou 1,49 por grupos de mil.

Nos países europeus, por exemplo, o número de médicos beira a três por grupos de mil habitantes.

Em julho último, matéria da revista IstoÉ antecipou a chegada de programa governamental que já vinha em gestação quando a OMS alertou para a situação de extrema carência de médicos no país, sobretudo nas regiões ermas ou nas periferias dos grandes centros urbanos, problema que ameaçava deprimir ainda mais a situação do Desenvolvimento Humano no país."
Artigo Completo, ::AQUI::

A cultura do "egomóvel" no Brasil

Posted: 16 Oct 2013 05:05 AM PDT


"Transporte melhor esbarra na mentalidade retrógrada do brasileiro. Sociólogo urbano critica fato de transporte público no Brasil ser associado a classes baixas. Maioria dos debates sobre mobilidade trata de soluções tecnológicas, quando a inovação deve ser de ordem social


O Brasil ainda mantém a tradição de privilegiar o automóvel em detrimento do transporte coletivo, e alterar esse panorama demanda não só políticas públicas, mas uma mudança na mentalidade do brasileiro. Essa é a opinião Martin Gegner, do doutor em sociologia urbana da Universidade Técnica de Berlim e professor visitante da USP.

Gegner organizou na última semana um painel com especialistas brasileiros e alemães para discutir o tema mobilidade em grandes cidades. O debate é parte do 2° Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, evento integrante do Ano Alemanha + Brasil.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: