segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: O Brasil e o "negócio da China"


BRASIL! BRASIL!


Aula de xadrez para iniciantes (e iniciados)

Posted: 12 Oct 2013 04:43 PM PDT


"Confesso que não sou dos melhores enxadristas, mas desconfio que Eduardo Campos moveu uma peça errada no tabuleiro

Lula Miranda, Brasil 247

Já disse aqui, mais de uma vez, que a política assemelha-se ao xadrez e não ao jogo de damas ou ao dominó. A questão é saber quais os políticos que jogam damas e quais jogam xadrez, e destes aqueles que são bons enxadristas.

Eduardo Campos, por exemplo, joga xadrez ou damas? Se joga xadrez; é um bom enxadrista? Vai conseguir mobilizar seus peões e encurralar e derrubar a "rainha"?

E Marina Silva, que é, supostamente, uma dama dos "seringais" da política nacional, joga xadrez ou damas? Vai conseguir "derrubar" a "rainha"? Mas para isso terá que antes "derrubar" o "cavalo" que hoje lhe dá montaria e lhe propicia o trote – garboso para uns, infame para outros. Ou seria um galope desembestado, em pelo, de um autêntico pangaré, sem rumo, mata adentro, sem cela ou arreios?

Os dois, Campos e Marina, jogam xadrez? Se jogam, quem vai dar o xeque-mate? Quem vai assumir a missão de derrubar a "rainha", ou o rei, que a protege e lhe aufere o necessário apoio junto ao seu povo? Ou, melhor dizendo: quem vai derrubar quem nesse jogo?"
Artigo Completo, ::AQUI::

A pesquisa Datafolha mostra que Marina como vice de Campos não faz sentido

Posted: 12 Oct 2013 04:24 PM PDT


Campos provavelmente terá que olhar para 2018 ou 2022


"A mais importante conclusão da nova pesquisa Datafolha é algo que já se sabia antes dela: a dupla Eduardo Campos e Marina Silva só faz sentido se ela for candidata à presidência e ele for qualquer outra coisa.

Como mostra a pesquisa, Dilma leva já no primeiro turno caso seus rivais sejam Aécio e Campos. Falta um ano, é verdade. Mas as chances de que as coisas mudem – com o trio Dilma, Aécio e Campos – são, definitivamente, escassas.

Com Marina no topo da chapa do PSB, como era amplamente sabido e o Datafolha confirma, o cenário fica mais indefinido. Primeiro, pode haver segundo turno. Depois, se realmente o houver, Marina iria para a grande final com muito mais chances do que Serra em 2010.
Mais informações »

Histórias de Lampedusa: descoberta de bebê ainda conectado à mãe emociona equipe de resgate

Posted: 12 Oct 2013 04:15 PM PDT


Embarcação que naufragou no Mediterrâneo levava mais de 500 imigrantes africanos à Lampedusa. A maioria não sobreviveu / Efe (04/10/2013)

"Não conseguia acreditar. Não pudemos deixar de chorar e de encher a máscara [de mergulho] de lágrimas", disse subtenente italiano

Opera Mundi

Ele chegou ao mundo para morrer. A mãe, uma jovem africana de 19 anos, se afogou no Mar Mediterrâneo, perto da ilha italiana de Lampedusa, antes de chegar à terra firme. À Europa. À esperança de uma vida menos injusta. Mas não houve quem os salvasse. À deriva, em meio aos gritos de desespero e à força das ondas, ele nasceu na água salgada. E no fundo permaneceram os dois, juntos.

Quem os encontrou ainda conectados pelo cordão umbilical foi o subtenente  dos Carabineiros, uma das quatro forças armadas italianas, o mergulhador Renato Sollustri, na proa do barco afundado. No final de um dia de resgate daqueles que morreram no naufrágio em Lampedusa em 3 de outubro, o grupo de mergulhadores percebeu a jovem mulher, aparentemente grávida. "A tiramos do barco fazendo uma corrente humana com os braços", conta o subtenente. "Depois a colocamos no fundo do mar. Com uma corda, a atamos a outros cadáveres e a tiramos de lá com os demais".

Só depois perceberam o horror. "Quando passamos o cadáver da mulher aos colegas que estavam a bordo do nosso barco, vimos que dentro da roupa estava um bebê recém-nascido. Não conseguia acreditar. Não pudemos deixar de chorar e de encher a máscara [de mergulho] de lágrimas."
Matéria Completa, ::AQUI::

Os rumos

Posted: 12 Oct 2013 03:46 PM PDT

"Um dos principais desafios ao Brasil atual é a constituição de um projeto nacional de desenvolvimento que tenha a suficiente abrangência para incorporar as grandes maiorias da sociedade brasileira articuladas em uma perspectiva de transformação social, amplas liberdades políticas, impulsionadas por uma estratégia de longo curso.

Eduardo Bomfim, Vermelho

Um projeto de objetivos definidos porém flexível o bastante para a convivência de múltiplas forças políticas distintas mas convergentes no essencial nos caminhos de um País soberano, com persistentes avanços sociais, na estratégia da sua política externa baseada no respeito, autodeterminação dos povos, na cooperação multilateral junto às nações em desenvolvimento.

Durante as recentes jornadas de junho que mobilizaram milhões de pessoas nas ruas, mostrou-se concreta uma agenda substancial da sociedade baseada nas questões relativas à educação, saúde, transportes, onde é justo agregar o grave problema da segurança pública, além do recorrente tema da corrupção.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 12 Oct 2013 03:41 PM PDT


O papel da coalização do ódio

Posted: 12 Oct 2013 03:38 PM PDT


Marina e Dilma quando ambas eram candidatas
à Presidência, em 2010 / Agência Brasil

'O rancor e ambição pessoal unem Marina Silva a Eduardo Campos


Causou surpresa ao meio político e à mídia o anúncio do acordo entre Eduardo Campos, legatário do PSB, e Marina Silva, líder da assim chamada Rede Sustentabilidade, aquele partido que viria para revogar "tudo que está aí" e fundar uma nova forma de fazer política. Fui colega dos dois no ministério do primeiro governo Lula. Conheço razoavelmente ambos. Vou dar um palpite que o futuro definirá se válido ou não.
O cimento dessa abrupta reunião é um dos mais sólidos que a natureza humana pode oferecer: o ódio. Neste caso crescente e que ambos alimentam pela coalizão liderada pela presidenta Dilma Rousseff.

O choque de Marina Silva com o PT tem a ver com uma porção de coisas, mas fundamentalmente tem a ver com a disputa entre ela e Dilma nos tempos do ministério. Uma encarregada de Energia e Minas, a outra do Meio Ambiente. Só para que se tenha uma ideia, Marina queria que o Brasil assinasse uma convenção internacional declarando não renovável a energia hidráulica, pondo sob suspeita de insustentabilidade praticamente toda a base produtiva brasileira.
Mais informações »

Aécio diz que herdou maior parte dos votos de Marina

Posted: 12 Oct 2013 03:31 PM PDT


"Os números divulgados pelo Datafolha são extremamente positivos para o PSDB, porque confirmam que somos a principal alternativa no campo da oposição", declarou o senador mineiro; levantamento aponta crescimento de 8% em suas intenções de voto; partido afirma que o presidenciável do PSDB foi o que mais se beneficiou com a ida de Marina Silva para o PSB; primeira pesquisa divulgada depois da aliança da ex-senadora com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mostra Aécio Neves com 21% das intenções de votos; "O governo é quem deve estar preocupado", afirma tucano

Minas 247 / Brasil 247

A avaliação do presidenciável do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG), sobre a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, é a de que ele herdou a maioria dos votos da ex-senadora Marina Silva.

O partido avalia que o senador tucano foi o candidato que mais se beneficiou com a ida da ex-ministra ao PSB, de Eduardo Campos. Segundo o levantamento, Aécio cresceu oito pontos percentuais, tendo agora 21% da aprovação do eleitorado.

"As pesquisas, neste momento, quando ainda não existem candidaturas definidas, devem ser sempre vistas com serenidade. Mas os números divulgados pelo Datafolha são extremamente positivos para o PSDB, porque confirmam que somos a principal alternativa no campo da oposição", declarou "
Matéria Completa, ::AQUI::

Sem Marina, melhor para Dilma

Posted: 12 Oct 2013 08:33 AM PDT


"Nós dois somos possibilidades e sabemos disso",
de Marina Silva, ao se insinuar como candidata
a presidenta, pelo PSB / José Cruz/ABr

"Tiraram do caminho da presidenta a mais forte adversária, o que favorece a decisão no primeiro turno


Após a decisão ousada e arriscada do governador Eduardo Campos (PE), presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de aceitar a filiação de Marina Silva, é melhor deixar a poeira baixar, como está baixando, para tentar ir além do barulho e dos elogios despejados sobre a aliança entre dois pré-candidatos ao comando da República.

A decisão de Marina de se filiar ao PSB acaba com a manifestação apolítica tão marcante nos movimentos de junho, em que era proibido exibir estandartes partidários. Naquele momento, o pique de intenções de voto em Marina contrastava com a queda profunda da popularidade e do apoio a Dilma Rousseff.
Mais informações »

Os novos cenários na pesquisa só beneficiam Dilma

Posted: 12 Oct 2013 08:17 AM PDT


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"Enganou-se o presidenciável Eduardo Campos ao prever que a sua aliança com Marina Silva provocaria um "terremoto" na campanha presidencial. Por enquanto, pelo menos, isso não aconteceu, como mostra a primeira pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, com os novos cenários para 2014.

Ao contrário, sem Marina no cenário mais provável, em que Eduardo é o candidato do PSB e, Aécio Neves, o do PSDB, os números só beneficiaram a presidente Dilma Rousseff, que ampliou sua vantagem para vencer já no primeiro turno.

Com o dobro das intenções de voto de Aécio ( 42% a 21%) e 27 pontos à frente de Eduardo, Dilma também venceria em qualquer simulação de segundo turno, quando são incluídos os nomes de Marina e do tucano José Serra, que ainda não desistiu da sua candidatura presidencial. Com 36%, Serra só lidera a tabela dos índices de rejeição.
Mais informações »

O Brasil e o "negócio da China"

Posted: 12 Oct 2013 07:45 AM PDT

Mauro Santayana, Blog: MauroSantayana


"Desde o início dos tempos, elementos tangíveis e intangíveis, como as matérias-primas, a inteligência e o conhecimento, determinaram a concorrência entre os estados e a ascensão e a queda de impérios e civilizações.

A espionagem, pelo Canadá, de computadores do Ministério de Minas e Energia, e a proposta que a União Européia pretende fazer ao Brasil, na próxima semana, no âmbito de "matérias- primas estratégicas" servem de alerta aos que acham que o advento de novas tecnologias vai sepultar ou diminuir a importância das commodities e das matérias-primas no xadrez geopolítico internacional, nos próximos anos.

Segundo declarou o vice-presidente da Comissão Européia e Comissário de Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, em entrevista ao "Valor", ontem, a Europa pretende propor ao Brasil uma aliança para impedir que a China continue tentando "ter o monopólio de matérias-primas industriais" em escala planetária.
Mais informações »

Datafolha mostra vitória de Dilma em primeiro turno

Posted: 12 Oct 2013 05:32 AM PDT


"Levantamento aponta que ela teria 42%, contra 21% de Aécio Neves e 15% de Eduardo Campos; se os candidatos fossem José Serra e Marina Silva, haveria segundo turno; no entanto, em todos os cenários, Dilma venceria seus oponentes; levantamento é o primeiro realizado após a mudança no quadro político, com a permanência de Serra no PSDB e a ida de Marina para o PSB


O primeiro levantamento realizado após a migração de Marina Silva para o PSB e permanência de José Serra no PSDB, deixando o quadro sucessório com apenas três candidatos, mostra que, se as eleições fossem hoje, a presidente Dilma Rousseff venceria em primeiro turno. No entanto, por uma margem não muito confortável.

De acordo com o Datafolha, ela teria 42% das intenções de voto, contra 21% de Aécio Neves, do PSDB, e 15%, de Eduardo Campos. Ou seja: o PT teria 42% contra a soma de 36% dos adversários e uma leve mudança de humor poderia provocar um segundo turno.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: