terça-feira, 2 de abril de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Primeira reitora negra assume a Universidade Afro-Brasileira


Planeta Universitário (nesta mensagem: 11 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Sistema para aprimorar diagnóstico de transtornos mentais

Posted: 02 Apr 2013 03:23 AM PDT

Pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Saúde Mental (NIHM) dos Estados Unidos estão desenvolvendo um novo sistema de diagnóstico de transtornos mentais, como a depressão, a esquizofrenia e o transtorno bipolar. A mais recente versão do sistema foi apresentada por Bruce Cuthbert, diretor da Divisão de Desenvolvimento de Pesquisa Translacional e Tratamento de Adultos da instituição, durante a São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders (Y Mind).

Arquivo Público do Estado publica acervo do Deops na internet

Posted: 02 Apr 2013 12:21 AM PDT

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou oficialmente na segunda-feira (01/04) uma parte importante do seu acervo digitalizado na internet, no site "Memória Política e Resistência". O material inclui mais de 274 mil fichas e 12,8 mil prontuários produzidos pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), pelo Departamento de Comunicação Social e pelo Dops de Santos ao longo de um período que abrangeu duas ditaduras brasileiras.

Pesquisa sobre malária tem vagas para doutorado e pós-doutorado

Posted: 02 Apr 2013 12:16 AM PDT

O Projeto Temático "Genômica Funcional em Plasmodium", conduzido no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), tem vagas para doutorado e pós-doutorado. Apoiado pela FAPESP, o projeto é coordenado pela professora Célia Regina da Silva Garcia, do Departamento de Fisiologia do IB-USP. O Temático visa desvendar mecanismos moleculares envolvidos em diversos processos celulares da biologia de parasitas de malária e sua relação com o hospedeiro para obtenção de suporte para o desenvolvimento de novos antimaláricos.

Primeira reitora negra assume a Universidade Afro-Brasileira

Posted: 02 Apr 2013 12:13 AM PDT

nilma gomesA pedagoga Nilma Lino Gomes é a primeira mulher negra a ser empossada no cargo de reitor de uma universidade federal brasileira. Nilma tomou posse como reitora pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) na tarde desta segunda-feira, 1º de abril. Ela assume o cargo deixado pelo novo secretário da educação superior do MEC, Paulo Speller.

ICRC 2013 – International Cosmic Ray Conference

Posted: 02 Apr 2013 12:06 AM PDT

Cosmic raysA 33ª edição da International Cosmic Ray Conference (ICRC), um dos principais encontros da Física no mundo, será realizada de 2 a 9 de julho de 2013 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América do Sul. A primeira edição do ICRC ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e, desde então, o evento tem ocorrido a cada dois anos. Os dois últimos encontros foram em Pequim (China), em 2011, e Lodz (Polônia), em 2009.

FAPESP lança chamada com consórcio canadense

Posted: 02 Apr 2013 12:04 AM PDT

A FAPESP e The Consortium of Alberta, Laval, Dalhousie and Ottawa Universities (CALDO), no Canadá, lançam chamada pública de propostas para o apoio a projetos de pesquisa que envolvam o intercâmbio de pesquisadores, de acordo com o Acordo de Cooperação assinado pelas instituições. Podem participar da chamada pesquisadores afiliados a universidades participantes do consórcio CALDO, no Canadá, e, pelo lado da FAPESP,

PUCRS - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Posted: 01 Apr 2013 11:57 PM PDT

A data de 2 de abril marca o dia mundial de conscientização do autismo, disfunção que afeta 1 a cada 88 indivíduos. O diagnóstico precoce é muito importante para aumentar as chances de desenvolvimento e de qualidade de vida das pessoas incluídas no espectro autista. É usado o termo "Espectro", visto que o grau de acometimento é variável, de casos leves a severos, podendo ou não estar associado ao retardo mental.

UERN - Lista de aprovados no Vestibular 2013 (PSV 2013)

Posted: 01 Apr 2013 11:54 PM PDT

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulga a relação de aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013), cujas provas foram aplicadas nos dias 3 e 4 de março ofertando 2.602 vagas nos cursos de graduação da UERN. Os candidatos convocados para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013 (2013.1), cujos nomes constam nas relações do anexo I do Edital, deverão requerer matrículas institucional e curricular nos dias 15 e 16 de abril de 2013.

Inscrições abertas para a Olimpíada de Química do Rio de Janeiro

Posted: 01 Apr 2013 09:10 AM PDT

Estão abertas as inscrições para 8ª edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do ensino médio. Desde 2010, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos organizadores da competição estadual, sendo responsável pela elaboração e correção das provas. Junto dele estão o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e o Colégio Pedro II.

Encontro discute arte na Fundação Ema Klabin

Posted: 01 Apr 2013 08:45 AM PDT

Com objetivo de aproximar museus e sociedade, a Fundação Ema Klabin promove mensalmente "Encontros com o Público" para reflexão, discussão e troca de experiências sobre arte. A cada encontro, são abordados temas diferenciados, sempre com uma visita monitorada gratuita ao espaço, onde o público pode apreciar o acervo que conta com mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial, entre elas: pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari, Lasar Segal.

PUC Minas - Cursos gratuitos de informática

Posted: 01 Apr 2013 08:42 AM PDT

Estão abertas, nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de abril 2013, as inscrições para cursos gratuitos de informática, oferecidos pelos projetos de extensão Cidadão em Rede e BarreiroDigital.br, do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas no Barreiro, em Belo Horizonte. O Cidadão em Rede é direcionado a jovens a partir de 16 anos e oferece cursos de Informática Básica, Intermediária; Multimídia (edição de fotos e vídeos); Montagem e Manutenção de Computadores; e Redes de Computadores.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: