quarta-feira, 3 de abril de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Construção civil abre 53,7 mil vagas no país nos dois primeiros meses do ano


Para: francisco.marajo@gmail.com


BRASIL! BRASIL!


2030: o Brasil pós-Globo

Posted: 02 Apr 2013 05:59 PM PDT


No futuro, você não verá este tipo de jornalismo

"Uma utopia possível e até provável.


Me pedem que analise um texto de um colunista que eu não conhecia, Rodrigo Constantino.

Li.

A não ser que aconteça uma desgraça, não voltarei a lê-lo jamais.

É um cruzamento de Olavo Carvalho, Reinaldo Azevedo e Ali Kamel.
Muito para mim.

Sobre o texto, é uma distopia. O Brasil, no futuro, terá a moeda comum do continente, o bolívar, e o Bolsa Família, "esmola", será universal entre nós.
É mais ou menos isso.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 02 Apr 2013 05:42 PM PDT


Dilma, a inflação e os neoliberais

Posted: 02 Apr 2013 05:38 PM PDT

João Sicsú, CartaCapital

"O balanço da atuação dos governos Lula e Dilma em relação ao quesito "manter a inflação sob controle" é positivo. Somente em 2003, a inflação ficou fora da meta estabelecida. Os governos do PT foram bem sucedidos em 9 dos 10 anos que governaram o País até o momento.

O Brasil adotou o regime de metas para a inflação em meados de 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A inflação estourou a meta nos anos 2001 e 2002. O regime implantado em 1999 era muito simples: o Banco Central (BC) seria o único organismo responsável por manter a inflação sob controle, teria somente esse mandato e também um único instrumento antiinflacionário, a taxa de juros básica da economia.
Tal regime era parte do receituário neoliberal cujas fórmulas são sempre simples e aparentemente neutras. O regime de metas brasileiro mostrou que precisava sofrer adaptações. A experiência internacional e brasileira revelaram que a inflação é um fenômeno complexo, de causas variadas. O regime de metas, em sua configuração original, apontava como causa da inflação o crescimento econômico que geraria excesso de demanda e pressão sobre os preços. Nesse sentido, tinha como regra que o BC deveria "tocar um samba de uma nota só": quando existisse algum tipo de pressão inflacionária a taxa de juros deveria ser aumentada imediatamente."
Artigo Completo, ::AQUI::

Construção civil abre 53,7 mil vagas no país nos dois primeiros meses do ano

Posted: 02 Apr 2013 05:06 PM PDT


Fernanda Cruz, Agência Brasil

"O nível de emprego na construção civil brasileira nos primeiros dois meses do ano apresentou alta de 1,59%, com a contratação de 53,7 mil trabalhadores, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon). O mês de fevereiro registrou alta de 0,51% na comparação com janeiro, tendo sido criadas 17,5 mil vagas no país.

O balanço mostrou também que, no acumulado dos últimos 12 meses, o número de trabalhadores cresceu 1,97%, com a criação de 66,3 mil vagas. Com o resultado, a construção brasileira empregava, no final de fevereiro, 3,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Desses, cerca de 1,7 milhão estavam no Sudeste, 730,6 mil no Nordeste, 477,6 mil no Sul, 275,3 mil no Centro-Oeste e 212,7 mil no Norte.

No estado de São Paulo, o número de contratações cresceu 0,51% em fevereiro em relação a janeiro, com a abertura de 4,5 mil vagas. Nos dois primeiros meses de 2013, a quantidade de contratações no estado totalizou 16,4 mil. Ao final de fevereiro, as empresas paulistas somavam 883,1 mil empregados com carteira assinada."

Os comedores de quindins de ouro

Posted: 02 Apr 2013 04:24 PM PDT


Saul Leblon, Carta Maior / Blog das Frases

"São graúdos, e contabilizáveis, os interesses que arrendam espaços e gargantas para vocalizar a luta diuturna pela alta dos juros no país.

O pleito está marmorizado em cada centímetro da menos imparcial de todas as seções do jornalismo: o noticiário de economia. Daí se irradia para afinar o jogral de vulgarizadores e agregados de orelhada e holerite.

A centralidade que une as tropas é compreensível. Trata-se de uma queda de braço decisiva.

Os sabichões que advogam a panaceia do 'novo ciclo de alta' da Selic sabem do que estão falando. E não estão falando apenas em adicionar mais 0,25% às taxas atuais, na reunião do Copom, do próximo dia 17.
Mais informações »

Feliciano se diz contra aborto porque mãe teve 'clínica clandestina'

Posted: 02 Apr 2013 03:59 PM PDT


Pastor Marco Feliciano diz que é
contra o aborto porque sua mãe foi
proprietária de uma clínica
clandestina (Foto: aBr)
"Feliciano diz que é contra aborto porque sua mãe teve uma clínica. Pastor conta que ficou traumatizado por ver as mulheres "perderem os seus bebês"


O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, explicou que é contra o aborto porque sua mãe teve uma clínica de aborto. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele conta que ficou traumatizado por viver o dia a dia da clínica.

O pastor é pressionado a renunciar à presidência da comissão devido às suas polêmicas opiniões sobre mulheres e gays. Marco Feliciano também é réu no Supremo Tribunal Federal em processos em que é acusado de racismo e homofobia.
Mais informações »

Ex-ministra, Iriny diz que Feliciano quebrou decoro

Posted: 02 Apr 2013 03:51 PM PDT


"Insatisfeita com as declarações de Marco Feliciano (PSC-SP), de que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara era "comandada por Satanás", a ex-presidente da comissão e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres protocolou pedido de investigação contra o parlamentar; para Iriny Lopes (PT-ES), o pastor feriu o decoro parlamentar, a "honra e imagem" dos colegas, além de ter "faltado com respeito" à imagem da Câmara

Ivan Richard, Agência Brasil / Brasil 247

A ex-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara deputada Iriny Lopes (PT-ES) protocolou nesta terça-feira 2 na Mesa Diretora da Casa requerimento pedindo a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o atual presidente do colegiado, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
Mais informações »

Governo recolhe nesta terça relatos de violação do direito à moradia em SP

Posted: 02 Apr 2013 08:48 AM PDT


Favela do Moinho e Ocupação Mauá estão entre comunidades visitadas (Foto:Danilo Ramos)

"Já na quarta-feira, grupo de trabalho vinculado à Secretaria de Direitos Humanos vai se reunir com governo estadual, municipal e instituições de Justiça para apresentar queixas e cobrar soluções


O grupo de trabalho Direito Humano à Moradia Adequada do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, chega amanhã (2) e fica até quarta-feira em São Paulo para colher depoimentos sobre violações do direito à moradia na cidade.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 02 Apr 2013 08:28 AM PDT


Forjemos nossas armas

Posted: 02 Apr 2013 08:26 AM PDT

Mauro Santayana, Jornal do Brasil

"O governo da Presidente Dilma Roussef decidiu alterar as leis sobre a indústria bélica e editar normas para a política de defesa, que incentivam a produção nacional de armas e o desenvolvimento de processos tecnológicos autônomos. Os nossos leitores habituais devem recordar-se de matéria sobre o assunto que publicamos neste mesmo Jornal do Brasil sobre o tema em 16 de agosto do ano passado. No texto, citávamos a dramática advertência do general Maynard Santa Rosa: em caso de agressão estrangeira, só dispomos de munição para uma hora de resistência.

Um dos maiores erros dos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, se não o mais grave, foi desarmar o Brasil. A doutrina FHC se baseava no falso conformismo de que jamais poderíamos nos defender do poderio bélico norte-americano e seria melhor transformar as forças armadas em corpos policiais destinados ao combate ao tráfico de drogas, sob o comando continental dos Estados Unidos, of course.
Mais informações »

Crescimento da atividade econômica deve se intensificar ao longo do ano, diz Tombini

Posted: 02 Apr 2013 08:15 AM PDT


Kelly Oliveira, Agência Brasil

"O Brasil está experimentando processo gradual de recuperação da atividade econômica, com perspectiva de intensificação ao longo de 2013, avaliou hoje (2) o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Tombini acrescentou que indicadores antecedentes apontam também o crescimento dos investimentos neste ano.

O presidente do BC reiterou que a economia global deve apresentar baixo crescimento por período prolongado, devido a efeitos da crise fiscal em países desenvolvidos.

Tombini reforçou ainda que a inflação no Brasil tem demonstrado resistência nos últimos meses."

A rede e a liberdade de criação

Posted: 02 Apr 2013 07:34 AM PDT


Sérgio Amadeu, spressoSP

"Os dois filósofos suecos Alexander Bard e Jan Söderqvist já haviam detectado que em uma rede distribuída como a internet, "todo ator individual decide sobre si mesmo, mas carece da capacidade e da oportunidade para decidir sobre qualquer dos demais atores".

Essa tese foi testada pelo poderoso governo norte-americano quando, em dezembro de 2010, agiu de modo contundente sobre os provedores para retirar o site do Wikileaks da rede. Em menos de dois dias, foram criados mais de 800 "sites espelhos" nos cinco continentes, que replicavam exatamente o conteúdo do site bloqueado.

Se a liberdade de expressão e de opinião distribuídas pelas plataformas da rede incomodam sobremaneira os setores que definem as razões de Estado como princípio superior, a liberdade de criação de novas tecnologias, aplicações ou formatos têm preocupado e colocado em risco os velhos modelos de negócios de grandes corporações erguidas no mundo industrial.

Assim, a natureza aberta da internet torna-se alvo de parte da indústria de intermediação cultural e de grandes corporações de telecomunicações."
Matéria Completa, ::AQUI::

Lula declara, em vídeo, apoio a Maduro

Posted: 02 Apr 2013 06:30 AM PDT


"Ex-presidente brasileiro lembra em depoimento seu estreito contato com o ex-chanceler de Chávez durante seu governo e diz: "Maduro presidente é a Venezuela que Chávez sonhou"

Brasil247 / Opera Mundi

"Maduro presidente é a Venezuela que Chávez sonhou". É com essa frase que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclui vídeo em apoio ao candidato à Presidência da Venezuela, Nicolás Maduro. Ao longo do depoimento, obtido com exclusividade por Opera Mundi e divulgado nesta segunda-feira (01/04), Lula lembra o estreito contato com o ex-chanceler durante seu governo no Brasil e aposta que a vitória na eleição – marcada para 14 de abril – significaria a continuidade do projeto pensado por Hugo Chávez para a Venezuela.
Mais informações »

A apoteose de Dilma

Posted: 02 Apr 2013 06:00 AM PDT


"Seu grande momento ainda vai acontecer e será daqui a um ano, na passagem de meio século do golpe militar de 1964

LEONARDO ATTUCH, Brasil 247

A presidente Dilma Rousseff hoje vive nas alturas. Com mais de 70% de aprovação popular, 58% no Datafolha e um potencial de votos que chega a 76%, ela alcançou um padrão de popularidade inédito na história do País até mesmo para os padrões lulistas. 

Seu sucesso de público, bem maior do que a de crítica (ao menos, na mídia tradicional), não decorre apenas da herança bendita deixada por Lula. É resultado também de marcas próprias, como a "faxina ética" e a imagem de "Mãe Dilma", que se preocupa com o bolso do eleitor em questões práticas do cotidiano, como a conta de luz, o financiamento da casa própria e o preço da cesta básica, sem falar, agora, no FGTS e no adicional noturno para as milhões de brasileiras que realizam serviços domésticos.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: