quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 14 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 14 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 06 Feb 2013 01:15 AM PST
A FAPESP realizará o BIOEN-BIOTA-PFPMCG-SCOPE Joint Workshop on Biofuels & Sustainability no dia 26 de fevereiro de 2013, das 8h30 às 17h, no Auditório da Fundação. O evento é realizado no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).
Posted: 06 Feb 2013 01:13 AM PST
"Abrir uma nova janela para o Universo": é esta expectativa, saudavelmente imodesta, que anima o Projeto Temático "Nova física no espaço: ondas gravitacionais", apoiado pela FAPESP. Para abrir essa janela, o projeto, coordenado por Odylio Denys de Aguiar, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo (USP), conta com duas chaves poderosas: o detector brasileiro Mario Schenberg e a participação criativa no detector norte-americano aLIGO (Advanced Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory).
Posted: 06 Feb 2013 01:03 AM PST
A equipe de pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, responsável pelo projeto conceitual de Sirius, a nova fonte síncrotron brasileira, submeteu os parâmetros da nova máquina à avaliação de um grupo de especialistas em física de aceleradores do Brasil e do exterior. O projeto foi considerado "ambicioso", "consistente" e "muito viável".
Posted: 06 Feb 2013 01:01 AM PST
Formar profissionais capazes de interferir em questões relacionadas à degradação de recursos naturais e fornecer informações sobre normas e procedimentos necessários para a gestão de recursos hídricos e sua interface com o município no que diz respeito ao uso e ocupação do solo, saneamento e meio ambiente. Esses são alguns temas que serão trabalhados durante a especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos, oferecida pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Posted: 06 Feb 2013 12:59 AM PST
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebe até o dia 15 de fevereiro inscrições para o Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva de Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA). O programa é desenvolvido no Departamento de Educação Física da Unesp em Rio Claro desde 2006 e envolve profissionais das áreas de educação física, medicina, fisioterapia e psicologia, entre outros, sendo um dos pioneiros no Brasil.
Posted: 06 Feb 2013 12:58 AM PST
A FAPESP e a University of Victoria, no Canadá, lançam a primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação assinado em 2012 pelas instituições. A seleção está voltada ao intercâmbio de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e, do Canadá, afiliados à University of Victoria.
Posted: 05 Feb 2013 11:41 AM PST
A partir deste ano, novos cursos de medicina serão abertos somente com a publicação de editais de chamamento público do Ministério da Educação. Com base em levantamento do governo federal, serão selecionados municípios que tenham condições de receber os cursos. O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante, nesta terça-feira, 5, em Brasília. "Temos total segurança de que essa estratégia será um novo salto de qualidade", disse o ministro. "O setor privado tem interesse em disputar essa oferta."
Posted: 05 Feb 2013 11:31 AM PST
Ao concluir 105.577 voltas em torno da Terra, às 14h42 de 9 de fevereiro, o primeiro satélite brasileiro terá completado 20 anos no espaço ainda em funcionamento. O número de órbitas é mais um dos resultados impressionantes do SCD-1 (Satélite de Coleta de Dados), que tinha expectativa de apenas um ano de vida útil quando foi lançado pelo foguete norte-americano Pegasus, em 1993.
Posted: 05 Feb 2013 11:04 AM PST
bandiere-globeA Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta terça-feira, 5, a relação dos candidatos pré-selecionados para o Programa Ciência sem Fronteiras, que visa  promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
Posted: 05 Feb 2013 10:41 AM PST
A ULBRA solicita aos candidatos pré-selecionados ao Programa Universidade para Todos (ProUni) que fiquem atentos ao prazo da segunda chamada para a comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição. Entre os dias 8 e 19 de fevereiro, os concorrentes devem comparecer às respectivas Unidades de posse de todos os documentos exigidos. Já os pré-selecionados no Ensino a Distância (EAD) devem comparecer diretamente no polo escolhido. A lista completa da documentação pode ser conferida no site www.ulbra.br.
Posted: 05 Feb 2013 09:26 AM PST
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, lançaram nesta terça-feira, 5, em Brasília, a cartilha Coletânea de Entendimentos, destinada a orientar gestores de instituições federais de educação superior. A publicação foi elaborada com base em atuações da CGU e na identificação de práticas de gestão bem-sucedidas de diversos segmentos da administração pública federal.
Posted: 05 Feb 2013 08:49 AM PST
Pelo segundo ano consecutivo a Unoeste se faz representar no International Embryo Transfer Society (IETS). Conferência anual que este ano chegou a 39ª edição, sediada em Hannover, na Alemanha. A exposição do pôster "Chá preto não interfere no número de corpos lúteos em ratas superovuladas", contou com explicações da pesquisadora Caliê Castilho, uma das colaboradas da pesquisa em que a doutora Inês Cristina Giometti é a responsável pelo projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Posted: 05 Feb 2013 08:47 AM PST
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou edital do processo seletivo para cursos de Letras, Matemática e História, com bolsa filantropia. Os cursos funcionarão na modalidade presencial, no período noturno. Ao todo, são 120 bolsas, que custeia 50% do valor do curso. As inscrições vão ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, no Bloco B7, do Campus Itajaí.
Posted: 05 Feb 2013 07:40 AM PST
Mais de 600 calouros e veteranos festejaram nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, o início das aulas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). O Trote Solidário, conhecido como "Super Liga Social", contou com a participação de três grandes nomes do stand up comedy para animar o dia - Mauricio Meirelles, do 'CQC'; Patrick Maia, roteirista do 'Agora é Tarde'; e 'Rudy Landucci', do Saturday Night Live. 
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: