quarta-feira, 12 de setembro de 2012

via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 11 Sep 2012 08:36 PM PDT
Folha de S. Paulo



"O candidato do PRB Celso Russomanno oscilou negativamente três pontos percentuais, mas mantém a liderança na disputa à Prefeitura de São Paulo, com 32% das intenções de voto.

Pesquisa Datafolha concluída nesta terça-feira mostra que essa é a primeira variação negativa do candidato desde dezembro, quando iniciou a trajetória que o levou de 16% a 35% das intenções de voto.

Os dados apontam ainda que passou de cinco para três pontos percentuais a distância entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), que estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

O tucano oscilou um ponto percentual para baixo e agora tem 20%. O petista oscilou positivamente um ponto e foi a 17%.

Os dados foram colhidos a pouco mais de três semanas do 1º turno das eleições e 21 dias depois do início da propaganda dos candidatos no rádio e na TV."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 05:57 PM PDT



Rodrigo Vianna, Blog: Escrevinhador

"Está em curso uma tentativa de sufocar e derrotar o movimento de blogueiros que, nos últimos 10 anos (e especialmente durante o processo eleitoral de 2010), mudou a correlação de força na Comunicação do Brasil. A velha mídia – associada aos setores mais conservadores – já não fala sozinha. Bolinhas de papel de Ali Kamel não ganham eleições, porque os blogs e redes sociais desmontam as farsas. Foi assim em 2010. Isso incomoda. E muito.

O contra-ataque está em curso. Kamel (diretor da Globo) abriu processos contra 6 blogueiros (entre eles, esse escrevinhador), logo depois da eleição em que foi derrotado ao lado de Serra. Em algumas regiões do país, a intimidação se faz à bala. Nas cidades pequenas, um blog é muitas vezes a ferramenta mais eficaz (e barata) para fazer o contraponto a lideranças locais que normalmente controlam Prefeitura, jornais e rádios. No Rio Grande do Norte, município de Serra do Mel, o blogueiro Ednaldo Filgueira, militante do PT, foi assassinado depois de colocar na internet uma enquete, questionando a prestação de contas da Prefeitura. Assassinado! Isso foi em 2011. E até agora ninguém foi a julgamento. Mais informações você pode ler aqui.

Agora, em Curitiba, cidade com fama de "européia", outra enquete leva ao fechamento de mais um blog. Felizmente, o blogueiro não levou tiro. Mas o blog foi assassinado, com ajuda da Justiça (????) Eleitoral. A vítima agora é Tarso Cabral Violin, do combativo "Blog do Tarso". Vítima, não! Porque ele não é de baixar a cabeça, e sei que vai seguir lutando. Mas a situação é dramática. E peço atenção de todos."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 05:43 PM PDT


O governo federal vai ter que se articular para
impedir o avanço da dupla Aécio e Eduardo
Fernando Filgueiras, CartaCapital



"No calendário eleitoral brasileiro, as eleições municipais são descoladas das eleições gerais, criando um quadro curioso de composição, recomposição ou mesmo formação de novas coalizões. As eleições municipais servem de ensaio para os parceiros, termômetro para os inimigos e novas negociações e aproximações entre partidos políticos e jogadores.

Normalmente se dá pouca atenção às eleições municipais, federalizando-as na discussão das coalizões no plano da União. Não é para menos. Afinal, dadas as características do federalismo brasileiro, tanto no plano político quanto no plano fiscal, existe enorme concentração na União em detrimento da autonomia dos demais entes federativos. Nesse sentido, é mais do que natural que a discussão sobre as eleições municipais se dê no plano do jogo político jogado na União, compreendendo aqui que as relações entre o Executivo e o Legislativo federais, o governo e suas bancadas partidárias e o lugar da oposição no xadrez político são fundamentais para as escolhas realizadas no plano dos municípios.

Mas um aspecto pouco observado pelos analistas políticos é o fato de que a formação das coalizões passa muito pelas eleições municipais, não apenas nas capitais, onde a visibilidade política é maior, mas também no Brasil profundo, onde o jogo das alianças é estabelecido e onde a maioria dos cidadãos brasileiros vive as suas vidas.

Não se pode menosprezar o papel das eleições municipais no quadro político brasileiro, nem mesmo os municípios como ente federativo central no cenário eleitoral.


No atual contexto, três ordens de questões precisam ser colocadas. Em primeiro lugar, quem são os protagonistas do atual xadrez político. Em segundo lugar, o que está em jogo no atual cenário. Em terceiro lugar, quais são as diretrizes e os movimentos estabelecidos pelos jogadores."
Foto: Dida Sampaio/AE
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 04:59 PM PDT
Blog: Luis Nassif



"O '' ultimo tracking do IBOPE, feito para a campanha do candidato Gabriel Chalita (PMDB) apresentou os seguintes resultados:

1. Celso Russomano: 30%
2. Fernando Haddad: 20%
3. José Serra: 18%
4. Gabriel Chalita: 8%.

Tecnicamente, Haddad e Serra continuam empatados, mas com curvas de crescimento distintas: Haddad crescendo, Serra caindo, ainda que mais lentamente do que se supupnha na semana passada."


Posted: 11 Sep 2012 04:51 PM PDT



Eduardo Guimarães, Blog Cidadania

"No primeiro dia útil da semana, O Globo publicou matéria de seu blogueiro e colunista Ricardo Noblat atacando a blogosfera, porém sem dar nome aos bois. A desculpa para o ataque foram as críticas que blogs independentes vêm fazendo ao furor condenatório do ministro do Supremo Joaquim Barbosa no âmbito do julgamento do mensalão.

Contudo, como se sabe, ninguém gasta vela com mau defunto. Ou seja: a mídia só ataca quem a incomoda.

A tática de não citar nomes, pois, obedece a duas razões. A primeira, porque a acusação de que o governo Dilma paga a blogosfera para criticar a mídia tucana não pararia em pé se fossem dados os nomes dos blogueiros; a segunda, porque essa mídia acha que, se der nomes, estará dando publicidade àquilo que não quer que o público saiba.

Já disse isso várias vezes e volto a repetir: eu acho é ótimo. Sobretudo quando sai no jornal.

Ataques em blogs e sites Reinaldo Azevedo e Noblat, entre outros teleguiados do PIG, fazem toda hora. Leitor de blog tucano sabe quem são os blogs citados veladamente. No jornal, porém, esses ataques são esporádicos e, quando saem, atingem a um público que não tem maior intimidade com a internet.

Acho ótimos tais ataques porque a mídia desperta a curiosidade da parcela de seu público que não conhece a blogosfera. Há casos de leitores deste blog que foram ao Google procurar os blogs citados por esses "colunistas" nos jornalões e revistas."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 04:40 PM PDT
Marina Dias, Terra Magazine



"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrará pessoalmente em cena neste domingo (16) para acalmar os ânimos entre PT e PSB, esquentados depois do racha das siglas na disputa pela prefeitura de importantes capitais, como Recife, Belo Horizonte e Fortaleza. 

Lula convidou o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para um evento em apoio ao candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A sinalização de bandeira branca do ex-presidente, porém, acontecerá durante conversa entre os dois na sede do Instituto Lula, zona sul da capital paulista.

A cúpula petista já foi avisada por interlocutores de Lula que a reunião com o governador pernambucano servirá para "aparar as arestas" com o PSB e que o ex-presidente não quer ninguém acirrando disputas ou alimentando discórdias com o partido de Eduardo Campos.

As eleições municipais têm causando mal-estar entre os dirigentes de ambas as siglas e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a dizer que visualizava o "rompimento" de seu partido com o PSB para 2014."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 09:58 AM PDT



Posted: 11 Sep 2012 09:55 AM PDT



"Em evento oficial no Planalto, presidente anunciou a renovação antecipada das concessões e aproveitou para criticar os apagões do governo anterior ao do PT, de Fernando Henrique Cardoso; "Lembro quando o mercado de energia não funcionava, mas esse País mudou"

Brasil 247

O governo brasileiro anunciou oficialmente nesta terça-feira 11, em evento no Palácio do Planalto, a redução das tarifas de energia elétrica de 16% a 28% para os consumidores e a renovação antecipada das concessões de energia, com o objetivo de garantir maior competitividade da economia brasileira.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff aproveitou para fazer ataques ao governo de Fernando Henrique Cardoso – que presidiu o País antes de o PT assumir. Dilma lembrou o período de racionamentos no País e os apagões vivenciados em 2001. A presidente afirmou que as medidas anunciadas hoje são o ápice de um processo iniciada por ela mesma, em 2003 – quando assumiu o ministério de Minas e Energia.

"Lembro quando o mercado de energia não funcionava, mas esse País mudou, hoje respeitamos os contratos. Contratos venceram, não se pode tergiversar quanto a isso", disse. A queda na tarifa é resultado da renovação das concessões que vencem a partir de 2015, da redução de encargos setoriais e do aporte pela União de R$ 3,3 bilhões."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 09:44 AM PDT
Na convenção democrata, realizada na semana passada, eleitor carrega adesivo com a inscrição "Bin Laden está morto. A GM está viva!" A frase virou lema da campanha democrata para elogiar a bravura de Obama.




José Antonio Lima, CartaCapital

"No início de maio de 2011, quando Barack Obama surgiu em rede nacional nos Estados Unidos para anunciar o assassinato de Osama bin Laden, uma série de analistas previu que a morte do terrorista serviria para catapultar o democrata à reeleição. A principal razão para tanto era a euforia gerada pelo anúncio, que levou gente às ruas para celebrar como se fosse o 4 de julho. Passados 16 meses, a morte de Bin Laden foi digerida e a recuperação da economia norte-americana desacelerou. Mitt Romney vem se provando um adversário difícil de ser batido e Obama parece disposto a usar todas as armas à disposição para derrotar o republicano – até mesmo o 11 de setembro, que nesta terça-feira completa 11 anos.

O uso político da morte de Bin Laden, e dos atentados, teve início em abril deste ano. Naquele mês, a campanha de Obama lançou na internet o vídeo "One Chance" (Uma chance), que exalta o fato de Obama ter ordenado o arriscado ataque dos seals que foram até Abbottabad, a cidade paquistanesa onde Bin Laden estava escondido. O vídeo conta com depoimento de Bill Clinton, ex-presidente cada vez mais engajado na campanha de Obama, e destaca comentários de Romney, segundo quem os EUA não deveriam realizar ataques dentro do Paquistão contra alvos da Al-Qaeda e nem gastar "bilhões de dólares para pegar um único homem".

Também em abril, o vice de Obama, Joe Biden, disse uma frase que se tornou lema da campanha democrata. Ao comparar o que Obama fez e o que Romney teria feito como presidente, segundo o próprio Biden, ele disse: "Bin Laden está morto e a General Motors está viva", um referência ao resgate da montadora de automóveis que chegou à beira da falência durante o auge da crise econômica de 2008. Biden repetiu a frase na convenção do Partido Democrata, realizada na semana passada. No mesmo evento, o senador John Kerry, candidato democrata em 2004, respondeu aos questionamentos de republicanos sobre a condição dos Estados Unidos hoje e há quatro anos. "Perguntem a Osama bin Laden se ele está melhor agora do que há quatro anos", afirmou Kerry."
Foto: Robyn Beck / AFP
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 11 Sep 2012 09:00 AM PDT



Marli Moreira, Agência Brasil

"O movimento de pessoas físicas em busca de crédito aumentou pelo segundo mês consecutivo. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, agosto registrou alta de 3,1% sobre julho. O crescimento, entretanto, foi menor do que o registrado em julho quando a taxa subiu 8%. Sobre igual mês do ano passado, a procura foi 2,7% inferior.

A demanda acumulada de janeiro a agosto diminuiu 5,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na avaliação técnica do Serasa, a maior disposição do consumidor em obter crédito se deve às opções de taxas mais reduzidas para os empréstimos.
A maior alta foi constatada na Região Nordeste (5,2%). Em seguida estão as regiões: Centro-Oeste (4,2%), Norte (3,9%), Sul (3,2%) e Sudeste (2,%).

O levantamento detectou aumento da procura por crédito em todas as faixas de renda, com a maior demanda entre os que recebem até R$ 500 mensais. Nesse caso, houve crescimento de 3,9%. O segundo maior aumento ocorreu nas classes com renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil (3,2%). Entre os que ganham de R$ 2 mil a R$ 5 mil, houve aumento de 2,7%."


Posted: 11 Sep 2012 08:41 AM PDT
Mais cedo, o candidato do PT, Fernando Haddad, participou de caminhada pelo centro de São Paulo: otimismo com chances de ir ao 2º turno



"Após reunião envolvendo a cúpula do partido, o comando da campanha de Haddad e o ex-presidente Lula, petistas já vislumbram confronto com Celso Russomanno na fase final

Ricardo Galhardo, iG

Em reunião organizada nesta segunda-feira (10), na sede do Instituto Lula, em São Paulo, a cúpula do PT, o comando de campanha de Fernando Haddad , o próprio candidato e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluíram que o cenário mais provável da eleição para a Prefeitura de São Paulo é uma disputa entre Haddad e o candidato do PRB, Celso Russomanno , no 2º turno. Os petistas já cogitam, inclusive, a possibilidade de buscar o apoio do PSDB de José Serra em um eventual 2º turno. De acordo com a última pesquisa do Datafolha, Serra tem 21% das intenções de voto, contra 16% de Haddad . Russomanno lidera com 35%. 

Na reunião, foram analisados números de pesquisas internas que, segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, já mostram Haddad ligeiramente à frente do Serra na preferência do eleitorado. "O 'tracking' mostra que estamos subindo e que o Russomanno caiu um pouco. O Haddad está um pouco à frente [ do Serra]", disse Falcão."
Foto: Oliveira/Brazil Photo Press/AE
Matéria Completa, ::AQUI::



Posted: 11 Sep 2012 08:23 AM PDT


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: