quinta-feira, 22 de março de 2012

Via email : BRASIL! BRASIL!




BRASIL! BRASIL!


Posted: 21 Mar 2012 06:38 PM PDT


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"Quando José Serra descumpriu promessa que fez por escrito em 2004 (de cumprir até o fim o mandato de prefeito da capital paulista, caso eleito), sua carreira política deveria ter sido abalada. Isso não ter ocorrido explica a última bofetada que desferiu nos paulistanos.

Ao dizer, agora, que a promessa que fez reiteradas vezes durante aquela campanha eleitoral – e que confirmou por escrito mais de uma vez, naquele ano – foi "apenas" uma assinatura em um "papelzinho", ao menos esta sentença deveria pulverizar suas novas pretensões eleitorais.

Políticos fazem promessas para tentarem se eleger e ninguém sabe se irão cumpri-las. A grande dúvida do eleitor e o seu melhor critério de escolha de candidatos, portanto, deveriam ser o grau de cumprimento das promessas que um político faz.

Em tese, flagrar um político em uma mentira deveria desmoralizá-lo. O político que mente e é desmascarado ou que descumpre promessas sem se importar com o que prometeu, deveria ser visto como um mau político, pois se descumpriu uma promessa deverá descumprir todas.

Qualquer documento contendo uma promessa em que um político assente a própria assinatura – e, portanto, a própria palavra de honra – deveria ser importantíssimo para quem assinou, sobretudo sendo um político, pois políticos vivem de credibilidade. Ou deveriam viver."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 06:24 PM PDT




Posted: 21 Mar 2012 06:19 PM PDT


"Será mesmo que a solução para a mídia e para as empresas está na mídia social?

João José Forni, Brasil 247

As redes sociais tornaram-se a obsessão da mídia. E das empresas. Tudo agora é uma questão de mídia social. Quais são as mais recentes ferramentas sociais? Como uma empresa pode aumentar o seu alcance social? Os repórteres estão dedicando tempo suficiente para essa área das mídias sociais?

Mas será mesmo que a solução para a mídia e para as empresas está na mídia social?

A diretora do mais conceituado Blog de jornalismo dos EUA, o Huffington Post, Arianna Huffington, publicou artigo sobre a fetichização do mundo da mídia social, que teria atingido proporções de idolatria. Como diz Arianna, "agendas de conferência de imprensa são preenchidas com painéis dedicados a mídias sociais e como utilizar as ferramentas sociais para ampliar a cobertura, mas você raramente vê uma discussão sobre o que esta cobertura deve realmente ser". Certamente neste momento, em algum lugar do globo acontece um seminário sobre mídias sociais.

A autora lembra o que Wadah Khanfar, ex-diretor-geral da Al Jazeera, disse aos editores do Blog, quando ele visitou a redação, na semana passada, "A falta de contextualização e priorização na mídia dos EUA torna mais difícil saber qual é a história mais importante em determinado momento". A íntegra do artigo "Viralidade acima de tudo: o que a fetichização da Mídia Social está custando a todos nós", em inglês, está no link abaixo deste post. Destacamos alguns pontos por julgá-los oportunos para reflexão:

Nossa cultura de mídia está bloqueada no "perpetuar agora", perseguindo constantemente escopos efêmeros que duram apenas alguns segundos e que, na maioria das vezes, não importam em primeiro lugar, mesmo para o breve momento em que eles são declarados "exclusivos".

Diante da obsessão da mídia americana por furos no Twitter ou Facebook, a propósito de quem vai apoiar quem na eleição, especialistas dizem que "há uma "desconexão real", entre os meios de comunicação, obcecados com a urgência da notícia impulsionada pela mídia social, e o povo americano, que, na verdade, está atualmente "mais preocupado com as dificuldades da economia e seus meios de subsistência".
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 06:08 PM PDT


Gianni Carta, CartaCapital

"Mohammed Merah "não manifesta arrependimento algum" por ter assassinado um rabino e três crianças numa escola judaica e mais três soldados na região de Toulouse, no sudoeste da França, na segunda 19.

Cercado em um prédio, o cidadão francês de origem argelina de 24 anos disse aos policiais que ficou feliz em ter "colocado a França de joelhos". Seu único "arrependimento" foi o de "não ter feito mais vítimas".

Merah, que se diz integrante da Al-Qaeda, elencou em telefonema a uma jornalista da tevê francesa France 24 os motivos de seus ataques: a lei a banir o véu para muçulmanas, em vigor desde abril de 2011; a participação de soldados franceses nas operações da OTAN no Afeganistão; e o assassinato de "nossos irmãos" na Palestina por "judeus".

Quem é esse psicopata?"
Foto: Remy Gabalda/AFP
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 05:58 PM PDT


"Presidenta enaltece trabalho conjunto com elogios a Sérgio Cabral e Eduardo Paes

Redação da Rede Brasil Atual

Em meio a um momento de crise na base aliada a presidenta Dilma Rousseff teve dia agitado no Rio de Janeiro. Participou de três eventos oficiais junto com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito da capital, Eduardo Paes – ambos do PMDB. Dima foi à cerimônia de posse da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, à inauguração de uma Clínica da Família na zona norte da cidade e visitou obras da via Transcarioca.

Nos três compromissos, a presidenta valorizou a atuação conjunta da união, do governo estadual e da prefeitura em projetos no estado e não economizou elogios ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, e ao governador Sérgio Cabral. A inauguração da Clínica Joãosinho Trinha, no bairro Parada de Lucas, zona norte, celebrou a marca de 2 milhões de atendidos pelo Sistema Único de Saúde e as 57 clínicas da família em funcionamento na cidade. "Isso não é só o Brasil do presente, é o Brasil do futuro que nós temos de cuidar. É garantir que a pessoa que tenha problema cardíaco, que tenha ou hipertensão ou que tenha diabetes, possa ter acesso a um tratamento que vai lhe dar qualidade de vida", afirmou."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 05:47 PM PDT


Altamiro Borges, Blog do Miro

"Apesar de toda a propaganda ufanista, a segunda edição do TV Folha, no último domingo (18), continuou registrando "traço" na sua audiência. Segundo a pesquisa do Ibope, mesmo com a presença do jogador Ronaldo e uma reportagem sobre pornografia, o programa marcou apenas 0,4 ponto – pior do que na sua estreia, quando também amargou a sexta colocação entre as tevês abertas.

No mesmo horário, o TV Folha perdeu feio para a combalida RedeTV!, que registrou 1,6 ponto no Ibope. A TV Globo liderou com 18,5 pontos contra 15,2 da Record, 8,8 do SBT e 2,2 da Band. Os leitores da Folha, porém, não souberam do fiasco. O jornal tem omitido os dados do Ibope sobre o programa e só divulga os resultados da pesquisa Datafolha, que pertence à mesma empresa."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 08:55 AM PDT


"Já se sabia que o bicheiro, preso numa casa que pertenceu ao tucano Marconi Perillo, nomeava delegados e secretários no governo de Goiás; agora, descobre-se que ele também tinha relações muito próximas com a chefe de gabinete do governador


A cada dia que passa maior é a proximidade entre o bicheiro Carlos Cachoeira e o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB. Até agora, já se sabia que Cachoeira foi preso numa mansão que pertenceu a Marconi, que nomeava delegados em seu governo, que indicava até secretários da área econômica e que presenteava aliados do governador, como o senador Demóstenes Torres (DEM/GO). A nova revelação, não menos importante, é a de que Cachoeira também era muito próximo de Eliane Gonçalves Pinheiro, que cuida da agenda do governador, definindo quem ele recebe ou não. A revelação foi publicada pelo jornal "O Popular", o mais influente de Goiás. Leia:


O POPULAR


A rede de contatos de Cachoeira
Denúncia do MPF revela que Carlinhos Cachoeira trocava informações com funcionários do governo


Alfredo Mergulhão (Colaboraram Marília Costa e Silva e Márcio Leijoto)


A denúncia oferecida nesta segunda-feira pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a máfia dos caça-níqueis em Goiás traz novos detalhes acerca dos tentáculos do líder da quadrilha no meio político. Considerado como chefe da organização criminosa, Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, é flagrado em troca de informações com uma funcionária do governo estadual sobre uma operação da Polícia Federal que atingiria os negócios do prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias. Cachoeira também aparece no documento obtido com exclusividade pelo POPULAR indicando nomes para cargos comissionados na Câmara de Anápolis. Ontem, a peça acusatória do MPF foi recebida pela Justiça Federal em Goiás.


O documento traz o registro de duas conversas e várias mensagens gravadas pela Polícia Federal (PF) entre Cachoeira e a chefe de gabinete civil da governadoria, Eliane Gonçalves Pinheiro. As interceptações telefônicas com autorização judicial revelam contatos nos quais o líder da quadrilha passa informações de que no dia seguinte a PF faria busca e apreensão na casa do prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias (PP), durante uma operação.
A Operação Apate ocorreu no dia 13 de maio do ano passado. Na ocasião, Geraldo Messias sequer foi visto nos locais objeto de busca. "O prejuízo à administração causado por essa conduta foi a baixa efetividade da operação em questão, sendo que o prefeito de Águas Lindas seguramente foi avisado", afirma o documento assinado pelos procuradores Daniel de Resende Salgado e Léa Batista de Oliveira.


Agenda


Eliane Gonçalves Pinheiro cuida da agenda do governador Marconi Perillo (PSDB), função que ocupa desde o governo passado. Ainda na gestão de Alcides Rodrigues (PP), atuou na articulação do tucano para que prefeitos pepistas aderissem à campanha de Marconi ao governo estadual. Ela trabalha no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e era ligada ao ex-secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Fernando Cunha, morto em novembro de 2011.


A chefe de gabinete do governador confirmou as conversas. "Me lembro dessas mensagens", disse. Eliane Gonçalves Pinheiro afirmou que, devido à amizade que mantém com o prefeito de Águas Lindas, tentou proteger os cinco filhos dele. "Eu queria falar para o Geraldo Messias tirar os filhos de casa, porque haveria uma operação policial lá. Mas nem tinha mandado de prisão, era só de busca e apreensão", recordou. Os filhos do prefeito estavam numa residência da família em Taguatinga (DF) no momento da ação da polícia.


Eliane Gonçalves Pinheiro sustentou que não conseguiu contato com o prefeito, que àquela altura já saberia da ação da Polícia Federal por meio de outros contatos e não atendia as ligações. "Se ele foi avisado, não foi por mim". Ela afirmou que conhece Carlinhos Cachoeira desde 2003, quando foi apresentada por intermédio de Fernando Cunha, com quem trabalhou por oito anos. Uma filha do ex-secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos é casada com um irmão do líder da organização criminosa. "Tenho uma amizade de muitos anos com ele", admitiu. A reportagem tentou contato com Geraldo Messias, mas não obteve retorno. O prefeito ganhou de Cachoeira uma viagem a Las Vegas, nos Estados Unidos, no ano passado."


Posted: 21 Mar 2012 08:43 AM PDT
Wilson Pinheiro


Altino Machado, Terra Magazine / Blog da Amazônia

"A juíza Ivete Tabalipa, da 4ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, condenou a Rede Globo nesta terça-feira (21) ao pagamento de indenização por danos materiais fixados em 0,5% dos lucros auferidos com a minissérie "Amazônia – de Galvez a Chico Mendes", de autoria da novelista acreana Glória Perez, exibida em 55 capítulos, entre janeiro e abril de 2007.

A decisão, publicada na edição do Diário da Justiça do Acre desta quarta, favorece parcialmente a nove herdeiros do sindicalista Wilson de Souza Pinheiro, o Wilsão, assassinado em Brasiléia (AC) na década dos 1980, com três tiros nas costas, no momento em que assistia o noticiário da TV, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia (AC), do qual era presidente.

A magistrada decidiu que o valor da indenização terá que ser apurado em liquidação, devidamente corrigido pelo INPC e acrescido de juros moratórios de 1% ao mês.

Não sendo possível a aferição dos lucros obtidos pela Rede Globo com a minissérie "Amazônia – de Galvez a Chico Mendes",  a indenização será arbitrada em liquidação.

- Declaro resolvido o mérito, nos moldes do art. 269, I, do CPC. Face a sucumbência recíproca, condeno as partes ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados no importe de 10% (dez por cento) do valor da indenização, na proporção de 1/3 para a parte ré e 2/3 para os autores, observando quanto a estes a gratuidade judiciária deferida - escreveu na decisão a juíza Ivete Tabalipa."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 08:37 AM PDT




Posted: 21 Mar 2012 08:31 AM PDT


Marli Moreira, Agência Brasil

"A maior parte dos trabalhadores obteve no ano passado aumento salarial acima da inflação, segundo pesquisa divulgada hoje (21) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De um total de 702 unidades de negociação registradas em 2011 no Sistema de Acompanhamento de Salários do Dieese, 87% conseguiram reajustes acima da inflação. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% abaixo dela.

De acordo com o Dieese, o resultado confirma a tendência observada nos últimos anos - quando a maioria das categorias profissionais analisadas conquistou aumentos reais para os salários nas negociações de data base.

O comércio foi o setor que apresentou o maior percentual de negociações com aumento real de salários -cerca de 97%. Somente 2% tiveram reajustes com os mesmos percentuais da inflação e pouco mais de 1% perdas reais.

Na indústria, 90% das negociações foram com aumentos reais e 3% abaixo. Já no setor de serviços, 76% obtiveram aumentos reais, 12% iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 12% abaixo.

Dentre as categorias de serviços, os que trabalham em bancos e empresas de seguro privados tiveram o segundo maior percentual de reajuste, com 1,78% de ganho real. O maior índice foi obtido pelo segmento do turismo e hospitalidade, com 1,86%."


Posted: 21 Mar 2012 08:26 AM PDT


João Batista Herkenhoff, Direto da Redação

"Em 14 de março passado 
comemoramos o Dia do Vendedor de Livros.  A propósito desse profissional, Monteiro Lobato escreveu: "Suprima-se o livreiro e estará morto o livro."


Ainda Lobato, exaltando o livreiro, doutrinou para a posteridade:


"Embora sua mercadoria seja a base da civilização, pois que é nela que se fixa a experiência humana, o livro não interessa ao nosso estômago nem a nossa vaidade. Não é portanto compulsoriamente adquirido. O pão diz ao homem: ou me compras ou morres de fome. O batom diz à mulher: ou me compras ou te acharão feia. E ambos são ouvidos. Mas se o livro alega que sem ele a ignorância se perpetua, os ignorantes dão de ombros, porque é próprio da ignorância sentir-se feliz em si mesma, como o porco com a lama."


A meu ver, os três maiores semeadores de livros são os livreiros, os bibliotecários e os professores.


Os três trabalham em comunhão e faltando qualquer deles o livro naufraga. Se o professor indica aos alunos livros que vale a pena ler, mas se não há livreiros para vendê-los ou bibliotecários para colocá-los nas mãos dos leitores, o conselho do professor torna-se inútil. Se uma cidade tem livrarias e bibliotecas mas não tem professores que impulsionem o gosto de ler, ficarão vazias tanto as bibliotecas, quanto as livrarias.


Castro Alves exaltou em versos imortais todos os semeadores de livros:
"Oh! Bendito quem semeia livros, ?Livros à mão cheia, ?E manda o povo pensar! ?O livro caindo n'alma, ?É germe que faz palma, ?É chuva que faz o mar!".


Confessando sua paixão juvenil pelo livro, poetou Clarice Lispector:


"Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.  Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante."


Homenageio todos os livreiros do Espírito Santo e do Brasil relembrando o grande livreiro que foi Nestor Cinelli.


Cinelli não foi um comerciante de livros. Cinelli foi, na verdade, um apóstolo do livro.


Muitos estudantes compraram livros fiado na Livraria Âncora e só saldaram suas contas depois que se tinham tornado profissionais. Advogados, membros do Ministério Público, juízes, médicos, dentistas podem dar este testemunho. Nem juros Nestor cobrava. Devia ser pago o que estava anotado na sua caderneta (eu diria santa caderneta) e a conta estava liquidada. Promissória? Esta palavra não existia no vocabulário desse livreiro ínvulgar.
A exaltação dos bibliotecários e professores fica para um artigo futuro."


Posted: 21 Mar 2012 08:09 AM PDT



"O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou hoje durante sabatina da Folha que não deixará o cargo, se eleito, em 2006 para concorrer ao governo do Estado ou à Presidência da República.

"Só se Deus me tirar a vida. Só saio se houver uma desgraça que me envolva", disse ele, ao responder uma pergunta sobre a possibilidade de deixar o cargo para seu candidato a vice, o deputado Gilberto Kassab (PFL).

O tucano assinou uma declaração --apresentada pelo colunista da Folha Gilberto Dimenstein e que será registrada em cartório-- de que cumprirá, caso eleito, os quatro anos do mandato de prefeito e não deixará o cargo para concorrer a governador do Estado ou à Presidência da República em 2006."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 08:03 AM PDT


Talita Abrantes, EXAME.com / Info Online

"Além das jornadas de trabalho já extensas, mais da metade dos profissionais brasileiros admitem que resolvem questões do trabalho em seus momentos de folga. É o que aponta levantamento da consultoria Randstad divulgado neste mês.

Mesmo assim, quando comparados com chineses e indianos, os brasileiros são os que menos levam trabalho para casa. Na Índia, 69% dos profissionais afirmam que trabalham após o horário do expediente enquanto na China, 80% dos profissionais admitem esse tipo de comportamento.

A postura dos profissionais é um resultado direto da cultura corporativa. Na Índia, 61% dos profissionais afirmam que as empresas esperam que eles estejam disponíveis num esquema 24/7. Na China, 64% percebem isso. Já no Brasil, apenas 36% dos profissionais precisam estar disponíveis para questões do trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 07:35 AM PDT


Extra / O Globo

"O Senado mantém no quadro funcional um servidor que, legalmente, está vinculado ao governo de Mato Grosso para atuar no acompanhamento de matérias de interesse do estado, mas trabalha como empregado lotado no escritório político do senador Blairo Maggi (PR-MT). O beneficiado pelo ato é o coronel Eumar Roberto Novacki, ex-secretário da Casa Civil quando Maggi governou Mato Grosso.

O coronel foi designado por ato do atual governador, Sinval Barbosa, amigo de Maggi, para ser o representante do estado no convênio 0042/2010, celebrado entre o governo daquele estado e o Senado em 28 de dezembro de 2010. No entanto, a expressa autorização para Novacki atuar no Senado não foi publicada em órgãos oficiais.

O governo de Mato Grosso só transcreveu um extrato do convênio, com informações genéricas sobre o assunto, mas sem registrar que Novacki seria o representante do estado no Senado.

A legislação determina que atos referentes a servidores públicos, civis ou militares (como férias, licenças e transferências) devem ser publicados em órgãos oficiais, como Diário Oficial dos estados ou da União, para dar transparência e publicidade. No caso de Novacki, essa regra não foi cumprida. O Senado também não publicou o nome dele, deixando apenas a descrição de que o representante de Mato Grosso seria um "oficial da PM, a seguir mencionado".
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 07:23 AM PDT


Breno Costa, DCI

"Nos noticiários recentes estamos acompanhando que o nível de criação de vagas de emprego no País está em níveis mais baixos que o observado em outros anos. Ao mesmo tempo, quando pesquisamos a Taxa de Desemprego, percebemos recordes no sentido contrário.  O indicador apresenta quedas sucessivas e seu nível pode ser lido como "Pleno Emprego" (inédito no Brasil). Seria isso um paradoxo econômico? Vamos explorar esse assunto na coluna dessa semana.

Antes de avançar no assunto de emprego, permita-me estabelecer um conceito fundamental: Fluxo X Estoque. Fluxo são movimentações periódicas de entradas e saídas. Estoque é a resultante do estoque do período anterior somando os fluxos de entrada e saídas deste período. Enumeremos um exemplo prático: O quanto um cidadão tem investido no banco é estoque, o quanto ele aplica ou resgate mensalmente é um fluxo.

No caso em questão, a Taxa de Desemprego mede o estoque de pessoas desempregadas, comparada ao total de pessoas economicamente ativa. A criação de vagas é fluxo, seria a quantidade de pessoas que saíram da condição de desemprego e entraram na condição de empregadas.

Com esses conceitos postos, vamos derrubar esse aparente paradoxo.

Quando analisamos a tendência da Taxa de Desemprego por meio da média móvel de 12 meses para isolar efeitos de sazonalidade, observamos uma queda sistemática dos níveis desde o inicio de 2004.

Neste período de 2004, tínhamos uma taxa média de 12,5%. O valor observado nos últimos 12 meses é de 5,9%, ou seja, uma queda quase pela metade. O nível de emprego do último mês publicado (janeiro/2012) foi de 5,5%."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 21 Mar 2012 06:58 AM PDT


"Balanço Huawei aponta que número de acessos passou de 20,6 milhões em 2010 para 41,1 milhões no ano passado

meio&mensagem

O brasileiro está a cada dia mais conectado. Mesmo quando está fora de casa ou do trabalho. Segundo balanço da Huawei, da área de soluções para redes de telecomunicações, divulgado nesta terça-feira, 20, o serviço de banda larga móvel quase dobrou no País em 2011, passando de 20,6 milhões de acessos em 2010 para 41,1 milhões no ano passado.

De acordo com a Teleco, parceira no desenvolvimento do balanço, este número pode chegar a 73 milhões em 2012, e a 124 milhões em 2014. A tendência de crescimento é confirmada pelos dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na segunda-feira, 19. Segundo os números referentes ao mês de fevereiro deste ano, o País registrou 47,2 milhões de acessos 3G (banda larga móvel), o que representou alta de 4,62% em relação ao mês anterior."
Matéria Completa, ::Aqui::


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: