terça-feira, 13 de março de 2012

Fwd: BRASIL! BRASIL!




BRASIL! BRASIL!


Posted: 12 Mar 2012 06:24 PM PDT




Posted: 12 Mar 2012 06:20 PM PDT
Rodrigo Vianna, O Escrevinhador 

"Quando o conheci, ele era apenas o "Dr. Queiroz": delegado da PF, com fama de incorruptível e incontrolável. Sempre teve boas relações com jornalistas. Foi responsável pelas investigações contra Paulo Maluf e contra o chinês Law (preso por contrabando). Mais tarde, ficaria conhecido como o "Delegado Protógenes" – o homem que peitou (e pediu a prisão de) Daniel Dantas.


Hoje, Protógenes Queiroz é o "Deputado Protógenes". Eleito pelo PCdoB, conseguiu um prodígio: em primeiro mandato, é autor de dois pedidos de CPI na Câmara: um para investigar a "Privataria Tucana" (a partir das denúncias contidas no livro de Amaury Ribeiro Jr.), outra sobre o caso Carlinhos Cachoeira/Demostenes Torres.


No último fim-de-semana, conversei com Protógenes durante duas horas num café, no bairro dos Jardins, em São Paulo.


CPI DO CACHOEIRA
Protógenes diz que já recolheu 136 assinaturas. Promete que até quarta-feira chegará a 200. Com isso, vai protocolar o pedido pra investigar as relações de Cachoeira com políticos importantes.



"A CPI será um ponto de apoio para a investigação da Polícia Federal; eu sei o que é investigar gente poderosa; sem apoio político às vezes o delegado perde as condições de seguir investigando", diz o deputado. Ele lembra que o delegado Paulo Augusto Moreira (hoje na PF de Goiás), um dos responsáveis por prender Cachoeira, esteve na equipe da Operação Satiagraha.


Pergunto se Protógenes não ficou desanimado com as cenas de "solidariedade" a Demóstenes Torres, no Senado (muitos senadores, inclusive do PT, deram apoio ao político do DEM). "Olha, isso mostra que muita gente se banhou naquela cachoeira, mais gente usou aquela cozinha", ironiza, lembrando a cozinha de 45 mil reais que Demóstenes recebeu de presente do amigo Cachoeira."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 06:11 PM PDT
Altamiro Borges, Blog do Miro

"Na semana passada, a TV Cultura anunciou a demissão de mais 50 funcionários e novos cortes na sua grade de programação. Com isso, a gestão desastrosa de João Sayad promove o maior desmonte da história da emissora, que já foi uma das mais importantes tevês educativas do país. Ao mesmo tempo, os tucanos impõem uma linha totalmente partidarizada à TV Cultura, inclusive cedendo espaços "nobres" para veículos de direita - como Folha e Veja - na sua programação.

Entre os programas que sofrerão "reformulações", segundo a direção da emissora, estão dois de reconhecida qualidade. No caso do "Metropólis", o apresentador Cadão Volpato e o diretor Ernesto Hypólito já foram dispensados. Já o programa "Grandes Momentos do Esporte", com 28 anos de existência e uma das melhores marcas de audiência da emissora, será transformado num quadro do esportivo "Cartão Verde". Um dos seus editores, Vicente Lomonaco, também foi demitido.

Partidarização da emissora

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) criticou os novos cortes na emissora. Para José Augusto Camargo (Guto), presidente da entidade, "a notícia causou estranheza. Demitir funcionários com a justificativa de que não estão em função adequada enquanto novos programas de televisão são lançados parece não ter lógica. É inadmissível que estas demissões ocorram no mesmo momento em que várias frentes de trabalho são abertas".

A estranheza decorre do fato da TV Cultura ter negociado recentemente a "parceria" com as empresas privadas de comunicação Abril e Folha da Manhã - que editam a Veja e a Folha. Nem os membros do Conselho Curador da emissora conheciam esta negociata. O acordo só se tornou público graças às denúncias da blogosfera e das redes sociais. Os tucanos demitem e desmontam a emissora pública e, ao mesmo tempo, presenteiam veículos privados - reconhecidamente de direita. É um absurdo, um crime!"


Posted: 12 Mar 2012 05:28 PM PDT


João Fellet, BBC Brasil

"O anúncio de que Ricardo Teixeira abandonou a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 favorece a organização do Mundial no Brasil, segundo congressistas ouvidos pela BBC Brasil.

Nesta segunda-feira, quatro dias após se licenciar da presidência da CBF citando problemas de saúde, Teixeira comunicou que deixará o cargo em definitivo, bem como a chefia do COL. O ex-governador de São Paulo e vice-presidente da CBF, José Maria Marín, assumiu os dois postos.

Para o deputado José Rocha (PR-BA), membro da bancada da bola (grupo informal de congressistas tradicionalmente aliados à CBF), a renúncia de Teixeira vai desobstruir os canais de negociação entre a CBF, o governo, o Congresso e a Fifa (federação que rege o futebol mundial). Segundo ele, a relação da CBF com as três instituições estava desgastada, o que vinha prejudicando a organização da Copa.

Rocha afirmou que o sucessor de Teixeira na CBF e no COL, José Maria Marín, tem todas as credenciais para ocupar os postos, por já ter sido governador de São Paulo (entre 1982 e 1983) e presidente da Federação Paulista de Futebol (entre 1982 e 1988).

"Usando toda a sua experiência, tendo boa interlocução com o governo, a Fifa e o Congresso, ele vai ser bom organizador do evento. Mas temos todos que estar unidos em torno dele", disse à BBC Brasil.

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Teixeira demorou para renunciar. "É uma uma vergonha, mais do que vitória, levar tanto tempo para afastar alguém tão desmoralizado", afirmou Dias, que em 2001 presidiu a CPI do Futebol."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 05:21 PM PDT


"Ele conversou com o ex-presidente duas vezes nesta 2ª e disse que sua voz está 'bem melhor'

Fernando Gallo, O Estado de S. Paulo / estadão.com.br

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 12, acreditar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retome na próxima semana as articulações políticas envolvendo a eleição municipal de São Paulo.

Em visita à região de Perus, Haddad disse que conversou duas vezes com Lula por telefone nesta segunda e afirmou que o ex-presidente pareceu animado.

"Ele tem que voltar ao hospital para concluir o ciclo de antibióticos até sexta-feira, 16. Então, acho que a partir da semana que vem, de forma moderada, ele voltará a se reunir com os companheiros do PT", afirmou.

Questionado se Lula ligaria para Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e governador do Pernambuco, para negociar uma possível aliança em São Paulo, Haddad respondeu: "Não posso te antecipar com quem ele vai falar, mas o presidente é bastante conversador".

Haddad sustentou ainda que a voz de Lula está "bem melhor" e que sentiu no ex-presidente "condições de viver e participar da vida política do País".
Foto: JF Diorio/AE


Posted: 12 Mar 2012 05:08 PM PDT


Gianni Carta, CartaCapital

"Não causa nenhuma surpresa a notícia de que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) retirou de sua lista de ONGs associadas a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) na quinta 8.

A Unesco julgou os métodos utilizados pela RSF incompatíveis com os valores éticos do jornalismo.

Também não vale a pena ficar chocado com o fato de a mídia canarinho ter preferido não abordar o tema que recebeu ampla cobertura na Europa.

O motivo?

A RSF, desde a sua fundação pelo "jornalista" francês Robert Ménard, em 1985, é financiada por, entre outros, o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

E o trabalho da RSF, com sede em Paris, é fazer propaganda contra principalmente os países progressistas da América Latina. A CIA, óbvio, é uma das agências a infiltrar a RSF, como reportado escassos anos atrás por CartaCapital, num texto de autoria do acima assinado intitulado "O Caixa-2 das ONGs".
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 04:36 PM PDT
Mariana Jungmann, Agência Brasil

"O senador Romero Jucá (PMDB-RR) não será mais o líder do governo no Senado Federal. A informação foi confirmada pela assessoria do líder do PMDB na Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no início da noite de hoje (12).

No lugar de Jucá, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) irá coordenar a base aliada da presidenta Dilma Rousseff no Senado. A decisão da presidenta foi comunicada a Renan Calheiros em reunião que durou cerca de uma hora e quarenta minutos no começo da tarde. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também participou do encontro.

Depois da reunião com Dilma, Calheiros comunicou a Jucá e Braga a troca na liderança do governo. Ainda de acordo com a assessoria do líder do PMDB, a principal função de Eduardo Braga na liderança do governo será unir o seu partido - a maior bancada do Senado – em favor das votações que interessam ao Planalto. A presidenta também pretende promover maior rotatividade nas lideranças no Congresso Nacional, mas ainda não foi especificado qual será a periodicidade em que ela fará mudanças."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 01:27 PM PDT




Posted: 12 Mar 2012 01:22 PM PDT



"Funcionários americanos revelaram nesta segunda-feira que a visita da presidente brasileira, Dilma Rousseff (PT), a Washington em 9 de abril tratará entre outros assuntos do fortalecimento do sistema interamericano e a integração regional. Dan Restrepo, o principal assessor da Casa Branca sobre a América Latina, disse nesta segunda-feira em uma conferência sobre as relações Brasil-Estados Unidos que na reunião da presidente brasileira com o líder americano, Barack Obama, estará na pauta a Organização dos Estados Americanos (OEA) e como consolidar o sistema interamericano.

A visita, a primeira de Dilma à Casa Branca como presidente, ocorrerá poucos dias antes da Cúpula das Américas em Cartagena das Índias (Colômbia), na qual Restrepo lembrou que os Estados Unidos e o Brasil terão um papel central para promover a integração na região.

Restrepo, que falou em uma conferência no Centro de Estudos Woodrow Wilson, ressaltou que Dilma foi a governante sul-americana com quem mais vezes se reuniu, o que demonstra o interesse em consolidar as relações com países emergentes como o Brasil. Por sua vez, o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira, afirmou que a viagem tratará de temas regionais e internacionais e servirá para "iniciar um novo ciclo de relações" bilaterais nas quais pesarão os aspectos econômicos e comerciais.

Vieira lembrou que apesar das diferenças de opinião em alguns temas, o encontro evidencia o alto nível de relações entre os dois países e desmentiu que tenham sido feitas gestões para que a viagem fosse designada como visita de Estado. A secretária de Estado adjunta para a América Latina interina, Roberta Jacobson, destacou a importância da cooperação em matéria econômica entre os dois países, especialmente em campos como as energias alternativas, segurança alimentar, inovação e luta contra o narcotráfico. Leonardo Martínez-Díaz, subsecretário adjunto do Departamento do Tesouro para a América Latina, garantiu que a visita da governante ocorre em um momento-chave, já que a economia brasileira evoluiu através da disciplina fiscal e da política monetária."


Posted: 12 Mar 2012 01:15 PM PDT


Marli Moreira, Agência Brasil

"Pelo terceiro mês seguido, a taxa média de juros para pessoa física teve redução. Em fevereiro, o percentual foi 6,33%, uma queda de 1,09% sobre o resultado registrado em janeiro (6,4%). Isso equivale a uma taxa de 108,87% ao ano, a menor da série histórica, iniciada em 1995 pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Na avaliação do vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, entre os motivos da queda da taxa média de juros estão as medidas adotadas pelo governo brasileiro para manter o mercado interno aquecido, como a sequência de cortes na taxa básica de juros (Selic) e a queda do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito.

Ele também atribuiu o recuo à tentativa do comércio em minimizar o impacto da queda nas vendas, causada pela maior concentração de compromissos financeiros nesse começo do ano, entre os quais o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além dos gastos comuns nesta época com educação e vencimento de contas feitas no período do Natal.

Segundo o levantamento, das seis linhas de crédito pesquisadas apenas a do crédito rotativo dos cartões de crédit s e 238,3% ao ano.
"A nossa expectativa é que as taxas de juros voltem a diminuir nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa básica de juros (Selic), conforme sinalizações do o não caiu, permanecendo estável na média de 10,8% ao mê Banco Central, bem como de todas as medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda vêm promovendo para evitar uma desaceleração forte em nossa economia", destacou Oliveira.

Já a taxa de juros para as empresas atingiu a média de 3,72% ao mês e 55,01% ao ano - o que representou um recuo de 1,85% no mês e de 2,24%, nos últimos 12 meses - a menor variação desde dezembro de 2009."


Posted: 12 Mar 2012 01:01 PM PDT


Correio do Brasil

"O programa Mais Educação, que oferece atividades em tempo integral aos estudantes do 1º ao 9º ano vai alcançar neste ano 30 mil escolas públicas de ensino fundamental, beneficiando 5 milhões de estudantes em todo o país, inclusive em escolas rurais.


Com isso, o governo antecipa o resultado esperado apenas para 2014, e lança uma nova meta, de atender 60 mil escolas com atividades de acompanhamento pedagógico, de esportes, de artes e informática até 2014.


No programa Café com a Presidenta, transmitido nesta segunda, a presidenta Dilma Rousseff explicou que o Ministério da Educação está com as inscrições abertas para novas adesões das prefeituras até o dia 30 de março.
Segundo ela, serão investidos R$ 1,4 bilhão em 2012 para implantar o Mais Educação nas escolas inscritas. Atualmente, o programa beneficia 2,8 milhões de alunos de 15 mil escolas.


– Eles participam de atividades orientadas, que vão desde o acompanhamento das tarefas escolares até a prática de esportes, aulas de artes e informática. Tudo isso em um turno complementar, disse a presidenta."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 12:08 PM PDT
O cartola José Maria Marin guarda no bolso uma medalha de campeão da Copa São Paulo de 2012 (foto: Reprodução)

Eliano Jorge, Terra Magazine

O deputado federal Paulo Maluf, do PP-SP, avaliza a chegada de seu amigo e antigo vice José Maria Marin à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


- Ele é um homem muito competente - garantiu, em conversa com Terra Magazine. - Exatamente por ser um homem sério é que ele trabalhou comigo, se não ele não trabalharia comigo. Ainda convivo com ele. É um homem ligado ao esporte, ligado ao futebol desde criança. Está com 79 anos, tem um serviço prestado ao esporte brasileiro.


A renúncia de Ricardo Teixeira foi anunciada pelo substituto nesta segunda-feira (12), após desgaste provocado por escândalos que envolvem o nome do ex-presidente. O estatuto da CBF determina que assuma o cargo o mais idoso entre os cinco vice-presidentes da entidade.


- O fato de o Ricardo Teixeira ter renunciado não é problema meu nem seu. Agora, se você pergunta sobre o Marin, convivo com ele há 50 anos. É um homem honrado, corajoso, ele enfrentou a ditadura militar sendo candidato a vice-governador comigo, contra o candidato oficial do Planalto. Não tenho nenhuma restrição a ele, ao contrário, só elogios, pode colocar aí - opinou Maluf.


Além de comandar a Federação Paulista de Futebol na década de 1980, Marin substituiu Maluf no governo em 1982."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 11:58 AM PDT












Posted: 12 Mar 2012 08:29 AM PDT
"Partido estuda lançar a deputada como candidata à prefeitura de São Paulo para evitar escolha entre José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT 


Brasil247


PSB pode ter encontrado uma fórmula para escapar da polarização PT-PSDB em São Paulo. Nas últimas semanas, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, tem sido cercado pelos dois partidos para fechar alianças em São Paulo. No Estado, o partido é mais próximo dos tucanos, enquanto no âmbito nacional, é mais próximo ao PT da presidente Dilma Rousseff.

José Serra já chama o PSB de futuro aliado em atos organizados. Petistas fizeram chegar a Campos os sinais de insatisfação de Lula e Dilma com a possibilidade de apoio ao tucano.

Para evitar a saia justa, o PSB cogita lançar candidato próprio a prefeito de São Paulo. Segundo o colunista Felipe Patury, da Época, os socialistas tentam somar forças com o PCdoB e com o PDT para resistir ao assédio e chegaram a oferecer o nome de Luiza Erundina para encabeçar a chapa."


Posted: 12 Mar 2012 08:04 AM PDT


Portal Terra

"A presidente Dilma Rousseff (PT) convidou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para ser o novo ministro do Trabalho, revelam interlocutores próximos ao deputado. A escolha ainda vai passar pelo crivo do presidente da legenda, Carlos Lupi. O cargo está sendo ocupado interinamente desde novembro por Paulo Roberto Pinto, quando Lupi foi demitido por denúncias de corrupção.

O nome de Brizola Neto ainda não foi divulgado oficialmente porque Dilma precisa conversar com Lupi e enfrenta rejeição de setores do partido. Na última sexta-feira, mesmo dia em que demitiu Afonso Florence do ministério do Desenvolvimento Agrário, a presidente recebeu Brizola Neto para tratar da sucessão no comando do Trabalho.
Na época da queda de Lupi, havia rumores de que o PDT poderia perder o comando da pasta e por isso Dilma teria colocado o secretário-executivo como ministro interino para que pudesse fazer uma manobra mais ousada. A legenda conseguiu manter o ministério. Brizola Neto tem apoio da ala sindical do partido.

Ele é filiado ao PDT desde 1997 e está na Câmara dos Deputados desde 2007. Em 2011, ele voltou ao mandato como parlamentar como suplente do deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ)."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 12 Mar 2012 07:58 AM PDT


Redação Portal IMPRENSA

"No último domingo (11/3), o jornal El País inovou trazendo como manchete uma hashtag. A terminologia adotada pelas redes sociais trazia a palavra 'nimileuristas'. De acordo com o veículo, o termo se refere à geração de jovens entre 25 e 34 anos que possuem alta qualificação profissional, mas diante da crise econômica europeia não conseguem um emprego com remuneração acima de mil euros mensais.

Segundo o Blue Bus, a intenção do jornal espanhol ao utilizar a hashtag como manchete é gerar um debate nas redes sociais incentivando os usuários a utilizarem o termo para protestos na web."


Posted: 12 Mar 2012 07:38 AM PDT
Portal Terra

"Os cargos comissionados estão se multiplicando em gabinetes do Senado Federal. Uma brecha criada por normas internas da Casa permite que cada um dos 81 senadores possa aumentar o número de cargos comissionados que têm à disposição - são 12, no total. Alguns parlamentares multiplicaram a quantidade de servidores em mais de cinco vezes. Com isso, a despesa anual dos comissionados somente com vale-refeição cresceu 157%, passando de R$ 7,441 milhões para R$ 19,178 milhões. As informações são do jornal O Globo.

O Senado emprega hoje 2.505 funcionários comissionados. Entre os parlamentares que desdobraram os 12 cargos sugeridos pelo Guia do Parlamentar está o senador Ivo Cassol (PP-RO), que aumentou para 67 o número de funcionários, gastando R$ 42,7 mil por mês com vale-refeição - cada servidor tem direito a R$ 638 de auxílio mensal. Outros exemplos são o senador João Ribeiro (PR-TO), que mantém 53 pessoas no gabinete ou nos escritórios políticos, gastando R$ 33,8 mil, e o senador Clóvis Fecury (DEM-MA), que despende R$ 35,7 mil com vale-refeição com seus 56 funcionários. Além disso, são poucos os parlamentares que controlam o registro de ponto de seus servidores. Um levantamento no Quadro de Servidores Ativos e Comissionados mostra que dez senadores aboliram a regra para todos os seus assistentes. Ano passado, o Senado gastou mais de R$ 1,2 milhão com a implantação do ponto eletrônico biométrico."



You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: