quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UFPA tem 49 cursos “estrelados” no Guia do Estudante


UFPA tem 49 cursos “estrelados” no Guia do Estudante: A notícia é muito boa para toda a sociedade paraense: 49 cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberam os selos de cinco, quatro e três estrelas na avaliação anual do Guia do Estudante. A publicação da Editora Abril classifica e descreve os cursos superiores das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil e é voltada para os estudantes que estão no processo de escolha de uma graduação. Excelentes - Entre os quarenta e nove cursos “estrelados”, 12 receberam o selo das cinco estrelas, equivalentes ao conceito Excelente. São eles: os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Direito, Geologia, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, História e Geografia.

De acordo com o professor João Marcio Palheta, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, ao qual são ligados os cursos de História e Geografia, um dos motivos para a boa avaliação das graduações é o crescente investimento na qualificação dos professores.

Investimento intelectual - “No curso de História, houve um investimento intelectual importante, por meio da formação de vários doutores. Isso tudo aliado às pesquisas e aos projetos desenvolvidos pelo corpo docente, o que pode ser visualizado com a contemplação de bolsas de produtividade (CNPq) e iniciação científica. A Geografia também melhorou muito com a qualificação de seu quadro docente. Passou a formar e qualificar novos profissionais quando, em 2003, criou o seu curso de mestrado. E a área da Cartografia, por exemplo, foi uma beneficiada que ganhou expressão com novos professores”, explica o diretor do IFCH.

Já para o professor Edmar Costa, da Faculdade de Ciências Biológicas, o Guia do Estudante é uma publicação com reconhecimento nacional e funciona como um parâmetro válido para os vestibulandos escolherem suas futuras profissões, “portanto, é uma boa vitrine para os cursos e para a Instituição, possibilitando, num futuro próximo, que os olhares se voltem com mais carinho para as propostas da Faculdade e do Instituto à administração superior da UFPA e às agências de fomento à pesquisa”, completa.

Multicampi quatro estrelas – Os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica, Filosofia, Geofísica, Medicina, Meteorologia, Nutrição, Psicologia, Química, Serviço Social e Educação Física, todos em Belém, receberam o selo de quatro estrelas, juntamente com os cursos de Ciências Sociais e Direito do Campus de Marabá.

Os selos de três estrelas ficaram, em Belém, com os cursos de Biblioteconomia, Engenharia Elétrica, Estatística, Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Oceanografia, Sistemas de Informação e Turismo. Os cursos de Pedagogia do Campus de Abaetetuba; Agronomia, em Altamira; Engenharia de Pesca e Aquicultura, e também o de Pedagogia em Bragança; Pedagogia em Breves; Medicina Veterinária e Pedagogia em Castanhal e Agronomia, Engenharia de Materiais e Pedagogia do Campus de Marabá receberam também selos de três estrelas.

O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, parabeniza todos os cursos que receberam os selos. "É um grande orgulho para a UFPA ver tantos de seus cursos tão bem posicionados num ranking nacional. É importante destacar a participação dos nossos campi, como Castanhal, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Bragança e Breves, com vários cursos muito bem avaliados. Parabenizamos os dirigentes, professores, alunos e técnico-administrativos, protagonistas do esforço de construção de uma universidade cada vez mais próxima dos padrões de excelência que almejamos atingir", finaliza.

Assessoria de Comunicação da UFPA

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

Nenhum comentário: