quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novos equipamentos tecnológicos chegarão às escolas públicas

Blog do Planalto:
A presidenta Dilma Rousseff conheceu na manhã desta quarta-feira (14/9) uma lousa eletrônica e um leitor em braile em exposição no seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação, em Brasília. Os aparelhos, que serão adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, devem ser oferecidos às escolas a partir do ano que vem.

Ao conhecer as ferramentas, a presidenta afirmou estar impressionada com as inovações em equipamentos. “Eu fiquei impressionada com a chamada lousa digital que, na verdade, é uma lousa por internet. Talvez seja bem melhor do que uma lousa digital, porque em tempo real ela te assegura acesso a um banco de dados que, de outra forma, você não teria de forma tão automática”.

A lousa eletrônica é composta de um receptor e uma caneta, que, acoplados ao projetor Proinfo (computador interativo utilizado em escolas públicas), permitem ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador. O diretor de tecnologia do FNDE, José Guilherme Ribeiro, acredita que o equipamento é complementar ao ensino. “Com a tela projetada, o conteúdo se torna interativo e o professor pode escrever, desenhar, fazer notas, salvar todo o conteúdo e enviar para os alunos por meio digital”, explica.

Outra novidade apresentada durante a Exposição é o protótipo de um leitor em braile, que permitirá que alunos com deficiência visual escrevam e ao mesmo tempo ouçam o que escrevem. A ferramenta tem uma câmera digital que captura as imagens de um livro ou jornal, por exemplo, e transforma a imagem em texto em braile, gerando o áudio correspondente. O equipamento tem ainda um visor pelo qual o professor poderá acompanhar o trabalho do estudante.

“Fiquei muito impressionada com a política para o deficiente. Acho que aquele equipamento para leitura pelo deficiente, pelo cego, ele é uma abertura do mundo para aqueles que sofrem, talvez, de uma das coisas mais terríveis, que é a cegueira. E, ao se abrir para o mundo, é como se eles enxergassem novamente. Então eu vi, na verdade, um olho para os livros, que eu acredito que pode revolucionar a vida das pessoas”, ressaltou a presidenta.

Dilma Rousseff afirmou ainda que será feito um esforço enorme para que os equipamentos sejam adquiridos. “São produtos essenciais para os alunos e professores e com certeza contribuem para a educação”, disse.

Artigo relacionado

 Estados e municípios poderão financiar laptops para alunos de escolas publicas

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

Nenhum comentário: