sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Bolsista do Ciência sem Fronteiras na Itália alcança segundo lugar em competição da Nasa


Link to PlanetaUniversitário.com

22nd International Epilepsy Surgery Symposium

Posted: 16 Aug 2013 03:13 AM PDT

A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza, entre os dias 26 e 29 de outubro, a 22ª edição do International Epilepsy Surgery Symposium, em Campinas, no interior de São Paulo. O encontro tem o objetivo de promover a educação qualificada, divulgar o conhecimento científico e impulsionar o intercâmbio de pesquisadores e de ideias entre os grandes centros internacionais de epilepsia.

Bolsistas do Programa Assistente de Ensino de Língua Inglesa atuarão no Inglês sem Fronteiras

Posted: 16 Aug 2013 03:04 AM PDT

Bolsistas e coordenadores do programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais se reuniram nesta quarta-feira, 14, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para uma reunião de avaliação do programa. A abertura do encontro foi realizada pelo representante da Comissão Fulbright, Luiz Loureiro.

INPE firma parceria com Instituto Mauá de Tecnologia

Posted: 16 Aug 2013 03:00 AM PDT

Um equipamento para sistemas de controle de atitude e órbita de satélites será o primeiro projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que celebraram um protocolo de intenções nesta quarta-feira (14/8). "Pretendemos ter em dois anos um modelo de engenharia desse atuador", informou José Carlos de Souza Junior, reitor do Centro Universitário do IMT, sobre o desenvolvimento da tecnologia usada em sistemas que determinam a trajetória e direção em que o satélite deve permanecer apontado no espaço.

Bolsista do Ciência sem Fronteiras na Itália alcança segundo lugar em competição da Nasa

Posted: 16 Aug 2013 02:58 AM PDT

Dilermando da Costa Ferreira NetoO bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Itália, Dilermando da Costa Ferreira Neto, alcançou o segundo lugar no desafio "Deployable Greenhouse", competição mundial com foco na solução de questões ligadas à exploração espacial, realizada pelo Kennedy Space Center da Nasa. Dilermando e sua equipe apresentaram o projeto "Green on the Red Planet", que consiste em uma estufa autônoma, com módulos infláveis e funcionamento automático, capaz de sustentar até quatro astronautas em missões de longa duração em Marte.

Pesquisadores desenvolvem coração artificial implantável nacional

Posted: 16 Aug 2013 02:52 AM PDT

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia desenvolveram o primeiro protótipo brasileiro de coração artificial totalmente implantável. O dispositivo é indicado para pacientes com insuficiência cardíaca, problema que afeta cerca de 6,5 milhões de pessoas no país e mata em torno de 25 mil todos os anos – segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

FAPESP lança nova chamada com Ministério de Ciências, Pesquisa e das Artes da Baviera

Posted: 16 Aug 2013 02:48 AM PDT

A FAPESP e o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera (STMWFK), representado pelo Bavarian University Center for Latin America (Baylat), lançam a segunda chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. Podem participar pesquisadores afiliados a universidades na Baviera, Alemanha, e pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Udesc recebe conferencistas italianos para o evento 1º Diálogos Internacionais sobre a Imagem

Posted: 15 Aug 2013 03:29 PM PDT

No dia 21 de agosto o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe os professores italianos Isabella Pezzini, professora de semiótica, e Franco Zagari, arquiteto e paisagista, para o 1º Diálogos Internacionais sobre Imagens. Às 14h, Izabella Pezzini ministra uma conferência sobre Veneza e a Bienal de 2013. A professora leciona a disciplina de Semiótica na Universidade Sapienza de Roma, foi aprendiz de Umberto Eco e Paolo Fabri em Bologna e de Algirdas Julien Greimas em Paris.

Aberto edital de concurso do Selo Fiocruz Vídeo para animação e documentário

Posted: 15 Aug 2013 10:57 AM PDT

A Fiocruz, através do Selo Fiocruz Vídeo, marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde da Fundação, lança hoje (14/8) edital para o segundo Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas. O objetivo do concurso é fomentar e estimular a produção nacional de vídeos no gênero animação (entre 17 e 22 minutos) e documentários (entre 22 e 26 minutos e entre 50 e 52 minutos) sobre temas relativos à saúde pública.

Jovens do Rio ganham bolsa de estudos para o Reino Unido

Posted: 15 Aug 2013 10:48 AM PDT

UKNa próxima terça-feira, dia 20 de agosto, a cônsul-geral britânica no Rio, Paula Walsh, desejará boa viagem aos quatro cariocas e uma mineira, ganhadores da prestigiosa Bolsa de Estudos Chevening. Os estudantes fazem parte de um grupo de 21 brasileiros que embarcam para o Reino Unido em setembro com o objetivo de realizar curso de mestrado em áreas como economia política, relações internacionais, ciências sociais, direitos humanos, comunicação social, entre outros.

Lançamento Vestibular Unicamp 2014

Posted: 15 Aug 2013 08:20 AM PDT

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) convida para a coletiva de imprensa do Lançamento do Vestibular Nacional Unicamp 2014, a ser realizada dia 19 de agosto, às 10 horas, na sala do Consu (Conselho Universitário), prédio da Secretaria Geral (ao lado da Reitoria). Na ocasião, o coordenador executivo da Comvest, prof. Edmundo Capelas de Oliveira, comentará as principais mudanças para este ano, entre elas o aumento da pontuação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social, o PAAIS, para alunos de escola pública.

Professor da PUC-Campinas encontra fósseis de 270 milhões de anos

Posted: 15 Aug 2013 06:41 AM PDT

O professor da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas, Rafael Souza de Faria, juntamente com a professora do Instituto de Geociências da Unicamp, Fresia Ricardi Branco, analisou a diversidade de coníferas fósseis, similares às araucárias e aos pinheiros atuais, identificando quais árvores estavam presentes no estado de São Paulo em dois momentos do período geológico Permiano, há aproximadamente 270 milhões de anos. No período Permiano houve a formação do supercontinente Pangeia (quando a Terra era formada por um único continente), no qual ainda não era registrada a presença dos dinossauros.

Convocados na 1ª chamada do Sisutec devem fazer matrícula

Posted: 15 Aug 2013 05:55 AM PDT

sisutec logoOs candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação têm esta quinta-feira, 15, e a sexta, 16, para providenciar a matrícula na respectiva instituição de ensino. Na próxima segunda-feira, 19, será divulgado o resultado da segunda chamada, com matrículas na terça-feira, 20.

PUCPR promove congresso sobre os 25 anos da Constituição Federal

Posted: 15 Aug 2013 05:30 AM PDT

A Escola de Direito da PUCPR promove, de 21 a 23 de agosto, o Congresso Direitos Fundamentais e Processo Constitucional: 25 anos da Constituição de 1988. O evento terá mesas-redondas com constitucionalistas sobre as conquistas e dificuldades da aplicação e atuação da Constituição de 88. Também homenageia o decano da Escola de Direito, Alvacir Alfredo Nicz. Professor da casa por 30 anos, Nicz atua com o Direito Constitucional.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: