terça-feira, 13 de agosto de 2013

Via Email: Planeta Universitário: UFPA divulga última chamada para o programa Ciência sem Fronteiras



Link to PlanetaUniversitário.com

Lançamento do livro "Norberto Bobbio: Trajetória e Obra"

Posted: 13 Aug 2013 02:49 AM PDT

norberto-bobbioSerá lançado no dia 19 de agosto, na Livraria Cultura, em São Paulo, o livro Norberto Bobbio: Trajetória e Obra, de Celso Lafer, presidente da FAPESP. Filósofo italiano, Bobbio dedicou a vida aos estudos sobre democracia e direitos humanos. Ativista político e professor universitário, escreveu livros que são referências nas áreas da Ciência Política e da Filosofia do Direito.

5º Workshop on Melanoma, Skin and Photoprotection

Posted: 13 Aug 2013 02:46 AM PDT

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) promove, nos dias 2 e 3 de setembro, a 5ª edição do Workshop on Melanoma, Skin and Photoprotection. O objetivo do evento é apresentar e discutir os avanços alcançados em pesquisas sobre melanoma e fotoproteção, reunindo grupos brasileiros e estrangeiros para aprofundar os estudos sobre os temas.

Luiz Beltrão: pioneiro da Ciência da Comunicação

Posted: 13 Aug 2013 02:44 AM PDT

Luiz BeltraoA importância do jornalista Luiz Beltrão (1918-1986) para as Ciências da Comunicação no Brasil foi destacada por José Marques de Melo, professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo na abertura do Ciclo de Conferências "50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo", realizada no dia 9 de agosto na sede da FAPESP.

Brasil ganha cinco medalhas em Olimpíada Internacional de Astronomia

Posted: 13 Aug 2013 02:39 AM PDT

A equipe do Brasil acaba de apresentar seu melhor desempenho em uma Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês), realizada no início de agosto na cidade de Vólos, na Grécia. Os estudantes do ensino médio voltaram para o país com cinco medalhas: duas de prata e três de bronze. Daniel Mitsutani e Luís Fernando Valle, de São Paulo, ganharam medalha de prata.

UFPA divulga última chamada para o programa Ciência sem Fronteiras

Posted: 12 Aug 2013 03:13 PM PDT

65 estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram selecionados para o Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. O programa visa promover a "graduação sanduíche" em instituições estrangeiras, com início a partir de janeiro de 2014. O resultado final da seleção pode ser acessado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA), no endereço http://bit.ly/14HEHZZ.

A poucas horas do fim do prazo, Sisutec registra mais de 345 mil inscritos

Posted: 12 Aug 2013 03:07 PM PDT

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação registrava, às 18h desta segunda-feira, 12, um total de 345.352 candidatos inscritos. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições chegou a 663.510. O prazo para que os candidatos a vagas em cursos de educação profissional façam suas inscrições será encerrado às 23h59 desta segunda.

UFRJ faz parceria com a Universidade de Durham (UK)

Posted: 12 Aug 2013 02:46 PM PDT

O Setor de Convênio e Relações Internacionais (Scri) da UFRJ anunciou, no dia 1º de agosto, o estabelecimento de parceria, pelo período de cinco anos, com a Universidade de Durham (Inglaterra). A Universidade de Durham é a terceira mais antiga da Inglaterra, e vem sendo contemplada pelos rankings britânicos, nos últimos anos, como uma das dez mais importantes do Reino Unido.

Enem 2013 - Aplicadores do exame no Norte e Sul começam a ser capacitados

Posted: 12 Aug 2013 02:35 PM PDT

enem-logoComeça nesta segunda-feira, 12, a capacitação da terceira e quarta turmas de coordenadores e assistentes que trabalharão na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 26 e 27 de outubro próximo. Participam do treinamento de alinhamento técnico 11.150 profissionais em cada turma – uma reúne coordenadores e assistentes das regiões Norte e Sul, a outra tem caráter complementar, sem delimitação por região. A formação, a distância, se estenderá até 25 de agosto.

PUCPR abre inscrições para residência Médico Veterinária no Câmpus Toledo

Posted: 12 Aug 2013 12:08 PM PDT

Estão abertas, até às 12h do dia 23 de agosto, as inscrições para o processo seletivo Médico-Veterinário do Hospital Veterinário do Câmpus Toledo da PUCPR. As inscrições devem ser feitas pelo site www.pucpr.br/concursos, o valor da taxa de inscrição é R$ 50. É ofertada uma vaga de residente para Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia. O programa tem duração de dois anos, no Hospital Veterinário.

Língua portuguesa - Exame de proficiência encerra as inscrições nesta terça-feira

Posted: 12 Aug 2013 10:04 AM PDT

Estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, têm prazo somente até as 23h59 (Brasília) desta terça-feira, 13, para fazer a inscrição no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas serão aplicadas entre 22 e 24 de outubro deste ano. O documento é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. Ao fazer a inscrição, o participante deve selecionar o país e o posto aplicador do exame.

II Dia do Economista da UEM homenageia Dom Jaime

Posted: 12 Aug 2013 08:27 AM PDT

uem logoO II Dia do Economista da UEM será realizado nestas segunda e terça-feira, dias 12 e 13, no bloco C-34. A solenidade de abertura está marcada para as 19 horas. Logo após, serão proferidas as palestras Economista: mercado de trabalho e grade curricular e Teoria Econômica: uma abordagem heterodoxa. Além de palestras, paineis e minicurso, está prevista uma homenagem ao primeiro arcebispo da cidade, Dom Jaime Luiz Coelho, que faleceu na semana passada aos 97 anos de idade.

PUCRS oferece Bolsa Mérito Enade de Pós-Graduação

Posted: 12 Aug 2013 08:00 AM PDT

pucrsAlunos concluintes de cursos de Graduação da PUCRS que obtiverem resultado igual ou superior a três no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013, podem concorrer à Bolsa Mérito Enade de Pós-Graduação Lato Sensu. A Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad) disponibilizará duas opções de cursos de especialização para cada aluno beneficiado, que poderá escolher entre a modalidade presencial e a distância.

Institutos federais oferecem vagas do Sisutec nas 5 regiões

Posted: 12 Aug 2013 07:38 AM PDT

A participação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) abrange as cinco regiões do país. Nesta primeira edição do sistema, foram abertas vagas em 45 câmpus de 14 institutos em 11 unidades da Federação. Também na área federal, participam do Sisutec a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 13 cursos e 600 vagas distribuídas entre os colégios agrícolas de Bom Jesus, Floriano e Teresina, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, com a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, que abriu dois cursos e 100 vagas.

Sisutec - 305.230 candidatos até as 10h20 desta segunda-feira

Posted: 12 Aug 2013 07:18 AM PDT

Os candidatos a vagas em cursos de educação profissional têm somente até as 23h59 desta segunda-feira, 12, para fazer a inscrição on-line no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Até as 10h20 desta segunda-feira, o Sisutec registrava 305.230 candidatos e 586.395 inscrições — cada estudante pode fazer duas opções de curso.

IX Semana da Física da UFSCar acontece entre 19 e 23 de agosto

Posted: 12 Aug 2013 06:29 AM PDT

ufscar logoEntre os dias 19 e 23 de agosto acontece a Semana da Física (SeFis) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em sua nona edição, o evento promove palestras, mesas-redondas e oficinas sobre Física e Engenharia Física e suas diversas aplicações. O tema central da Semana será "O Centenário do modelo atômico de Bohr". Participam do evento docentes da UFSCar, professores de outras universidades, além de engenheiros convidados de empresas privadas.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: