quarta-feira, 10 de julho de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Os médicos brasileiros têm medo de quê?


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 09 Jul 2013 05:45 PM PDT


As grandes lambanças

Posted: 09 Jul 2013 05:42 PM PDT


Mauro Santayana, JB online:

"O caminho encontrado pelos Estados Unidos para ampliar a sua espionagem no mundo pode ser definido com um vocábulo bem brasileiro: tratou-se e se trata de uma grande lambança. Dominada a República pelo fundamentalismo mercantil (a expressão é de Celso Furtado), o governo de Washington, já a partir de Bush, terceirizou a mais grave obrigação dos estados nacionais – a segurança de suas fronteiras e de seus povos. Depois de contratar mercenários para os combates, passou a contratá-los para definir a estratégia internacional do país.

Espionar os eventuais inimigos é uma prática universal, desde que se desenharam as fronteiras políticas. Os espiões têm que ser recrutados com extremo cuidado, a fim de que se garanta a sua lealdade. Ainda assim, os riscos são imensos, porque não há só a espionagem; existe também a contra-espionagem. Por isso mesmo, o mais famoso agente-duplo do mundo, o britânico Harold Russel Kim Philby, que chefiava uma das seções mais poderosas do MI6, era também o chefe da espionagem soviética no Reino Unido. Philby deu um sério conselho aos jovens que sonham com o romantismo e as emoções da espionagem: trabalhassem sempre por dinheiro, porque nunca saberiam a quem estariam realmente  servindo.
Mais informações »

Os médicos brasileiros têm medo de quê?

Posted: 09 Jul 2013 05:25 PM PDT


Protesto de médicos brasileiros (Foto: Divulgação)
"Médico colombiano e com diploma devidamente revalidado no Brasil escreve sobre a postura reativa da categoria à vinda de profissionais cubanos

Ricardo Palascios, Pragmatismo Político

A exploração por parte do capital é uma novidade para o grêmio médico no Brasil. Recentemente um dos setores mais conservadores da sociedade viu sua condição de profissão liberal ser extinta pelos operadores dos planos de saúde que exploram a mais-valia obtida através da prestação dos serviços. Assim, aqueles que foram selecionados através de provas excludentes nas escolas de medicina e que sonham algum dia virar burgueses estão hoje na rua para lutar por reivindicações trabalhistas. Sim, os médicos agora fazem parte da classe trabalhadora, mesmo que não tenham consciência dessa nova relação com os meios sociais da produção.

No site dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Medicina aparecem destacados apelos mais apropriados para sindicatos que para órgãos fiscalizadores de uma profissão, hipertrofiando sua função secundária de zelar "pela valorização do profissional médico".

Mobilizações para exigir aumento dos honorários pagos pelos planos de saúde e campanhas para promover carreira de Estado são pautas frequentes nesses órgãos durante os últimos meses. Isso demonstra que os temas trabalhistas ganharam uma notoriedade insuspeita dentre os médicos."
Artigo Completo, ::AQUI::

Nota do MP traz novas perguntas no caso Globo

Posted: 09 Jul 2013 04:59 PM PDT


Fernando Brito,  Tijolaço

"Embora deve ser saudada como a primeira manifestação de autoridades públicas sobre o episódio da sonegação, pela Globo, dos impostos devidos na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002, a nota oficial do Ministério Público gera uma série de perguntas sobre o caso, porque é vaga e, lamentavelmente, só manifesta consternação pela divulgação de documentos que diz estar sujeitos a sigilo fiscal, enquanto a sonegação de uma quantia imensa de recursos que pertencem à população, que certamente provoca-lhes consternação maior fica sem uma palavra deste tipo.

O primeiro ponto é a afirmação de que "por determinação do Ministério Público Federal, nos idos de 2005, a Receita Federal foi instada a instaurar procedimento administrativo fiscal em relação à alegada sonegação envolvendo empresas da Rede Globo".

Então, tem-se que foram os promotores que solicitaram a ação dos fiscais da Receita sobre a Globo. Muito bem, só poderiam ter feito isso se tivessem pressentido a ocorrência de crime fiscal."
Matéria Completa, ::AQUI::

Na Globo, Jô e Cantanhêde passam a noite atacando Lula, Dilma e o PT

Posted: 09 Jul 2013 04:53 PM PDT


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
 
"A madrugada de segunda para terça-feira foi uma farra para a oposição ao governo Dilma Rousseff. A concessão pública de TV entregue à família Marinho se transformou em palanque para ataques à presidente da República, ao ex-presidente Lula e ao partido de ambos.

Em clima de festa, o apresentador global Jô Soares e sua entrevistada principal da noite, a colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde, demonstravam uma excitação incontida com o cenário político desfavorável ao governo federal.

Quem tiver interesse em ver com os próprios olhos e ouvir com os próprios ouvidos o uso de uma concessão pública com fins político-partidários, pode clicar aqui. Ou, então, pode ler este relato.

Em um dos momentos mais bizarros, a dupla "acusou" Lula de ser o "culpado" por trazer para o Brasil a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e por Dilma Rousseff e Fernando Haddad terem sido eleitos.

Além de terem passado 41 minutos e 30 segundos falando exclusivamente mal de Lula, Dilma e PT, o apresentador e sua convidada também agiram como porta-vozes do que chamaram de "o movimento", referindo-se à onda de protestos que eclodiu pelo país no mês de junho.

A dupla atribuiu esse movimento a uma revolta contra o "petismo", que "ninguém aguenta mais".
Artigo Completo, ::AQUI::

Voo das babás afunda Cabral e liquida Pezão

Posted: 09 Jul 2013 03:44 PM PDT


"Uso e abuso familiar em helicóptero oficial de R$ 15 milhões (e em mais seis outros aparelhos), cuja manutenção custa o equivalente ao combustível para 300 carros por mês, atinge não apenas governador Sergio Cabral (PMDB-RJ); pré-candidatura do vice Luiz Fernando Pezão, em quarto lugar nas pesquisas, tem casco arrombado; partido inicia procura de novo nome para não implodir; prefeito Eduardo Paes e deputado Leonardo Picciani em estado de alerta; Cabral diz que só o volta Lula pode salvá-lo, mas o que Lula tem a ver com os voos das babás e do cãozinho Juquinha?


O "Voo das Babás", um dos assuntos mais populares nas rodas de conversa do Rio de Janeiro, está mudando tudo na política do segundo Estado mais populoso do País. Acertado em cheio, a ponto de ter de dar as costas a jornalistas, encerrando abruptamente uma entrevista coletiva, sem resposta frente a denúncia de uso e abuso familiar do helicóptero do governo estadual para voos particulares, o governador Sergio Cabral está paralisado. O tiro certeiro arrombou o casco da candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão, carregado por Cabral. Em quarto lugar nas pesquisas antes da descoberta do escândalo, agora é que Pezão dificilmente irá evitar um naufrágio prematuro.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 09 Jul 2013 09:05 AM PDT


Por que a Globo simboliza os podres da mídia brasileira?

Posted: 09 Jul 2013 09:03 AM PDT

Protesto contra a Rede Globo
Intervozes / CartaCapital

"Nesta quinta-feira, 11 de julho, uma mobilização convocada por mais de 80 organizações, movimentos sociais e centrais sindicais tomará novamente as ruas do Brasil pedindo transformações em nosso país. Ao lado de temas como a destinação de 10% do PIB para a edução, melhoria no SUS e garantia de investimentos na saúde, transporte público de qualidade, redução da jornada de trabalho para 40 horas e defesa da reforma agrária, a democratização da mídia também será uma reivindicação central dos manifestantes. Em várias capitais, os protestos terminarão em frente à sede da TV Globo, repetindo e reforçando atos que aconteceram em todo o país na última semana (página do protesto que acontecerá em São Paulo).
Mas por que a Globo como alvo, se a crítica cada vez maior da população acerca do papel dos meios de comunicação de massa aponta para problemas comuns ao conjunto das grandes empresas que controlam a maioria do que se lê, assiste e ouve no Brasil? Porque a Globo é um símbolo. É parte desse problema e uma de suas principais causas. Vale enumerar:
.
Concentração
O cenário na televisão brasileira é de quase monopólio – algo proibido pela Constituição Federal, mas nunca garantido na prática. Na TV aberta, a Globo controla 73% das verbas publicitárias, embora tenha 43% da audiência. No mercado de TV por assinatura, a Globosat participa de 38 canais e tem poder de veto na definição dos canais da NET e da SKY, que juntas controlam 80% do conjunto de assinantes. Em grandes cidades como o Rio de Janeiro, o grupo controla os principais jornais, TVs e rádios, situação que seria proibida nos Estados Unidos e em vários países da Europa, onde há regulação democrática da mídia anticoncentração.
Mais informações »

Exclusivo: Funcionária da Receita Federal foi condenada por sumir com processo da Globopar; câmera flagrou a retirada

Posted: 09 Jul 2013 08:38 AM PDT


Dos irmãos Marinho, José Roberto (à esquerda) é citado nominalmente no processo que sumiu

Luiz Carlos Azenha (com TC), viomundo
 
"A funcionária da Receita Federal Cristina Maris Meinick Ribeiro foi condenada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por, entre outras coisas, dar sumiço nos processos que eram movidos pela Receita Federal contra a Globopar, controladora das Organizações Globo.

Um dos processos resultou numa cobrança superior a 600 milhões de reais — 183 milhões de imposto devido, 157 milhões de juros e 274 milhões de multa. Foi resultado do Processo Administrativo Fiscal de número 18471.000858/2006-97, sob responsabilidade do auditor Alberto Sodré Zile. Como ele constatou crime contra a ordem tributária, pelo menos em tese, abriu a Representação Fiscal para Fins Penais sob o número 18471.001126/2006-14.

A existência dos processos na Receita Federal foi primeiro revelada pelo blog O Cafezinho, de Miguel do Rosário, que publicou algumas páginas da autuação.

Desde então, blogueiros e internautas se perguntavam sobre o andamento do processo, cujo último registro oficial data de 29/12/2006. Consultas ao site da Receita revelam que ele está "em trânsito".

Em nota oficial divulgada logo que circularam as primeiras denúncias de sonegação, a Globo disse que não tem dívidas pendentes com a Receita Federal relativas à compra dos direitos de transmissão das Copas de 2002 e 2006.

Os documentos publicados pelo blogueiro Miguel do Rosário indicam que a emissora foi autuada sob a acusação de simular investimento numa empresa das ilhas Virgens britânicas, um refúgio fiscal; desfeita a empresa, o capital foi utilizado pela Globo para pagar pelos direitos de transmissão das Copas de 2002 e 2006. Segundo a Receita, a manobra tinha o objetivo de sonegar impostos."
Matéria Completa, ::AQUI::

Especialistas elogiam propostas para redução do déficit de médicos no país

Posted: 09 Jul 2013 07:58 AM PDT


Faltam médico em 10 mil equipes de
saúde da família em todo o pais

"Prefeituras reiteram que faltam médicos. Já entidades de classe se queixam de que obrigatoriedade do serviço no SUS é 'manobra que favorece a exploração da mão de obra'

Cida de Oliveira, RBA

Setores ligados à saúde avaliaram como positivas as medidas anunciadas ontem (8) pelo governo federal para enfrentar a falta de médicos no país, que incluem a ampliação de vagas nos cursos de Medicina das faculdades federais e privadas, a proposta de tornar obrigatório o atendimento no sistema público por dois anos para aqueles que ingressarem na faculdade a partir de 2015, bem como a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros para atuarem no serviço de atenção básica.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Carlos Figueiredo Nardi, o programa Mais Médicos vai além de uma resposta aos clamores da população que foi às ruas pedindo melhorias na saúde pública. "É o enfrentamento a uma grave situação. Nesse momento, em todo o país, 10 mil equipes de saúde da família estão sem médico", afirmou.

Segundo Nardi, ao contrário do discurso corporativista de entidades médicas de que não faltam médicos no Brasil e que esses profissionais estão mal distribuídos, a falta é grande. "O Provab comprova que faltam, sim, medicos no país", disse. Conforme dados do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, mais da metade (55%) dos municípios que solicitaram médicos não conseguiram sequer um médico para atuarem em suas áreas. Das 2.867 prefeituras que recorreram ao programa federal para preencher suas vagas, 1.581 não conseguiram atrair nenhum. Assim, apenas 29% da demanda nacional por 13 mil médicos foi atendida."
Matéria Completa, ::AQUI::

Ressaca cívica dura pouco: vem aí semana quente

Posted: 09 Jul 2013 07:08 AM PDT


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"O refluxo das manifestações de rua nos primeiros dias de julho (no domingo, apenas 20 manifestantes apareceram para protestar em frente ao prédio onde mora o governador carioca Sergio Cabral) e o fim dos bloqueios dos caminhoneiros podem dar a falsa impressão de que, após a ressaca cívica, nós e o governo teremos alguma calmaria no mar revolto neste mês de férias de inverno.

Não contem com isso. Uma rápida olhada no calendário político indica que vem aí mais uma semana quente nos gabinetes e nas ruas. O principal evento está marcado para quinta-feira: é o "Dia Nacional de Lutas", com greves e passeatas, organizado pelas principais centrais do país, mas elas já não estão se entendendo e a temperatura pode subir.
Mais informações »

Safra deve chegar a 185,7 milhões de toneladas este ano, prevê IBGE

Posted: 09 Jul 2013 06:10 AM PDT


Vitor Abdala, Agência Brasil

"A estimativa de junho da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas prevê uma produção de 185,7 milhões de toneladas para este ano. Caso se confirme a previsão, a produção de 2013 será 14,7% maior do que a registrada em 2012 (161,9 milhões de toneladas). O dado é 0,1% menor do que o previsto em maio.

Os dados foram divulgados hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Segundo a estimativa de junho, haverá aumento nas três principais lavouras brasileiras: soja (23,8%), milho (9,7%) e arroz (3,1%).
Mais informações »

Imposto sobre grandes fortunas volta à pauta do Congresso após manifestações

Posted: 09 Jul 2013 05:58 AM PDT


O Tio Patinhas é a personagem apresentada até às crianças que cristaliza a existência de multimilionários avessos ao pagamento de impostos

Correio do Brasil 
 
"A cobrança de impostos sobre grandes fortunas, prevista no artigo 153 da Constituição de 1988 e nunca regulamentada, voltará à pauta da Câmara, nos próximos dias, após a série de passeatas e manifestos nas redes sociais brasileiras, ao longo das últimas semanas. Segundo o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o debate recolocado na pauta pela presidenta Dilma Rousseff, "convida o Congresso a se debruçar sobre o assunto".
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ-foto), relatora de uma das propostas que trata do assunto e tramita na Câmara desde 2011, reforçou a luta que vem fazendo ao longo dos anos pela aprovação da matéria. A Liderança do PT encaminhou a proposta para acelerar a discussão sobre a cobrança de impostos sobre as grandes fortunas no país. O líder da bancada propõe a construção de um entendimento com os partidos com representação na Câmara sobre a forma de votar a matéria."
Artigo Completo, ::AQUI::
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: