segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 21 Jan 2013 04:58 AM PST


"Paralisação de quarenta dias no Poupatempo Lapa insurge-se contra modelo de gestão privatizada, que adota políticas salariais diferentes para o mesmo serviço. Criado em 1996, na gestão de Mario Covas, o programa concentra em um único local diversos serviços públicos, como emissão de cédula de identidade, carteira de motorista, certificado de antecedentes criminais, entre outros.


Quase não saiu na imprensa, mas uma greve de quarenta dias paralisa totalmente uma das vitrines do governo Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo. Trata-se do Poupatempo do bairro da Lapa.

Criado em 1996, na gestão de Mario Covas, o programa concentra em um único local diversos serviços públicos, como emissão de cédula de identidade, carteira de motorista, certificado de antecedentes criminais entre outros. Seu sucesso foi instantâneo, por agilizar a emissão de documentos que antes eram disponibilizados por diversos órgãos governamentais. Atualmente há seis postos na capital paulista, 22 nas principais cidades do interior, além de seis unidades móveis.
Mais informações »
Posted: 21 Jan 2013 04:40 AM PST



"Aproxima-se a data comemorativa da fundação do colégio de São Paulo. É a data oficial. Antes, porém, João Ramalho e seus filhos andavam por estas terras e delas eram titulares por direito de posse.
Vieram, porém, os padres jesuítas com a missão outorgada pelos reis de Portugal: colonizar as terras recém-descobertas. Estes, como fizeram por todo sul do continente, deviam implantar missões.

Como se constata das ruínas existentes na Argentina, Brasil e Paraguai, as misssões consistiam em campos de trabalho, onde se utilizava da mão-de-obra indígena.

O colégio de São Paulo, dentro desta doutrina de ocupação, integrava o conjunto de missões jesuíticas distribuídas em toda área meridional desta América. Escolheram, para início de suas obras, o dia da conversão de Paulo.
Mais informações »
Posted: 21 Jan 2013 03:57 AM PST


Rodrigo Vargas, Folha de S. Paulo

"Réu em mais de cem ações cíveis e penais em Mato Grosso, com quatro condenações em primeira instância, o deputado estadual José Riva (PSD) já teve bens bloqueados, perdeu funções administrativas na Assembleia Legislativa e, em 2010, o mandato.

A cada eleição, porém, retorna mais forte, apoiado em somas recordes de votos.

Às vésperas de assumir pela sexta vez a presidência do Legislativo em Mato Grosso, o capixaba de 53 anos se prepara para realizar um sonho antigo: tornar-se governador.

A possibilidade ganhou força em agosto, com a aprovação, em regime de urgência na Assembleia, de emenda constitucional que criou a reeleição à Mesa Diretora --seus cinco mandatos anteriores não foram consecutivos.

Em votação antecipada e com chapa única, Riva foi reeleito com 23 votos a favor e apenas um contrário.

Em 2014, com as esperadas saídas do governador Silval Barbosa (PMDB), para a disputa ao Senado, e de seu vice, Chico Daltro (PSD), cotado para o Tribunal de Contas do Estado, Riva será o próximo na linha sucessória."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 20 Jan 2013 04:27 PM PST

Posted: 20 Jan 2013 04:25 PM PST



Rodolpho Motta Lima, Direto da Redação
 

"A Educrafo, organização não governamental que se tornou conhecida na luta pelo estabelecimento de cotas raciais para o ingresso às Universidades públicas brasileiras, acaba de entrar com uma ação junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro contra alguns conhecidos clubes da elite da zona sul carioca – Paissandu e Caiçaras – que, no dizer daquela ong, estariam praticando discriminação de ordem racial e social ao proibirem a entrada em suas dependências de babás não uniformizadas. Essa determinação dos clubes estaria em confronto com o Estatuto da Igualdade Racial e feriria a Constituição Federal , que estabelece os princípios da igualdade e da não discriminação.

Segundo as administrações dos clubes envolvidos – que confirmam o procedimento apontado - , a medida permite a identificação das babás que, não desfrutando da condição de sócias, podem assim ser "facilmente identificadas". Como argumentos levantados por algumas pessoas que defendem a restrição está o fato de que essa identificação imediata permite que se localize claramente as babás na hipótese de um acidente ou de uma necessidade urgente manifestada pelas crianças. Mas há também, é claro, a razão embutida: a identificação também propicia impedir que as babás desfrutem de serviços e atividades inerentes ao corpo social.

Interessante registrar que os clubes em questão põem ao dispor dos seus sócios um número determinados de cartões para convidados. As famílias que usam os serviços das babás, porém, não as credenciam através desses cartões, que as dispensariam do uso obrigatório do uniforme.

Depoimentos de diretores desses dois clubes – e de outros que, parece, usam a mesma prática – mencionam que a medida é apenas uma providência que envolve "apresentação e padronização", e que muitas categorias profissionais distinguem os seus membros dos demais com o uso de uniformes, o que jamais poderia ser configurado como discriminação."
Artigo Completo, ::AQUI::
Posted: 20 Jan 2013 04:14 PM PST
Posted: 20 Jan 2013 04:09 PM PST


Mariana Tokarnia, Agência Brasil
 
"O Brasil precisa resolver a situação dos meio de comunicação, atualmente sob o controle de um número reduzido de grupos, segundo os profissionais que atuam no setor e que participaram hoje (19) da palestra Democratização da Mídia, no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE). O professor da Universidade de São Paulo (USP) Laurindo Leal Filho, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, e o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, destacaram a necessidade de uma comunicação acessível e de qualidade.

"O Estado tem o papel de evitar a concentração. Isso acontece em outros mercados, com leis, com agências reguladoras. Mas não na radiodifusão. Isso é uma falha que deve ser combatida", disse o professor da Universidade de USP Laurindo Leal Filho. "A universidade tem papel fundamental de levar à frente essa discussão", acrescenta.
Mais informações »

Posted: 20 Jan 2013 03:48 PM PST


Saul Leblon, Carta Maior

"Um afoito exército está à espera de ordens nas redações. Enerva-se nas baias.

Adestrado, cevado no cocho neoliberal, quer trotar seus dotes; reclama serviço.

'É preciso travar Lula!" --antes que ele destrave o país, os investimentos, os empresários... etc.

As ventas cospem impaciência.

Ressentem-se do ginete que lhe afrouxe a brida mas conduza a rédea. Sem o quê os coices se espalham a esmo.

Não raro no próprio traseiro.
Mais informações »
Posted: 20 Jan 2013 02:59 PM PST


"Conheça Rodrigo Constantino, sócio do Instituto Millenium, colunista do Globo, amigo de Reinaldo Azevedo e autor do livro "Privatize, já". Num vídeo impressionante, ele consegue ser contra o Bolsa-Família, a venda de carros e celulares, a expansão do crédito e os juros baixos. Ele afirma que o Brasil já é um país socialista e que Lula e Dilma plantaram diversas bombas-relógio que causarão uma crise de proporções apocalípticas


A direita brasileira tem um guru em formação. Seu nome é Rodrigo Constantino e ele é autor do livro "Privatize, já". Graças a ele, recebeu elogios de Reinaldo Azevedo, ganhou uma coluna no Globo e passou a ser sócio do Instituto Millenium, onde se reúnem colunistas bem colocados nos grandes jornais brasileiros, como Merval Pereira, Guilherme Fiúza, Marco Antonio Villa e Carlos Alberto Sardenberg, entre outros.

O pensamento de Constantino está reunido num vídeo, que foi apelidado no YouTube de Manual de Destruição do Brasil. Segundo ele, Lula e Dilma plantaram uma crise de dimensões apocalípticas, que em breve explodirá. No vídeo, ele consegue ser contra o Bolsa-Família, a venda de carros e celulares, a expansão do crédito, o Minha Casa, Minha Vida e os juros baixos.

Vale a pena assistir. Nem que seja por mera diversão:



Posted: 20 Jan 2013 02:50 PM PST



"Depois de Merval Pereira de O Globo em seu blog no dia 17 de janeiro, agora (18/01) é a vez de Eliane Cantanhêde, da "massa cheirosa" e da Folha de São Paulo tentar convencer alguém de que Lula é um problema para Dilma.

Ela condenou a visita de Lula a Fernando Haddad e o chamou de pau mandado. Como não há fundo do poço que não possa ir mais fundo, ela citou a cantilena do PIBinho e do racionamento de energia.

Deve ser triste a vida da direita no Brasil. Pelo menos para os mais "cheirosos". Eles têm que se contentar com FHC, Serra, Aécio, com o anão do orçamento, Sérgio Guerra, com o ex-comunista babão Roberto Freire e para dar uma fugidinha da rotina, Marina Silva.
Mais informações »
Posted: 20 Jan 2013 07:25 AM PST

Posted: 20 Jan 2013 07:24 AM PST


Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"Não basta lamentar um pseudo tipo de jornalismo que é feito cotidianamente no Brasil através da mais pura vigarice, de uma tentativa revoltante de enganar o público veiculando informações falsas, incompletas, distorcidas ou até mesmo escandalosamente omitidas.

Cabe, pois, ao cidadão engajado na luta por informação de melhor qualidade no país combater tais práticas fazendo o contraponto, pegando no pé de quem faz isso e não largando mais, porém sempre de forma leal, justa, civilizada e honesta.

Nesse aspecto, a objetividade é um caráter fundamental da notícia. Quanto mais seu autor dá voltas para chegar ao ponto, menos tem a dizer. É o que ocorre com notícia veiculada em destaque no UOL, conforme a imagem acima.

Fato: o portal de internet do Grupo Folha informa que a falta de energia episódica que sempre ocorreu aqui e sempre ocorrerá em qualquer parte, variando apenas a freqüência com que isso acontece, teve o maior aumento em três anos."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 20 Jan 2013 07:08 AM PST


Mariana Tokarnia, Agência Brasil 
 
"O nível educacional no Brasil não determina maior renda, mas está ligado à satisfação pessoal e à abertura de novas perspectivas profissionais. O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem sido fundamental para o acesso ao ensino superior e embora o nível educacional não determine maior renda, está ligado à satisfação pessoal e à abertura de novas perspectivas profissionais, conforme conclusões da pesquisa O ProUni e seus egressos: uma articulação entre educação, trabalho e juventude, da doutora em educação Fabiana Costa, apresentado pela primeira vez no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional de Estudantes (UNE).

Em 2012 a pesquisadora consultou 150 egressos do ProUni na cidade de São Paulo. Para a maioria dos profissionais consultados (91,9%), a formação universitária possibilitada pelo programa ampliou os horizontes e facilitou a articulação na área profissional. Os entrevistados apontaram as várias dificultdades que tiveram durante o curso: 85% já trabalhavam e continuaram trabalhando durante a graduação.
Mais informações »

Posted: 20 Jan 2013 06:10 AM PST


Eberth Vêncio, Revista Bula

"Antes que alguém me incomode com as suas críticas comezinhas, adianto que a pérola que dá título a esta crônica não é da minha autoria (os fominhas da internet já a conhecem muito bem). Por sinal, eu a li num e-mail enviado por um amigo próximo que, ironicamente, se encontra deveras longe: o sujeito é pesquisador e caminha pelo trajeto de Santiago de Compostela, municiado com o peculiar espírito da pesquisa e da descrença na raça humana, imbuído em descobrir um ou mais sentidos que tornem o viver mais palatável. Ele já teve muito dinheiro, muita solidão, muito desamor e um câncer de sinuca de bico (aparentemente, sem saída). Que eu saiba, até o momento, moeu dois pares de tênis pelos caminhos tortuosos e pedregosos das suas dúvidas existenciais.

Em termos de convivência social, talvez estejamos capengando pelo período mais chato da História da Humanidade. Um ermitão do século 18 conversando com um alce velho numa montanha gelada talvez fosse um exemplo de comunicação mais promissor entre dois seres vivos, do que o que temos hoje. O monturo de informações e desinformações a invadir as telas dos computadores e dos smartphones é tão avassalador quanto frívolo. Mais espertos que os telefones são os índios comancheiros que abandonaram os sinais de fumaça e hoje se comunicam com a utilização apenas das bocas e das gotículas de cuspe.

Em tempos de tempestades de blogs, em que cada um se julga a cereja do bolo da internet, no que tange à notoriedade sobra irrelevância. Em matéria de engajamento neste efeito manada digital, sinto-me meio leproso, embora dê as minhas cutucadas no teclado. Os meus pares simplesmente não concebem como é que até hoje eu não tenha aderido ao feice ou a outra pujante rede social da internet."
Artigo Completo, ::AQUI::
Posted: 20 Jan 2013 05:50 AM PST



"O ano mal começou e a nova batalha das oposições, partidárias e extraparlamentares, já está em pleno andamento. Se a primeira quinzena de janeiro transcorreu assim, imagine-se o restante do ano. É fácil perceber o que as move e aonde pretendem chegar.

A espetacularização do julgamento do "mensalão" foi feita com o único objetivo de desconstruir a imagem do PT no plano moral. O que buscavam era marcar o partido e suas principais lideranças com o estigma da corrupção, a fim de erodir suas bases na sociedade.
Mais informações »

Posted: 20 Jan 2013 05:39 AM PST


As derrotas de Serra ajudaram a
afundar a imagem do PSDB



"Pesquisa do Ibope divulgada neste domingo confirma a tendência percebida nas urnas pelo PSDB, de se transformar em um partido associado aos mais ricos e em queda no total das preferências do eleitorado. Segundo a sondagem publicada no diário conservador paulistano O Estado de S. Paulo, os tucanos são apontados como a sigla preferida de 23% dos entrevistados com renda familiar superior a dez salários mínimos.

Neste estrato, o PT foi de 23% em 1995 a 35% em 2001, caindo a 13% em outubro do ano passado, mês em que foi realizado o levantamento. No geral, porém, os petistas se mantêm bem à frente dos adversários, e os tucanos demonstram queda acentuada em todas as regiões. 24% dizem ter como sigla o Partido dos Trabalhadores, contra 6% do PMDB, em recuo desde a redemocratização, em 1985, e 5% do PSDB. Por região, o PT é indicado como partido preferido de 27% dos nordestinos, e tem 26% entre os moradores do Sudeste, 22% no Sul e 11% no Norte e no Centro-oeste.
Mais informações »

You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: