quinta-feira, 26 de abril de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)




Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 26 Apr 2012 03:24 AM PDT
- Hoje, dia 26, das 8h às 9h, cerimônia com o governador-geral do Canadá, David Johnston (chefe de Estado do país), e autoridads brasileiras;
- Às 9h, palestra do escritor Carlos Fuentes, que receberá o prêmio interamericano;


Posted: 26 Apr 2012 02:53 AM PDT
Estão abertas as inscrições para o curso "Iniciação à Astronomia", que o Observatório Astronômico Frei Rosário, do Departamento de Física da UFMG, promoverá, entre os dias 25 e 28 de julho. De acordo com os organizadores, os participantes analisarão o Sistema Solar e seus elementos, o céu, o movimento das estrelas, a Lua e o reconhecimento dos astros.


Posted: 26 Apr 2012 02:51 AM PDT
O surgimento do oxigênio e do metabolismo aeróbico na Terra permitiu aos seres vivos aproveitar a energia dos alimentos de forma muito mais eficiente. Essa conquista evolutiva, porém, teve um preço: deixou as células sujeitas à ação de substâncias oxidantes. Esses subprodutos da respiração aeróbica interagem com proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucleicos fazendo com que essas macromoléculas percam sua função.


Posted: 26 Apr 2012 02:48 AM PDT
Plantas medicinaisAs Divisões de Agrotecnologia e de Fitoquimica do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam entre os dias 8 e 11 de maio o 12º Workshop de Plantas Medicinais. O curso se propõe a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de plantas medicinais, sendo destinado principalmente a agrônomos, extencionistas e produtores.


Posted: 26 Apr 2012 02:44 AM PDT
Representantes da FAPESP, Boeing e Embraer iniciaram nesta quarta-feira (25/04) um estudo sobre os principais desafios científicos, tecnológicos, sociais e econômicos para o desenvolvimento e adoção de biocombustível pelo setor de aviação comercial e executiva no Brasil. Com duração prevista entre nove a doze meses, o estudo será orientado por uma série de oito workhops que serão realizados ao longo de 2012 para coleta de dados com pesquisadores, integrantes da cadeia de produção de biocombustíveis, além de representantes do setor de aviação e do governo.


Posted: 26 Apr 2012 02:41 AM PDT
A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, cadastra até o dia 4 de julho voluntários interessados em testar um novo tratamento para retrações gengivais. Os selecionados vão participar de estudos para avaliar os benefícios de novos produtos que substituem o enxerto de gengiva. Segundo os pesquisadores, aqueles que já possuem enxerto gengival não precisarão removê-lo.


Posted: 26 Apr 2012 02:34 AM PDT
unb logoO sistema de cotas da Universidade de Brasília é constitucional, segundo o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do processo que examina a validade do modelo de seleção afirmou, em seu voto, que a universidade é "o espaço para desmistificar os preconceitos sociais" e que "a diversidade é o componente essencial" das instituições de ensino.


Posted: 25 Apr 2012 01:51 PM PDT
ufsc-logoDuas gerações de antropólogos e museólogos se encontraram na terça-feira, 24 de abril, à noite para celebrar a evolução do Museu Universitário em cinco décadas de história. A instituição que começou a funcionar em uma estrebaria adaptada, na antiga Fazenda Assis Brasil, onde a UFSC se instalou na década de 60, passa agora a ostentar uma das maiores estruturas museológicas do país em tamanho e excelência.


Posted: 25 Apr 2012 12:51 PM PDT
O professor Adriano Andricopulo, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, foi eleito presidente sucessor da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) para a gestão 2012-2014. O professor, que atualmente é secretário geral da entidade, assumirá a presidência da SBQ no biênio 2014-2016. A posse ocorrerá no dia 31 de maio durante a 35ª Reunião Anual da SBQ em Águas de Lindóia.


Posted: 25 Apr 2012 12:27 PM PDT
Os grandes desafios da educação brasileira – alguns persistem desde o século 19, outros surgiram já neste século – serão abordados pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury em palestra nesta quinta, 26, na Faculdade Educação. O evento, que á mais uma etapa do seminário anual do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, terá início às 19h, com acesso aberto ao público. O tema geral este ano é Brasil: que educação/para que país?


Posted: 25 Apr 2012 12:20 PM PDT
Os alunos interessados em participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) devem ficar atentos, pois termina no próximo dia 30 o prazo para as inscrições em chamadas públicas. Quem quiser inscrever sua candidatura no CsF por estas quotas, deve preencher os formulários disponíveis nos sites do CNPq e da Fapemig. O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que incentiva estudantes a fazer intercâmbio e desenvolver suas pesquisas fora do Brasil, na chamada Graduação Sanduíche no Exterior (SWG).


Posted: 25 Apr 2012 12:05 PM PDT
A UNISUAM está com inscrições abertas para Cursos de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) com turmas para o início de maio. O CAP é um programa de capacitação profissional que tem como objetivo fornecer treinamento que proporcione a aquisição de novos saberes e a reciclagem profissional. Os cursos, que tem curta duração, são direcionados para profissionais e estudantes de diversas áreas de atuação, como Saúde, Biologia e Bem Estar; Gestão e Negócios e Engenharias e Informática.


Posted: 25 Apr 2012 11:52 AM PDT
Cuidadores, profissionais da área da saúde, idosos e comunidade podem participar da Jornada dos Cuidadores da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer, doenças similares e idosos de alta dependência – sub-regional de Novo Hamburgo, que se iniciou em março e seguirá até o dia 24 de novembro, uma vez por mês, sempre aos sábados. A segunda palestra, Caminhado e pensando, será ministrada pelo médico geriatra Matheus Roriz Cruz, que falará sobre a relação entre marcha e cognição em idosos.


Posted: 25 Apr 2012 11:50 AM PDT
Faculdade Cásper Líbero logoEm maio, a Faculdade Cásper Líbero promove os cursos livres 'Design Thinking para Apresentação', 'Sustentabilidade – Estratégias Inovadoras', 'Marketing Promocional' e 'Marketing para Jornalistas e Assessores de Imprensa'. Ainda restam vagas e os interessados podem se inscrever pelo site www.casperlibero.edu.br.


Posted: 25 Apr 2012 11:45 AM PDT
unilestemg-logo-2O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) acaba de aderir ao programa Ciência Sem Fronteiras, projeto que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da pesquisa brasileira nas áreas de ciência e tecnologia por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O primeiro contato formal entre o Centro Universitário e a Coordenação Nacional do Programa ocorrerá nesta quinta-feira (26), durante a reunião de operacionalização do programa, marcada para as 14h, na sede do CNPq, em Brasília.


Posted: 25 Apr 2012 11:43 AM PDT
A Unicamp registrou 32% de estudantes da rede pública matriculados em seus cursos de graduação aprovados em seu último processo seletivo, o Vestibular Nacional Unicamp 2012. O percentual representa 1.099 estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública de um total de 3.435 matriculados na Unicamp. Os dados fazem parte do perfil socioeconômico dos candidatos e ingressantes disponibilizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) em sua página eletrônica: LINK.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: