sexta-feira, 9 de março de 2012

Fwd: BRASIL! BRASIL!




BRASIL! BRASIL!


Posted: 09 Mar 2012 05:00 AM PST
Valor Online

"O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta sexta-feira, mostrou deflação de 0,02% na cidade de São Paulo na primeira medição do mês de março. A variação do indicador, que mede o comportamento dos preços na capital paulista, representou leve aceleração sobre a deflação de 0,07% registrada na última semana de fevereiro.

Três dos sete grupos de despesas monitorados pela Fipe tiveram deflação e contribuíram para o movimento do indicador.

Alimentação caiu menos e recuou 0,63%, retração menor que a de 0,98% observada no período anterior.

O grupo vestuário voltou a apontar queda nos preços de começo de ano, mas com menos força: caiu 0,14%, deflação menor que a de 0,44% observada em fevereiro."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 05:58 PM PST


Gabriel Bonis, CartaCapital

"O PT chega enfraquecido às eleições em São Paulo após a fracassada aproximação com o PSD e o elevado número de candidatos da base do governo federal à prefeitura da cidade. O cenário deverá reduzir o arco de alianças em torno de Fernando Haddad e, consequentemente, afastar o candidato petista dos eleitores que não costumam votar no partido.

A análise é de Marco Antonio Carvalho Teixeira, doutor em Ciências Sociais e especialista em eleições. Em entrevista a CartaCapital, ele disse ver na escolha de Haddad uma tentativa de atrair um amplo leque de partidos à coligação, incluindo siglas de centro e esquerda. Sem o PSD e com aliados ensaiando candidatura própria ou aproximação com o PSDB de José Serra, o PT entraria no páreo com tempo menor no horário eleitoral gratuito e o diálogo restrito ao seu eleitorado fiel.

Oficialmente, o comando do PT diz não haver "isolamento", já que mantém negociações com todos 0s partidos da base governista, pensando inclusive no segundo turno da disputa em São Paulo. "Seria um erro tentar impor a retirada de uma candidatura", disse Edinho Silva, presidente estadual do partido, em entrecista recente a CartaCapital.

Mesmo assim, com tantos nomes na disputa e a sete meses das eleições, Haddad ainda figura como lanterna nas pesquisas de intenção de voto – aparece com 3% no último Datafolha. Apesar do resultado, o professor da Fundação Getúlio Vargas diz acreditar que o petista irá ao segundo turno. Isso porque terá do seu lado o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta Dilma Rousseff e da senadora Marta Suplicy.

Por outro lado, o analista considera a aproximação com o PSD "um desastre" para a imagem do partido, que se opunha ao governo do prefeito Gilberto Kassab, e enxerga uma aliança com o PSB, hoje, como improvável. "Apesar da vontade da direção nacional do partido em se aliar ao PT, a legenda socialista deve ficar com o PSDB, porque integra os governos estadual e municipal."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 05:51 PM PST


"O magistério do DF deliberou pela greve nesta quinta, se juntando a outros três estados que já estão parados. No RS os professores já se encontram em estado de greve. SP, RN, PB e SC poderão aumentar para esta lista, uma vez que já têm assembleias marcadas com esta pauta. Para semana que vem, a CNTE planeja três dias de greve nacional e mais estados poderão aderir. Piso nacional da categoria é o problema central.

Vinicius Mansur, Carta Maior

Os professores do Distrito Federal (DF) decidiram entrar em greve a partir do dia 12 de março. A decisão tomada nesta quinta (8) foi motivada pelo não cumprimento dos acordos assumidos em abril de 2011 pelo governo distrital, de acordo com o sindicato da categoria. Assim, o DF se junta a Piauí, Rondônia e Goiás, onde os professores da rede pública estadual já estão em greve.

A categoria já está parada há 32 dias em Goiás, há 11 no Piauí e há duas semanas em Rondônia. Esta tendência deve ser crescente. No Rio Grande do Sul, os professores já estão em estado de greve. São Paulo e Rio Grande do Norte tem assembleia no dia 14, Santa Catarina no dia 15 e Paraíba no dia 16.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já anunciou uma greve em todo o país entre os dias 14 e 16 de março. Trata-se de um universo de aproximadamente 2,5 milhões de professores. Porém, a decisão pela adesão prolongada ao movimento grevista depende da realidade de cada estado. Em 2011, 15 estados viram o magistério publico entrar em greve.

A reivindicação central, apesar de não ser a única, é o pagamento do piso nacional do magistério estipulado para 2012 pelo Ministério da Educação (MEC): R$ 1.451.

"Provavelmente quem não se dispuser a pagar este valor enfrentará greve. Atualmente 17 estados não pagam e que ainda não se comprometeram conosco a pagar. Só do Espírito Santo ainda não temos as informações", aponta secretária geral da CNTE, Marta Vanelli.

De acordo com a entidade, os 17 estados são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 05:42 PM PST




Posted: 08 Mar 2012 05:35 PM PST


Renata Mielli, Janela sobre a palavra

"Era só o que me faltava.... uso esta expressão para não utilizar outra, mais chula que começa com P. O Ecad agora começou a cobrar direito autoral de vídeos musicais publicados nos blogs???????!!!!!!!!!

Que o Ecad é um Escritório Central de Amor ao Dinheiro isso todo mundo já sabe. Eu que já fui casada com um músico sei muito bem o que isso significa.

Mas esta ação extrapolou todos os limites. O argumento do órgão que justifica a iniciativa é que é preciso pagar o direito autoral pela reprodução pública de obra musical."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 05:27 PM PST






Posted: 08 Mar 2012 05:23 PM PST


Tânia Monteiro, Agência Estado / Estadão.com.br

"Depois de enfrentar uma rebelião na base no Senado, que levou à sua primeira derrota no Congresso, a presidente Dilma Rousseff decidiu comunicar às centrais sindicais que irá recebê-las em reunião no Palácio do Planalto, no dia 14 de março. Esta será a terceira reunião de Dilma com as centrais, desde que assumiu o governo. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henriques, disse à reportagem que os sindicalistas aproveitarão para se queixar que, "neste primeiro ano de governo, a agenda do setor empresarial andou mais rapidamente do que a agenda dos trabalhadores".

Segundo Arthur Henriques, as centrais se ressentiram de não serem chamadas para participar das reuniões que definiram redução de impostos que beneficiaram as empresas, que poderiam ter oferecido contra partida para os trabalhadores. "Queremos participar mais dos debates. A agenda do setor empresarial, que prevê redução de impostos, desoneração, como medidas para enfrentar a crise internacional, não está sendo debatida paralelamente, no mesmo momento", queixou-se ele, insistindo que, quando o governo chamar o setor empresarial, tem de chamar também os trabalhadores.

Uma pauta conjunta será apresentada pelas centrais à presidente Dilma. Ela começa com uma discussão dos problemas macroeconômicos, como redução de juros, problemas com o câmbio por causa da enxurrada de dólares e euros que está entrando no país e os reflexos disto na indústria brasileira. O segundo ponto será a discussão sobre o fim do fator previdenciário e a introdução de uma política de valorização dos aposentados, que ganham acima de um salário mínimo."


Posted: 08 Mar 2012 05:00 PM PST


"Quando o ex-presidente Lula percebeu que qualquer pesquisa futura a respeito do nosso tempo produzirá uma grande distorção da realidade atual se ela for realizada sobre o que se tem publicado na grande imprensa, ele estava baseado não somente no cotejamento dos fatos com aquilo que se registra na mídia como também no muito que se tem produzido de análise dessa mesma imprensa em veículos alternativos e nas universidades.

Sidnei Liberal, Vermelho

Inda bem que esses veículos existem. Inda bem que suas analises não adotam a mesma lógica do objeto analisado. Ou seja, diferentemente da mídia de uso geral, são produtos qualificados nos preceitos acadêmicos que respeitam os fundamentos da verdade pelo método da apuração responsável.

Responsabilidade que não se vê em nossa lamentável mídia, principalmente depois que a derrocada da experiência socialista mundial deixou o campo aberto ao cultivo da ideologia única do domínio do capital, da exploração do homem pelo homem, da submissão globalizada a um deus que tem sua catedral edificada em Wall Street e seus rituais celebrados nas sedes dos grandes bancos cujas ventosas se multiplicam mundo afora. Campo aberto para a formação das grandes corporações que tornam a existência humana quase totalmente submissa aos seus interesses de dominação do mundo.

As falas sobre a superação da fome sumiram das pautas jornalísticas. A fome a aumentar no mundo, produto da exploração das riquezas e da sua concentração nas mãos de poucos. As falas sobre o fim das guerras, sobre a paz, também sumiram. As falas de hoje são de justificativas para a guerra, principalmente a guerra de ocupação territorial, ocupação predadora e de assassinato em massa de população civil. Guerras que produzem mais concentração de riqueza e de poder. As falas de defesa do meio ambiente também somem dos grandes debates. Contrariam os interesses das grandes corporações. Do mesmo modo, somem as falas sobre democracia. Caiu em desgraça ante a tendência do eleitor em contrariar o interesse do deus capital."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 04:49 PM PST


"Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, o ministro Felix Fischer admitiu recurso extraordinário do Ministério Público Federal contra o habeas corpus que anulou a investigação da Polícia Federal

Fernando Porfírio, Brasil 247

O processo da natimorta Operação Satiagraha pode ser ressuscitado. O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, admitiu recurso extraordinário do Ministério Público Federal contra o habeas corpus que anulou a investigação da Polícia Federal.

Com a decisão, o processo vai ao STF, que julgará o pedido de anulação do julgamento do habeas corpus. A decisão do ministro foi publicada na edição desta quinta-feira (8) do Diário da Justiça.

O ministro Felix Fischer atendeu pedido do Ministério Público Federal. A Procuradoria da República sustentou que a decisão que anulou a Satiagraha violou fortemente a ordem jurídica, social e econômica do país. Para os subprocuradores que assinam a petição, o STJ deveria ter especificado quais das provas seriam ilícitas e o que exatamente engloba a Operação Satiagraha.

Em junho do ano passado, o STJ anulou todos os procedimentos envolvendo a Operação da Satiagraha da Polícia Federal, inclusive a condenação do banqueiro Daniel Dantas por corrupção ativa. O tribunal considerou que a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação da PF violou os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade e do devido processo legal.

"Se a prova é natimorta, passemos desde logo o atestado de óbito, para que ela não seja usada contra nenhum cidadão", disse o presidente da 5ª Turma, ministro Jorge Mussi, ao dar o voto que desempatou o julgamento e anulava a investigação da Polícia Federal.

O relator do caso, desembargador convocado Adilson Macabu, entendeu que a atuação dos agentes da Abin extrapolou as atribuições legais da agência criada para assessorar a Presidência da República, e aconteceu de forma clandestina."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 04:37 PM PST
Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

"Sindicatos e associações que representam os transportadores autônomos no país planejam fazer um protesto nacional, como o que ocorreu em São Paulo esta semana e que provocou desabastecimento de combustíveis em vários postos da cidade. Por meio de nota, o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), Norival Almeida Silva, informou que 23 entidades de caminhoneiros estão preparando o protesto contra, segundo ele, "as restrições exageradas e outros desmandos que afetam o transportador autônomo nas grandes cidades".

Para Silva, a estratégia dos caminhoneiros de São Paulo deu certo. "Nossa estratégia foi parar, principalmente, o segmento de transporte de combustível durante três dias. Assim, o desabastecimento do produto viria de imediato, chamando a atenção do município de São Paulo, além de alertar as autoridades das demais cidades que estão adotando a restrição desmedida a caminhões, como a região do ABCD [Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, na região metropolitana de São Paulo] e Osasco".

A paralisação dos caminhoneiros paulistas começou na segunda-feira (5), como protesto à proibição imposta pela prefeitura ao tráfego de veículos pesados na Marginal Tietê e em outras vias importantes da cidade nos horários de pico. Na noite de terça-feira (06), a Justiça de São Paulo concedeu liminar determinando a retomada da entrega de gasolina, etanol e óleo diesel aos postos, com multa diária de R$ 1 milhão aos sindicatos, caso a ordem não fosse cumprida. Ontem (07), o transporte de combustíveis foi retomado.'


Posted: 08 Mar 2012 08:30 AM PST


Roberta Lopes e Gilberto Costa, Agência Brasil

"A conquista do direito ao voto feminino ocorreu em etapas e períodos distintos no mundo. Da Europa às Américas, passando pela África e Ásia, as mulheres obtiveram o direito de escolher seus candidatos. Mas é necessário ampliar essas conquistas, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil. Ao visitar o Canadá, que faz parte do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo), o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Walter Costa Porto disse ter se surpreendido com a conquista das eleitoras canadenses.

"Estive no Canadá e me surpreendi com a participação da mulher. Liberdade absurda. A não dependência do marido e de um casamento [por exemplo]. Evidentemente conquistaram seu papel na sociedade", ressaltou o ex-ministro. No Dia Internacional da Mulher, a Agência Brasil publica uma série de reportagens especiais sobre a trajetória feminina na busca pela visibilidade no campo político.


No Canadá, a mulher obteve o direito de votar em 1918. Onze anos depois, as mulheres lutaram contra uma decisão judicial que as impedia de assumir cargos no Senado. A história mostra que, desde então, as mudanças sociais em relação às mulheres foram se fortalecendo. Na vida familiar, as mudanças levaram à ampliação da inclusão feminina no mercado de trabalho - em 1991, 60% já faziam parte da mão de obra assalariada.


O ex-ministro lembrou também a trajetória das mulheres no Reino Unido, cuja  participação feminina na política também foi tardia. Na década de 1910, havia protestos estimulados pelos defensores do direito ao voto, que conseguiram a conquista apenas em 1918 por meio do Representation of the People Act – ato do Parlamento britânico que levou à reforma da legislação eleitoral.


Segundo Costa Porto, as mulheres britânicas começaram a ocupar os espaços dos homens no mercado de trabalho e era impossível ignorar que a participação feminina havia se fortalecido. Ele explica que:  "[Após fortes manifestações] os homens chegaram a um ponto que não tinham como negar o voto à mulher".

Na França, o processo de participação feminina na política foi desencadeado pela Revolução Francesa (1789-1799). Apesar disso, no século 18,  as vozes feministas que reivindicavam o direito ao voto e ao espaço no cenário político foram abafadas. Na época, os homens eram intolerantes com suas mulheres e seus filhos. Esse tratamento preocupava as mulheres que lutavam pelo sufrágio."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 08:24 AM PST




Posted: 08 Mar 2012 08:18 AM PST


"O objetivo é esclarecer as ligações entre o crime organizado com personalidades políticas importantes de Goiás - o senador Demóstenes Torres é um dos alvos; ao contrário de outros pedidos apresentados pelo deputado, como o da "privataria tucana", este tem apoio do PT

Brasil 247

O deputador Protógenes Queiroz enviou um pedido ao Congresso para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar 'as práticas criminosas desvendadas pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal', num prazo de 180 dias. A prisão de Carlos Cachoeira e dos demais envolvidos na exploração de caça-níqueis e do jogo do bicho em Goiás revelou constrangedoras ligações entre o crime organizado com personalidades políticas importantes do estado. Entre elas, o principal alvo é o senador Demóstenes Torres, tido como exemplo de ética pelo partido DEM.

Demóstenes recebeu uma cozinha completa como presente de casamento de Cachoeira e pareceu manter uma amizade íntima com o bicheiro em conversas telefônicas, se referindo a ele como « professor ». Em repetidas declarações, disse que acreditava que Cachoeira tinha deixado o crime. Se aprovada a criação da CPI, terá que se explicar com mais credibilidade."
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 08:07 AM PST


Saul Leblon, Carta Maior

"Mais um torquemada da moralidade pública tem sua natureza inflamável exposta às labaredas da santa inquisição que tantas vezes ajudou a atiçar. Nada incomum. A qualidade ética dos nossos savonarolas, justiça seja feita, estampa-se na face.

Registre-se, no entanto, para o bem da memória nacional, esta passagem na vida do senador Demóstenes Torres (Demo-GO), pré-cozido nas chamas purificadoras do incinerador de reputações ao qual tantas vezes serviu e do qual não raro se aproveitou: a revista semanal que melhor representa seus valores e os de seus pares e que, às vezes, devora um deles por razões que o tempo dirá .

Revelações publicadas pelo mencionado veículo, derivadas de uma operação da PF, Monte Carlo, dão conta de abundante intimidade telefônica, contabilizada em 298 ligações do referido torquemada com o bicheiro e contraventor Carlinhos Cachoeira, de quem recebeu uma geladeira e um fogão, por ocasião do casamento, em 2011.

Sobre as gentilezas de Carlinhos -- importadas, do mesmo fabricante que abastece a Casa Branca-- o demo explicou que: 'Por educação, não pergunta o preço do presente, nem o devolve". Amplia a compreensão dos fatos recordar que o nobre senador foi um dos baluartes da campanha pelo impeachment de Lula, em 2005, perfilando entre os mais assanhados apetites da coalizão demotucana e do dispositivo midiático acionado para esse fim --do qual a revista que ora o flamba foi um expoente exemplar."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 07:20 AM PST


Extra / Valor Online

"O faturamento real da indústria avançou 3,4% em janeiro frente ao mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em relação a dezembro de 2011, o indicador com ajuste sazonal caiu 1,4%.

Os indicadores industriais da CNI apontam ainda que as horas trabalhadas no setor, que sinalizam o comportamento da atividade industrial, recuaram 0,7% em janeiro de 2012, ante igual mês do ano passado. Frente a dezembro de 2011, as horas trabalhadas avançaram 0,3%, sempre com base em dados dessazonalizados.

Em janeiro, a indústria operou com 81,9% da capacidade instalada, segundo números com ajuste sazonal. Frente a dezembro, quando a utilização da capacidade instalada foi de 81,3%, houve aumento de 0,6 ponto percentual. O mesmo indicador, em janeiro de 2011, ficou em 82,9%."


Posted: 08 Mar 2012 07:11 AM PST


Fernando Brito, Nacional

"Confirmando a mudança nas previsões, o Banco Central acaba de anunciar um corte de 0,75% na taxa Selic, o ´rincipal indexador da dívida pública brasileira e o balizador das taxas interbancárias, que vão formar – acrescidas de robustíssimos "spreads" -  a ponta final do crédito ao consumo e à produção.

É a primeira vez, desde junho de 2009, que a taxa de juros brasileira cai abaixo dos 10%.
Poderia ter caído até 1%, mas há uma semana aqui já se explicava o que travou essa ousadia.
Neste mês, os jornais anunciavam a segunda queda seguida nos resultados trimestrais do PIB.

Ao contrário de agora que, mesmo moderadíssima, se registra expansão da economia e, também ao inverso de então, uma taxa de desemprego perto de caracterizar uma situação de plenitude no aproveitamento da força de trabalho.

Quem tiver memória se recordará que, naquela ocasião, Lula fazia campanha aberta pela redução dos juros bancário e, dentro dos limites institucionais, sobre o então presidente do BC, Henrique Meirelles, que mesmo com a explosão da crise mundial manteve por um longo tempo alta a taxa de juros interna, em nome do combate à inflação."
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 06:33 AM PST
Portal Terra / Abr

"Ao assumir o governo do Rio de Janeiro em 2002, a hoje deputada federal Benedita da Silva (PT) era a imagem do preconceito. Tanto que as características "mulher pobre, negra e favelada", como ela mesma se denominou durante a campanha, viraram forma de identificação da chefe do Executivo estadual e bordão em conversas informais. Mesmo no comando de um dos Estados mais importantes economicamente do Brasil, Benedita conta que enfrentou preconceito. "Você já imaginou uma mulher negra com histórico de comunidade virar governadora do Rio de Janeiro? Era inimaginável", conta a deputada prestes a completar os 70 anos de idade.

"É claro que a população do Rio de Janeiro sempre me honrou. Fui vice-governadora, governadora, depois senadora e deputada federal. Foi o Estado que me proporcionou isso. Mas é evidente que a minha presença, seja no Executivo, seja no Legislativo, sempre é alvo de discriminação. O preconceito está presente no modo de tratar uma campanha de mulher. Até quando essa mulher tem todas as condições, seja qualificação, conhecimento, postura, ela sofre preconceito", destacou ela que, em 1998, foi a primeira mulher a presidir uma sessão do Congresso Nacional.

No ano passado, o PT aprovou a paridade de gênero que passará a valer na campanha do partido em 2013. Foi o primeiro partido a destinar metade das candidaturas para mulheres como regra e essa "conquista", de acordo com Benedita, foi alcançada com muita luta, com as mulheres petistas enfrentando a presença majoritária de homens dentro da legenda."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 08 Mar 2012 06:11 AM PST
"A atual crise econômica, considerada uma das mais graves da era do capitalismo, contém elementos que apontam para transformações que podem significar o fim de um ciclo histórico-social e o início de um outro.

Luiza Erundina, Brasil Econômico

O velho dá sinais de falência, o novo carece de tempo e de força para nascer.

É uma transição cheia de dúvidas e incertezas, mas prenhe de promessas de vida, pois, como diz Ortega e Gasset, "presente está grávido do futuro".

Porém, para o futuro nascer, é preciso passar pela dor do parto, a fim de dar à luz uma humanidade nova, uma nova civilização.

É necessário identificar a essência da crise, para que se encontrem as respostas adequadas para debelá-la e atenuar seus efeitos danosos na vida das pessoas, em especial os segmentos mais prejudicados pelo sistema econômico capitalista, os trabalhadores, particularmente, as mulheres.

Com a desaceleração da economia, o mercado de trabalho é o primeiro a ser afetado; cai a oferta de emprego formal e aumentam o desemprego e a informalidade, que concentra o maior percentual de mão de obra feminina.

O impacto da crise também recai sobre a renda, aumentando a pobreza e a desigualdade de gênero no mundo.

As mulheres, geralmente, recebem salários menores e estão fora das instâncias decisórias, sendo que as possíveis saídas para a crise passam, necessariamente, pela política e dela se acham historicamente excluídas.

A exclusão política das mulheres é um agravante num contexto de crise e desta o Brasil não foi poupado, embora tenha sido atingido com atraso e menor intensidade."
Artigo Completo, ::Aqui::


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: