quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fwd: Planeta Universitário (nesta mensagem: 12 notícias)



Planeta Universitário (neste mensagem: 12 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 25 Jan 2012 12:33 AM PST
Aloizio Mercadante endossou os programas do governo federal e propôs novas metas para o ensino básico, num longo discurso de posse no Ministério de Educação (MEC). O anúncio foi feito nesta terça-feira 24, em Brasília, durante a transmissão do cargo, feita por Fernando Haddad. Entre as medidas, estão o aumento da jornada escolar, ampliação do número de creches, acompanhamento pedagógico dos alunos e uma prova nacional para contratação de professores.


Posted: 24 Jan 2012 11:37 PM PST
células-troncoQuase todos os dias temos notícias sobre avanços em pesquisas com células-tronco em processos de regeneração de tecidos. Mas apesar dos muitos progressos obtidos, algumas questões sobre o funcionamento destas células permanecem em aberto. "Que elas funcionam, nós sabemos que funcionam, mas nós queremos saber exatamente como", declara o professor Said Rabbani, do Instituto de Física (IF) da USP.


Posted: 24 Jan 2012 11:32 PM PST
Aloizio MercadanteAo assumir o Ministério da Educação nesta terça-feira, 24, Aloizio Mercadante fez um relato sobre sua trajetória. Começou dizendo que ocupou importantes cargos no Legislativo, mas que é, acima de tudo, economista e professor. "Essa é a minha verdadeira identidade. Todos os cargos que ocupei, tudo o que fiz, fiz com base nessa profunda e definitiva identidade."


Posted: 24 Jan 2012 11:30 PM PST
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Paulo Roberto de Oliveira, suspendeu a liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava vistas para todas as provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O magistrado tomou a decisão com base no argumento de que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a União e o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Subprocuradoria Geral da República, já haviam celebrado um termo de ajuste de conduta (TAC), se comprometendo a dar vistas a todas as redações do Enem a partir de 2012.


Posted: 24 Jan 2012 11:27 PM PST
fernando-haddadNo período de seis anos e meio à frente do Ministério da Educação, Fernando Haddad marcou sua gestão com a implantação de uma visão sistêmica da educação, que consistiu em contemplar, com ações do Governo Federal, todos os níveis de ensino, da creche à pós-graduação. A partir da definição de metas e objetivos em todos os ciclos de ensino, foi criado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), fundamentado no tripé avaliação, financiamento e gestão.


Posted: 24 Jan 2012 12:20 PM PST
No próximo dia 27 de janeiro as equipes de competição da Escola Politécnica da UFRJ participarão da inauguração da Ponte do Saber. Na ocasião, farão o percurso da conexão entre a Cidade Universitária à Linha Vermelha. Trata-se da primeira ponte 'estaiada' do Rio de Janeiro, na qual as equipes Ícaro - Fórmula SAE de automobilismo -, Esparta - veículos elétricos - e a Equipe Minibaja - automobilismo - atravessarão com seus protótipos.


Posted: 24 Jan 2012 12:04 PM PST
As inscrições para o vestibular de Medicina do Cesumar tiveram uma grande procura, totalizando 2421 mil candidatos inscritos. O reitor da instituição, Wilson de Matos Silva, explica que a grande procura pelo curso se deve por diversos motivos, como o ensino de excelência ofertado pelo Cesumar, a qualidade de vida encontrada em Maringá e a demanda reprimida no mercado. "Tudo isso contribuiu muito para atrair esse grupo de vestibulandos", concluiu.


Posted: 24 Jan 2012 10:10 AM PST
Acontece, até 27 de janeiro, no CIEP 326 - Colégio César Pernetta, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro/RJ, o evento de extensão "Ciências nas Férias", com participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do evento é desenvolver atividades de Ciências e Biologia em escolas públicas do Rio de Janeiro, durante o período de férias, proporcionando às crianças um modo alternativo e divertido de aprender ciências.


Posted: 24 Jan 2012 08:54 AM PST
Foi divulgada na tarde desta terça-feira, 24 de janeiro, a relação dos candidatos classificados na 2ª chamada do Concurso Vestibular de Verão 2012. Também foi divulgada a Lista de Espera da 2ª chamada. Elas podem ser conferidas no site www.pucrs.br/vestibular. A matrícula dos classificados será feita nesta quarta-feira, 25 de janeiro, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).


Posted: 24 Jan 2012 05:05 AM PST
A PUC Minas Virtual, Diretoria de Ensino a Distância da Universidade, está com inscrições abertas para mais de 45 cursos de pós-graduação lato sensu e atualização nas áreas de Direito, Ciências Biológicas, Educação, Gestão, Saúde, Comunicação, Contabilidade, Economia, Ciências da Religião e Tecnologia. As inscrições devem ser feitas pelo www.virtual.pucminas.br até 15 de março.


Posted: 24 Jan 2012 05:01 AM PST
Os candidatos do Vestibular Unicamp 2012 aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música iniciaram nesta segunda-feira as provas de habilidades específicas, que prosseguem até quarta-feira. No Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), o dia foi de provas de aptidão em instrumento e entrevistas. "Nesse vestibular, a Unicamp teve o maior número de inscritos entre as três universidades públicas paulistas, talvez por ser a única a oferecer o curso de música popular", afirmou o professor Silvio Ferraz Mello Filho, coordenador das provas.


Posted: 24 Jan 2012 03:57 AM PST
unipampa-logoApós a primeira fase de matrículas para as vagas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o resultado é de oportunidades para a segunda chamada, a ser divulgada no dia 26 de janeiro. A informação é de ocupação de cerca de 23% das vagas (715 efetivações) nos dois dias de matrículas.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: