sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 01 Feb 2013 03:51 AM PST


Leila Cordeiro, Direto da Redação

"Praticamente todos os dias a gente lê nas colunas especializadas que essa ou aquela emissora de TV trocou programas de horário ou até acabou com eles repentinamente, depois de prometer maravilhas antes da estréia, numa prova de que respeito ao público é coisa que não existe, se é que o público há, porque são essas as que dão traço, ou quase isso, de audiência.

Hoje mesmo, leio que o programa "Se liga Brasil", da Rede TV, que segundo análise da mídia, não conseguiu decolar, terminou melancolicamente do mesmo jeito que começou. Ninguém soube ninguém viu.

Para dirigir o programa, contrataram Marcelo Bonfá, um jornalista competente com quase 20 anos, mas, como diz o ditado, "uma andorinha só não faz verão" e o Brasil "não ligou" com a atração matutina da Rede TV!.
Mais informações »
Posted: 01 Feb 2013 03:14 AM PST


"Apesar da pressão do PT e do ex-ministro Franklin Martins, que foi recebido por ela no Palácio do Planalto, presidente manda avisar que ainda não se convenceu, segundo reportagem do jornal da família Mesquita; Rui Falcão, presidente do PT, insiste que essa será uma das principais bandeiras do partido em 2013


A presidente Dilma Rousseff decidiu enfrentar a cúpula do PT e deve manter engavetada a proposta que cria mecanismos para o controle dos meios de comunicação, segundo informações de auxiliares do governo, noticiadas pelo Estadão.
Mais informações »

Posted: 31 Jan 2013 04:28 PM PST

Posted: 31 Jan 2013 04:26 PM PST


O deputado José Guimarães, à esquerda,
e o presidente do PT, Rui Falcão, durante
a reunião da bancada
(Foto: Salu Parente/Informes)



"Na primeira reunião do ano da bancada petista na Câmara dos Deputados, ontem (30) à tarde em Brasília, o presidente nacional do partido, deputado estadual Rui Falcão (SP), deixou claro que partido decidiu começar 2013 adotando nova postura em relação aos ataques da imprensa, ao Judiciário e à oposição política institucional. Em sua fala, Falcão elevou o tom e tocou num dos temas mais cobrados pela militância nos últimos anos: a democratização dos meios de comunicação. "Queremos desconcentração do mercado, promoção das culturas regionais e nacional, valorização da produção independente, cotas nacionais em todas as plataforma, universalização da banda larga, proteção a radiodifusão, e direito de resposta", declarou.

Segundo Falcão, "para que a liberdade de expressão se amplie é preciso que não haja monopólio, que haja novos agentes produzindo informação", afirmou. 

"Sejamos francos, quem é oposição real no Brasil hoje?", perguntou, respondendo em seguida: "há uma oposição mais forte [do que a partidária e parlamentar] e que não mostra a cara, quando poderia fazer, a oposição extrapartidária [que] abarca setores da mídia monopolizada".
Mais informações »

Posted: 31 Jan 2013 04:14 PM PST


Saul Leblon, Carta Maior / Blog das Frases

"A incapacidade de pensar sobre um acontecimento, o que implica fazer perguntas antes de oferecer respostas, e enxergar o todo a salvo de enquadramentos binários, não é um apanágio exclusivo do olhar conservador.

A esquerda também tem contas a acertar no balcão do reducionismo.

Mas a tentativa de desfrute político da tragédia de Santa Maria por parte de alguns veículos e colunistas (leia o desabafo de Flávio Aguiar) remete a uma terceira dimensão do problema.

Evidencia o risco enfrentado pelos protagonistas de um ciclo histórico quanto a sua estrutura de reflexão encontra-se obstruída por um poder capaz de empobrecer o olhar da sociedade sobre ela mesma.

A tragédia reafirmou a asfixiante insuficiência da pauta utilitarista que hoje domina o debate nacional.

O oposicionismo obcecado tornou a mídia incapaz de reagir mesmo à 'dor indescritível', evocada pela Presidenta Dilma.

Mais que isso.

Perdeu-se a dimensão narrativa, política e histórica da palavra solidariedade."
Artigo Completo, ::AQUI::

Posted: 31 Jan 2013 03:53 PM PST
Bob Fernandes, Terra Magazine
Posted: 31 Jan 2013 03:37 PM PST
"Tive a ideia, ainda muito incipiente, de constituir um fundo de investimento privado para financiamento da imprensa alternativa no Brasil – nos moldes dos fundos de investimento e/ou fundos de pensão

Lula Miranda, Brasil 247

Tá certo que alguns vão dizer que a expressão "bom burguês" traz em si uma "contradição em termos" ao unir dois qualificativos excludentes (sendo um "substantivado") e incompatíveis entre si: "bom" e "burguês". A opinião é livre. Provavelmente vai ter até leitor, ainda mais radical, que dirá que "burguês bom é burguês morto". Esse tipo de formulação, desgraçadamente, já teve lugar na história. Tem opinião para todos os gostos. Reconheço como, digamos, "legítimas" todas essas opiniões. Mas já sou um "jovem senhor" e esses arroubos radicais já se perderam há muito pelo caminho. São mais próprios e caros aos mais jovens, decerto.
Mais informações »
Posted: 31 Jan 2013 02:55 PM PST


Bruno Marinoni, Observatório do Direito à Comunicação


"A última Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (CMTI-12) deixou claro que há dissenso entre governos, tensionados pela pressão das empresas privadas de telecomunicação e o cumprimento do dever de atender à demanda da sociedade por efetivação de direitos. Enquanto isso, aqui no Brasil, pesquisadores coordenados pelo Coletivo Intervozes, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizaram uma investigação comparativa entre países com o objetivo de fornecer dados e apontar rumos para a universalização da internet de banda larga no país.

Se o evento da UIT (União Internacional de Telecomunicações) não conseguiu contar com a adesão dos países ricos para a elaboração de um tratado comum, já o esforço conjunto dos pesquisadores brasileiros resultou em uma ampla análise comparativa e na publicação do livro "Caminhos para a universalização da Internet banda larga: experiências internacionais e desafios brasileiros", que será lançada na internet nesta quinta (20/12), às 11h. Os investigadores irão debater o tema ao vivo com o público através de videoconferência no site da pesquisa www.caminhosdabandalarga.org.br/hangout ."
Matéria Completa, ::AQUI::
Posted: 31 Jan 2013 07:23 AM PST

"Não existe mais nenhuma razão de se manter o bloqueio [de Cuba] a não ser a teimosia de quem não reconhece que perdeu a guerra, e perdeu a guerra para Cuba", disse hoje, dia 30, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar no encerramento da 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, patrocinada pela Unesco.
Mais informações »
Posted: 31 Jan 2013 07:13 AM PST

Posted: 31 Jan 2013 07:01 AM PST
John Naughton, CartaCapital / The Observer

"Nada dura para sempre: se a história tem uma lição a nos dar, é essa. É um pensamento que vem da releitura do volume magistral de Paul Kennedy, Ascensão e Queda das Grandes Potências, em que ele mostra que nenhuma das grandes nações-Estados da história — Roma; a Espanha imperial em 1600; a França em suas manifestações Bourbon e bonapartista; a República Holandesa em 1700; a Grã-Bretanha em sua glória imperial — conseguiram manter sua ascendência global por muito tempo.

Foto: GOIABA (Goiabarea)/Flickr
O que isso tem a ver com a tecnologia? Bem, é uma maneira útil de pensarmos sobre duas das grandes potências tecnológicas mundiais. A primeira é a Apple. Na semana passada houve uma verdadeira torrente de reação histérica a seu balanço trimestral, juntamente com especulações febris sobre seu futuro. O mundo está hipnotizado há anos pela metamorfose da Apple de uma fabricante de computadores quase falida em uma gigante corporativa que atualmente, em alguns dias, é a companhia mais valiosa do mundo, com reservas de caixa maiores que o PIB anual de alguns países. Mas, assim como com todas as curvas de crescimento inexorável, a pergunta nos lábios de todo comentarista é: a Apple atingiu o pico?

Se você acha que "histérica" é um pouco duro, avalie isto: apesar de a Apple não ter vendido os 50 milhões de iPhones previstos para o trimestre (ela "só" vendeu 47,8 milhões) e as vendas de seus computadores Mac terem caído um pouco, de todo modo o resultado trimestral significa que em 2012 a Apple faturou mais que qualquer outra corporação em todos os tempos. E até o rendimento supostamente decepcionante de 13,1 bilhões de dólares foi o quarto maior de todos os tempos, segundo a mesma medição. E a reação do mercado de ações a essa notícia? O preço da ação caiu 10% após o pregão.
Mais informações »

Posted: 31 Jan 2013 05:51 AM PST


"Lançado como candidato ético à presidência do Senado, Pedro Taques (PDT/MT) foi acusado de ter beneficiado, como procurador, a máfia dos combustíveis de Mato Grosso, sendo fartamente retribuído em sua campanha; hoje, ele processa o jornalista que o acusou


Apoiado pelo PSDB e lançado como "candidato ético" à presidência do Senado, o candidato Pedro Taques (PDT/MT), que enfrenta Renan Calheiros (PMDB/AL) e Ranfolfe Rodrigues (Psol/AP), também sofre suas denúncias de corrupção. É o que informa Claudio Humberto, em sua coluna:

COMO RENAN, TAQUES TAMBÉM É ALVO DE DENÚNCIA 
Candidato à presidência do Senado, Pedro Taques (PDT-MT) também enfrenta graves acusações, a exemplo do rival Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele trava uma batalha judicial contra um jornalista de Cuiabá, José Marcondes, o "Muvuca", que o acusou de haver beneficiado, como procurador, a "máfia dos combustíveis" em Mato Grosso, cuja retribuição teria sido generosa doação à sua campanha.

VÍNCULO

A mulher do senador Pedro Taques atua no escritório de advocacia que defende os interesses do SindPetroleo, do comércio de combustíveis.

REAÇÃO NA JUSTIÇA
Pedro Taques reagiu com indignação e processa "Muvuca". Reafirma sua defesa da liberdade de imprensa, "mas com responsabilidade".
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: