segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 28 Jan 2013 05:07 AM PST


"Segundo Débora Diniz, o mal-entendido na concessionária da Barra reflete uma realidade brasileira: crianças negras são invisíveis ao universo do consumo; charge do artista Máximo compara concessionária a um navio negreiro


Foi um mal-entendido ou uma criança negra é invisível ao universo do consumo de luxo no Brasil? Confira, abaixo, a análise da antropóloga Debora Diniz, sobre o caso de racismo numa concessionária da BMW na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro:

Qual mal-entendido?

O casal, branco, queria comprar uma BMW no Rio; o gerente da loja, expulsar um menino negro de 7 anos. Era o filho deles
Debora Diniz*

Em nenhum momento, ele olhou para o nosso filho." Priscilla Celeste Munk é mãe de uma criança negra de sete anos. No catálogo racial brasileiro, ela é uma mulher branca. Sua branquidade se anuncia pela cor da pele, mas também pela classe social. Foi como uma mulher branca, acompanhada de seu marido também branco, Ronald Munk, que vivenciou o racismo contra seu filho adotivo em um dos templos do consumo de luxo no país - uma concessionária de carros BMW no Rio de Janeiro. A cena foi prosaica: a família foi à concessionária e o filho se entreteve com uma televisão. O gerente os atendeu como um casal desacompanhado. Quando a criança se aproximou, a cor de sua pele resumiu a impertinência de sua presença em um lugar onde somente brancos e ricos seriam bem-vindos. Sem se dirigir ao casal, o gerente ordenou que a criança saísse da loja: "Você não pode ficar aqui dentro. Aqui não é lugar para você. Saia da loja. Eles pedem dinheiro e incomodam os clientes".
Mais informações »
Posted: 28 Jan 2013 04:20 AM PST

Posted: 28 Jan 2013 04:14 AM PST


"Cabe uma pergunta: se fosse Barack Obama o chefe de Estado na mesa de cirurgia, eles publicariam a foto? Se fosse Bush? E se fosse FHC, os jornais brasileiros publicariam? Se fosse Lula, provavelmente

Lula Miranda, Brasill 247

O jornal El País estampou, com destaque e espalhafato, em sua primeira página, a fotografia de um homem entubado numa mesa de cirurgia, que supostamente seria o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O homem da foto não era Chávez. O jornal cometeu uma das barrigas mais infames da história do jornalismo. Mas isso é de menor relevância. O essencial nessa questão é a grave violação da ética do jornalismo e o desrespeito aos direitos humanos perpetrados pelo jornal. Esse aspecto, curiosamente, ninguém aborda ou comenta. 
Mais informações »
Posted: 27 Jan 2013 03:08 PM PST


"Leia texto do jornalista Políbio Braga, um dos mais influentes blogueiros gaúchos. Entre os responsáveis, estão o dono da boate, Kiko Spohr, os seguranças, que cobraram a conta antes de permitir a saída dos jovens, e as autoridades públicas que permitiram o funcionamento de uma casa noturna sem alvará e plano de fuga em caso de incêndio

Por Políbio Braga / Brasil 247

Santa Maria - É hora de chorar os mortos, mas também de buscar os culpados pela tragédia

Ainda é muito cedo para buscar culpados neste caso da tragédia que matou 245 jovens em Santa Maria, RS, mas pelo menos três linhas de investigação podem resultar na responsabilização de quatro gêneros diferentes de atores:
Mais informações »

Posted: 27 Jan 2013 06:15 AM PST


Vitor Abdala, Agência Brasil

"Usuários do Facebook, site de relacionamentos na internet, estão acessando a página da Boate Kiss, de Santa Maria (RS), na rede social, para deixar mensagens de solidariedade aos parentes das vítimas do incêndio que deixou centenas de mortos na casa noturna na madrugada de hoje (27). Até as 11h20 da manhã de hoje, mais de 30 mensagens de diversas partes do Brasil tinham sido deixadas na página.

Uma usuária da rede social diz que a tragédia é "muito triste" para as famílias. "Que tragédia horrível!! Meus sinceros sentimentos... Tô triste pelos jovens que se foram, e pelas famílias que estão em desespero nesse momento", diz a mensagem publicada na página da boate. "Triste muito triste, sem conhecer ninguém dessa tragédia ficamos pensando nas famílias que veem seus filhos e filhas indo se divertir", diz outro internauta."
Posted: 27 Jan 2013 05:53 AM PST


"Presidente decidiu cancelar seus compromissos no Chile, onde teria encontros com chefes de Estado; ministro da Saúde, Alexandre Padilha também está a caminho de Santa Maria para acompanhar os trabalhos de resgate numa das maiores tragédias da história do País. "Mobilizamos todos os recursos para o resgate dos corpos, que é o que temos para dar apoio às famílias", disse a presidente, em entrevista coletiva


Do Correio do Povo - No Chile, a presidente Dilma Rousseff chorou ao falar das 245 mortes confirmadas em um incêndio em Santa Maria, neste domingo. "Mobilizamos todos os recursos para o resgate dos corpos, que é o que temos para dar apoio às famílias", disse, em entrevista coletiva. Ele deve vir ao Estado, com previsão de chegada para o início da tarde. "Nós estamos juntos. Temos que superar, mas mantendo a tristeza", declara.

Dilma ressaltou que serão empregados todos os esforços para o reconhecimento rápido e eficiente das vítimas. Ela declarou também que a Base Área de Santa Maria está à disposição.

Segundo o Corpo de Bombeiros do município, alguns extintores de incêndio da boate não estavam funcionando e havia apenas uma saída para os frequentadores – a porta principal. "Falharam os extintores. Os primeiros que eram para funcionar, falharam. Aí até buscarem os outros, já era tarde", lamentou o bombeiro Rodrigo Rosa, que trabalhou na tragédia."
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: