quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Aceleração atomizada da economia impulsiona Dilma


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 25 Feb 2013 05:19 PM PST


"Lincoln" dá aula de política

Posted: 25 Feb 2013 05:18 PM PST



"No Brasil, país onde a atividade parlamentar tem sido sufocada por um debate de tom moralista, o filme "Lincoln", de Steven Spielberg, equivale a uma aula magna sobre o tema.

Paulo Moreira Leite, ISTOÉ / Blog

Debruçado na luta parlamentar do mais importante presidente dos Estados Unidos para aprovar a emenda constitucional que aboliu a escravidão, Spielberg não tem receio de mostrar a política como ela é – com seus ideais e suas ambições, compromissos sociais e visões diversas, mas também com seu jogo de bastidores, a troca de favores e benefícios que permitiram um avanço que mudou a história americana e abriu novas perspectivas de prosperidade mundialmente.

O filme não idealiza um momento épico com frases de efeito e lições pedantes. Pelo contrário. Ajuda a recordar que os homens travam seu combate político a partir de condições dadas.
Mais informações »

A Ilha, seu povo, seus sonhos

Posted: 25 Feb 2013 05:01 PM PST


Mauro Santayana, Blog: MauroSantayana

"Podemos  discordar do regime político de Cuba, que se mantém sob o domínio de um partido único. Mas é preciso seguir o conselho de Spinoza: não lisonjear, não detestar, mas entender. Entender, ou procurar entender. A história de Cuba – como, de resto, de quase todo o arquipélago do Caribe e a América Latina – tem sido a de saqueio dos bens naturais e do trabalho dos nativos, em benefício dos colonizadores europeus, substituídos depois pelos anglossaxões.

E, nessa crônica, destaca-se a resistência e a luta pela soberania de seu povo não só contra os dominadores estrangeiros, mas, também, contra  seus vassalos internos.

Já se tornou  lugar comum lembrar que, sob os governos títeres, Havana se tornara o maior e mais procurado bordel americano. A legislação, feita a propósito, era mais leniente, não só com o lenocínio, e também  com o jogo, e os mais audazes gangsters de Chicago e de Nova Iorque tinham ali os seus negócios e seus retiros de lazer. E, mais: as mestiças cubanas, com sua beleza e natural sensualidade, eram a atração irresistível para os entediados homens de negócios dos Estados Unidos.
Mais informações »

Aceleração atomizada da economia impulsiona Dilma

Posted: 25 Feb 2013 04:05 PM PST


"Acalmem-se", disse a presidente Dilma Rousseff, num sorriso; faz sentido; aos que apostam no eclipse do crescimento, resposta da economia real é ensolarada; vendas de aço, alumínio, eletro-eletrônicos, ônibus e tratores disparam neste início do ano; arrecadação de impostos sobe; dívida mobiliária federal recua; projeção aponta para inflação em queda e crescimento em alta; apostas no pessimismo começam a pagar menos

Brasil 247

Apostar no pessimismo, dentro de um cenário global de incertezas, sempre parece menos arriscado. Vai dar errado, dizem os céticos e derrubadores, cercados de conjecturas. O problema, como apontam os primeiros números da economia brasileira em 2013, é que, neste ano, jogar contra já está dando pinta de ser muito mais um torcida política do que uma análise fria e científica. Em lugar de eclipse, o que está surgindo no horizonte é um sol tipicamento tropical.

Nos últimos dias, uma série de dados econômicos confluem para um desempenho, em 2013, muito superior ao verificado no ano passado. Líderes empresariais de diferentes setores do meio da economia – aqueles que usam insumos da indústria de transformadora de matérias primas para aplicar em produtos finais ao consumidor – estão otimistas sobre mais produção e mais vendas este ano, com base nos primeiros resultados já alcançados.

É assim que os setores que compram aço, como as montadoras de veiculos e a construção civil, fizeram aquisições em janeiro nada menos que 18% acima do comprado em dezembro, segundo dados do Instituto Nacional das Distribuidoras de Aço (Inda). "O mercado está começando a crescer novamente", disse o presidente Carlos Loureira ao jornal Valor Econômico. Com alta de 3,4% em vendas em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, o setor projeta um crescimento de 6% no mercado doméstico sobre o ano passado até dezembro."
Matéria Completa, ::AQUI::

Governo sem pressa para votar orçamento e fazer reforma

Posted: 25 Feb 2013 03:59 PM PST


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"O Supremo Tribunal Federal marcou para quarta-feira a sessão em que deve liberar a votação do Orçamento da União, mas o governo não tem pressa para que isto aconteça ainda esta semana.
Da mesma forma, deve ficar para meados de março a minirreforma ministerial.

O motivo nos dois casos é o mesmo: dar tempo ao tempo para administrar as pressões dos partidos por mais espaço na Esplanada dos Ministérios e cuidar antes da liberação de verbas das chamadas emendas parlamentares, que é o que está emperrando a votação do Orçamento desde o ano passado.
Mais informações »

Site de humor ofende atriz de 9 anos indicada ao Oscar e pede desculpas

Posted: 25 Feb 2013 02:40 PM PST


Redação, PortalIMPRENSA

"A página de humor The Onion gerou polêmica na noite do último domingo (24/2), enquanto comentava o Oscar, no Twitter. O site xingou a atriz Quvenzhane Wallis (9), indicada ao Oscar de Melhor Atriz por "Indomável Sonhadora", informou o Terra. 

"Ninguém quer falar isso, mas a Quvenzhane Wallis é tipo uma idiota [tradução livre do termo 'cunt', usado para se referir de maneira vulgar ao órgão sexual feminino], né?", afirmava o post. 

A publicação do site, famoso por seu humor sarcástico e paródias, foi apagada. O ator Wendell Pierce chegou a se pronunciar pedindo que o nome da pessoa responsável fosse divulgado e classificou como "horrendo" o "ataque verbal contra uma criança".

Segundo o G1, o editor do The Onion, Steve Hannah, desculpou-se na página do site no Facebook. "Em nome do The Onion, ofereço minhas desculpas pessoas a Quvenzhané Wallis e à Academia de Cinema pelo tweet que circulou na noite passada durante o Oscar. Foi rude e ofensivo", escreveu.

"Ninguém deveria estar sujeito a um comentário tão insensato e sem graça disfarçado de sátira. O tweet foi apagado após uma hora de publicação. Instituímos novas e mais rigorosas políticas para o Twitter para assegurar que esse erro não se repita. Além disso, estamos tomando medidas disciplinares imediatas com os indivíduos responsáveis. Senhorita Wallis, você é jovem e talentosa e merece coisa melhor. Todos nós do The Onion estamos profundamente arrependidos", acrescenta."

Arrecadação bate recorde e chega a R$ 116 bilhões em janeiro

Posted: 25 Feb 2013 09:04 AM PST


Daniel Lima, Agência Brasil

"A arrecadação de impostos e contribuições federais bateu novo recorde com alta real de 6,59% [corrigido pela inflação] em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2012, totalizando, em termos nominais, R$ 116,066 bilhões.

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, influenciaram o resultado de janeiro, entre outros fatores, o pagamento da primeira cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativo à apuração do último trimestre do ano anterior e a antecipação de pagamentos, em janeiro de 2013, do ajuste anual também desses tributos referente ao lucro obtido no ano anterior.

Outro fator foi o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, entre eles, o crescimento das vendas de bens e serviços (5%), o crescimento da massa salarial (11,88%) e o valor em dólar das exportações (9,46%). Por outro lado, houve queda na produção industrial de 3,55%."

Charge do Bessinha

Posted: 25 Feb 2013 08:53 AM PST


Juventude se mobiliza por reformas estruturais e contra monopólio da mídia

Posted: 25 Feb 2013 08:47 AM PST


UNE e outros movimentos iniciam
jornada em 25 de março
(Foto: Divulgação)
'Jornada de Lutas' prevista para março/abril quer 'enterrar' neoliberalismo e resguardar democracia brasileira de retrocessos


A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira – iniciativa que reúne jovens de organizações estudantis e movimentos sociais – realizou no sábado (23) mais uma plenária preparatória para as manifestações que devem ocorrer entre 25 de março e 1º de abril deste ano em todo o país.


À frente do projeto estão UNE, CUT, MST, Levante Popular, Marcha Mundial de Mulheres, Nação Hip Hop Brasil e Via Campesina, entre outras.

"Iniciamos aqui uma caminhada de unidade e luta por reformas estruturais que enterrem o neoliberalismo e resguardem a nossa democracia dos retrocessos que preparam os monopólios da mídia, ou pelos golpes institucionais (seja no Paraguai, na Venezuela, Honduras ou no Brasil)", diz um trecho do manifesto do movimento, que pode ser lido na íntegra aqui.
A plenária de ontem ocorreu no Sindicato dos Químicos de São Paulo, na região central da capital. Foram discutidos desde os temas até a organização das manifestações.
Mais informações »

Para amarrar a base, Lula inicia sua caravana

Posted: 25 Feb 2013 06:23 AM PST


"Ex-presidente começa nesta semana um tour por dez Estados que deve durar até três meses; para dar a largada, ele escolhe estrategicamente o Ceará, onde os irmãos Cid e Ciro Gomes estão sendo usados para sabotar o presidenciável Eduardo Campos, do PSB; objetivo principal é formar alianças para a candidatura à reeleição da presidente Dilma


Com o objetivo principal de amarrar a base governista de Dilma Rousseff para formar alianças com a candidatura da presidente à reeleição no ano que vem, o ex-presidente Lula dará início nesta semana a um tour que percorrerá dez Estados até maio. Esta é a primeira ação concreta do petista pela candidatura de Dilma, lançada à reeleição por ele na semana passada, no evento que comemorava dez anos do PT no poder, em São Paulo.

O antecessor de Dilma escolheu estrategicamente dar a largada pelo Ceará, onde os irmãos Gomes (o governador, Cid Gomes, e o ex-ministro Ciro Gomes) têm sido usados para sabotar o governador pernambucano e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que deve se candidatar à presidência da República contra Dilma em 2014. Declarações recentes de Cid e Ciro Gomes provocaram uma crise interna no PSB.

A ofensiva de Lula começa na quinta-feira, em Fortaleza, onde ele participa do primeiro seminário do PT para celebrar os dez anos no poder. Cid foi convidado e ainda estará com o ex-presidente em outros eventos durante a viagem pelo Estado. Para consolidar ainda mais o plano estratégico de isolar Campos com o apoio dos Gomes, Pernambuco não está incluído na agenda do ex-presidente nessa primeira etapa de eventos.

O tour tem ainda na agenda mais três cidades onde o PT foi derrotado pelo PSB nas últimas eleições: além de Fortaleza, Cuiabá, no Mato Grosso, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Neste fim de semana, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, saiu em defesa de Campos e criticou o correligionário Cid Gomes sobre o lançamento do governador de Pernambuco em 2014. Ele também reiterou, em artigo publicado nesta segunda-feira, que no momento é preciso dar apoio à presidente Dilma Rousseff."

Inflação na capital paulista diminui para 0,52% na terceira prévia do mês

Posted: 25 Feb 2013 06:08 AM PST



Marli Moreira, Agência Brasil

"O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, apresentou a terceira redução seguida, ao ficar em 0,52% ante 0,83%, na terceira prévia de fevereiro. Dos sete grupos pesquisados, quatro apresentaram taxas abaixo das verificadas na apuração passada, entre eles o de alimentação (de 1,02% para 0,54%).

Em habitação, o índice passou de 0,36% para 0,14%. Em despesas pessoais, o índice caiu de 1,48% para 0,51% e, em educação, de 3,61% para 1,78%.

Esses resultados ajudaram a minimizar o impacto dos aumentos ocorridos em transportes (de 0,65% para 0,80%); saúde (de 0,58% para 0,66%) e vestuário (de 0,40% para 0,57%)."
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: