quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 14 Nov 2012 12:03 AM PST
Em reunião nesta terça-feira, 13, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a defender a destinação integral dos royalties do petróleo à educação pública. "Petróleo é uma riqueza não renovável, a que as futuras gerações não terão acesso", observou ele. "Petróleo não é para financiar a máquina do governo, não é para custeio. É para preparar o Brasil pós-petróleo, preparar o Brasil do conhecimento, a sociedade da informação. Só seremos um país desenvolvido se tivermos educação universal e de qualidade para todos", salientou.


Posted: 13 Nov 2012 11:44 PM PST
Tecnologia para exploração do pré-salDe acordo com a Petrobrás, desde que o pré-sal começou a ser explorado para a produção de petróleo em 2008, mais de 100 milhões de barris foram extraídos em território brasileiro. A estimativa da empresa é alcançar até 2017 a extração de até 1 milhão de barris por dia. Para isso o uso de tecnologias que melhorem a eficiência do processo e aumentem as chances de sucesso é fundamental.


Posted: 13 Nov 2012 11:40 PM PST
A Universidade Ibirapuera – UNIB acaba de lançar o curso de pós-graduação lato sensu em Química Tecnológica. As aulas têm início em 2013, no Campus Chácara Flora, zona Sul de São Paulo. As inscrições estão abertas. Voltado para técnicos, bacharéis e licenciados em Química, o diferencial do programa está em sua matriz curricular "As disciplinas foram desenvolvidas cuidadosamente para oferecer a complementação necessária das atribuições tecnológicas, que possibilitam equiparação ao químico industrial", explica a Profª Drª Kilça Tanaka Botelho, coordenadora do curso.


Posted: 13 Nov 2012 11:32 PM PST
A FAPESP e a Peugeot Citroën assinaram, no dia 13 de novembro, um acordo de cooperação para apoio a pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre pesquisadores em atividade no Estado de São Paulo e da empresa. As duas instituições também anunciaram uma chamada pública de propostas para seleção de um projeto que visa à criação de um Centro de Pesquisas em Engenharia voltado para o desenvolvimento de motores a combustão movidos a biocombustíveis.


Posted: 13 Nov 2012 11:40 AM PST
Termina nesta quarta-feira, 14, às 16h, o prazo para educadores se inscreverem no processo seletivo do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). São 50 vagas e os selecionados receberão bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Posted: 13 Nov 2012 11:33 AM PST
O importante periódico Journal of Medical Microbiology publica artigo científico resultante do primeiro estudo que identifica isolados de Cândida metapsilosis obtidos a partir da cavidade oral de indivíduos infectados pelo vírus HIV, o soro positivo. Os estudos apresentam dados que podem ser de importância terapêutica em relação à susceptibilidade a determinados agentes antifúngicos e para o potencial de resistência a drogas.


Posted: 13 Nov 2012 11:24 AM PST
A Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU-USP) realiza no próximo dia 22 de novembro, quinta-feira, às 11h, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a cerimônia de entrega do Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas. O prêmio se destina a obras inéditas, produzidas por docentes e estudantes de pós-graduação vinculados à USP, no campo da reflexão filosófica, cultural, artística e política do Brasil.


Posted: 13 Nov 2012 10:48 AM PST
A edição de 2012 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano, está sendo implementada em 309 municípios, com 104.804 pessoas matriculadas. A iniciativa, que tem duração de 18 meses, combina elementos essenciais para a formação integral de jovens de 18 a 29 anos a partir da efetiva associação entre a elevação da escolaridade e a qualificação profissional com a promoção de experiências de atuação social na comunidade. A elevação da escolaridade se dá por meio da conclusão do ensino fundamental; a qualificação profissional, com a certificação de formação inicial.


Posted: 13 Nov 2012 10:44 AM PST
A Univates foi certificada, nesta semana, para aplicar a prova do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) – um dos requisitos para alguns países do Programa Ciência Sem Fronteiras. O teste será realizado no câmpus de Lajeado, no dia 14 de dezembro, a partir das 9h, na sala 220A do Prédio 1. O exame possui o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico.


Posted: 13 Nov 2012 09:06 AM PST
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu inscrições para dois concursos públicos que visam ao preenchimento de vagas para professor, em regime de dedicação exclusiva, nos campi do Recife, de Garanhuns e de Serra Talhada. As inscrições para ambos os concursos serão realizadas até o dia 12 de dezembro de 2012, exclusivamente por meio do site: www.concurso.ufrpe.br/.


Posted: 13 Nov 2012 05:55 AM PST
Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) promove de 13 a 16 de novembro o Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO'2012). São esperados mais de dois mil participantes no evento, realizado no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro.


Posted: 13 Nov 2012 05:26 AM PST
A Fundação Cesgranrio já abriu as inscrições para o Vestibular Unificado, que ocorre no dia 06 de janeiro de 2013. Os candidatos interessados devem preencher o Requerimento de Inscrição no site da instituição (www.cesgranrio.org.br) até o dia 30/11/2012. O valor é de R$ 200. Cada curso terá 50% de suas cadeiras destinadas aos alunos que concorrem através do resultado do ENEM 2012.


Posted: 13 Nov 2012 05:21 AM PST
Já estão abertas as inscrições para o vestibular da Newton Paiva. Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 23 de novembro pelo site www.newtonpaiva.br ou nas Centrais de Atendimento aos Alunos dos campi Buritis, Silva Lobo e Unidade JK. O valor é R$ 30. Outras informações pelo 0800 942 9800.  As provas serão realizadas em 25 de novembro, das 9h às 13h, nas unidades: JK e Buritis.


Posted: 13 Nov 2012 05:18 AM PST
O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra "Ciência e Religião: quatro perspectivas" dia 26 de novembro, às 14h30, no Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP-USP), Avenida Bandeirantes 3900, Bairro Monte Alegre. O evento será apresentado por Osame Kinouchi Filho, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP), que discutirá quatro diferentes visões sobre a interação entre Ciência e Religião: o conflito, a separação, o diálogo e a integração.


Posted: 12 Nov 2012 11:55 PM PST
peopleFocando as discussões sobre Direito Civil e a temática da Responsabilidade Civil, sob o ângulo constitucional e filosófico ocorre o I Seminário de Direito Civil-Constitucional: a Responsabilidade Civil na Sociedade Contemporânea, organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e que inicia nesta segunda-feira, 12, e se estende até o dia 14 de novembro, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 8ª Região.


Posted: 12 Nov 2012 11:53 PM PST
"Cultura, Educação Matemática e Escola". Esse é o tema do 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, que ocorre no período de 13 a 17 de novembro de 2012, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Estudantes de graduação, de pós-graduação, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, sócios e não sócios da Associação Brasileira de Etnomatemática (ABEm) participam do evento que acontece no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica, no campus básico da instituição no bairro do Guamá.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: