terça-feira, 5 de abril de 2011

Doe Órgãos. Doe Vida

- Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Transplantes:
Campanha doe Órgãos. Doe Vida
                                        "Doe Órgãos. Doe Vida



Transplantes
 O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

A política Nacional de Transplantes

A política Nacional de Transplantes de órgãos e tecidos está fundamentada na Legislação (Lei nº 9.434/1997 e Lei nº 10.211/2001), tendo como diretrizes a gratuidade da doação, a beneficência em relação aos receptores e não maleficência em relação aos doadores vivos. Estabelece também garantias e direitos aos pacientes que necessitam destes procedimentos e regula toda a rede assistencial através de autorizações e reautorizações de funcionamento de equipes e instituições. Toda a política de transplante está em sintonia com as Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990, que regem o funcionamento do SUS.

Consulta Pública (Portaria GM 2.040)

O Ministério da Saúde, considerando que o Processo Doação/Transplantes é uma prioridade desse governo, propõe a consulta pública do documento 'Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes que Regula as Atividades Técnicas e Operacionais de Captação, Distribuição e Transplantes de Órgãos, Partes e Tecidos'

Seja um doador

O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo de ser doador. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4ºgrau ou com autorização judicial (não parentes).

Notícias

- Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos e anuncia pacote de melhorias para o setor no valor de R$ 76 milhões

Informações

Lista de espera
Centrais de Transplante
Centros
Equipes
CIHDOTT
Dados estatísticos
Legislação
Formulários para Autorização
Bancos de Tecidos
VÍDEOS

Assista os vídeos das campanhas sobre doação de órgãos dos anos de 2009, 2007, 2006, 2005 e 2003
ENTRE EM CONTATO

Disque Saúde – Transplantes: 0800 61 1997
E-mail: snt@saude.gov.br

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: