quarta-feira, 19 de junho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Palestra mostra oportunidades de estudos na Áustria para estudantes da UFPA


Link to PlanetaUniversitário.com

A floresta tropical brasileira pode ajudar a prever o impacto das mudanças climáticas

Posted: 19 Jun 2013 03:29 AM PDT

Antonio-Alvaro-BusoO pólen antigo de um dos ecossistemas mais diversificados do mundo possibilitaria aos cientistas melhorar suas previsões dos efeitos das mudanças climáticas no mundo. Estudos feitos com mais de 140 tipos de pólen de árvores e ervas, preservados em sedimentos lacustres da Mata Atlântica brasileira, estão ajudando os cientistas a entender como as alterações do clima no passado impactaram o meio ambiente.

Mestrando é premiado em Congresso Internacional de Surdez

Posted: 19 Jun 2013 03:21 AM PDT

Anderson das Neves e professora Ana Claudia Verdu (Unesp)O mestrando em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Anderson Jonas das Neves, foi premiado no II Congresso Internacional de Surdez, Implante Coclear, Próteses Auditivas e Cirurgicamente Implantáveis (Hearing), realizado em maio em São Paulo. O trabalho "Correspondência na Fala em Leitura e em Nomeação de Sentenças em Crianças com Deficiência Auditiva Pré-Lingual Usuárias de Implante Coclear" ficou em primeiro lugar na categoria Fonoaudiologia.

Pesticidas causam impacto na fronteira agrícola da Amazônia

Posted: 19 Jun 2013 03:06 AM PDT

Os pequenos produtores estabelecidos na fronteira agrícola amazônica brasileira estão utilizando pesticidas em doses maiores, com maior frequência do que as recomendações agronômicas e, em alguns casos, de maneira inadequada para as pragas que pretendem controlar. Já os grandes produtores de soja e cana-de-açúcar da região seguem mais as recomendações agronômicas e até mesmo substituem compostos mais tóxicos para a saúde humana por outros menos danosos.

FAPESP e GSK lançam nova chamada de propostas

Posted: 19 Jun 2013 03:03 AM PDT

A FAPESP e a GlaxoSmithKline (GSK) lançam nova chamada de propostas voltada a pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. A chamada está aberta a pesquisas nos seguintes temas: Doenças Metabólicas; Doenças Tropicais Negligenciadas; Doenças Infecciosas; Doenças Respiratórias; Inflamação e Imunologia; Biofármacos e Vacinas.

Unicamp de Portas de Abertas abre inscrições

Posted: 19 Jun 2013 03:01 AM PDT

Estão abertas as inscrições para o Unicamp de Portas de Abertas (UPA), evento anual da Universidade Estadual de Campinas voltado a estudantes do ensino médio. A UPA, que é organizada pela Coordenadoria Geral da Unicamp, será realizada no dia 31 de agosto (sábado) no campus de Campinas. São esperados 40 mil estudantes de ensino médio de todo o país. O objetivo é oferecer aos participantes um painel abrangente das ações desenvolvidas pela Unicamp nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e também no âmbito da cultura e das artes.

2ª Escola de Energia Nuclear

Posted: 19 Jun 2013 02:59 AM PDT

A segunda edição da Escola de Energia Nuclear do campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) será realizado de 21 a 25 de outubro de 2013. Coordenado pela professora Marlete Assunção, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Unifesp, o evento tem o objetivo de promover o conhecimento na área de Física Nuclear, abordando aspectos básicos das radiações, estrutura e mecanismos das reações nucleares e suas aplicações.

World Congress on Brain, Behavior and Emotions

Posted: 19 Jun 2013 02:56 AM PDT

A força da neurociência brasileira, associada ao formato do evento, fizeram do Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções um sucesso reconhecido internacionalmente. Por conta disso, este ano ocorrerá a primeira a edição do World Congress on Brain, Behavior and Emotions (WCBBE). Serão quatro dias (de 26 a 29 de junho) de atividades, reunindo importantes nomes das áreas envolvidas nas relações entre mente e cérebro. O encontro será no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Palestra mostra oportunidades de estudos na Áustria para estudantes da UFPA

Posted: 18 Jun 2013 12:07 PM PDT

O professor Peter Moser, da Universidade de Leoben, na Áustria, estará nesta quarta-feira, 19, em Belém, para ministrar uma palestra sobre as oportunidades de estudos em seu país, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. O objetivo é apresentar aos estudantes da UFPA os cursos ofertados pelas universidades austríacas aos alunos de graduação de todas as áreas. A palestra inicia às 11h, no auditório da Universitec, localizada no Campus do Guamá, e estará aberta a estudantes, pesquisadores e empresários.

ProUni 2013 - Processo seletivo dos candidatos a bolsas será aberto no dia 21 de junho

Posted: 18 Jun 2013 12:05 PM PDT

prouni-logoA partir de sexta-feira, 21, até o dia 25 próximo, os candidatos a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior podem fazer a inscrição on-line para o processo seletivo deste segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nesta terça-feira, 18, foram publicados o edital do processo e a portaria normativa que o regulamenta. O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet.

Unisanta - Nicholas ganha ouro e bate recorde no Troféu Sette Colli, em Roma

Posted: 18 Jun 2013 09:13 AM PDT

Nicholas SantosO nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Nicholas Santos conquistou o ouro e quebrou o recorde dos 50m borboleta (23s27), no último dia do Troféu Sette Colli, em Roma, que aconteceu no sábado, 15/06. Nicholas bateu o tempo do campeonato que era do australiano Geoff Huegill desde 2008. Nos 50m borboleta os três que subiram ao pódio bateram recordes.

CH/UECE Núcleo de Línguas com inscrições abertas para seis idiomas

Posted: 18 Jun 2013 08:03 AM PDT

bandiere-globeAs inscrições para a seleção do primeiro semestre dos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês e Latim do Núcleo de Línguas Estrangeiras do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) já estão abertas e vão até o dia 28 de junho. Quem quiser se preparar para o mercado de trabalho que exige o conhecimento de idiomas é só se dirigir ao CH, para se inscrever, na Avenida Luciano Carneiro, 345, Bairro de Fátima.

Feevale - Biblioteca Virtual Universitária está com nova versão

Posted: 18 Jun 2013 07:16 AM PDT

A Biblioteca Virtual Universitária, que foi assinada pela Universidade Feevale no início do ano para disponibilizar mais de 1.500 livros para download gratuito, está com nova versão no ar. Além de apresentar uma proposta visual mais atraente e dinâmica, a nova plataforma, agora em formato HTML 5, traz como principais novidades:

Padre e paleontólogo italiano visita São Carlos e ministra palestra na UFSCar

Posted: 18 Jun 2013 06:31 AM PDT

O Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Biologia (PET-Biologia) e o Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, apresenta palestra com o doutor Giuseppe Leonardi, padre e paleontólogo italiano, que abordará vários assuntos dentro da área da Paleontologia.

Universidade Católica de Brasília tem Nova Reitoria

Posted: 18 Jun 2013 06:29 AM PDT

UCB logo 2013Universidade Católica de Brasília informa a reestruturação de reitoria e apresenta sua nova composição. Nomeados pela UBEC - União Brasiliense de Educação e Cultura, mantenedora da UCB, o professor Afonso Celso Tanus Galvão assume a Reitoria Institucional, cargo antes ocupado por Ricardo Spindola Mariz. Como apoio na nova Gestão, professor Afonso Galvão terá o professor Jorge Hamilton Sampaio, como Pró-Reitor Acadêmico, e o professor Vanjivaldo da Silva, Pró-Reitor de Administração.

Encontro com Especialistas sobre Leucemia

Posted: 18 Jun 2013 04:54 AM PDT

O que é leucemia? Quais as diferenças entre leucemias agudas e crônicas? Quais os subtipos da doença? Quais são os sintomas mais comuns que podem levar ao diagnóstico? Qual especialista deve ser procurado ao serem percebidos os primeiros sintomas? Essas e outras perguntas serão respondidas pelos profissionais que participarão do Encontro com Especialistas sobre Leucemia, promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, nesta terça-feira (18/06), às 17h30, em São Paulo.

Estudo cria modelo animal de autismo

Posted: 18 Jun 2013 04:52 AM PDT

Ao infectar ratas grávidas com uma parte da bactéria Escherichia coli, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram induzir na prole um quadro semelhante ao autismo, criando um modelo animal da doença que poderá ser útil em diversas pesquisas. O trabalho – um dos vencedores da última edição do Prêmio Tese Destaque USP – começou ainda durante o mestrado de Thiago Berti Kirsten e foi concluído em seu doutorado, ambos com Bolsa da FAPESP.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: