sexta-feira, 21 de junho de 2013

Via Email: Planeta Universitário: Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social



-
Link to PlanetaUniversitário.com

Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de SP será reformulado

Posted: 21 Jun 2013 02:51 AM PDT

A FAPESP recebeu a visita do novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), Rodrigo Garcia. O objetivo do encontro, no dia 18 de junho, foi apresentar ao secretário a FAPESP e os programas apoiados pela instituição, além de discutir a participação da Fundação na reorganização do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite).

UFMG - Barômetro debate presença de ONGs alemãs no Brasil

Posted: 21 Jun 2013 02:49 AM PDT

O café científico Barômetro discutirá a atuação das ONGs alemãs no Brasil, o intercâmbio de projetos sociais e suas intencionalidades. A atividade será realizada nesta quinta-feira, 27, às 20h, na Praça de Serviços, e tem como tema Associativismo - encontros teutobrasileiros. O Barômetro vai contar com a participação do pesquisador Mario Luis Granjeia Ramos, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade da UFRJ, e do diretor no Brasil da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW), Manfred Göbel.

Unicamp avalia viabilidade de incluir sequenciamento de DNA no SUS

Posted: 21 Jun 2013 02:45 AM PDT

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vão avaliar a viabilidade, por meio de uma análise detalhada de custos, de incluir no Sistema Único de Saúde (SUS) um método específico de sequenciamento de DNA para ajudar no diagnóstico de doenças genéticas. Conhecida como sequenciamento completo do exoma, a técnica permite ter acesso à sequência da parte do genoma – cerca de 2% – que contém as informações para a produção das proteínas vitais para o funcionamento do organismo. Além de mais rápida, é bem mais barata que o sequenciamento tradicional.

Biblioteca digital da USP atinge a marca de 40 mil teses

Posted: 21 Jun 2013 02:44 AM PDT

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade de São Paulo (USP) atingiu a marca de 40 mil títulos, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado. Segundo dados divulgados pela USP, a biblioteca, que foi lançada em junho de 2001, reúne 24.128 dissertações de mestrado, 15.872 teses de doutorado e 246 de livre-docência. Para o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, o professor Vahan Agopyan, a BDTD dá visibilidade mundial ao conhecimento de alto valor agregado produzido pelos programas de pós-graduação da universidade.

Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social

Posted: 21 Jun 2013 02:42 AM PDT

Estão abertas as inscrições para o Fórum Permanente de Ensino Superior "Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social", que ocorrerá no dia 27 de junho, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento pretende discutir a responsabilidade da educação como mecanismo de promoção da mobilidade social por meio da garantia do acesso à escolaridade e do desempenho escolar dos alunos em contextos de desigualdades sociais, raciais e de cor, de gênero, entre outras clivagens sociais.

UPF oferece 559 vagas pelo Prouni no segundo semestre de 2013

Posted: 20 Jun 2013 01:31 PM PDT

O Ministério da Educação divulgou, em 18 de junho, o calendário de inscrições ao Programa Universidade Para Todos (Prouni). Elas têm início nesta sexta-feira, dia 21, e se estendem até 25 de junho, devendo ser realizadas exclusivamente pelo site siteprouni.mec.gov.br, até às 23h59min. A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF), está oferecendo 559 bolsas para o segundo semestre de 2013.

UEMS será sede do primeiro Centro de Referência em Direitos Humanos de MS

Posted: 20 Jun 2013 01:27 PM PDT

uems logoAté o final do ano a UEMS sediará a instalação do primeiro Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Mato Grosso do Sul que terá a missão de promover o acesso da população de baixa renda a serviços essenciais como, por exemplo, assistência jurídica e documentação civil básica.

Federal da Bahia adere ao Sisu e adota o Enem para todos os cursos

Posted: 20 Jun 2013 12:12 PM PDT

ufba logoA partir do próximo ano, a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será a única forma de ingresso em todos os cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em reunião realizada na quarta-feira, 19, o Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) da instituição decidiu também aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

ProUni 2013 - Candidato a bolsa deve fazer inscrição a partir desta sexta

Posted: 20 Jun 2013 12:10 PM PDT

prouni-logoA partir desta sexta-feira, 21, até o dia 25 próximo, os candidatos a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior podem fazer a inscrição on-line para o processo seletivo deste segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet.

Reitor da PUCRS recebe estudantes do King´s College, de Londres

Posted: 20 Jun 2013 08:49 AM PDT

O Reitor, Joaquim Clotet, recebeu na tarde de terça-feira, 19 de junho, quatro alunos do mestrado em Fisiologia Espacial do King´s College, em Londres. Kirsty Lindsay, Philip Carvil, Tilini Purnima Subasinghe e Varsha Jain ficarão na Universidade por cerca de 30 dias, participando de pesquisas nos laboratórios de Fisiologia Espacial e Biomecânica Espacial do Centro de Microgravidade (MicroG).

FAAT inaugura a mostra "Nuevos Horizontes"

Posted: 20 Jun 2013 08:45 AM PDT

FAAT-logoA arte e a cultura são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo assim, alicerces da Educação. Com este ideal a FAAT realizou no último sábado (13), a abertura da mostra "Nuevos Horizontes", na recém-inaugurada Biblioteca Professor João Pereira Dias. A exposição traz obras de gravura contemporânea de 10 artistas representantes de quatro países da América Latina.

Unisc completa 20 anos

Posted: 20 Jun 2013 04:45 AM PDT

unisc logoA Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 20 anos nesta terça-feira, dia 25 de junho. Inúmeras atividades comemorativas vêm sendo desenvolvidas desde o início do ano. Mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), a Universidade conta com mais de 12 mil estudantes nos campi de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Capão da Canoa e Montenegro. Atualmente, oferece 50 cursos de graduação, mais de 40 cursos de pós-graduação, oito cursos de mestrado e dois cursos de doutorado.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: