quinta-feira, 9 de junho de 2011

IDEB PARÁ

Postado por Pedrinho Marajó em comentário

Blogger: Pensando Salvaterra - Postar um comentário:
"IDEB PARÁ

O Doutor Ronaldo Lima Araujo, professor do Instituto de Educação da UFPA e pesquisador na área de Trabalho e Educação encaminhou a seguinte interessante mensagem.
Um estudo mesmo que superficial sobre os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado no ano passado pelo Ministério da Educação, revela um dado que passou despercebido pela grande imprensa de nosso Estado, o ensino médio da rede estadual de educação teve o melhor desempenho entre todas as demais redes estaduais do país.
A rede estadual de ensino revelou uma significativa melhora nos seus indicadores entre os anos de 2007 e 2009. A melhoria nas sérias finais do ensino fundamental são tímidas, mas nas séries iniciais do ensino fundamental e no ensino médio são significativas, nestes níveis de ensino o estado atingiu as metas estabelecidas pelo MEC e conseguiu reverter uma curva para baixo, freando a queda da qualidade verificada no IDEB anterior (de 2005 para 2007). No ensino médio o desempenho foi melhor ainda, sendo o estado do Pará o que teve melhor desempenho entre todos os estados da federação, subindo de 2,3 para 3,0.
O que ganhou destaque na grande imprensa foi a informação de que o estado do Pará, considerando todas as redes de ensino, teria o menor IDEB do Brasil. Esse dado é errôneo, já que não foram considerados os resultados das escolas particulares paraenses.
Estes dados do IDEB revelam que devemos ter muita cautela frente aos diferentes indicadores da educação nacional que são divulgados, eles devem ser objeto de análise cuidadosa para que, ao invés de servirem como parâmetro para a ação, não sejam utilizados como forma de ranqueamento de escolas e unidades da federação.
PEDRINHO MARAJOEX-PTP

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: