sexta-feira, 1 de junho de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)




Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 01 Jun 2012 12:57 AM PDT
faperj logoPara atender demandas cada vez mais urgentes da sociedade fluminense, a Fundação está investindo R$ 3 milhões em dois editais inéditos, que estão sendo lançados nesta quinta-feira, 31 de março. Um deles procura responder a necessidade, cada vez mais premente, de se criar processos industriais que reduzam ou eliminem o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.


Posted: 01 Jun 2012 12:54 AM PDT
Cinco alunos ligados ao Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj) acabam de ser selecionados pela empresa Google para trabalhar no desenvolvimento de melhorias para o Scilab, poderoso software livre voltado para soluções científicas e de engenharia. A iniciativa faz parte do programa Google Summer of Code, em que a empresa elege anualmente projetos de código aberto a serem desenvolvidos por alunos por ela financiados.


Posted: 01 Jun 2012 12:18 AM PDT
A FAPESP realizou no dia 30 de maio, na Sala São Paulo, uma cerimônia comemorativa de seus 50 anos, completados no último dia 23 de maio. Participaram da cerimônia Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sidney Beraldo, secretário da Casa Civil, Marcelo Araújo, secretário da Cultura, Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional,


Posted: 01 Jun 2012 12:16 AM PDT
Entre os dias 1º e 30 de junho estarão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Algoritmo da Hostnet (OAH), voltada para escolas de ensino médio ou técnico de todo o Brasil. Coordenadores e professores de escolas que tenham em sua grade curricular a disciplina algoritmo podem fazer a inscrição da instituição pela internet.


Posted: 01 Jun 2012 12:11 AM PDT
Em 2012, a iniciativa irá contemplar o pesquisador que, por meio da pesquisa básica, contribua de forma significativa para o avanço da ciência. Esta é a quarta edição do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica, criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


Posted: 01 Jun 2012 12:08 AM PDT
enem-logoO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 1.615.152 inscrições até as 16h desta quinta-feira, 31. Destes registros, 704.852 são de pessoas de baixa renda e 290.528 de estudantes oriundos de escolas públicas. Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva.


Posted: 01 Jun 2012 12:05 AM PDT
As ações que o Ministério da Educação executa em combate à extrema pobreza no Brasil foram apresentadas nesta quinta-feira, 31, na solenidade que marcou o primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria. "Hoje 68% das 15 mil escolas do Programa Mais Educação, que permite a ampliação da jornada de aulas, atendem ao critério de ter alunos beneficiários do Bolsa Família", destacou o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim.


Posted: 01 Jun 2012 12:03 AM PDT
Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizaram na tarde de quarta-feira, 30, uma reunião com representantes da University of California, Davis (UC Davis). O encontro teve como objetivo a apresentação de ambas as instituições para a concretização de projetos de cooperação internacional.


Posted: 01 Jun 2012 12:01 AM PDT
Sim, eles existem e nem sempre são inofensivos como muitos pensam. Agora será mais fácil compreender esses fenômenos pelo livro "O terremoto que mexeu com o Brasil", a ser lançado em 1º de junho, em Brasília. A obra enfoca os tremores de terra no Município de João Câmara, RN, a mais longa e agressiva sismicidade conhecida entre nós. A terra tremeu intermitentemente por cerca de 7 anos, produzindo mais de 50 mil eventos registrados por sismógrafos.


Posted: 31 May 2012 11:59 PM PDT
As universidades federais brasileiras precisam de R$ 5 bilhões para resolver questões estruturais antigas e concluir as obras previstas no Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O levantamento, que não inclui dez instituições, foi feito durante a assembleia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andes), na tarde desta quinta-feira (31).


Posted: 31 May 2012 12:33 PM PDT
ulbra-logoVocê tem um projeto que pretende desenvolver soluções para a área de energia? A Incubadora Tecnológica da ULBRA Canoas pode ajudar a conquistar recursos para viabilizar esta proposta através de uma união com a Siemens. Um encontro entre o gerente da Incubadora, Rafael Ariza, e a representante da empresa, Barbara de Andrade Datovo, na última terça-feira, 29.05, selou uma parceria que prevê a viabilidade de recursos para projetos e empresas start ups (que estão começando).


Posted: 31 May 2012 12:28 PM PDT
Desenvolvido pela Cultura Inglesa para professores da rede pública de ensino, o projeto Formação Contínua de Professores de Inglês terá os detalhes da etapa do 2º do semestre de 2012 divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo no decorrer de junho. Na publicação, os docentes poderão se informar sobre as inscrições, o processo de seleção, início e locais das aulas. Como nos outros semestres, o curso é gratuito.


Posted: 31 May 2012 11:38 AM PDT
Em comemoração aos 10 anos do seu Programa de Formação de Professores, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) realizará o lançamento do livro "Os Desafios da Docência na Formação de Professores", no dia 5 de junho, das 19h20 às 22h30, em seu auditório. O evento terá mesa-redonda com os autores e as professoras Liliam Ferreira Manocchi e Valéria Aparecida Alves, responsáveis pela organização da obra.


Posted: 31 May 2012 06:25 AM PDT
A Universidade Federal do Oeste do Pará informa que o processo Seletivo 2013 adotará como referencial de seleção o maior resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2011 e 2012. O candidato deverá preencher formulário de inscrição específico e informar seus respectivos números de inscrição no ENEM destes anos.


Posted: 31 May 2012 05:48 AM PDT
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) inicia dia 20 de agosto de 2012 as inscrições do Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2013 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. As vagas oferecidas serão divulgadas no início das inscrições.


Posted: 31 May 2012 05:08 AM PDT
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fiocruz, realizará no dia 5 de junho, terça-feira, uma aula aberta a todos os interessados, que terá como tema "Mídia - uma ponte indispensável entre as instituições e a sociedade. O caso do IBGE".


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: