segunda-feira, 11 de abril de 2011

A agricultura familiar, produz 70% dos alimentos no Brasil.




"MDA e França destacam importância da agricultura familiar para segurança alimentar

07/04/2011 07:11

Brasil e França vão atuar conjuntamente para definir agenda de trabalho e um plano de ação para a agricultura familiar na próxima reunião G-20, grupo formado pelas 20 maiores economias mundiais, que será realizada nos dias 22 e 23 de junho em Paris. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7), durante reunião do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o ministro da Agricultura, Alimentação, Pesca, Ruralidade e Gestão Territorial da França, Bruno Le Maire, realizada em Brasília (DF). Os ministros destacaram a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar mundial.

O encontro teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre as questões agrícolas para consolidar uma declaração ministerial conjunta entre Brasil e França e um plano de ação para ser apresentado na reunião agrícola do G-20. O encontro servirá de subsídio para a reunião dos presidentes do G-20, prevista para novembro, em Cannes na França.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Müller, lembrou que o Brasil tem uma atuação muito forte no G-20 e destacou temas como segurança alimentar e estabilidade dos preços de alimentos. “Temos uma relação estratégica com a França, país onde a presença da agricultura familiar é muito forte. Temos desafios convergentes”, afirmou Laudemir, lembrando que, “a agricultura familiar, produz 70% dos alimentos no Brasil e tem um papel central no crescimento sustentável de todos os países”.

Le Maire afirmou que Brasil e França podem avançar muito na construção para de uma posição conjunta por serem importantes produtores agrícolas mundiais. “Fiquei muito feliz em discutir a agricultura familiar. Na França, sou um defensor da produção familiar por questões econômicas de geração de emprego, de gestão do território e de preservação do meio ambiente.”

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: